Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Classe B - consumo médio de combustível - B200

+9
Cefas
rsbuz
C-220
walter paiva
Fábio Camargo
paulo brito
borba
AEP
EDSON_CWB
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por EDSON_CWB Ter 23 Ago 2016, 13:36

Bom dia a todos ! Sou um novo membro neste fórum e, gostaria de compartilhar uma dúvida que tenho.
Comprei minha B200 Turbo Sport no ano passado. Posso dizer que depois de muitos e muitos anos, finalmente comprei meu primeiro carro. Os veículos anteriores não entram nesta categoria. Claro que tenho minhas ressalvas, como suspensão dura e baixa e os pneus run flat que já são amplamente difundidos, mas no geral, mesmo sem ter o mimos que muitos carros atualmente vem disponibilizando e que no final não servem pra muita coisa, estou amplamente satisfeito.

Minha dúvida está no consumo da B200. Quando comprei, a média de consumo era de 9,5km/l, usando um (01) tanque de podium e três (03) de aditivada. Não vi diferença quando usava uma ou outra, apenas de desempenho (aliás, muita diferença). Gradualmente esta média foi caindo, sendo que atualmente está fazendo 8,0km/l. Já submeti o carro ao scanner sempre que faço a revisão e nunca é encontrado problema. Fiz algumas observações para tentar encontrar o que estaria influindo no consumo: a. temperatura ambiente, b. posto de abastecimento (marca e local), c. modo de condução, d. utilização de vias mais expressas... enfim, algumas variáveis e em todas a diferença de consumo não ultrapassou 0,5km/l. Vi no manual que o motor está calibrado para rodar com 10% de etanol, então aquele número mágico de 11,5km/l na cidade será impossível de atingir (utilizando nossa gasolenol), mas gostaria de saber se mais alguém tem encontrado um comportamento semelhante em suas Mercedes.
EDSON_CWB
EDSON_CWB
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/08/2016
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por AEP Ter 23 Ago 2016, 14:33

Seja muito vem-vindo Edson!

Impressionante é essa informação do manual no sentido de que a regulagem do motor é para até 10% de etanol!

Qual o ano do seu carro?

Nossa gasolina já tem o mínimo de 25% há muitos anos e desde o ano passado até 27,5%!!!

Já os índices de consumo informados pelos fabricantes, não são críveis de serem atingidos por nós no dia-a-dia. Eles colocam 5 litros de gasolina no tanque, CNTP/CPTP ideais, pista perfeita, sem ocupantes e etc...
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por EDSON_CWB Ter 23 Ago 2016, 14:51

Boa tarde ! A minha é 12/13.
Até onde estou ciente, nossa gasolina atualmente é 30% de etanol, acho incrível que os motores a gasolina não estejam "batendo pino" por aí.
Me informei bastante em sites e fóruns sobre o que esperar de cada gasolina e rede de combustíveis e, estou chegando a conclusão que não há gasolina boa para utilizar nestes motores. Com a gasolina premium (Petrobrás, Ipiranga e Shell) só sinto diferença no desempenho. Parece que o carro "acorda" de um sono profundo e responde muito bem ao acelerador. Se utilizar no modo "S" ou "M" então, fica um canhão. Desculpe-me quem já tem uma MB 250,300... ou AMG, sei que estou falando bobagem quanto ao "canhão", mas como ainda é minha primeira experiência com MB, acho incrível o desempenho. 

Gostaria de saber se alguém percebeu uma piora gradativa e como poderia fazer para melhorar, se há alguma maneira.
EDSON_CWB
EDSON_CWB
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/08/2016
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por borba Ter 23 Ago 2016, 16:51

Edson,
Com mais etanol na gasolina o motor não bate pino pois o etanol tem melhor poder anti-detonante que a gasolina pura( que antigamente usava chumbo tetraetila como aditivo anti detonante)
As gasolinas premium(podium e V power racing) , alem de terem maior octanagem o que aumenta a performance por poder anti detonante podendo o motor trabalhar com uma outra curva de avanço de ignição  , e como disse o AEP as gasolinas "comum e aditivadas" podem receber até 27,5% de etanol anidro dependendo da época e do estoque regulatório deste combustivel.Como o poder calorifico do etanol é menor que o da gasolina , ela gasta mais  combustivel por unidade de medida para realizar o mesmo trabalho da gasolina ( rendimento calorico aprox de 30% a menos ) e como tem bastante etanol na gasolina o consumo aumenta na proporção da mistura .a maneira de melhorar é de mudar e levar seu carro para os EUA e usar gasolina de lá ( e preferencialemente que vc vá junto ! Very Happy rs ) pois por aqui vai continuar esta maluquice do pais do salve-se quem puder ....

abraço e vamos conviver com estes pessimos consumos tendo que usar uma "urinolina" no tanque dos nossos carros"
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por EDSON_CWB Ter 23 Ago 2016, 17:01

Caro Borba, concordo contigo.
Tendo por base as variáveis que mencionei, minha convicção é de que nossa "urinolina", como vc diz, não ajuda em nada. Não é a tôa que nos Estados Unidos e na União Europeia os dados de consumo dos carros são muito melhores que os nossos.
Só perguntei para saber se havia mais alguém convivendo com estes índices de consumo e qual o consenso geral a respeito, se temos que conviver com isto ou se poderia ser algo a trabalhar com o carro.
EDSON_CWB
EDSON_CWB
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/08/2016
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por AEP Ter 23 Ago 2016, 17:13

avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por paulo brito Ter 23 Ago 2016, 18:13

A adição de 27,5% de etanol na gasolina aumenta o consumo (Km/l)  em torno de 10%  se comparado com a gasolina sem etanol.  Em média o consumo de motores flex usando 100% de etanol é da ordem de 30% maior. Por outro lado a adição de álcool não reduz a octanagem em relação a gasolina pura,  pode até aumentar um pouco. A Podium tem elevada octanagem, (95/102) superando a maioria das gasolinas comercializadas no exterior.


Gasolina Comum:
Octanagem (IAD): 87
Octanagem (ROM) 95
Partículas de enxofre: 50 ppm
Álcool anidro: 27,5%

Gasolina Aditivada:
Octanagem (IAD): 87
Octanagem (ROM) 95
Partículas de enxofre: 50 ppm
Álcool anidro: 27,5%
Contém aditivos (detergentes e dispersantes)


Gasolinas Premium:

V-Power Racing:
Octanagem (IAD) 91
Octanagem (IAD) 98
Partículas de enxofre: 50 ppm
Álcool anidro: 27,5%
Contém aditivos (detergentes e dispersantes)

Original premium:
Octanagem (IAD): 91
Octanagem (ROM) 98
Partículas de enxofre: 50 ppm
Álcool anidro: 27,5%
Contém aditivos (detergentes e dispersantes)


Podium:
Octanagem (IAD): 95
Octanagem (ROM) 102
Partículas de enxofre: 30 ppm
Álcool anidro: 27,5%
Contém aditivos (detergentes e dispersantes)
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por Fábio Camargo Qua 24 Ago 2016, 09:36

Bom dia Confrades, Paulo posso estar enganado mas que eu saiba quando o percentual limite de etanol na gasolina subiu para absurdos 27,5% ( já não é mais gasolina ) é uma mistura que ainda não foi batizada...
Isto só valeu para "Gasolinas" Comum e Aditivada...
O Limite para "Gasolinas" Premium como Podium permaneceram em 25% o que já é um absurdo ...

abraços

Fábio
Fábio Camargo
Fábio Camargo
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 397
Data de inscrição : 21/08/2015
Idade : 58

http://www.csbconsulting.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por walter paiva Qua 24 Ago 2016, 11:55

As Mercedes viraram flex com essa mistura que o governo impõe.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por paulo brito Qua 24 Ago 2016, 12:50

Fábio, você tem razão,  as gasolinas premium tem 25% de etanol e não 27,5%.

Pessoalmente acredito que o problema de qualidade  da nossa gasolina não é o álcool mas o alto risco de adulteração durante as fases de distribuição.

A adição de álcool não altera a performance e durabilidade e sim o consumo,  desde que a octanagem da gasolina utilizada não seja menor daquela especificada pelo fabricante do motor. Ao usar uma gasolina aditivada em um AMG, Porsche por exemplo vai haver perda de performance pois estes motores exigem alta octanagem, encontrada na Podium,  já usar Podium em um GM Cruze não vai alterar absolutamente nada em termos de performance e consumo.

A Podium tem menos enxofre, poluindo menos, e também demora muito para sofrer alguma deterioração quando fica muito tempo parada no tanque. 

Vale ressaltar que motores que utilizam 100% de álcool tem apresentado durabilidade semelhante a seus equivalentes que usam  gasolina.

Existe muita lenda sobre o assunto.
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por Fábio Camargo Qua 24 Ago 2016, 15:08

Boa tarde Paulo,

Concordo em quase tudo com você, porém...

Minha maior  indignação com o Etanol na "Gasolina" brasileira ficam por conta:
       1) Percentual abusivo de Etanol na Gasolina, antigamente era abaixo dos 20%, realmente não comprometia os motores a gasolina, hoje como bem colocou o Walter, estes percentuais abusivos estão na pratica "transformando" todos os motores em flex, não é legal...
        2) Preço, temos pelo menos 1/4 de etanol e preços de Gasolina Pura 100% premium...
        3) Num País sério esta mistura receberia outro nome não Gasolina e deveria ser uma opção a mais, não a única opção...só mais uma das muitas coisas do Brasil que nos mantem presos no 3 mundo,rsrs

abraços
Fábio Camargo
Fábio Camargo
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 397
Data de inscrição : 21/08/2015
Idade : 58

http://www.csbconsulting.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por C-220 Qua 24 Ago 2016, 15:12

Em 1994 eram apenas 10% de Etanol na gasolina...
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por rsbuz Ter 06 Set 2016, 10:01

Confrades, bom dia. É possível abastecer com gasolina ADITIVADA? Desde que comprei o carro e segundo o mecânico da concessionária MB local não é recomendado gasolina Aditivada, apenas comum ou podium. Se estiver errado por favor corrijam. Obrigado. Abs.
rsbuz
rsbuz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 80
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por borba Ter 06 Set 2016, 10:11

Estranha esta recomendação pois a Podium é aditivada igualmente ..... Shocked
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por rsbuz Ter 06 Set 2016, 10:25

Então Borba, também estranhei pois sendo aditivada e com octanagem melhor que a comum, não vejo problema em colocar. Desde que comprei o carro nunca abasteci aditivada mas vou novamente indagar isso na concessionária. Abraços!
rsbuz
rsbuz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 80
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por paulo brito Ter 06 Set 2016, 11:32

Este mecânico da concessionária não sabe o que fala, o que não é muita novidade.  Nos países de primeiro mundo toda gasolina é aditivada.
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por Cefas Ter 24 Out 2017, 14:46

Pessoal, 


Vi que os posts a respeito do consumo são de 2016. 

Como estão nossas B200 hoje?? Como anda o consumo delas? Vamos dar uma atualizada nos dados??

A minha tem feito 7km/l em média na cidade... estou achando bem alto. 


Na estrada faz em media 12,5 a 13km/l andando a 120/130km/h no máximo alguns picos de 140km/h sem aceleracoes bruscas nem reduzidas. So deixando desenvolver numa boa...

Quando puxo bem na estrada... 160/180 ela faz 10km/l. Nada mal. 

Na VeraCruz eu faco na estrada a 120km/h cravado apenas 7km/l rsrsrsrr




A minha é uma 2013 com pneus 225/45 e com 52k rodados


Última edição por Cefas em Ter 24 Out 2017, 14:48, editado 1 vez(es)
Cefas
Cefas
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 15/09/2017
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por Cefas Ter 24 Out 2017, 14:47

Quando puxo bem na estrada... 160/180 ela faz 10km/l. Nada mal. 

Na VeraCruz eu faco na estrada a 120km/h cravado apenas 7km/l rsrsrsrr
Cefas
Cefas
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 15/09/2017
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por AEP Ter 24 Out 2017, 14:56

Por isso somos o país campeão em acidentes de trânsito.
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por walter paiva Ter 24 Out 2017, 15:20

Cefas,

Chegou a efetuar alguma troca de filtros e velas? também achei alto o consumo na cidade mesmo sendo com cambio automático, mas vamos aguardar as informações de mais confrades que possuem este modelo do seu.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por rsbuz Seg 30 Out 2017, 21:16

A minha B200 2014, atualmente com 24K km, rende 320km no máximo em um tanque. Sem pisar muito no acelerador, uso somente urbano e com pneus 225/45 18. Sim, troquei os originais runflat por convencionais. Agora, fsçam as contas aí.
rsbuz
rsbuz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 80
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por Cefas Ter 14 Nov 2017, 15:43

Acabei de fazer mais uma medição...

Rodou exclusivamente na cidade: 299,3km e pegou 44 litros de gasolina. 

=

6,8 km/l

=(


Andando suave... sempre mantendo as trocas abaixo de 3 mil rpm, somente ocasionalmente uma ou outra retomada. 



Lembrando q moro numa cidade pequena, e pego bastante anda e para e trechos curtos.
Cefas
Cefas
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 15/09/2017
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por AEP Ter 14 Nov 2017, 16:23

É isso mesmo. Os 27% de etanol contribuem muito para isso. E olha que seu carro é turbo, o que pode favorecer menor consumo. O meu T245 ainda é aspirado...
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por Cefas Ter 14 Nov 2017, 17:00

Está fazendo quanto o seu??
Cefas
Cefas
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 15/09/2017
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por AEP Ter 14 Nov 2017, 17:16

avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

classe - Classe B - consumo médio de combustível - B200 Empty Re: Classe B - consumo médio de combustível - B200

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos