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(W204): C180, C200 e C250 (1.8L) - o quê diferencia os motores?

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Mensagem por Alfege Ter 12 Fev 2013, 00:26

Confrades,
uma dúvida sempre me encucou. A C180 é 1.8 e rende 156 HP, a C200 é também 1.8 e rende 184 hp e a C250 é 1.8 e rende 204 HP e nos três casos o torque também avança (não lembro os valores de cabeça mas é algo como 25, 27 e 31 kgfm...)
Como um mesmo motor pode variar de potência e torque assim? Apenas mudando o chip e a programação? ou troca-se mais peças? Se temos as mesmas cilindradas para diferentes níveis de potência, poderíamos dizer que o motor que rende 156 hp, por exemplo, trabalha mais "folgado" e, portanto, seria mais duradouro e menos sujeito a defeitos (supondo que todos rodam de forma semelhante)?

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Mensagem por JNeeto Ter 12 Fev 2013, 01:03

Acho curioso isto também, aguardemos confrades mais experientes responderem.
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Mensagem por celsotu Ter 12 Fev 2013, 08:55

Sempre tive esta dúvida. Fiz agora umas pesquisas usando o EPC (software que consulta os bancos de dados de componentes da Mercedes-Benz) e cheguei às seguintes conclusões:

Motor: as 3 versões utilizam o motor M271 DE18 EVO, com pequenas diferenças de códigos: a C180 CGI usa o 271.820, a C200 tem 2 opções: 271.820 e 271.860 e a C250 usa a 271.861. Acredito que atualmente a MB utiliza, na C200 CGI, o motor 271.820 (por economia de escala, compartilhando com a C180).

Turbina: sendo o mesmo motor, tanto a C180 quanto a C200 compartilham o turbo num A2710903580. a C250 usa o A2710903680. No motor 271.860, 2a opção da C200, a turbina é a mesma da C250.

Intercooler: C180 e C200 (independente da versão do motor): A2045000000. A C250 usa o A2045000100.


Conclusão: me parece que, atualmente, a diferença entre a C180 e C200 está apenas na programação eletrônica do motor. A C250 tem diferenças tanto no turbo quanto no intercooler.

Adicionalmente, pesquisei os part numbers dos discos de freios dianteiros, mas dada a grande variedade de discos com part numbers diferentes, não cheguei a nenhuma conclusão. Se algum confrade puder fornecer o VIN de sua C180 ou C200, posso consultar ao certo se há diferenças neste componente.

Abs,

Celso
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Mensagem por Christiano Ter 12 Fev 2013, 10:39

Já li que a diferença está na turbina e no intercooler, lógico, além da programação eletrônica.

C180: turbina e intercooler menores;

C200: turbina da C250 e intercooler da C180; e

C250: turbina e intercooler maiores.
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Mensagem por pedroalexrj Ter 12 Fev 2013, 10:42

Pelp pouco que sei, creio que as diferenças entre as C180 e C200 sejam apenas de programação mesmo, já que se colocar um Kit Brabus como o confrade Faus fez, a potência foi elevada aos 184cv divulgados pela marca...simples assim...
Entretanto, a C250 como o confrade já falou, tem Turbo, Intercooler e provavelmente Escape, diferentes...daí a diferença de potência entre elas...
Indo nessa linha de raciocínio, penso que óbvio teremos modificações no sistema de freios, claro...anda mais, tem que parar...
No resto, fica pela estética mesmo...parachóques, ponteiras, enfim...vai embora...
Em relação a durabilidade e tudo mais, tenho certeza de que os três são festados exaustivamente e no limite pelos engenheiros da MB...ficando a diferença mesmo no final, é no Bolso de cada dono...
Forte abs.
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Mensagem por José Manoel Ter 12 Fev 2013, 11:14

O bloco em si é o mesmo, tal qual os 2.0 da atual BMW série 3 (com potência que varia dos 184 cv aos 245 cv). O que muda são os agregados do motor, como turbo, intercooler, escape...
Vê-se muito disto na Europa em relação ao diesel (no caso da MB o 2.1 dela varia dos 136 cv aos 205 cv - C200/C220/C250 CDI)!
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Mensagem por LNP Ter 12 Fev 2013, 15:34

eu tenho uma C180 11/12 e sábado fiz um test drive na nova bmw 320i sport, eu esperava mais da bmw que tem 184 cv, ou seja, 28 cv a mais que a C180.
Com esse test drive eu tirei algumas conclusoes:
- C180 (156cv) anda de igual com a 320i (184cv).
- Interior da 320i é muito simples. Eu prefiro o interior da minha C180.
- O ponto positivo para a 320i é o exterior dela, eu acho ela linda!!!
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Mensagem por pedroalexrj Ter 12 Fev 2013, 16:17

Belo veredito meu caro LNP...não fazia ideia disso...
Por essa sua conclusão concluo que uma C180 Brabus como a do Faus ou uma C200 é mais carro que uma BMW, que tradicionalmente não tem um interior tão luxuoso e requintado como as MB's...
Abs. a todos.
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Mensagem por ZIG MASTER Ter 12 Fev 2013, 17:46

Além da excelente exposição de dados feita pelos nossos confrades, urge lembrar que algumas pequenas alterações eletronicas mudam completamente o desempenho do motor M271.

É tão nítida a diferença de desempenho do meu carro comparado a um normal, que fiz inclusive um post narrando tal fato; "W203 com desempenho acima do normal".
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Mensagem por walter paiva Ter 12 Fev 2013, 21:09

Veneno eletrônico Very Happy

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Mensagem por FaUs Qua 13 Fev 2013, 11:25

Além da Classe C, existe também a mesma configuração para a SLK200/ SLK 250.
Outro dia eu abri o capô dos dois carros, C180/SLK200, lado a lado, e para o leigo não existe diferença alguma.
Andando com os dois carros, a C180 com kit Brabus e a SLK200, também não percebi diferença na aceleração e retomadas.
A grande diferença está no som do escapamento, pois a SLK tem saídas duplas, o que resulta um ronco mais grave e instiga você acelerar mais ainda o carro, além de ser mais baixa e os bancos esportivos. Imagine isso tudo com a capota aberta!!! A potência do motor parece dobrar!!!
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Mensagem por LBeims Qua 13 Fev 2013, 11:36

Vocês estão falando dos motores mais novos, os CGI. No caso do meu carro, com Kompressor, esses comparativos eram com C180, C200 e C230, este último o meu carro, que não tinha opção de kit para aumentar dos 192cv, ao contrário dos 180 e 200.
Pelo que me informei na época mudava o compressor, pistões, outras peças e claro, a programação da central. Ou seja, acho que mesmo no caso dos turbo, não é uma simples mudança na programação não. Talvez até a caixa tenha alguma alteração, afinal, são quase 50cv de diferença.
Enfim, ao contrário dos 2.0 da BMW, onde o cofre do motor sobra espaço como no Omega antigo 2.0, o 1.8 da MB é maior e acredito que pudesse ir mais longe sem riscos de pequena vida útil.
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Mensagem por pedroalexrj Qua 13 Fev 2013, 12:43

Afinal de contas meu caro ZIG,
Você descobriu qual foi o Upgrade da sua?
Digo o porquê dessa diferença brutal?
abs.
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Mensagem por Antônio Elias Qua 13 Fev 2013, 17:11

Não creio que haja mudanças internas nos motores como por exemplo no comando de válvulas, porque a diferença entre as versões mínima e máxima não chega a 48 Cv, acredito no que diz essa reportagem técnica publicada pela Webmotors que explica a diferença principal mesmo seja a pressão de turbo em cada versão, o resto são os ajustes + remapeamento que já se conhece:
E aqui vem a notícia que muito dono do C200 e C250 não vai gostar de saber: a diferença básica entre os
motores das versões situa-se na pressão do turbo.
Quanto maior, mais potência é gerada. Ou seja, na teoria, um C180 pode ficar com 204 cv apenas com o remapeamento da injeção. A mudança não é recomendada pelo WebMotors, pois, junto com a potência extra, os controles eletrônicos são reprogramados e suspensão, direção e freios são recalibrados. http://revista.webmotors.com.br/lancamentos/mercedes-c200/1334081811401


Última edição por Antônio Elias em Qua 13 Fev 2013, 17:21, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PHBEHAR Qua 13 Fev 2013, 17:15

Meus caros,
achei interessante a comparação, uma vez que tenho a C200 K 2008/2009 e tambem queria compará-la a uma C180.
Mas vou precisar de uma ajuda mais básica pois ainda não consegui entender a diferença do Kompressor (meu caso) e do Turbo. Agradeço se puderem esclarecer esse novato aqui que vos escreve.

abs.
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Mensagem por Fajardo Qua 13 Fev 2013, 17:45

Tanto os turbocompressores quanto os compressores são chamados de sistemas de indução forçada. Eles comprimem o ar que flui para o motor. A vantagem em comprimir o ar é permitir colocar mais ar dentro dos cilindros do motor. Mais ar significa que mais combustível pode ser colocado ali dentro e você obtém mais potência de cada explosão em cada cilindro. Um motor turbocomprimido ou dotado de compressor produz mais potência que o mesmo motor sem a sobrealimentação.
A principal diferença entre um turbocompressor e um compressor é a fonte de energia. Algo precisa fornecer a energia para o funcionamento do compressor de ar. Em um compressor, há uma correia que o conecta diretamente ao motor. Desse modo, ele obtém sua energia da mesma maneira que a bomba d'água ou o alternador. Um turbocompressor, por outro lado, obtém energia do fluxo de escapamento. O escapamento passa por uma turbina, que aciona o compressor.
Existem vantagens e desvantagens em ambos os sistemas. Em teoria, um turbocompressor é mais eficiente porque utiliza a energia "desperdiçada" no fluxo de escapamento como fonte de energia. Por outro lado, um turbocompressor causa um pouco de contrapressão no sistema de escapamento e tende a fornecer menos ar adicional até que o motor funcione em rotações mais elevadas. Os compressores são mais fáceis de instalar, mas normalmente são mais caros.
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Mensagem por ZIG MASTER Qua 13 Fev 2013, 18:59

Prezado Pedro,

Não consegui descobrir o que faz êste carro andar muito.

Descobri outro detalhe, o ronco do motor do meu carro, é diferente das demais C180K que observei.

Examinei o sistema de escapamento todo e constatei que é original.

Vou ter que chamar o Sherlock Holmes...............hahahahaha
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Mensagem por LBeims Qua 13 Fev 2013, 20:00

Phbehar,
eu entendo que kompressor e turbo são bem diferentes. Para que um turbo consiga pressão em baixo giro, ou seja, tenha um torque razoável em baixa rotação, ele tem que ser pequeno. Se for grande, como os primeiros carros turbo, a pressão (e potência) só viria com giros altos.
O problema, é que a turbina sendo pequena, quando estiver em giro mais alto do motor, ela estará girando muito rápido (overspeed), para isso, a central do carro irá controlar uma sonelóide que irá abrir um "by-pass" entre a entrada e saída da caixa quente da turbina, aliviando a pressão e giro dela. Ou seja, ganha-se torque em baixa mas perde-se potência final.
Quando se "chipa" um carro turbo de fábrica, altera-se essa abertura do by-pass, fazendo com que ela abra menos e com isso, se consiga mais pressão e mais potência final. Note que para a mistura continuar correta, é necessário liberar mais gasolina dos bicos também, pois mistura pobre aquece muito mais as explosões e o seu cabeçote e agregados vai embora.
O preço é que a turbina gira mais rápido do limite dela e a sua vida útil cai sensivelmente. Então como manter o torque em baixa, ou seja, ter uma turbina pequena que aguente mais velocidade? Eu acredito que turbinas pequenas que suporte um giro máximo maior sejam mais caras pois usam materiais mais nobres.
Tudo isso para dizer que apenas alterando a programação, aumenta-se a potência (por exemplo, deixando um Gol 1.0 turbo com 170cv) porém, a turbina vai pro saco rapidamente. Se a C180 e C250 usam a mesma turbina, significa que a MB está colocando um turbina mais cara do que necessária na C180, o que acredito que não seja o caso, pois todo custo a mais reflete no preço final do carro.
Já o compressor gira junto com o eixo do motor, ou seja, não precisa "encher" para pegar a velocidade em baixo giro, porém no alto giro ela perde para o turbo, além de que, o turbo já aproveita uma energia pronta, que vai pro lixo e é a velocidade e temperatura dos gases do escapamento, enquanto o compressor "rouba" energia do eixo.
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Mensagem por Marcinho Brabus Qua 13 Fev 2013, 22:17

Tive uma C180 2011/2012 e agora tenho uma C250 2011/2012. Posso garantir que há diferenças na eletrônica, no intercooler e no escapamento entre uma C250 e uma C 180.
Além disso, na minha C250 instalei um kit da Brabus igual ao do Faus e havia diferenças entre as peças dos dois. O kit da minha C250 veio com duas peças adicionais, uma delas um "afastador" para ser usado junto a turbina, em formato de tridente.
Segundo informações da Brabus, meu carro teria um incremento de 26 cv, deixando-o com 230 cv e torque de 350.
Havia a possibilidade de comprar um outro kit que incluía um intercooler ainda maior. Toda essa "parafernália" daria 84 cv de diferença entre uma C180 (156) e uma C250 com o kit da Brabus da serie S (240). O torque seria de 255 x 370.
É um numero razoável pra um motor de 1.8 litros sem que ele seja prejudicado.
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Mensagem por PHBEHAR Qui 14 Fev 2013, 12:50

Obrigado Fajardo e LBeims pelas ricas explicações !!!
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Mensagem por carlosperes Qui 14 Fev 2013, 14:00

Sou novo neste forum sobre Mercedes, porém, baseado em minha experiencia com motores diesel de largos anos e de muita literatura,
diria o seguinte:

Nos motores industriais (geradores, bombas, barcos) a performance é
medida por gramas de diesel x hp x hora. Nos antigos aspirados isto
significava 180gr. por hp hora. As melhoras na aspiração (filtros de ar,
diametro dos coletores, abertura de valvulas, etc) permitiu um ganho de 5%, os turbos de 10%, os turbos intercoolados cerca de 15%.
Tudo isto representou diminuição de custos, vida mais longa do motor,
menos poluentes, que é o que interessa à quem produz algo com o equipamento.

Esta onda de motores basicamente identicos na estrutura e na litragem cubica para automoveis é uma jogada de marketing, apoiada em melhora técnica na mecanica e na eletronica somadas à inclusão de acessórios de conforto e decoração.

Sómente isto justifica as absurdas diferenças de preço, em outras palavras mais ou menos massagens no égo do cliente.

Na Alemanha, das Autobahns sem limite de velocidade e rampas suaves (tuneis e viadutos) a equação curva de torque/curva de potencia torna estes motores "CGI Blue Efficiency" interessantes como ferramenta de vendas.

Nos Estados Unidos existe a filosofia de status com esbanjamento, pois nada justifica motores de 8 cilindros ineficientes térmicamente para velocidades limitadas a 55 mph. Ai o marketing da Mercedes é capturar clientes no "entry level" ou na onda ecologica (economico, exelente autonomia e não nescesita tomada) com o C250

No Brasil como a "massagem em nosso ego" é muito cara nas C250, melhor ficar mais tempo com a massagensinha da C180 peladinha.
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Mensagem por dannielferreira Sáb 02 Mar 2013, 02:54

Que acham desse modulo que anunciam aumento expressivo para slk 250 e C 250? Aumento de 52cv apenas com um modulo de potência. Será que compromete o motor? Site do fabricante: http://www.speed-buster.de/en/chiptuning-box-mercedes-slk-250-cgi-blueefficiency-150-kw-204-ps/a-10109338/
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Mensagem por pablo Sáb 02 Mar 2013, 08:30

Carlos, depende o que é "peladinha" pra ti!!! Pois a C180 é bem recheada para a categoria dela, nao tem frufru a lá hyundai mas a lista de equipamentos é bem completa, inclusive no quesito segurança!!!!
Acho que fica devendo no motor, mas seguindo a tua própria idéia, também nao estamos no paraíso das AUTOBAHNS e no nosso país, com estradas onde em sua maioria a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, a c180 não fica devendo muito não!!!!

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Mensagem por Alfege Sáb 02 Mar 2013, 23:38

Concordo com o Pablo. A C180 é o melhor custo benefício da Mercedes no Brasil e por isto vende tão bem. Quando comprei a minha, a C200 era R$ 30.000 mais cara e trazia:
1) bancos em couro e não em MBtex (que você tem que hidratar sempre... e, convenhamos, o MBtex até que engana bem)Smile
2) motor de 184 cv que você não usa:(
3) detalhes cromados (estes sim dá pena...)Mad
4) ajuste do banco em distância elétrico e com memória (dá para ficar sem)Neutral
5) teto solar (que no Brasil é de pouco uso a não ser que você queira fever seus miolos!)Cool
Pensei bem, e preferi poupar meus R$ 30.000 e, confesso, não me arrependo.cheers
Esqueci algo?
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Mensagem por marcelpb Dom 03 Mar 2013, 20:31

A C180 é um grande negócio - em termos de Brasil.
E acho que dificilmente a w215 conseguirá ser melhor (pode
ser mais bonita...) caso sejam confirmados os motores 3 cilindros
e a tração dianteira.
marcelpb
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