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(DIY - W168): Botão dos vidros dificil de operar

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Mensagem por MILHO Sáb 24 Nov 2012, 02:42

Buenas.. aqui vai um tutorial de como melhorar a sensibilidade dos botões dos vidros elétricos.

Meu carro estava muito dificil de fechá-los, sendo que tinha que subir em cima do botão pra comandá-los, heheheheh.. imagine o dono anterior... 8/

Bem, é simples e rápido de fazer, lembrando que a habilidade conta muito, pois tem que tomar cuidado para não danificar a peça.

Bem, para remover a moldura cinza que envolve as teclas, é muito fácil.. quase que sai na mão!! Mas, pegue uma chave de fenda, forre com um pano para não marcar o plástico e vá soltando a peça, pra cima. Ela tem uns encaixes que vão se desprendendo facilmente.

Com ela na mão, veja que os botões vem junto. Solte o chicote dos botões e leve tudo em sua mesa, onde irá mexer no sistema. Remova as teclas pra fora da moldura de plástico cinza: há travinhas que prende a "caixinha" de teclas da moldura cinza.

Com a caixinha na mão, veja atrás que há vários parafusinhos. Com uma chave Allen beeeem pequinininha (desculpe, não sei a medida da chave) tire todos os parafusos. Mesmo assim, a caixinha não vai abrir. Repare que tem 4 travinhas em cada canto, que, assim que desencaixadas, abrirá o conjunto.

Com o sistema aberto, vc verá vários filetes de metal, sendo que alguns deles são soltos numa das pontas (se não me engando são da cor cobre; os prateados não são móveis, portanto não mexerá nos prateados). Estes móveis e de cor cobre são os que recebem a pressão de uns "pininhos" que ficam por baixo do botão de plástico. Provavelmente vc verá marca dos pininhos que fazem pressão sobre os filetes.

A sacada está ae: com a presão desses pininhos sobre os filetes de cobre, ele vai entortando pra baixo, formando uma espécie de barriga. Mesmo que mínima, a barriga é que faz ficar duro a operação com os botões. Com uma chave de fenda pequena, force a parte de baixo do meio do filete (onde está a barriga) e tente deixá-la reta, ou até mesmo com uma leve barriga pra cima. Lembre-se: pouca coisa!!!

É na parte de forçar com a chave de fenda é que temos que tomar cuidado para não danificar nenhuma peça interna do sistema, apesar de ela ser bem resistente.

Pronto!! Feche o conjunto e teste ligando o chicote no carro. Gostando do resultado, recoloque os parafusinhos, encaixe tudo no lugar e seja feliz!! Aproveite e faça uma boa limpeza em tudo, pois, provavelmente, tudo estará cheio de sujeira dos anos de operação.

Sei que tudo pareceu confuso. Se sim, peçam que vou tentar tirar umas fotos, pois é muito simples e levei uns 15 minutos pra fazer tudo!!



Abração..
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Mensagem por Alexandre - PR Sáb 24 Nov 2012, 09:44

Interessante! Ótimo tutorial, certamente ajudará os demais confrades que sofrem com isso. Parabéns! Eu achei fácil de entender, mas se puder colocar fotos, ficará melhor ainda!

Abs,
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Mensagem por leandrof79 Sáb 24 Nov 2012, 11:06

Milho,

super interessante, mas é preciso postar algumas fotos para a gente entender melhor o processo.

Abração
Leandro.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 26 Nov 2012, 12:23

Milho,

em qual modelo de MB você fez o trabalho?

Abraço!

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Mensagem por MILHO Seg 26 Nov 2012, 17:20

Valeu pessoal.. em breve farei um vídeo pra facilitar mais ainda.

Ulysses, fui numa Classe A, mas o fiz pq já tinha feito em outros botões de outros carros. O último foi de espelho elétrico de meu Taurus, onde só funcionava pra girar pra direita em ambos os retrovisores - levando a conclusão de que não era outra coisa a não ser o botão de comando.

Portanto, creio que isso sirva pra quase todos os carros, lembrando que se realmente o problema forem nas teclas.
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Mensagem por Johemoto Qua 28 Nov 2012, 01:06

Milho, de grande valia...
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Mensagem por camilorafael Qua 28 Nov 2012, 01:19

Milho, já realisei este tipo de manutenção, mas no interrupitor da luz de leitura do teto (salão) pois a mesma encontrava-se com mal contato, e às vezes era preciso dar uma pressão no botão para ela ascender, depois deste mesmo tipo de reparo ela voltou a funcionar perfeitamente!
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Mensagem por MILHO Qua 28 Nov 2012, 02:15

Exatamente, Camilo. Em muitos botões com mal contado poderemos fazer este serviço. Indiquei o do vidro elétrico pois era o botão que apresentou mau funcionamento quando peguei o carro e foi o que lí mais relatos deste defeito.

Abraço e, em breve, um vídeo..
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Mensagem por alan&juh Sex 04 Jan 2013, 12:19

Muito bom Milho...

Infelizmente o meu deu PT eu abri e fiz de tudo porém não resolveu,Crying or Very sad tive que comprar outro... pesquisei em vários lugares e o lugar mais barato que achei foi na CCS, por incrivel que pareça, a peça custa $126,00, comprei na EuropaMotors.

Abraço!
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Mensagem por WLavos Sex 21 Jun 2013, 18:19

Muito bom, Milho!
Acabei de fazer isso! Ficou perfeito.
Obrigado pela dica! Very Happy

Uma dúvida: dentro do compartimento onde estão os botões, existe uma caixinha (um pouco maior que uma caixa de fósforos) onde tem 2 chicotes - com 4 ou 6 fios) e um fusível. Pra que serve isso?

Abraços!
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Mensagem por Kanduxo Sex 21 Jun 2013, 19:12

Muito bom, Milho!
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Mensagem por Alan Sex 21 Jun 2013, 19:52

Wlavos,
deve ser o modulo do ESP

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saudações,
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Mensagem por cassio machado Sex 21 Jun 2013, 20:35

Milho,

O levantamento do vidro da minha baby esta assim, vou fazer isto.

Grato
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Mensagem por Luiz Pinheiro Sex 21 Jun 2013, 21:17

Eh bem facil sim, fiz isso no nosso antigo classe A. Nao me lembro se tirei fotos na epoca, vou procurar.
Abs
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Mensagem por WLavos Sáb 22 Jun 2013, 19:46

Alan.
Descobri o que era: um módulo pra subir os vidros quando as portas são travadas. No

Vou dar um jeito de tirar esse negocio. Tsc tsc
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Mensagem por Kanduxo Sáb 22 Jun 2013, 19:54

Lavos, vai tirar por que? Está te dando problemas?
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Mensagem por WLavos Dom 23 Jun 2013, 09:50

Kanduxo.
Problemas, não esta dando, mas também, não faz o 'prometido' (subir os vidros ao trancar as portas).
Uma pergunta, originalmente, os vidros sobem apenas com um toque ou devo deixar pressionado?
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Mensagem por Luiz Pinheiro Dom 23 Jun 2013, 10:00

Lavos nenhum Classe A veio com opcional de levantar os vidros quando se trava as portas. Os vidros não sobem e/ou descem só com um toque, precisa ficar acionando.

Abs
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Mensagem por WLavos Dom 23 Jun 2013, 10:15

Muito obrigado, Luiz. Penso em tirar para deixar o mais original possivel.
Very Happy
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Mensagem por Luiz Pinheiro Dom 23 Jun 2013, 10:57

É isso aí, rs.

Eu particularmente acho que a MB deveria ter colocado isso nos últimos modelos sim, não que faça falta pra mim, mas já tinha carro nacional 2005 com esse opcional. Como os caras já deviam estar com a parada de produção do carrinho em mente, deixaram do jeito que estava.

Abs
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Dom 23 Jun 2013, 23:18

Luiz,

mas isso não é "privilégio" do Classe A. Até onde eu sei todas as MBs são assim, tem que segurar o botão para subir os vidros.

Veja como um sistema de segurança, para evitar acidentes hehehe...

Abraço!

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