Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W201): Função do relé da bomba de gasolina

5 participantes

Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por Pedrobenz Qua 13 Ago 2014, 14:05

Boas compadres estou de volta graças a Deus.

Desta x fiz este tópico para esclarecer a função da relé da bomba de gasolina.
Sabemos que é um assunto que já foi muito falado principalmente o fórum antigo no entanto não há um esclarecimento sobre quais é quantas funções tem a relé. Como alguns sabem, quando o meu motor 2.3 16v morreu, decidi meter o 2.6 6 cilindros que tinha lá em casa, tive alguns problemas e entretanto vim para Alemanha trabalhar, então o projecto anda muito devagar. Mas na altura uma das possibilidades apresentada pelo mestre maluhy era trocar a relé da gasolina de 4 zyl por uma de 6zyl. Hoje mesmo comprei uma usada com referência 0035452405, espero que seja correcta porque não sei qual o número da original (Invenções da nestas coisas). Depois de ter comprado,  perguntei me qual a função da mesma e sei que serve para ligar a bomba uns 5 segundo quando se vira a chave para por a trabalhar e sei que serve para manter a bomba a funcionar enquanto o motor está em funcionamento, mas há mais alguma função? Moderar a pressão ou o volume? Porque ela tem de ter mais funções do que ligar e desligar caso contrário seria uma relé bastante normal e não haveria vários tipos diferentes para cada motor, nem haveria diferença de um 4 cilindros para um 6 cilindros. Ou seja qual as funções? Cumprimentos Pedro
Pedrobenz
Pedrobenz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por borba Qua 13 Ago 2014, 14:09

Pedro,

O relé tambem tem a função de limitação de rotação para não dar over speed do motor .....se ficar com o de 4 cil. ele vai cortar o motor com uma rotação mais baixa que o novo  motor 6 cil pode trabalhar .
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por john Qua 13 Ago 2014, 14:11

Somos dois. Eu tambem me interesso.

Eu sei que ele tambem esta atrelado ao kickdown. Esses reles tem a rotacao maxima na capa e escrito kick ou kickdown.

Eu ja vi o esquema de ligacao mas vamos deixar o Herr Alan nos esclarecer
avatar
john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por Pedrobenz Qua 13 Ago 2014, 14:13

Correcto, já me esquecia dessa função, daí dizer na relé por x as rotaçõe. Cheguei a experimentar no motor 4 cilindros várias relé e sempre funcionava a única coisa era mesmo as rum, em termos de rendimento não sentia diferença. Talvez só haja diferença na relé quando é de 4 para 6 cilindros
Pedrobenz
Pedrobenz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por Pedrobenz Qua 13 Ago 2014, 14:14

No esquema eléctrico não se consegue perceber a função da mesma?
Pedrobenz
Pedrobenz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por Pedrobenz Qua 13 Ago 2014, 14:22

Eu ainda não sei se se faz diferença na minha 190, talvez fique o problema resolvido, mas só vou saber em Setembro nas minhas férias irei a Portugal e levo a relé, mas depois posto o resultado.
Pedrobenz
Pedrobenz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por john Qua 13 Ago 2014, 15:40

Ate da, mas tem outros padroes importantes que eu gostaria de ouvir do Alan o que ele sabe deste rele
avatar
john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por Pedrobenz Qui 14 Ago 2014, 01:12

Bom dia pessoal. Outra das coisas que pode, fazer alterar a relé é o facto de algumas 190 terem uma bomba de 6 bar, como a minha e outras duas bombas de 3 bar. O voo que isto são tudo ideias mas na realidade não sei se é assim mesmo!
Pedrobenz
Pedrobenz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por Alan Qui 14 Ago 2014, 18:42

pessoal,

vocês já mencionaram as funções do rele, ele não tem nenhuma função de controle de pressão, isto é definido para cada modelo, nas regulagens do regulador de pressão e calibragem do EHA.

as funções do rele são

alimentar a bomba de combustível (um segundo ao ligar a chave e depois via platinado desviar a corrente para o motor de partida)
limitador de rotação
monitora o Kick down no cambio automático (via limite de rotação)
monitora válvula de partida
aquecimento da sonda lambda
monitora válvula de raliente - marcha lenta (motor 102)

podem haver variações dependendo do modelo do veiculo e motor

_________________
saudações,
Alan

A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alan
Alan
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por pateord Qui 14 Ago 2014, 19:36

Pedrobenz,

Essa questão das bombas já foi levantada mas nunca chegou-se a uma conclusão.

A melhor opção é sempre pela instalação de uma única bomba.

Conversei com um amigo e ele me disse que normalmente ocorre o uso de duas bombas por questão de espaço. Usa-se uma bomba menor para retirar a gasolina do tanque e outra maior para adequar a vazão/pressão ao necessário.

Porém, como existe na MB um mesmo modelo usando 1 ou 2 bombas, eu não faço ideia do motivo...
avatar
pateord
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 164
Data de inscrição : 31/07/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por john Qui 14 Ago 2014, 19:42

Herr Alan

monitora o Kick down no cambio automático (via limite de rotação)

Portanto se o rele estivesse queimado ou nao funcionando, o kickdown nao entraria e tampouco o carro funcionaria? Correto?
avatar
john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por Alan Qui 14 Ago 2014, 19:47

John com suas perguntas capciosas,

dependendo de qual circuito do rele estiver cortado, a função equivalente não será garantida, capiche?

_________________
saudações,
Alan

A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alan
Alan
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por john Qui 14 Ago 2014, 19:59

Gratissimo pela pronta e educada resposta Herr! Ai sim hein!

Ja que estou numa hora "Lobo" entao, vamos la. Os meus piscas ficavam intermitentes e pois bem, substitui o rele e tudo se resolveu, mas eu tinha o rele do pisca no meu estoque de casa. Este eu nao tenho.

Voce antes mencionou do EHA e de outras funcoes, as quais nao vamos falar aqui, mas sim desta do kickdown. Eu entendo que o kickdown esta ligado na caixa e na posicao de ligacao na caixa.

Portanto mestre, a pergunta:

Se somente este circuito do kickdown tivesse cortado no rele, ele nunca acionaria o kickdown ou ele desacionaria o kickdown depois de ter sido engaged uma vez?
avatar
john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por Alan Qui 14 Ago 2014, 20:12

Poooo John,

esta é golpe baixo!!!

não tem essa de acionar uma vez ou varias, é on/off, como interruptor de luz.

Seu MB tem um botão debaixo do pedal do acelerador, vá la' e aperte com o dedo, vai fazer clic, clic, clic, o rele somente ira inibir o liga do kikidoauni se a rotação do motor for incompatível com a mudança de marcha solicitada, agora, qual é o problema especifico de algum dos seus carros???

_________________
saudações,
Alan

A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alan
Alan
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por john Qui 14 Ago 2014, 20:37

Herr,

Gratissimo pela pronta resposta mais uma vez. O kickdown aciona sempre para de 3a pra 2a, mas quando estou em D a 80 por hora ele nao puxa a marcha. Como tem muito torque o carro vai sempre bem mas eu sei que ele nao esta puxando a marcha anterior..
avatar
john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por Pedrobenz Sex 15 Ago 2014, 01:17

Mestre Alan mais uma x obrigado pela esclarecedora resposta. Para em breve vou postar um tópico com a identificação de alguns componentes e estas respostas vão fazer parte dele!
Pedrobenz
Pedrobenz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por Alan Sex 15 Ago 2014, 07:57

John, 

motor bem regulado, a marcha reduz sem apertar o kick, apertando o kick, reduz sempre ( se não reduzir, está com problema elétrico)

_________________
saudações,
Alan

A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alan
Alan
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por john Sex 15 Ago 2014, 12:17

Gratissimo Herr!
avatar
john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W201): Função do relé da bomba de gasolina  Empty Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos