Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W163): Barra de torção

4 participantes

Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty (W163): Barra de torção

Mensagem por Antônio Elias Dom 12 Ago 2012, 22:48

Amigos,

Gostaria de reabrir a discussão iniciada no outro Fórum pelo Confrade Pinetree, pois não encontrei ainda a "fórmula" para fazer o ajuste correto de altura ou mesmo como fazer a regulagem da barra de torsão.

Segundo já foi dito, como o Jipão W163 tem o chassis separado da carroceria, é comum ocorrerem estalos metálicos vindos da barra de torsão, provenientes da movimentação do conjunto, principalmente nas frenagens mais fortes ou em descidas; nessas situações a dica passada é de utilizar silicone spray nas juntas da barra para lubrificar onde ocorrem os movimentos, conforme mostrado nas figuras abaixo:

 (W163): Barra de torção  Newsuspdelml2702005



(W163): Barra de torção  Newsusptras



Caso não funcione a lubrificação externa para corrigir os estalos, fui informado na Minasmáquinas que é necessário desmontar a barra e, se entendi, refazer a lubrificação nessas partes em atrito onde estão os rolamentos e remontar reajustando folgas.

Andei pesquisando sobre a questão da regulagem e manutenção dessa barra e encontrei no ebay essa bucha vendida à parte do rolamento; creio que a regulagem da barra é feita nessa peça mostrada abaixo no parafuso que aparece na foto. Alguém saberia confirmar essa informação à respeito regulagem, qual altura correta, quantas voltas nesse parafuso, se essa bucha de poliuretano funciona mesmo?!

(W163): Barra de torção  Buchabarratorsoa1633200
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Karl Fass Dom 12 Ago 2012, 22:55

Preciso recuperar essa informação também. A minha começou a estalar.

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(W163): Barra de torção  G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Antônio Elias Dom 12 Ago 2012, 23:21

Fass, fiz a aplicação de silicone naquelas áreas indicadas e resolveu quanto aos estalos, agora, quero saber como realmente funciona essa regulagem da barra, esse assunto não foi muito adiante.

Sei que a peça que prende a barra (essa completa com os parafusos amarelos) tem o part number A1633200073 e a regulagem é feita por baixo.

Sobre a regulagem exata da barra, precisaríamos saber qual é o parâmetro correto para aumentar muito a tensão e enrijecer o conjunto; só encontrei essa discussão no BenzWorld e me pareceu inconclusiva: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Antônio Elias Dom 12 Ago 2012, 23:24

Não consegui editar o texto: quiz dizer ajustar sem aumentar muito a tensão e sem enrijecer excessivamente o conjunto! rsrsrsrs
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Antônio Elias Ter 14 Ago 2012, 14:22

Amigos, encontrei esse material num Fórum Americano (tradução à la Google...) que fala à respeito de como ajustar altura pela barra de torsão e gostaria de saber dos técnicos do fórum se a fonte ou procedimentos são confiáveis para fazermos isso nas nossas MLs, pelas fotos não identifiquei na minha W163 esse ponto de ajuste na dianteira (!?):

FONTE: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


ML320 ajuste barra de torção


(W163): Barra de torção  Blue_lin


Para ganhar altura livre do solo e criar um olhar mais para o meu nível ML320 eu ajustei as barras de torção dianteiras.

Tudo que você precisa é de 19 mm (ou 3/4 ") socket, uma barra de extensão (chave de torque vai fazer tão bem) e uma fita métrica. Você vai encontrar as porcas de ajuste direito sob a b-pilar em ambos os lados de sua ML. Mesmo se você não está inclinado mecanicamente este trabalho leva apenas cerca de 10 a 15 minutos.

Depuração do eixo frontal, incluindo um ganho conseguido através da montagem de pneus 265/75R16 mede 10,5 cm. Banco de pneus seriam responsáveis ​​por 1,2 clearance "menos. Devido ao ajuste de barra de torção dianteira e eixo traseiro de apuramento são iguais agora.

(W163): Barra de torção  Torsion


Seta aponta para (à esquerda) barra de torção.

(W163): Barra de torção  Measure

Verifique se o veículo é posicionado no nível do solo verdadeiro (piso de concreto) e da medida durante o ajuste de barra de torção na altura do chão para o interior do pára-choque bem (o ajuste bateu a medição de 33,7 "a 34,5" no meu veículo em combinação com 265/75 R 16 pneus) Ambos os lados precisam ter a mesma altura.

De acordo com as especificações de fábrica a barra de torção pode ser ajustada de 1 polegada para cima ou para baixo. A re-alinhamento é recomendado após este procedimento. Eu saltei-lo e não encontraram nenhum efeito negativo ainda no meu desgaste dos pneus.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Ricardo Guimaraes Ter 14 Ago 2012, 22:26

Antonio Elias, uma coisa eu posso afirmar: se der muita pressão, o que já fizeram na minha, o carro fica horrível, pula o tempo todo e fica muito desconfortável.
Para regular a altura fiz do seguinte modo: pela ficha técnica do antigo forum vi que tinha a mesma altura na parte dos eixos, então medi o traseiro e fui regulando o dianteiro até ficar da mesma altura, o resultado é quase igual a medida do para lamas como as fotos mostram.
A minha também fazia barulho e estalos, principalmente depois de rodar um pouco, o que foi resolvido acredito que por algum tempo, fazendo a lubrificação com graxa quando foi desmontada.
A minha é uma 430, mas a altura é a mesma da 320, compensada pela diferença dos pneus.
Abraços.
Ricardo Guimaraes
Ricardo Guimaraes
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Antônio Elias Ter 14 Ago 2012, 22:59

Ricardo, grato pelo retorno. Sabe informar se mexendo nessa altura frontal se é necessário refazer o alinhamento?

Abs,
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Karl Fass Ter 14 Ago 2012, 23:10

Isso pode causar desequilíbrio se as alturas ficarem diferentes.

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(W163): Barra de torção  G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Antônio Elias Qua 15 Ago 2012, 00:17

Entendi. Valeu Fass! Inclusive conferi há pouco na minha ML, as alturas estão certinhas e o carro está rodando bem firme e não pula; vou continuar refazendo mais adiante só mesmo a lubrificação.

Abs,
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Ricardo Guimaraes Qua 15 Ago 2012, 08:15

Antônio, a minha só conferi e estava ok.

Abraço.
Ricardo Guimaraes
Ricardo Guimaraes
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Antônio Elias Dom 19 Ago 2012, 21:44

Ricardo, grato pelo retorno e desculpe-me não ter retornado antes ao tópico para respondê-lo.

Vinha lubrificando essas "junções" com silicone spray e notei que a ação do produto dura pouco tempo realmente principalmente durante períodos de chuva; fiz uma experiência com aplicação de graxa universal branca spray à base de lítio, considerando ser um produto tido como insolúvel na água e mesmo se a graxa for retirada, ainda fica uma camada de proteção; já tem uns 30 dias e até agora achei o resultado melhor e ação mais duradoura que o silicone e não adere poeira como pensava que ocorreria, mais adiante posto mais informações se essa graxa de fato deu certo.
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por ec2lrg Dom 19 Ago 2012, 23:03

Antonio Elias, seria a tal graxa de silicone, o pote dessa graxa custa uns 250 reais o kilograma, se não me engano é usado até em equipamentos náuticos.

Foi passado no meu carro, junto com a troca das buchas da barra de torção e adeus barulho.
ec2lrg
ec2lrg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 203
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Antônio Elias Seg 20 Ago 2012, 00:58

ec2lrg, acredito que seja outro produto que usaram na sua ML, algum reparador do Fórum pode confirmar, sei que existe graxa branca com lítio em pote, mas acho que ela não tem silicone na composição.

No spray que uso da marca Unifort, fácil de aplicar sem desmontar a barra (paguei R$ 25,00 c/ 300 Grs) fala que a composição é óleo mineral, estearato de lítio com 5% de dióxido de titâneo (não faço a menor ídéia do que se trata ... rsrsrsrsrs) consta que é multi-uso, recomendado para condições severas e tem aplicação náutica, não saberia te dizer se é a mesma graxa! Shocked
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Ricardo Guimaraes Seg 20 Ago 2012, 07:39

Antônio, boa dica do spray, se durar um mês acho que é melhor que desmontar tudo para lubrificar.

Abraço.
Ricardo Guimaraes
Ricardo Guimaraes
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Barra de torção  Empty Re: (W163): Barra de torção

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos