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Mensagem por AEP Seg 09 maio 2016, 12:49

Poucos meses após a estréia da W204, a Mercedes-Benz apresentou a versão perua S204 no Salão Internacional do Automóvel Frankfurt-Main/Alemanha. Foi a 3.ª geração da perua que combinou qualidades típicas de segurança, agilidade, conforto e aumento significativo no espaço e versatilidade. A capacidade máxima de carga de 1.500 litros tornou a Classe C perua o veículo com a maior capacidade de carga em seu segmento.

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A perua ofereceu muitos detalhes úteis para a conveniência do carregamento e transporte seguro. Poderia abrir a fechar automaticamente a tampa traseira com o pressionar de um botão. Comparada à antecessoras S203, o consumo de combustível foi reduzido em até 12%. Foi ainda premiada com um certificado de conformidade ambiental de acordo com a norma ISO de validade internacional.

Em relação à segurança, adotou o PRE-SAFE®, sistema de luzes inteligentes e se tornou o carro mais seguro dessa categoria de veículos. Era dotada de 7 airbags, pre-tensionadores e limitadores dos cintos de segurança e encostos de cabeça NECK-PRO.

Os modelos Classic, Elegance e Avantgarde estavam disponíveis com um novo e mais elevado conceito de conforto. A linha Avantgarde tinha carácter esportivo em função da colocação da estrela da Mercedes no centro da grade do radiador.

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Os designers de engenheiros da Mercedes-Benz voltaram seu trabalho para as expectativas dos clientes. A busca por mais espaço e alta versatilidade tiveram prioridade no projeto. Comparada com a S203, a parte traseira ficou significativamente mais acentuada e, assim, forneceu uma base importante para um volume de carga maior. Ela variava de 485 a 1.500 litros dependendo da posição dos encostos dos bancos traseiros individuais nas proporções de 1/3 ou 2/3 (e dobrando para a frente). Nenhum outro carro oferecido tinha tanto espaço no segmento de peruas.

Em comparação com a S203, a capacidade de carga aumentou em até 146 litros. O comprimento interior útil máximo media 2,82 metros da porta traseira para os pés do passageiro da frente - 17 cm mais que a S203.

O compartimento de carga tinha 2 ganchos e 4 anilhas de fixação de carga como equipamento de série. "Porta-trecos" laterais e uma caixa de dobrável eram também de série além da proteção de bagagem em rolo e rede de segurança. A nova porta traseira EASY-PACK era aberta ou fechada com o pressionar de um botão - uma novidade nesta categoria de veículos. E com o opcional Kit Fix EASY-PACK o motorista tinha ainda mais maneiras de alcançar os quase 1,80 metros de comprimento e largura de 1,20 metros.

A capacidade de tração/reboque também aumentou, podendo tracionar até 1.800 Kg. O controle de nível (opcional) poderia manter o nível do veículo constante em cada condição de carga.

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Os novos motores ofereceram mais potência e torque com um consumo até 12% menor de combustível frente à S203. O trabalho de desenvolvimento priorizou os motores de 4 cilindros. Na C180 Kompressor e C 200 Kompressor houve um aumento de potência de 13 CV e 20 CV.

Para os motores a Diesel de 4 cilindros, a Mercedes-Benz desenvolveu 90 novos componentes, além do sistema de injeção, o turbocompressor e o arrefecimento do ar de sobrealimentação. O resultado foram motores com mais potência e torque, com cerca de 12% menos consumo de combustível. A nova C220 CDI tinha 170 CV em vez de 150 cv.

A nova C200 CDI tinha 11% mais potência (136 CV em vez dos 122 CV).

Três modelos com motores de 6 cilindros foram ofertados  para as C230 (204 CV), a C280 (231 CV) e a C350 (272 CV). A eles se juntou o novo motor a Diesel de 6 cilindros da C320 CDI (224 CV). Todos os modelos, exceto a C350, tinham transmissão manual de 6 velocidades de série. Por outro lado, a C350 era equipada com o câmbio automático de 7 velocidades 7G-TRONIC de série.

O sistema AGILITY-CONTROL tornou-se item de série. Era dotado de amortecedores que automaticamente se adaptavam à situação de condução para melhorar o conforto de condução em curso normal. Em um estilo de condução dinâmica, por outro lado, aplicava a força máxima de amortecimento para atingir a estabilidade de forma eficaz.

O pacote dinâmico era opcional. O motorista poderia escolher entre os modos Comfort e Sport e determinar as características gerais da suspensão. Dentro destes programas, os amortecedores para cada roda eram eletronicamente e continuamente variados. O chassi também foi ajustado rebaixando o veículo por 15 mm. A suspensão foi equipada com molas mais curtas e barras de torção mais fortes.

Em combinação com o pacote esportivo AMG, a perua poderia receber uma suspensão esportiva com molas mais curtas e amortecedores mais firmes, além de rodas de liga-leve de 17 polegadas e a redução de altura em 15 mm.

A nova plataforma da perua passou por um programa de testes com mais de 100 testes de colisão e, assim, demonstrou o nível elevado de segurança. A estrutura do carro foi concebida de forma a proporcionar 70% maior resistência frente ao modelo anterior, face à adoção de aços de ultra resistência.

O conceito testado e comprovado das cadeiras de crianças integradas/dobradas ao banco traseiro poderiam acioná-las com o pressionar de um botão, foi desenvolvido pela Mercedes-Benz para a este modelo. E os bancos foram equipados com apoios de cabeça laterais.

Como item de série, as lâmpadas de freio piscavam ao acionar o sistema Brake Assist e ESP®, Isso trouxe importantes contribuições para a prevenção de acidentes. O ESP® continha funções adicionais, não só para monitorar a pressão dos pneus, mas também para proporcionar maior segurança ao rebocar um trailer em função da estabilização automática veículo/trailer.

O sistema de proteção preventiva dos ocupante PRE-SAFE® também colocou a perua à frente de outros carros de sua categoria. O sistema, que era opcional, preparava os ocupantes para o caso de um acidade. A tensão sobre os passageiros devido a um impacto, poderia, então, ser significativamente reduzida.

O sistema de luzes inteligentes era uma das inovações técnicas adotadas. As 5 diferentes funções de iluminação do sistema foram orientadas para situações de condução e condições meteorológicas típicas.

No interior, o painel de instrumentos com estilo elegante, materiais de alta qualidade e combinações de cores agradáveis, ​criou um ambiente aconchegante. Pela primeira vez, o compartimento de carga também foi integrado no conceito de cor. Nos modelos Classic e Elegance, tanto o carpete quanto o friso lateral eram na cor escolhida pelo cliente. Na linha Avantgarde, a área traseira também tinha carpete preto. Os assentos tinham o recurso de multi-contorno como opcional e o sistema de ar-condicionado ​contribuiu para o elevado conforto em percursos de longa distância.

Como o primeiro carro desta categoria de veículos, a Mercedes-Benz ofertou o sistema opcional de controle de temperatura, ajustável individualmente em 3 zonas. Pela primeira vez, o teto solar panorâmico deslizante também era um opcional.

O display colorido no meio do painel de instrumentos permitia ao motorista operar o sistema de áudio, navegação ou telefone. Um controle de menu bem organizado facilitava o acesso a estas e outras funções. Como alternativa, teclas de um toque estavam disponíveis no console.

Para o sistema multimídia, a Mercedes-Benz desenvolveu 3 novos dispositivos: Audio 20, Audio 50 APS e COMAND APS. Todos tinham um teclado para introduzir números de telefone e frequências de rádio, bem como uma interface Bluetooth entre o telefone móvel. O Audio 50 APS incluía DVD de navegação europeu com telas de seta para a orientação de rota. No COMAND APS, o sistema multimídia tinha um disco rígido de 30GB para armazenar dados de navegação. No display colorido giratório do painel de instrumentos, aparecia o mapa de alta definição que permitia diferentes perspectivas. Além do leitor de DVD, o COMAND APS também incluía um armazenador para até 1000 músicas.

O controle de voz LINGUATRONIC era equipamento de série se o sistema multimídia escolhido fosse o Audio 50 APS com 6 DVDs ou com o sistema COMAND APS. Pela primeira vez, o novo sistema suportava entrada de palavra inteiras para a escolha do destino, seleção de estações de rádio ou recuperação de nomes da agenda. O motorista não tinha que soletrar os comandos, mas poderia dizer os nomes de países, cidades e ruas, por exemplo, como expressões inteiras.

Após a estréia no Salão Internacional do Automóvel Frankfurt-Main/Alemanha, o comprador poderia encomendar a nova perua para entrega já em setembro de 2007. A produção em série da S204 começou em meados de setembro, na fábrica de Bremen. O último modelo da S203 saiu da linha de montagem em maio de 2007. A S204 foi fabricada exclusivamente em Bremen, enquanto que os sedans foram construídas simultaneamente em Sindelfingen, Bremen, East London e Pequim.

No início de 2008 a Mercedes-Benz lançou a C63 AMG como um novo topo de gama. Dotada do motor AMG V8 de 6.3 litros, tinha a potência de 457 CV e torque de 600 Nm a 5000 rpm. Acelerava de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos com velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

O câmbio AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC era outro diferencial para trocas rápidas de marcha. O sistema permitia a programação de 3 modos de transmissão: 'C', 'S' e 'M. Combinada com o totalmente novo eixo dianteiro, a direção assistida sensível à velocidade e o novo ESP® de 3 estágios, a suspensão AMG proporcionava o maior prazer de condução e dinâmica do veículo distintas. desaceleração perfeita, mesmo com a condução distintamente dinâmica garantido pelo sistema de freios AMG com discos de freio internamente ventilados e perfurados. O equipamento de série incluía rodas de 18 polegadas de liga-leve AMG de 5 raios com pneus 235/40 R18 (dianteiros) e 255/35 R18 (traseiros). As rodas de liga-leve AMG de 19 polegadas eram opcionais com pneus 235/35 R19 (dianteiros) e 255/30 R19 (traseiros).

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Tal como o sedan, a perua foi premiada com um certificado ambiental em 2007. O Centro de Certificação da TÜV Süd Service Management GmbH, confirmou que o cumprimento de todos os aspectos dos requisitos da norma ISO 14062. A Mercedes-Benz foi a única marca de automóveis no mundo a obter esta certificação ambiental.

A perua fez a sua estréia no mercado asiático em outubro de 2007, no 40.º Salão Internacional do Automóvel de Tóquio/Japão. Em Tóquio, a Mercedes-Benz apresentou o sistema HYBRID BlueTEC para carros mais limpos e mais eficientes e foi premiada com o C300 BLUETEC HYBRID.

No Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça de março 2008, a Mercedes-Benz apresentou a tecnologia BlueEFFICIENCY para a Classe C. O modelo C180 Kompressor foi o primeiro a adotar. Com seu motor de 156 CV), poderia viajar 100 quilômetros com apenas 6,5 litros de gasolina. Isso correspondeu a 156 gramas de emissões de dióxido de carbono por quilômetro. As outras versões BlueEFFICIENCY permaneceram reservada para o sedan.

Em 2009, a Mercedes-Benz lançou e versão Special Edition com Agility Control, Adaptive Brake, motor BlueEfficiency, Intelligent Light System, faróis de neblina frontais, faróis escurecidos Bi-Xênon, moldura dos faróis escura, novas coresl rodas de liga-leve de 5 raios e 17 polegadas com pneus 235/60 R17 (dianteiros) e 255/55 R17 (traseiros), frisos cromados, grade frontal em prata/cromada, Parktronic com avisos acústicos, Pilar B pintado de preto brilhante, interior Avantgarde, bancos de couro de 2 tons especialmente para esta série e tapetes com com o bordado "Special Edition".


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Ao todo, a Mercedes-Benz vendeu mais de 60.000 unidades do modelo. Quase metade de todos os clientes escolheu a C220 CDI.

O Classe C perua foi especialmente popular entre os clientes alemães. Quase 1/4 das vendas foram para o mercado interno. A linha mais vendidas foi a Avantgarde.

Fonte:

https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=453328#toRelation

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