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Troca da água do radiador M110

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Mensagem por Rafael M. Sex 29 Mar 2013, 19:46

Confrades,

Amanhã devo realizar mais alguns acertos mecânicos na branquinha e quero também trocar o fluído do radiador. Consultei o manual dela (em francês... e tradutores online não ajudam muito) e nele fala que não devo abrir a tampa para conferir nível do radiador a menos de 90ºC. Só que de jeito nenhum ela está chegando nesta temperatura, sempre fica entre 80 e 83ºC, está dentro da normalidade? Pensei que estivesse sem válvula termostática, mas na estrada a temperatura se mantém a no mínimo 80ºC, então quanto a isso, ok.

Quanto a drenagem, diz que os parafusos para isso se encontram na base do radiador e no fundo do motor, mas receio não encontrar este último. Alguma dica de como posso localizá-lo com certeza?

Pra finalizar, até onde devo completar água com o motor a frio? Vi uma mangueirinha que sai perto da tampa do radiador, e ela corre para a base do radiador, é uma espécie de "ladrão?" Que expulsa o excesso de água do sistema?

E sem querer abusar muito, apesar da idade dela eu devo somente usar aditivos recomendados pela Mercedes ou qualquer bom aditivo de qualidade atual (Paraflu, Radcool, etc) atende? Devo colocar aditivo sintético ou orgânico?

Desculpem tantas perguntas, é porque é minha primeira estrela, e já tem uma certa idade... E não quero correr riscos de erros logo de cara! Obrigado a todos pela atenção e tenham um ótimo feriadão!
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Mensagem por Rafael M. Sex 29 Mar 2013, 20:17

Ah, e como me certificar de que não há ar no sistema? Ele sai pela tal mangueirinha?
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Mensagem por MSchneider Sex 29 Mar 2013, 20:18

Caro confrade, fiz a troca da minha recentemente, por mistura de água deionizada e aditivo, sendo 30% deste. São 12 litros no total. A temperatura do seu carro está OK, nem queira que a temperatura seja elevada, melhor baixa. Isto de conferir com 90 graus, desconheço, e não deve estar certo, abrir o radiador a 90 graus?? Eu fora!! Drenagem, na minha, soltaram a mangueira inferior do radiador, com o carro de ré numa rampa, acaba escorrendo toda a água. Usei aditivo para bloco de ferro, não sei a marca, porém, foi feito numa oficina q só trabalha com MBs.
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Mensagem por MSchneider Sex 29 Mar 2013, 20:19

A mangueirinha é o ladrão....sai o excesso...
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Mensagem por Rafael M. Sex 29 Mar 2013, 20:24

Obrigado, MSchneider!

Conversei com o antigo dono e ele não usava aditivo, a água está "barro puro"... Posso fazer uma drenagem e colocar já a água desmineralizada com aditivo de uma vez ou é bom drenar toda semana até a hora de não sair mais água suja?
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Mensagem por MSchneider Sex 29 Mar 2013, 20:27

Nossa....aí vamos aguardar algum especialista se manifestar, a minha estava limpa....mas acredito que terá que refazer o processo algumas vezes. Água neste estado é um veneno para o motor, há sério risco do entupimento dos dutos de água internos do motor, problemão!!!
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Mensagem por Marcelo Loureiro Sex 29 Mar 2013, 20:40

A oficina do Carlinhos em BH faz uma troca da água do sistema com um aparelho que circula a água nova em todo o sistema substituindo assim toda aquela água barrenta, depois lava os reservatórios e reabastece o sistema com aditivo. Fez no carro do meu irmão e ficou muito bom.
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Mensagem por Rafael M. Sex 29 Mar 2013, 20:47

Moro a 270Km de BH... Senão iria nessa oficina do Carlinhos!

Quando precisei trocar a água do radiador do coringa eu pesquisei por esta máquina e nenhuma oficina daqui possui isso.

Mas lembrei agora que há a mangueira de retorno, que posso retirá-la para sair sempre água suja (num reservatório externo) e entrar água limpa com uma mangueira de água para repor com água limpa.

O processo é basicamente o mesmo que a máquina usa, porém sem pressão... Será que o mesmo funcionaria nela? (pois o radiador dela é diferente do de um carro novo)
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Mensagem por Convidado Sex 29 Mar 2013, 20:54

Rafael M.,

Após limpar o sistema de arrefecimento por completo (os especialistas podem de tar uma explicação detalhada, mas é basicamente funcionar o motor com água, rodar um pouco, desligar e drenar - repetir até a água sair limpa), recomendo utilizar o etilenoglicol da Mobil como aditivo, que atende a norma 325.0 da MB. Segue o link com as especificações: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Para facilitar, você também pode procurar uma oficina que tenha a máquina mencionada pelo confrade Marcelo Loureiro. O processo fica bem mais fácil. Só supervisione para que não coloquem agua "da rua" no seu sistema.

Abs
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Mensagem por Marcelo Loureiro Sex 29 Mar 2013, 20:56

Não sei te responder mas o carro que fez é 93. o problema é atingir todo o sistema e nã só o radiador. Quanto aos reservatórios pode ferver na água com água-sanitária que fica bem claro.
Boa sorte.
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Mensagem por Rafael M. Sex 29 Mar 2013, 21:00

Possuo contato numa química daqui e consigo água desmineralizada, quanto a isso tenham certeza que serei bastante rigoroso! Com ela, a degradação do fluído se deu perceptivelmente mais lenta no carro que uso para trabalho... Enquanto com 30 mil Km o fluído estaria um lixo, estou chegando aos 50 mil e só agora ele está demonstrando precisar de troca...

Marcelo, ela é da época que o reservatório era o próprio radiador... hehe
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Mensagem por Marcelo Loureiro Sex 29 Mar 2013, 21:03

Não. Rssss. Desculpe nossa falha !!!!!!
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Mensagem por MSchneider Sex 29 Mar 2013, 21:05

Rafael, não é a época, é o modelo, pois existem Mbs década de 70 com reservatório de expansão...
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Mensagem por Guilhermino Sáb 30 Mar 2013, 02:10

Sobre os 90°, deve ser erro de tradução. Deve ser aviso para não abrir o reservatório quando a temperatura estiver acima dessa temperatura, pois a pressão do sistema fará a água quente jorrar.

Uma vez eu fiz uma lavagem (num outro carro, porém também sem reservatório separado) do jeito que descreveu, desconectando a mangueira de retorno do radiador e colocando água limpa por uma mangueira. Depois usei óleo solúvel ou um produto para limpeza de radiadores, repetindo a lavagem em seguida. Nesse carro eu continuei usando óleo solúvel, conforme indicado no manual, como anticorrosivo. Creio que resolveu, pois não apareceu mais ferrugem na água.

Uma coisa a se atentar é que, dependendo do estado dos componentes, podem aparecer vazamentos e outros problemas. Não sei se é exagero, mas já ouvi que poderia, por exemplo, antecipar problemas na bomba d'água ou na junta do cabeçote.
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Mensagem por douglas barddal Sáb 30 Mar 2013, 08:47

Sem máquina própria para isto faça manualmente enchendo e escoando repetidas vezes até sair água limpa, como já foi dito no final use o liquido para radiadores com bloco de ferro senão o outro vai "limpar" demais o bloco entupindo os dutos e vai detonar seus selos, ponha aquela água para bateria custa R$3,00 o litro nos postos de combustível.
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