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(W109): 50 anos de um mito - em março de 1968 nascia o mito Mercedes-Benz 300 SEL 6.3

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Mensagem por AEP Sáb 31 Mar 2018, 22:21

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A apresentação mundial da Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 foi em março de 1968 no Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça.


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Um dos veículos de produção mais interessantes e velozes do mercado mundial.


No Salão Automóvel de Genebra, em março de 1968, a Mercedes-Benz causou sensação com a 300 SEL 6.3 (W109).


O novo modelo topo da gama da Mercedes-Benz com motor V8 oferecia desempenho ao nível de carro esportivo: 6,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de 220 km/h. Além disso, uma extensa lista de equipamentos de série com o padrão e conforto da marca. Com seu alto grau de perfeição, a 300 SEL 6.3 fascina até hoje. Ela é um dos carros mais procurados da marca pelos colecionadores.


As boas "6.3er" são raras atualmente. Hoje, a 300 SEL 6.3 é considerada um clássico dos sonhos por causa de seus pontos fortes. Na virada da chave, o motor V8 se anuncia com um ruído suave. São 250 CV a 4.000 rpm em um peso de 1.780 kg - uma excelente relação peso/potência. A batida suave no acelerador desdobra a potência e, em segundos, o sedan acelera sem esforço e desliza poderosamente pelo próximo trecho reto da pista. O grande volante com a sua empunhadura estreita, faz com que a condução seja um exercício muito agradável em função da direção assistida. O sedan convence não só com desempenho, mas também pelo conforto, espaço generoso e ambiente agradável. Não por menos que a 300 SEL 6.3 estabeleceu novos padrões na categoria. Ela é considerada o antepassado de todos os sedans de alto desempenho da Mercedes-Benz.


A estréia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, em março de 1968, teve o comunicado de imprensa com o seguinte resumo de características:


"Combinando o máximo conforto e desempenho excepcional, não é improvável que seja o melhor carro. Ele atende às necessidades de clientes que esperam desempenho acima da média”. O sedan assume o posto de topo da gama que era da W100 (600), herdando da mesma o motor V8 6.3.


Além da velocidade máxima de 220 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, percorria um quilômetro, partindo do zero, em 27,1 segundos. Seu funcionamento particularmente silencioso, absolutamente livre de vibrações, suspensão pneumática e transmissão automática, combinavam para oferecer conforto de condução que não deixava nada a desejar - afirmava o comunicado de imprensa.


Externamente, o sedan não tinha muitas diferenças das demais W108/109. Apenas a inscrição "6.3" no lado direito da tampa do porta-malas, faróis duplos halogenos com a mais recente tecnologia de iluminação e luzes auxiliares de neblina davam indícios de ser o modelo topo da gama - mantendo-se extremamente discreto.


A revista Auto Motor und Sport descreveu na edição 6/1968: 


"Nós testamos uma das primeiras unidades cuidadosamente guardadas, que ainda não foi decorada com o nome 6.3. A ausência deste nome confundiu, sem dúvida, alguns motoristas de Porsche 911 e 911 S - até então os reis da estrada. Eles foram impactados pelo inofensivo Mercedes de aspecto distinto. Se um deles por acaso leu estas linhas, não precisa reclamar do seu carro por falha de desempenho na fábrica”.

No interior, um tacômetro com uma faixa de medição maior, um tacômetro padrão e um arranjo diferente do relógio distinguiam a "6.3er" da 300 SEL. Seu chassi com suspensão a ar e nivelamento automático também oferecia uma excelente base para o modelo de alto desempenho: ele se ajusta automaticamente a cargas variáveis. O curso da suspensão e, portanto, também a posição do veículo, sempre permaneciam constantes - o que aumentava significativamente o conforto de condução. Freios a disco ventilados nas quatro rodas asseguravam uma ótima frenagem. Outros equipamentos de série abrangentes incluiam direção hidráulica, câmbio automático de quatro velocidades com trocas suaves e rápidas, diferencial de deslizamento limitado, vidros elétricos e sistema de travamento central pneumático.


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O poderoso motor V8 de 6.333 cc herdado da Mercedes-Benz 600 (W100), recebeu apenas algumas modificações. Ele recebeu uma bomba de injeção de oito tempos com partida e aquecimento automático, nova posição do pedal do acelerador, velocidade do motor, pressão do ar e a temperatura da água do radiador. O combustível era injetado nos tubos de entrada através de oito bicos de alta pressão. Este arranjo provou seu valor durante anos em todos os modelos SE da Mercedes-Benz e garantiu uma combustão eficiente. Para acomodar o motor da série W109, a haste da estrutura, o túnel de transmissão e o assoalho do carro foram alterados.


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A 300 SEL 6.3 remonta uma idéia do engenheiro de testes da Mercedes-Benz, Erich Waxenberger. Na década de 1960, ele também reconheceu o potencial do motor V8 600 para a série W109. Inicialmente, montou um veículo de testes sem o conhecimento do chefe de desenvolvimento de automóveis Rudolf Uhlenhaut. Mas isso não ficou oculto por muito tempo: ele ouviu a passagem de protótipos pelo seu escritório com um sutil ronco do motor e ordenou que Waxenberger imediatamente esclarecesse os fatos - e com isso, permitiu a continuidade do desenvolvimento. Quem conheceu Uhlenhaut, pode imaginar um belo sorriso quando ele autorizou oficialmente a empreitada.


Em 1972, um total de 6.526 unidades já tinham deixado a linha de montagem.


Este veículo fascinante há muito tempo chegou ao mercado de colecionadores: "Embora a 300 SEL 6.3 não tenha despertado o interesse dos colecionadores durante muitos anos, isso mudou. Hoje, ela está em alta demanda e os preços dos veículos disponíveis aumentaram significativamente”, disse Patrik Gottwick, responsável pelas vendas de veículos da ALL TIME STARS na Mercedes-Benz Classic. "Um bom veículo no grau 2 custa atualmente 80.000 Euros".


Fonte:


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