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Classe A - 10 anos de uso

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Classe A - 10 anos de uso  Empty Tabela de Manutenção - Classe A - W168

Mensagem por ROD18 Qua 01 maio 2013, 15:23

Opa,

Com o intuito de ajudar os novos proprietários de Classe A, posto aqui a tabela de manutenção do meu carro.

Ela é um misto dos serviços do manual e de outras coisas que julguei necessário.

Lembrando que algum dos prazos são menores que os estipulados pela fábrica.

Mercedes-Benz W168 A160 Classic 2002 - Tabela de Manutenção

Revisão 1 (6 meses ou 5000km):
Troca de óleo:
Viscosidade: 10W40
Quantidade: 4,5L

Filtro de óleo:
PN: A 166 180 01 09

Revisão 2 (1 ano ou 10000km):
Filtro de ar:
PN:

Fluído de freio:
DOT: 4 Plus/Extra; 5.1
Quantidade: 1L

Limpeza de TBI e MAF

Revisão 3 (2 anos ou 20000km):
Fluído de arrefecimento:
Quantidade: 4,5L

Filtro de gasolina:
PN:

Filtro do ar-condiconado:
PN:

Fluído Hidráulico:
Quantidade: 800ml
Pentosin CHF 11S

Revisão 4 (4 anos ou 40000km):
Correia Poly V e seus rolamentos.

Óleo do câmbio:
Viscosidade: 75W80 API GL4
Quantidade: 1.8L

Serviços adicionais:
60.000km ou 4 anos:
Trocar componentes da suspensão.
Trocar válvula termostática.
Trocar todas as mangueiras.

100.000km:
Trocar tranque de combustível.
Trocar bomba de combustível.
Trocar bomba de óleo.

500.000km:
Corrente de comando.
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Mensagem por ROD18 Qua 01 maio 2013, 15:40

Opa,

Para os que desejam saber as manutenções que ocorrem no carro, postarei aqui o que foi necessário trocar no meu desde que foi adquirido.

Vou excluir da lista itens comuns de desgaste, como: Discos, Pastilhas, Filtros, Fluídos, etc.

48.000km - Após deixar o carro para um polimento, foi efetuado uma lavagem no motor e a bobina começou a falhar. Foi trocada por outra Bosch que continua perfeita.

57.000km - Após um grande buraco na estrada, um amortecedor estorou. Foi feita a troca completa dos componentes da suspensão frontal.

59.000km - O escapamento apresentou um furo. Julgo que seja pelo uso que faço do carro em trajetos curtos, o que acaba por deixar água acumulada nele e facilita a oxidação.

Alguns itens internos, como as presilhas que seguram o forro do porta-malas e forro das portas quebraram ou apresentaram folga com o passar do tempo e foram substituídas.

Volante e manopla de câmbio também apresentaram desgaste acelerado.

Atualmente o carro possuí 68.000km.

Abs!

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Qua 01 maio 2013, 15:47

Por aí você vê a importância da manutenção preventiva. Você tem o carro desde zero km?

Abraço!

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Mensagem por walter paiva Qua 01 maio 2013, 16:25

Obrigado pela contribuição.

Manutenção preventiva é tudo.

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Mensagem por Lipe-R Qua 01 maio 2013, 16:30

Muito prestativo, ROD!

Algo que deveria estar disponível, também, para aqueles compradores de modelos usados.

Abraços!
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Mensagem por Stanley Qua 01 maio 2013, 22:44

Muito bom !
A minha, comprei com 42 mil km.
De cara foi pra oficina trocar os coxins de câmbio e motor (coloquei originais da MB), limpeza de bicos e corpo da borboleta, óleo, filtros (ar e óleo) e pneus (com alinhamento e balanceamento).
Discos e pastilhas já haviam sido trocados com 40 mil (originais).
Não tenho o histórico de manutenções do carro. O dono anterior era muito idoso e quase não dirigia, portanto, visitar a oficina que ele não ia mesmo...
Não sei se vale a pena levar numa CCs para a revisão de 45 mil km, tendo em vista que devo trocar a correia Poly-V, velas, o óleo de câmbio, fluídos de radiador, freio e hidráulico. Acho que na CCs vão me arrancar uma nota preta (será que mais de 3 mil?). É o preço de um carimbo Mercedes no histórico de manutenções do carro, considerando que estão carimbadas as de 9 mil e de 16 mil km.
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Mensagem por ROD18 Qua 01 maio 2013, 23:18

Ulysses,

Sim. Manutenção preventiva é fundamental para manter o carro confiável e economizar dinheiro.

Stanley,

Algumas peças como discos/pastilhas preferi deixar de fora da tabela, pois sua duração variam muito da forma com que se usa o carro.

Vou alerta-lo que concessionária não é garantia de manutenção de qualidade em nenhuma marca.

A correia você encontra da mesma marca da vendida na concessionária, assim como velas, óleo do câmbio, fluídos e etc. Compraria apenas os rolamentos na css e executaria no meu mecânico de confiança...
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Mensagem por douglas barddal Qui 02 maio 2013, 07:27

Stanley meu vizinho, nem tudo se faz em autorizada tem o João Bosco ao lado dos nossos bairros, não conheço mas passaram ótimas referencias e a GR no Ipiranga que já usei e uso, segunda vou largar a 160 de minha filha lá para uma revisão.
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Mensagem por Stanley Qui 02 maio 2013, 21:53

Obrigado Douglas, bom saber que existem oficinas aqui por perto. Na Sinal Verde é meio longe, então, seria uma opção para casos graves.
No momento, vou cuidar da estética com a pintura das rodas arranhadas e um polimento/cristalização na pintura geral. Também tenho o para-choques traseiro um pouco torto e uns tequinhos de pedra no capu. Isso me irrita um pouco. Gostaria de resolver esses detalhes e transformar meu Turbo em zero km novamente.
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Mensagem por Kanduxo Qui 02 maio 2013, 22:00

Excelente!!
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Mensagem por Antônio Elias Sex 03 maio 2013, 00:18

Muito boa a exposição com o Check-list!
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Mensagem por Valeria V. Eboli Sex 03 maio 2013, 19:56

Por favor, uma informação! na tabela de Manutenção do Rod18, nos 60.000km, trocar todas as mangueiras, gostaria de saber se estas mangueiras são compradas somente nas CCs? caso sejam específicas para as MBs, ou as encontro nas auto-peças? Quero mandar trocar as da minha Classe A160. Obrigada.
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Mensagem por douglas barddal Sex 03 maio 2013, 20:15

Valéria é melhor checar com seu mecânico antes se é necessário a troca das mesmas.
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Mensagem por Valeria V. Eboli Sex 03 maio 2013, 20:24

Obrigada, Douglas, vou falar com o mecânico, mas já vi num outro dia, que uma mangueira está com uma emenda muito mal feita, deve ter sido pelo proprietário anterior, então esta com certeza vou mandar trocar antes que dê problemas, por isto que perguntei acima, se compra somente nas CCS.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 03 maio 2013, 21:11

Valeria,

normalmente sim, porém não são muito caras e de vez em quando tem umas promoções de peças para Classe A. De qualquer forma, acredito que devem ser trocadas apenas as que estiverem em mau estado.

Abraço!

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Mensagem por Pé de Cedro Sex 03 maio 2013, 21:13

Isso...

Eu tb fiquei com uma duvida: Por que trocar o tanque aos 100.000? Dirijo meus carros até perto de 200k, e nunca troquei tanque de nenhum... minha baby tem 119k...
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Mensagem por ROD18 Sex 03 maio 2013, 23:21

São recomendações da Mercedes-Benz, cabe ao proprietário avaliar se é necessário ou não.

O tanque sofre oxidação de entro para fora e pode causar entupimentos na linha de combustível...

Quanto as mangueiras, o problema é que visualmente elas podem estar boas, mas ao serem submetidas ao esforço podem arrebentar.
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