Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

+14
Guilhermino
AEP
Marcus Fausto
Ulysses V8 Benz
randi@adv.oabmg.org.br
pitajunior
João
iveiga
VANDERLEI PENNA
douglas barddal
savinho
walter paiva
Epicco
cesar oliver
18 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Guilhermino Qua 18 Mar 2015, 14:46

Agora que eu reparei que no tópico da tabela de fusíveis tem mais de uma. Marcus, provavelmente a tabela do seu (e a do Walter) é a que aparece mais abaixo, código A 168 003 62 99.

Pelo que entendi da tabela, o compressor fica no 38, então não deve proceder a sugestão do Bruno de que poderia ser algum curto lá.

Marcus, você chegou a perceber se, com o ar desligado, o fusível também esquenta enquanto a ventoinha está acionada?
Guilhermino
Guilhermino
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 976
Data de inscrição : 03/10/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Marcus Fausto Qua 18 Mar 2015, 15:23

Guilhermino, somente quando o ar está em funcionamento.

Saberia informar como vejo qual e tabela correta para a minha mb?

Classe A 160 Classic manual. 2003/2003.

Tem algum lugar que entrando com o chassi informa?
Marcus Fausto
Marcus Fausto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Marcus Fausto Qua 18 Mar 2015, 15:45

Se o modelo da minha caixa for igual a do Walter já vi um erro, o meu na posição 1=20 e na 2=25

A do Walter é posição 1=10 Amperes e na 2=15 Amperes e o 1 é rele do ventilador.
Marcus Fausto
Marcus Fausto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Guilhermino Qua 18 Mar 2015, 16:36

Que confusão...  scratch

Se quiser passar o número do chassi, posso ver se aparece no EPC.
Guilhermino
Guilhermino
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 976
Data de inscrição : 03/10/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por brunofelipe1616 Qua 18 Mar 2015, 17:03

tenta verificar relé, os links que passei dei uma lida o pessoal falava que era um possível curto, ou, problema na ventoinha. Ja verificou aterramentos no motor ? fio solto algum nada encostando em nada ?

OBS: tirando uma dúvida, meu carro fica com a ventoinha ligado direto mesmo com carro ligado e ar condicionado desligado. nao testei aqqecimento pra ver se aciona.

quantos minutos aprox necessita pra ativar a ventoinha para resfriamento ?
brunofelipe1616
brunofelipe1616
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 154
Data de inscrição : 27/01/2015
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por AEP Qua 18 Mar 2015, 17:12

A melhor dica:

Levar em um mecânico especializado em Mercedes ou eletricista qualificado.
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por walter paiva Qua 18 Mar 2015, 17:23

Brunofelipe1616,

O Classe A não possui o cebolão para acionamento do eletro-ventilador do radiador que existe nas carroças nacionais populares.

No Classe A possui um módulo do controle de velocidade por PWM - Pulse Width Modulation desse eletro-ventilador (aquela caixinha na frente do radiador) que aumenta ou diminiu a rotação conforme a necessidade do motor, por isso que quando você liga o motor mesmo frio ele funciona com uma rotação baixa e vai aumentando conforme o motor vai aquecendo, ou diminuindo conforme vai esfriando.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Marcus Fausto Qua 18 Mar 2015, 17:32

Guilhermino, Bota confusão nisso.

Pelo que pude perceber existem dois esquema de fusíveis. 

1ª esquema: 1=20 Amperes, 2=25 Amperes, 3=40 Amperes, 4=7,5 Amperes, 5=40 Amperes, 6=30 Amperes, 7=40 Amperes, 8=30 Amperes, 9=40 Amperes.

2ª esquema: 1=10 Amperes, 2=15 Amperes, 3=40 Amperes, 4=40 Amperes, 5=7,5 Amperes, 6=30 Amperes, 7=40 Amperes, 8=30 Amperes, 9=40 Amperes.

3ª (Como está no meu) 1=20 Amperes, 2=25 Amperes, 3=40 Amperes, 4=40 Amperes, 5=7,5 Amperes, 6=30 Amperes, 7=40 Amperes, 8=30 Amperes, 9=40 Amperes.

Agora que são elas !

Em um dos esquemas diz que a posição 4=40 Amperes é da embreagem automática, no outro que a posição 5=40 Amperes é da automática.   

No meu a posição 5=7,5 Amperes está como comando motor de gasolina e a principio está correta porque se retirar o fusível o carro morre.

Tendo em vista isso a minha posição 1 e 2 deveriam estar como 1=10 Amperes, 2=15 Amperes e não 1=20 Amperes, 2=25 Amperes.

Verificando a funcionalidade da posição 1 verifico que é rele do ventilador, não seria por esta com um fusível com amperagem maior que esta causando o problema, e digo mais quando o ar esta ligado e a ventoinha arma esta em uma velocidade maior do que a normal.
Marcus Fausto
Marcus Fausto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por walter paiva Qua 18 Mar 2015, 17:33

Marcus,
Você chegou ver a foto da pagina anterior que postei?

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Marcus Fausto Qua 18 Mar 2015, 17:44

Walter, sim e fiquei mais na duvida se o meu for igual a sua o fusível da 1=10 e 2=15 o meu esta errado.

Porem tenho certeza que era 1=20 e 2=25

Acredito que quando foi montado essa caixa foi utilizado o esquema igual da sua.

Essa seria a única explicação.
Marcus Fausto
Marcus Fausto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por walter paiva Qua 18 Mar 2015, 17:46

A caixa de fusíveis do meu Classe A nunca foi mexida, acredito que é melhor seguir pela minha foto.
o fusível 4 não tem, porque é automática Wink

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Marcus Fausto Qua 18 Mar 2015, 17:47

Walter minha pergunta, caso esteja errado os fusíveis da posição 1 e 2 poderia ser esse o problema?

Poderia estar superaquecedo o fusível da posição 3 e disparando a ventoinha quando o ar esta ligado?
Marcus Fausto
Marcus Fausto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Marcus Fausto Qua 18 Mar 2015, 17:53

AEP, essa caixa foi montado pelo um especializado em MB indicado aqui mesmo no forum. Vou levar o carro nele no sábado para verificar.

Mais por enquanto prefiro nao falar sobre isso quero que ele avalie e me de uma posição, pois não deveria estar com problema algum.
Marcus Fausto
Marcus Fausto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por AEP Qua 18 Mar 2015, 19:00

É verdade!

Então ele tem que resolver!
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Guilhermino Qua 18 Mar 2015, 19:21

Marcus, estive olhando o diagrama elétrico do Classe A (não sei se aplica ao seu carro) e vi que dos fusíveis 1 e 3 vai para o módulo de comando da ventoinha, onde também entram conexões da ECU e da massa. Do módulo da ventoinha vai para a própria, negativo e positivo. Ainda não encontrei nenhum esquema do próprio módulo (se é que existe).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ainda assim, acredito (ACHO) que não deve ter relação com os fusíveis 1 e 2 eventualmente estarem errados, pois aí eles é que deveriam estar esquentando ou partindo. Na minha opinião, tem que ser alguma coisa relacionada com o circuito que alimenta o motor da ventoinha.

Abaixo tem a conexão da massa (W3) que vai pro módulo da ventoinha e deve alimentar a dita cuja. Pode ver se há algum mau-contato ou zinabre ali.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Guilhermino
Guilhermino
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 976
Data de inscrição : 03/10/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Marcus Fausto Qua 18 Mar 2015, 20:34

Prezados, gostaria já de agradecer a todos pela ajuda e sugestões dadas aqui, esse e o ponto positivo desse forum sempre um confrade tentando ajudar um desesperado, como informei antes o serviço foi feito por um profissional em MB, já em contato com ele estou levando o carro para que o mesmo possa verificar o que esta ocorrendo. As sugestões de todos foram bastantes validas. Informo a vocês o final dessa novela.

Obrigado.
Marcus Fausto
Marcus Fausto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Guilhermino Qua 18 Mar 2015, 22:29

Legal, tomara que resolva! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Guilhermino
Guilhermino
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 976
Data de inscrição : 03/10/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por brunofelipe1616 Qui 19 Mar 2015, 01:56

obrigado walter pela resposta, tomara que resolva, dai poe o resultado aqui pra gente. se nao der certo, po um disjunto automotivo ai nao tem problema. rsrsr
brunofelipe1616
brunofelipe1616
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 154
Data de inscrição : 27/01/2015
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por savinho Seg 22 Ago 2016, 16:44

estou com o fusivel de numero 3 esquentando muito e derrentendo!
sendo que antes nao acontecia isso o que pode ser lembrando que quando ligo o carro a ventoinha esta trabalhando em alta velocidade
savinho
savinho
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 779
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Marcus Fausto Sex 26 Ago 2016, 09:53

Savinho, tive esse problema, Válvula Termostática. Eu mesmo realizei a troca sem complicações e o problema foi resolvido. Dica do fórum.
Marcus Fausto
Marcus Fausto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por savinho Sex 26 Ago 2016, 17:44

resolvi tambem o problema troquei a valvula e pronto sanado o problema na verdade e um sensor que pega nela mais resolvi trocar inteira ja que ja estava com a mao na massa!
savinho
savinho
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 779
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Valderifs Sáb 27 Ago 2016, 18:39

Esse sensor já me pregou uma peça. Tirei a válvula termostática para averiguar sua integridade, e, quando encaixei o sensor, havia grudado os dois fios. A ventoinha entrava em emergência.
Valderifs
Valderifs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 526
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Derrete fusível e caixa

Mensagem por Wyllian DOM Soppa Sex 01 Fev 2019, 11:18

Tenho uma situação similar à do Penna. O fusível principal da luz derreteu feio, a ponto de prejudicar o "deck" dele na caixa de fusíveis. Confesso que não sei como estão os que ficam perto da porta do motorista. Comprei há pouco tempo minha A160, e herdei esse problema. Mas imagino que os da caixinha lateral estejam ok, porque quando bato a luz alta na chave do volante ela fica ligada (mesmo sem o fusível 7).
Fiz uma revisão geral de fusíveis baseado em uma tabela que peguei no fórum mesmo, achei um de 40 aqui "avulso" e testei. Ele fica mal encaixado e centelhando, não sei dizer se ficava assim antes de esquentar e derreter ou se está com esse mau contato por conta deste incidente.
No meu caso, qual a solução ideal? Puxar os fios que entram nesse deck e ligar o fusível neles "externamente" ou terei que trocar a caixa toda? Apesar de ter derretido ali, não afetou em nada os fusíveis 6 e 8.
Esse FDS vou caçar se tá tendo algum curto que eu possa identificar sem ter que desmontar o carro ou se o antigo dono foi lasanhar o carro e colocou lampadas mais fortes que as indicadas.
P.S.: Me recomendam alguém que manje do carrinho aqui em Curitiba?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Wyllian DOM Soppa
Wyllian DOM Soppa
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/01/2019
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Solução viável/recomendável?

Mensagem por Wyllian DOM Soppa Sex 01 Fev 2019, 11:50

Encontrei no YT um carro com o mesmíssimo problema que o meu, e uma solução indicada pelo reparador. Gostaria de saber o que vcs acham e se recomendam este tipo de medida:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Wyllian DOM Soppa
Wyllian DOM Soppa
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/01/2019
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 01 Fev 2019, 13:19

O principal nesses casos é descobrir a causa do curto-cicuito ou excesso de consumo de corrente. Se simplesmente consertar efeito (fusivel queimando ou derretendo) corre-se o risco de um incêndio.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Esquentando e partindo fusível - o quê pode ser?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos