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Central do motor c180 w203 2003 - Será que comprei a peça certa?

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Mensagem por afbs Sex 01 Fev 2013, 21:56

Boa noite. Minha c180 2003 está parada na oficina desde novembro de 2012 por falta de uma peça. Preciso da central eletrônica (ou modulo de igniçao) do motor. Alguém sabe onde posso conseguir uma confiável fora da autorizada (muito caro!)? Não entendo nada de mecânica mas, como parece que o mecânico desistiu de procurar, vou ter que me virar. Alguem tem fotos, numero da peça, algo que me facilite confirmar se uma peça em oferta é a correta? Alguém tem indicação de revenda confiável de peças novas ou usadas, no Brasil ou no exterior, que faça entrega no Brasil? Muito grato.
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Mensagem por celsotu Dom 03 Fev 2013, 07:58

afbs,

Seja bem-vindo ao Portal. É muito importante que você entregue sua estrela aos cuidados de uma oficina especializada em carros da Mercedes-Benz, com profissionais especializados na marca e que tem maior capacidade de encontrar peças e fazer diagnósticos precisos. O fato de o seu mecânico ter desistido, na minha visão, é um mau sinal.

Sugiro uma busca de oficinas na página [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Para cotação de peças, acesse [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] . Com o número do chassi do seu carro, os fornecedores localizam com mais facilidade o componente que você está procurando. Entretanto, no seu caso eu levaria o carro a uma oficina especializada para, eventualmente, fazer novo diagnóstico do problema do seu carro, de forma a prevenir trocas desnecessárias de componentes (risco agravado no caso de uma central eletrônica, que certamente não é barata).

Abs,

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Mensagem por Weiss 1972 Dom 03 Fev 2013, 11:41

Bem vindo.
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Mensagem por afbs Dom 03 Fev 2013, 12:46

Bom dia Celso.

Agradeço suas indicações de posts no Portal sobre oficinas em Belo Horizonte. Anotei todas e vou entrar em contato com todas. A dificuldade não é encontrar a peça. A dificuldade se resume a falta de grana. A autorizada pede por volta de R$20.000 por uma central nova. Preço muito justo. Mas fora das minhas possibilidades.

Só não levo minha c180 numa das oficinas indicadas aqui no Portal (por enquanto) porque a situação atual é a seguinte:

1 - Descobri uma central por um preço mais camarada numa oficina em Sao Paulo. Como não entendo de mecânica, pus meu mecânico em contato com o fornecedor. Erro! Devia ter comprado a peça eu mesmo. Parece que os dois mecânicos chegaram a um impasse. Algo sobre levar minha c180 para Sao Paulo. Não gostei da ideia. Vou esperar os dois chegarem a uma posição final.

2 - Continuei pesquisando e comprei pela internet uma central usada em uma loja na Polônia (!). Paguei (via PayPal) R$1.045 (um vigésimo do que a autorizada pede!). Não acredito que seja a peça correta. Foi fácil demais e barato demais pra ser verdade. Mas vou aguardar que ela chegue (se chegar) para tomar outras providências. Como, por exemplo, já levar a c180 a outra oficina com a peça nova, só pra reprogramar.

Quanto à lista de oficinas que você também indicou no seu post, estão em Sao Paulo. Guardo a lista com carinho, mas será o último recurso. E, em relação aos fornecedores de peças listados no mesmo post que você indicou, infelizmente, estão nos EUA. No meu caso, isso não ajuda muito, porque a c180 (e a c200, se não me engano) não foram comercializadas nos EUA. Eles não têm peças para o meu carro.

Novamente, agradeço muito a sua ajuda. Mas, como você pode ver, as coisas estão meio devagar por aqui.
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Mensagem por afbs Dom 03 Fev 2013, 12:59

Bom dia.

Nas minhas tentativas de fazer rodar minha c180 2003 parada há 3 meses na oficina, comprei (pela internet, via PayPal) uma central do motor usada numa loja da Polônia. Foi fácil demais e barato demais pra ser verdade. Vocês podem dar uma olhada no link e ver se é a peça correta? Onde posso encontrar um catálogo de peças que indique para um leigo qual o numero da peça?

P.S.: não adianta mais dizer "você não devia ter comprado". Já comprei hehe

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Grato a todos.
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Mensagem por Bruno Morgado Dom 03 Fev 2013, 13:28

Eu creio que essas peças são codificadas carro a carro. Ou seja, vai precisar de alguém que entenda de haverá isso para enganar a central e ela achar que esta no carro dela e não no seu. Se não ela não funciona.

Ao que parece todos os módulos mais inteligentes da w203 tem essa codificação tipo "DNA".

Foi uma das razoes para eu escolher a w202 ao invés da w203.
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Mensagem por afbs Dom 03 Fev 2013, 13:44

Caro Bruno.

Muito obrigado pelo seu esclarecimento. Estou ciente da necessidade de reprogramaçao. Mas, apenas para evitar que o post tome outros rumos (por exemplo, alguém comentar que prefere a w203 e por aí vai...), reforço a pergunta:

Alguém pode me dizer se o número da peça (A 111 153 17 79) que consta no site está correto para uma c180k w203 2003? Ou seja, a peça vai encaixar e só vai faltar a reprogramação? Ou joguei dinheiro fora e devo continuar procurando a peça? Aí vai, novamente, o link:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Já comprei a peça polonesa. Só estou aguardando a chegada (se chegar). Mas encontrei outras no ebay britânico. Se a peça que comprei estiver correta, desisto do ebay. Se alguem informar que a peça que comprei não vai servir, compro outra do ebay.

Agradeço novamente o seu interesse.
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Mensagem por Luiz Pinheiro Dom 03 Fev 2013, 13:53

afbs, boa tarde.

Evite postar a mesma coisa em mais de um tópico, s´deixa mais confuso para futuras pesquisas.

Fundi os dois neste aqui, manteremos o foco sobre a central de sua W203 aqui, ok?!

Grato
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Mensagem por afbs Dom 03 Fev 2013, 14:25

Caro Luiz.

Obrigado pela sua preocupação. Na verdade, eram dois assuntos diferentes. 1 - onde comprar a peça? 2 - a peça já comprada é correta?
Estou interessado em ambas as coisas. 1 - Compro quantas centrais for preciso até que o carro volte a funcionar e, 2 - preciso de ajuda para verificar se estou comprando a peça correta.

Eu devia ter sido mais específico no título do primeiro tópico que postei. Como meu primeiro título ficou muito genérico, tenho a ligeira impressão de que fundir os dois tópicos vai reduzir o numero de interessados em ler/responder. Um tópico sobre peça usada comprada pela internet numa loja da Polônia causa interesse. Um tópico sobre defeito numa central vai ser apenas "mais um tópico". Vai ficar esquecido num canto.

Mas entendo perfeitamente que foi para o bem do forum que os tópicos foram fundidos e que você está executando perfeitamente o seu trabalho. Infelizmente, por causa da minha incompetência em colocar um título mais específico, acho que minhas esperanças de obter uma resposta ficaram menores. O que tem seu lado bom. Vou retomar minha busca em outros locais. Mas ninguém pode dizer que eu não tentei aqui hehe.

Agradeço novamente seu interesse e dou os parabéns pelo cuidado com o forum.
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Mensagem por john Dom 03 Fev 2013, 14:40

Já comprei hehe

hehehe hahaha hihihi eh o que vai dizer o cara na Polonia, a central dos desmanches de MB nao muito ortodoxamente comprados na Europa!

1- O mecanico de SP eh o que esta certo. Voce teria que mandar o carro junto. Por que? Essas ECU SAO CODIFICADAS com o cambio e o carro. A que voce trara da polonia, dum carro batido, nadador, trombado, roubado ou sei la o que, trara informacoes daquele carro. Isto eh, vai aparecer a quilometragem daquele carro no painel, eh beeeem capaz que o carro nem ligue ou ligue e apague

2- A prosposta do cara de SP era. "deixa eu ver se eu consigo remanufaturar essa ECU queimada, talvez algum diodo ou algo assim (as vezes, raramente, da certo), so que pra isso ele precisa do carro ali para testar e retestar (algumas vezes"

Veja este anuncio com o teu PN supracitado. Pelo menos o ingles eh honesto ao dizer "NEED TO BE CODED"
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Bem voce ja comprou. Entao agora espere e veja por si so se funcionara.
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Mensagem por Luiz Pinheiro Dom 03 Fev 2013, 15:09

afbs, o título a gente altera, assim está bom?

Apesar de serem perguntas diferentes, o carro e a peça são os mesmo então o ideal é manter em um único tópico mesmo, ok?!!

Aliás, como vc acabou comprando no exterior eu vou mover o tópico para ajuda técnica, ok?!!


Grato.
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Mensagem por afbs Dom 03 Fev 2013, 19:41

Caro John.

Obrigado pelas informações. Eu não sabia que a Polônia tinha essa má fama. Em função da sua informação, vou comprar, também, a central à venda no ebay. Vou acabar tendo uma coleçao de centrais em casa. Espero que pelo menos uma faça o carro andar.

Só uma correção: a central original do carro, segundo o mecânico, está oficialmente morta e enterrada, além de qualquer possibilidade de conserto. E a proposta do cara de Sao Paulo era: "Tenho uma central nova. Sem uso. Fechada na caixa. Estoque antigo. Envio pelo correio.".

Ao invés de sacar o talão de cheque imediatamente na época, acrescentei mais uma burrada à minha coleção: passei o contato para o mecânico da oficina onde está parada minha c180. Pensando, "espertamente", que dois mecânicos pensam melhor que um leigo (eu) e poderiam verificar se a peça era correta.

Não sei o quê os dois conversaram mas a negociação desandou. A peça triplicou de preço, apareceu a necessidade (que não havia antes) de levar o carro até Sao Paulo...

Sim, foi um erro levar o carro à oficina onde ele está. E não. Não é especializada em Mercedes. Por isso estou recorrendo a este forum. Para descobrir qual é exatamente a peça. Para descobrir o numero correto da peça. Eu gostaria de levar o carro para outra oficina já com a peça na mão. Não quero tirar o carro de uma oficina pra ele ficar parado em outra. Até agora, nadica de nada de informação consistente. Seria muito bom ler algo do tipo "Visitei o link que você mandou. A peça não é esta. Continue procurando".

Estou cumprindo os prazos que me propus. Terminou janeiro, corro eu mesmo atrás da peça. É o que estou fazendo. Chegando a peça, espero até um mês para ver o carro andando. Passando esse mês, o carro vai para outra oficina. Com ou sem peça. Rodando ou rebocado.

Mas continuo tentando. Obrigado pelo comentário.
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Mensagem por Epicco Dom 03 Fev 2013, 20:32

Com o número do chassi de seu carro uma concessionária poderá fornecer o part number correto.

Se a peça do seu carro for igual a essa que voce comprou, nela (a peça do seu carro) vai ter a etiqueta com o part number correto.

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Abraços,

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Mensagem por Fabio Dom 03 Fev 2013, 20:40

Afbs,

Eu acho que os erros que vc cometeu não te ensinaram muita coisa, pois vc continua com vontade de cometer mais um monte.

Vc comprou a peça na Polônia e já pagou, mas nao sabe se ela vai servir, se vai chegar, se vai ligar o seu carro... mas mesmo assim voce ja quer correr e comprar outra que vc tambem nao sabe se vai servir ou se vai chegar ou se vai ligar o seu carro.

Daqui a pouco os 20k pedidos pela concessionaria vao ficar baratos.

Outra coisa, se depois de conversarem o seu mecanico e o mecanico/vendedor de pecas o preco triplicou, meu amigo, alguem esta te enganando...

Alias, a grande maioria do forum eh de Sao Paulo e conhecemos quase todo mundo que lida com mercedes por essas bandas. Ainda mais alguem que possa ter uma ECU de w203 nova, na caixa. Por que vc nao diz quem eh e veremos se alguem conhece e qual a Referencia.

E, por fim, ninguem vai te dizer, pelo link que vc postou se a peca servira ou nao por tudo o que o John falou e ainda pois para isso eh necessario o VIN do seu carro que vc nao postou, para uma pesquisa no EPC. Com o VIN, que. Sabe...

Resumindo, espera a peca que vc comprou chegar, para nao ir jogando mais dinheiro no lixo.

E antes de comprar, converse com quem entende. Vc nao vai encontrar um forum com mais gente disposta a compartilhar conhecimento de graça como este aqui.

Abraco
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Mensagem por C-220 Dom 03 Fev 2013, 21:19

afbs,

O amigo não tem o número da peça do seu carro? onde está a peça antiga?
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Mensagem por afbs Dom 03 Fev 2013, 22:25

Caros Epicco e C-220.

Como eu disse, continuo colecionando burradas. Como foi que eu nao pensei nisso antes? Pegar o numero da peça original! É tão óbvio... que eu não pensei nisso. Vou na oficina, pego o numero da peça. Se não der pra ler ou coisa assim, vou na concessionária com os documentos do carro. Uma luz no fim do túnel. Muito grato.

Caro Fabio.

O que é "pesquisar no EPC"? O que é VIN?

Grato.
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Mensagem por C-220 Dom 03 Fev 2013, 22:39

Amigo,

Agora é agir com calma e paciência... espere a peça chegar e leve num tecnico eletricista especialista em ECU de Mercedes.
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Mensagem por EduBahia Dom 03 Fev 2013, 22:40

Amigo afbs me desculpe a sinceridade, mas vejo que você está totalmente perdido no mundo das MB.

Pare, pare agora de comprar qualquer coisa se não quer jogar dinheiro fora.

Estude um pouco (aqui e em outros fóruns internacionais, se possível), escute os mais experientes e depois decida o que fazer.

Respondendo sua pergunta:

Vin: é o número de indentificação do seu veículo (chassis).

EPC: é um programa da MB que permite identificar os Partnumber das peças do seu veículo de maneira específica.

Boa sorte e paciência.
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Mensagem por Antônio Elias Dom 03 Fev 2013, 22:44

Prezado Afbs,

Concordo com o Fábio, pelo que você relata o amigo vai precisar realmente de muita calma para concluir os reparos sem ampliar ainda mais os gastos, acho fundamental nesse momento confirmar esse diagnóstico de "morte" dessa ECU noutra oficina equipada com Star ou Scanner confiável para leitura da linha Can dessa Mercedes.

Não se desanime com as providências que você já tomou, acho que ainda há tempo para redirecionar os seus esforços para resolver bem a situação, aqui pelo Fórum sem sabermos o chassis da sua W203 difícilmente alguém poderá te afirmar algo com absoluta certeza com relação a essa ECU adquirida na Polônia. Minha sugestão: acho que não há realmente necessidade de postar o chassis do seu carro no tópico, passe-o por MP ou e'mail para algum Confrade que tenha acesso ao catálogo MB, o John por exemplo certamente confirmaria isso para você, ou você mesmo pode tentar confirmar o part number pesquisando pelo chassis nesse EPC on line: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se o part number do módulo que está vindo bater com o chassis da sua W203 e chegar em perfeitas condições, nenhum mecânico sem Star Diagnózis conseguirá reprogramar essa ECU e não conseguirá adaptá-la à linha Can do seu carro.

Por essa razão, como já adiantou que o mecânico dessa oficina onde o carro está não é especializado em Mercedes, pelo entendi dos seus relatos ele provavelmente não tem Scanner MB, então é preciso primeiro saber como ele chegou nesse diagnóstico "fatal" e, segundo, penso que quanto mais o amigo adiar a transferência dessa W203 para uma oficina equipada para receber Mercedes-Benz, a tendência será de fato só complicar ainda mais a situação decorrente dos gastos com mão-de-obra não especializada; em se tratando de eletrônica embarcada de MB pós-2000 não aconselho arriscar com diagnóstico duvidoso - te cito um exemplo/fato real: eu mesmo já tive o módulo SAM de uma ex-C320 "condenado" em 2010 por um pacato cidadão oficina de renome em BHte no Estoril, o mecânico com um Scanner Launch X431 atualizadíssimo nas mãos foi enganado por um fusível queimado - eu quase dancei na brincadeira e já estava cotando módulos para importar quando para minha sorte levei a W203 noutro mecânico especializado e pimba, fusível novo, problema resolvido!!! - então, antes de mais nada, acho que nesse momento é preciso ter absoluta certeza de que essa ECU está mesmo danificada e sem perspectiva de reparo, na minha opinião sem Star não é possível chegar num diagnóstico desse naipe!

Até gostaria de apoiá-lo mais objetivamente caso esteja em Minas Gerais, aliás li e reli os tópicos fundidos e não consegui ter certeza de qual cidade a sua W203 está, não vi essa informação no avatar, entendi dos comentários que o carro está em Belo Horizonte, estou certo?

Se estiver realmente em BHte, precisaríamos saber também qual é essa oficina para termos condições de orientá-lo da melhor maneira possível, poucas oficinas que conheço em Belo Horizonte possuem Scanners confiáveis para leitura de MB e os especializados de fato que entendem da marca são contados a dedo!

Enfim, acho que aparentemente algo não bate nessa história ... sinceramente, acho muito difícil uma ECU dessas ir pro brejo sem mais nem menos, portanto, repetindo o que já afirmei, acho de fundamental importância nessas alturas dos acontecimentos que o amigo "aperte" esse mecânico de modo que ele te explique com transparência como conseguiu chegar a um diagnóstico dessa natureza e "condenar" uma ECU sem apoio de Star ?!Shocked
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Mensagem por C-220 Dom 03 Fev 2013, 22:50

afbs,

Geralmente essas ECU Siemens queimam o drive de saída para os bicos e bobinas. Se realmente for esse seu problema tem como "transplantar" de uma para outra.

Antônio,

É bem comum esse problema de ECU nas MB, infelizmente... veja em sites internacionais várias empresas especializadas nessa area.
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Mensagem por Antônio Elias Dom 03 Fev 2013, 23:16

Daniel, sim, tudo é possível, o problema é que estou achando pelos relatos que não há certeza nesse diagnóstico!Shocked
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Mensagem por C-220 Dom 03 Fev 2013, 23:19

É verdade amigo, tou achando muito complicado essa estória do mecânico... Tem que levar em um especialista em ECU.
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Mensagem por afbs Seg 04 Fev 2013, 00:23

E não é que essa estória tomou (bons) rumos novos? Vou parar de gastar e bater perna por aí. Ainda estou bem abaixo do limite que me impus (1/3 do valor do carro). E, se a central polonesa não passar de uma pedra no caminho, ainda vou rir por ter jogado fora mil reais. No mínimo, contribuí para as boas relações comerciais entre os dois países hehe. Agora, mais perguntas:

Caro C-220.

Obrigado pela contribuição. Mas, como é próprio do ser humano nunca estar satisfeito, preciso abusar: tem indicação de um especialista em ECU? Tomara que seja um serviço tipo levar a central lá, o cara ligar num computador e dizer o que ela tem de fato.

Caro Antônio Elias.

Sim, estou em Belo Horizonte. Concordo que postar numero de chassi ou outras partes íntimas do carro não seria elegante. Ainda mais que prefiro não incomodar os colegas do forum. Só o fato de terem me tirado do caminho do mal já tá bom demais.

Quanto às oficinas envolvidas, prefiro nao dizer os nomes ainda. Vou esperar o desfecho da estória, até porque eu posso ter entendido errado as informações que me deram. Não quero atirar a primeira pedra sem absoluta certeza. Se tudo terminar bem, aí sim, vou dar os nomes. O munda já tá muito cheio de gente falando mal dos outros.

Outra: dei uma (boa) olhada no site que você indicou, mas nao consegui entender muita coisa. O que, dado meu nível de conhecimento na área, era previsível. Ainda mais que partes do site estão em russo. Não tem um em grego não? hehe Botei o numero do chassi, apareceu o modelo correto do veiculo. A partir daí, minhas vistas embaralharam.

As indicações de oficinas que achei (todas obtidas aqui no Portal) são:

Detroit: Rua Deputado Milton Sales, 300 - São Bento (Atrás do Raja Grill) 3297-9492 3297-9499
GLOBOCAR: Rua Amoroso Costa, 175, Santa Lúcia (Alto da Raja Gabáglia) 3297-9676 Weidner Costa Amaral 9209-7152
Oficina do Carlinhos 3487-2919 falar com Carlinhos ou Luciano Rua Begonia 777 Bairro Esplanada
NAF (oficina do Anderson) Rua Turquesa, 1180, Prado 3372-8555 8749-7028
NELCAR Rua Araruana, 11 Nova Suíssa 3371-7162
Paulinho ou Geraldo Rua Guapé 57 Bairro Sto André 3423-8555 9794-8351

Qual delas vocês recomendam para um diagnóstico da ECU?

Muito grato.
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W203 - Central do motor c180 w203 2003 - Será que comprei a peça certa? Empty Re: Central do motor c180 w203 2003 - Será que comprei a peça certa?

Mensagem por Antônio Elias Seg 04 Fev 2013, 01:31

Na prática, o Star permite ao reparador acessar toda a linha Canbus e fazer um diagnóstico geral incluindo o estado de todos os módulos, desde o conforto ao gerenciamento do motor, caso da ECU.

O EPC é dividido por "áreas", caso queira pode passar o chassis por MP que tento confirmar o part-number e te retorno.

Dessa lista acima (conheço a maioria), te indico aqueles que sou cliente: ou o Carlinhos na especializada Intercan ou o Weydner na Globo Car onde sou mais assíduo; nesses você estará em boas mãos e te orientarão com segurança.

Abraços,
Antônio Elias
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Mensagem por afbs Dom 27 Out 2013, 03:01

Caros colegas do forum. Novidades ainda que tardias. Minha C180K w203 2003/2004 está de pé e andando (muito!). Comprei uma central de C230 (!) pelo ebay norte-americano. Resultado: ela está ''andando'' mais do que antes do defeito. A aceleração está (muito) superior. Arrancando em piso molhado nestas chuvas recentes de Belo Horizonte, o ESP teve que dar umas quicadas para evitar derrapagem. Estou adorando brincar de Mercedes por aí hehehe. O consumo de combustivel, sem a mínima preocupação com economia, medido pelo método 'encher, rodar até esvaziar, encher de novo' está em excelentes 7,1 km/l. Agradeço a todos que deram dicas.
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