Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

+138
eyamamoto
mcmissagia
Mora17
Emmanuel
Passerin
Jordan_santista
betowayne
Warley Lima
minssama
JTelles
A190
almeidamcz
machadosl
Rebeque
Patguaruja
exclusiveav
Valderifs
fabianomachado
Cocada
Edson Roberto Barbosa
Vayne
rvezzani
Renato Scarpelin
digozan
robinson longo
rafaelv.
evandro_rapid
evandrovila
Massautak
Mendes.alle
iury
Anderson Pinheiro desouza
joao antoniofaustino juni
jcbh
GuiAraujoHair
pomj2002
ZIG MASTER JUNIOR
Guilhermino
luizsigolis
luan.caldeira
brunofelipe1616
camilo matos
tonzinhobs
Luiz Pinheiro
cassio vitor
ZIG MASTER
Anikiles
leao.ez
Marcos Santos
Arturo Fagundes
CLÉBER FLÁVIO
Franklin Tassara
Erick Corrêa
Runge
pateord
MMbenz
ruanclassea
Darlan Alves
Professor
Cristian
fmendel
helena
willian manhaes
GR AUTO SERVICE
J.Carlos
cassio machado
DALCIE
Luiztower
xopoto
talimattos
Raphael Hagi
AEP
edmar flavio machado
BEREK
Alan
Eduardo__Perez
Emershow
iveiga
VANDERLEI PENNA
Dr. Pimpolho
paulo brito
r_tinho
EfBauru
FERNANDO SALOMONE
Herbie
João
Fajardo
savinho
ThiSantana
Buenno
rafael.puga
rpizzolato
Brainer Kaio
john
otaviano zanella
marcelobrotas
Epicco
Thalles Barroso
Marcus Donarumma
gcorrea33
Bruno B
Weiss 1972
VLOiveira
CMMoulin
Berantis
Ednilton Fernandes
evanschu
C-220
Gustavo Vanesghick
Borg
Klaus Zoellner
vicentão
Krk5
toni goetten
Augusto Cesar
Pé de Cedro
Fotógrafo
anderson5252
fabianolopes1
Karl Fass
marcos biani
Nilton Martins
acqualocco
paulo_afs
jorge martins
metalth
tom.tte
Juliano pellizzoni
deusdedit
Ulysses V8 Benz
Wilson
walter paiva
Caio_Cartaxo
douglas barddal
Antônio Elias
scarela
A-CLass
Kanduxo
142 participantes

Página 32 de 33 Anterior  1 ... 17 ... 31, 32, 33  Seguinte

Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por walter paiva Sex 13 Jan 2017, 20:31

Luzes BAS/ESP e ABS não acesas durante a condução do veículo.

Estas luzes devem acender quando ligar o contato e apagar quando o motor funcionar.
Não devem acender com o carro andando.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por Passerin Sáb 14 Jan 2017, 03:06

Existe recomendação de alguma boa oficina em BH? Mecânica Alberto fechou, era onde eu cuidava da minha W202 (saudades eternas rsrs)
Passerin
Passerin
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 83
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por Jordan_santista Seg 16 Jan 2017, 16:33

Confrades, na primeira partida do dia quando ligo o ar condicionado da minha cotó, ele não joga ar gelado, só o ventilador que funciona. Dai engato a primeira marcha e acelero até uns 4500 RPM, ai o ar gela e assim fica pelo resto do dia. Todas as vezes que vou ligar o ar condicionado após longas paradas, tenho que "ligar o compressor" acelerando em primeira marcha até uma rotação alta. Isso é normal? ele funciona perfeitamente, só tem esse macete de fazer funcionar.
Jordan_santista
Jordan_santista
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/12/2016
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por Emmanuel Ter 07 Mar 2017, 13:10

Amigos, boa tarde. 

Existe algum site da MB para catálogo de peças? Sei que a BMW tem o realoem.com. Vc joga o numero do chassis e vai navegando pelas peças do seu carro específico. 
Alguém sabe?
Obrigado.
Emmanuel
Emmanuel
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 28/02/2013
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por walter paiva Ter 07 Mar 2017, 15:10

Emmanuel, veja este:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por savinho Ter 07 Mar 2017, 18:56

outro problema comum que tenho concertado muito é a tomada da central do comando de AR ele esquenta muito e derrete fechando curto e parando de funcionar!
savinho
savinho
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 779
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por A190 Qua 15 Mar 2017, 13:24

verifiquem os básicos, caso nao de certo verifiquem o rele.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por Mora17 Ter 28 Mar 2017, 17:30

Amigos,
lendo este tópico e o "Parte I" do mesmo, percebo que alguns tem problemas com o módulo de injeção das W168 mais antigas, com o famigerado Maf, minha dúvida é a seguinte, pois não tenho lá muito conhecimento técnico nesta área: se o sujeito tem um problema no módulo dele, não valeria a pena instalar uma dessas opções de injeção programável tipo fueltech? pois é menos caro (já que ambas soluções não são baratas) que o módulo original novo...
Mora17
Mora17
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/03/2017
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por walter paiva Qua 29 Mar 2017, 10:25

Precisa ver se este sistema de injeção consegue conversar com o ASR/ESP/BAS/ABS e sistemas de bloqueio.

Existe uma empresa no Reino Unido que faz o reparo do módulo.

Alguns fazem reparos paliativos com colocação de resistências eletrônicas que mantém fixo os valores de medida do fluxo de ar.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por A190 Sex 31 Mar 2017, 17:43

o valderi inventou um meio inovador, deixar o MB mais rapido, colocou resistencia o carro fica igual uma bala e economico.

walter: falando meio por cima, o MAF tem mais vantagem que o MAP ? agora que falou das laminas, elas podem, partir-se com tempo, devido trepidações ?
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por walter paiva Sáb 01 Abr 2017, 07:56

O MAF tem muito mais vantagem (quando ele esta bom) são 8 vias a mais de informação que o MAP.

Aqui na família temos um Classe A com MAF e outro com MAP. O com MAP é o do meu pai do mesmo ano/modelo e mesma motorização/cambio da minha Classe A.
O Classe A do meu pai acelera suave e uniforme e marcha lenta melhor, o meu com MAP a aceleração é áspera e a marcha lenta bem diferente.

Quanto a lâmina partir não tenho certeza, tudo pode ocorrer como foi o caso com o André Buss.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por Valderifs Ter 04 Abr 2017, 11:45

Ou faça conforme o André Buss falou, ou coloquem um termistor de 900 ohms no lugar das lâminas. Um profissional de Santo André faz isso e cobra 700 reais.
.
As lâminas do Classe A é um tipo de termistor, que é uma resistência que varia a sua capacidade ohmimetra conforme esfria ou esquenta. O tipo termistor do Classe A é Positivo (PTC), o qual envia ao motor que a temperatura ambiente está quente (O termistor "aumentou" a resistência), fazendo que injete menos combustível na câmara de combustão.
.
Walter, eu queria fazer esse teste. Do Maf e do Map.
Valderifs
Valderifs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 526
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por walter paiva Ter 04 Abr 2017, 12:14

Fechado, vamos alinhavar isso!

Você anda no meu A190 MAP e eu no seu A190 MAF Very Happy

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por A190 Ter 11 Abr 2017, 00:36

legal, obrigado pelas informações,  em resumo o MAF tecnicamente é quase igual uma resistencia de chuveiro digamos. 

entao, eu ja limpei varias vezes o MAF com descarbonizante, (gastei uma lata de car80) pra limpar o maf, mais uma lata de limpa contato, joguei alcool 70 %, e tambem wd40 . saía um monte de sujeira. 

do outro lado eu via uma borra amarela parece gordura.  Eu tentei abrir a parte da central para poder limpar as laminas no MAF  , mas nao consegui, e queria limpar aquela borra amarela da mangueira.
tipo limpava com cotonete as laminas bem limpa.  pois ela tem uma gradinha de plastico pra proteger, ai nao tem como limpar. so tirando.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por Valderifs Dom 04 Jun 2017, 11:02

Pois bem, ontem foi a geral mais importante que dei aqui no Cotó. 
.
Estava com vazamento de óleo, água e entrada de ar pós-Maf.
.
Desmontei tudo, chegando ao comando de válvula. Limpos, envernizados e brilhantes, nada mal aí.
.
Ao olhar atentamente aquela mangueira grossa que sai do radiador à bomba d'água, verifiquei que onde fica a presilha estava simplesmente gotejando com o carro desligado e frio. Imagine então quente e com pressão? 
.
(1) Solução da Água Vazando - Problema resolvido - Troca de presilha e corte em 1 cm da mangueira, renovando a ponta.  
.
Daí fui para o problema da entrada de ar. Ao olhar a borrachas de vedação do coletor de ar, percebi que, embora estavam novas - troquei-as em Janeiro, duas saídas de ar aos cilindros estavam com uma sobressaliência negativa, ou seja, uma pequena cavidade onde entrava o ar. E nessas entradas tinha muito resíduos de sujeira - areia, traços de folha e óleo, tampando essas cavidades, como se fizesse uma barreira entre o lado externo do coletor e o interno, gerado pela pressão do ar.  Por isso consegui identificar do porquê quando o carro estava frio, até 20 minutos, a rotação em marcha lenta ficava entre 700~800, e quando o carro estava quente, a rotação ficava 900~1000, mesmo parado em um semáforo. Quando o carro frio, aquela sujeirinha vedava a entrada de ar. Ao aquecer, essa mesma sujeira amolecia e permitia e permitia a entrada do ar. Ao esfriar e com o processo de sucção anteriormente realizado, a sujeira voltava e vedava parcialmente as pequenas cavidades.
.
(2) Solução da Entrada de Ar - as borrachinhas estavam boas, só inverti a posição de colocação. Limpei a sujeira. Comprei Loctite Black, resistente a 260 graus, e fiz uma barreira de cola em cada bocal.
.
Por fim estava com vazamento de óleo na tampa de válvula. O antigo dono, ou o mecânico deste, ao pensar que aqueles cilindros onde vão os parafusos de fixação da tampa ao cabeçote não deixava essas peças encaixarem perfeitamente, lixou-os tentando fixar a tampa ao cabeçote de forma contínua, não deixando o espaço de 1 mm entre essas duas partes. Contudo, ao fazer isso, a borrachinha é muito espremida, fazendo cozinhar e virar uma massa dura. Sem a elasticidade, essa borracha deixa o óleo vazar.
.
(3) Solução - Troquei de tampa e borracha de vedação. Taquei Loctite, uma bela camada, entre a tampa e o cabeçote. Aquela cavidade entre essas duas peças servem justamente para que a borracha não fique estressada e perca a sua qualidade.
.
6 horas de trampo, mas resolvido três problemas de uma vez só.
Valderifs
Valderifs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 526
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Correia do alternador

Mensagem por mcmissagia Seg 05 Jun 2017, 15:43

Boa tarde,
tenho um Classe A mecânico 2002, mais ou menos 150.000KM e partiu a correia do alternador.
1) Tenho que trocar as polias?
2) Estou no Rio de Janeiro alguém tem uma dica de mecânico que tenha segurança para mexer no carro?
Grato
mcmissagia
mcmissagia
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 55

http://mcmissagia@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por machadosl Seg 05 Jun 2017, 16:25

Boa tarde, para saber se precisa trocar as polias só vendo se elas não estão prendendo ou fazendo um ruído de raspagem.
Quanto ao mecânico, tem o Maluhy que fica na Ilha do Governador, o novo telefone dele e Whats App é: 97006-1008. Faça contato pelo Whats para agendar uma visita, pois o galpão fica de portas fechadas, chegando lá é só socar o portão para te atenderem.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1245
Data de inscrição : 20/03/2016
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty correia do alternador

Mensagem por mcmissagia Seg 05 Jun 2017, 20:09

Boa noite,
caro sergio obrigado pela dica, mas a ilha está longe de onde moro. E falei com ele mas não vai ter vaga até quarta. Revisando os post aqui no forum vi referência ao luciano da estrada  de jacarépagua .Você tem referência do serviço dele?
mais uma vez obrigado
mcmissagia
mcmissagia
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 55

http://mcmissagia@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por machadosl Ter 06 Jun 2017, 07:10

Bem, os comentários dos confrades aqui é que assim como o Malhuy ele é bem competente e gente boa. Eu ainda não usei os serviços dele, mas, como o Maluhy anda ocupado, provavelmente terei que rebocar meu carro até lá se não conseguir tirar o motor de arranque dele.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1245
Data de inscrição : 20/03/2016
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por mcmissagia Ter 06 Jun 2017, 11:55

Mais uma vez obrigado pelas dicas
mcmissagia
mcmissagia
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 55

http://mcmissagia@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por A190 Qui 08 Jun 2017, 22:08

valderifs vale a pena trocar tudo de uma vez só, do que trocar uma aqui, outra ali.

alguem tira duvida por gentileza ? 
quanto tempo troca filtro de gasolina ? as velas de iridium media de 100 mil km ? (meu e de iridium)
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por walter paiva Qui 08 Jun 2017, 23:01

Muito bom Valderi é isso aí mandou bem.

Mcmissagia, pode levar no Luciano, ele entende muito bem de MB.

Bruno, troca de 1 em 1 ano.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por A190 Ter 13 Jun 2017, 05:29

velas troca de um em um ano, ou filtro walter?
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por walter paiva Ter 13 Jun 2017, 07:01

De um em um ano o filtro de gasolina, de quatro em quatro anos as velas, ou quando atingir a km de troca dessas peças.
Sempre o que ocorrer primeiro.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por eyamamoto Seg 26 Jun 2017, 14:46

Boa tarde. Adquirimos uma A160 2003 mecanica. 

Podem recomendar bons mecânicos em sp para revisão ? E onde o pessoal costuma comprar peças de reposição ? 
O que geralmente da problema ?

Como é a primeira Mercedes, saindo de um
 Ford, fico bem preocupado com manutencao preventiva.

O carro e único dono.
eyamamoto
eyamamoto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/06/2017
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2) - Página 32 Empty Re: (W168): Dicas e sugestões - problemas comuns do Classe A - W168 (parte 2)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 32 de 33 Anterior  1 ... 17 ... 31, 32, 33  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos