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Mensagem por AEP Qua 27 Abr 2016, 11:27

Em setembro de 1972, uma nova geração de veículos de alto luxo foi apresentada pela Mercedes-Benz. 

Pela primeira vez o nome Mercedes-Benz Classe S foi usado oficialmente.

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Ela substituiu as W108/109. 

Seis meses mais tarde, a nova Classe S estava disponível com um novo motor V8 de 4.5 litros, juntamente ao lançamento das novas Mercedes-Benz 450 SL e 450 SLC. 

A 450SEL foi lançada com um entre-eixos estendido em 100 mm. Tal como em suas antecessoras, os passageiros traseiros ganhavam espaço para as pernas. 

Desde novembro de 1973, a versão longa também estava disponível como 350SEL e desde abril de 1974, também como 280SEL.

Uma novidade técnica foi a nova suspensão das rodas dianteiras. Ela melhorou as características de condução do carro.

Em termos de segurança passiva, a nova Classe S adotou inovações aplicadas na 350SL. O tanque de combustível saiu da extremidade traseira do carro e foi posicionado acima do eixo traseiro, maximizando a proteção em caso de uma colisão. 

Adotou painéis acolchoados, deformáveis. O habitáculo proporcionava mais segurança que as W108/109 ante a estrutura mais rígida. A absorção de energia das zonas de deformação dianteiras e traseiras foi significativamente aumentada com uma capacidade de deformação controlada.

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Em maio de 1975 o modelo 450SEL foi apresentado como o novo modelo topo de linha e para suceder a 300SEL 6.3. O novo motor V8 de 6.9 litros foi desenvolvido a partir do motor de 6.3 litros e atingiu 286 CV. 

Pela primeira vez em um carro da Mercedes-Benz adotou-se a suspensão hidropneumática com sistema de controle de nível, o que garantia maior conforto. 

Como opcional, poderia ser pedido o sistema de travamento central, ar-condicionado e sistema de lavagem dos faróis. Como seu antecessor, a 450SEL 6.9 foi sucesso imediato. Um total de 7.380 carros foram construídos dentro de seu tempo de produção de 4 anos e 6 meses.

Entre novembro de 1975 e fevereiro 1976 o sistema de injeção de combustível do motor de 2.8 litros, 3.5 litros e 4.5 litros foi alterado, visando atender as normas de controle das emissões mais elevados na maioria dos países europeus. O sistema de controle eletrônico Bosch "D-Jetronic" foi substituído pelo sistema "K-Jetronic".

Nos motores de 2.8 litros e 3.5 litros a taxa de compressão foi reduzida. 

Os motores V8 foram equipados com um novo sistema de ignição com transistores e uma válvula de compensação de folga hidráulica.

Desde abril de 1978, o desempenho de todos os 3 modelos com motores com injeção retornou ao que era antes. E para os 2 motores V8, o antigo desempenho foi alcançado mediante alteração do sistema de escapamento.

Em maio de 1978, a gama de modelos W116 foi ampliada. O novo modelo 300 SD foi apresentado. Adotava motor diesel - fato inédito para carros de alto luxo. Usava um motor de 3.0 litros, 5 cilindros com turbocompressor. O desempenho alcançou 115 CV. Essa versão foi desenvolvida exclusivamente para os mercados dos EUA e Canadá em função das novas regras de consumo e emissão de poluentes impostas pelo governo dos EUA.

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No outono de 1978 a Classe S adotou o sistema antibloqueio (ALS) que tinha sido desenvolvido em parceria com a Robert Bosch GmbH. Ele garantia melhor controle dos freios, maximizando a segurança ativa.

Era o conhecido sistema ABS.

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Houve também as versões blindadas. Ao todo, 292 carros blindados foram produzidos nas versões de 8 cilindros 350SE, SEL350, 450SE e 450SEL.

Em setembro de 1979, o modelo sucessor W126 foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha. 

A produção em série da W116 ainda foi mantida. Ela saiu de linha apenas entre abril e setembro de 1980, dependendo do modelo. O último carro de um total de 473.035 unidades construídas saiu da fábrica de Sindelfingen e era uma 300 SD.


  • Dados técnicos do modelo 280S (W116 V 28):


Chassi: 116.020.

Produzido entre agosto de 1972 e julho de 1980.

Motor a gasolina M110 V 28 (110.922), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 160 CV.

Motor a gasolina M110 V 28 (110.922), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 156 CV desde janeiro de 1976.

Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 280SE (W116 E 28):


Chassi: 116.024.

Produzido entre agosto de 1972 e julho de 1980.

Motor a gasolina M110 E 28 (110.983), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 185 CV.

Motor a gasolina M110 E 28 (110.985), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 177 CV desde fevereiro de 1976 e 185 CV desde abril de 1978.

Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 280SEL (V116 E 28):


Chassi: 116.025.

Produzido entre outubro de 1973 e maio de 1980.

Motor a gasolina M110 E 28 (110.983), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 185 CV.

Motor a gasolina M110 E 28 (110.985), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 177 CV desde fevereiro de 1976 e 185 CV desde abril de 1978.

Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 350SE (W116 E 35):


Chassi: 116.028.

Produzido entre março de 1972 e setembro de 1980.

Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.

Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978.

Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 350SEL (V116 E 35):


Chassi: 116.029.

Produzido entre setembro de 1973 e junho de 1980.

Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.

Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978.

Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 450SE (W116 E 45):


Chassi: 116.032.

Produzido entre agosto de 1972 e abril de 1980.

Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.

Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978.

Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 450SEL (V116 E 45):


Chassi: 116.033.

Produzido entre dezembro de 1972 e junho de 1980.

Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.

Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978.

Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 450SEL 6.9 (V116 E 69):


Chassi: 116.036.

Produzido entre fevereiro de 1975 e maio de 1980.

Motor a gasolina M100 E 69 (110.985), 8 cilindros em V, 6.834 cilindradas e 286 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 300SD (W116 D 30 A):


Chassi: 116.120.

Produzido entre fevereiro de 1977 e setembro de 1980.

Motor a Diesel OM617 D 30 A (617.950), 5 cilindros em linha, 3.005 cilindradas e 111 CV.

Motor a Diesel OM617 D 30 A (617.950), 5 cilindros em linha, 3.005 cilindradas e 121 CV desde outubro de 1979.

Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 350SE blindada (W116 E 35):


Chassi: 116.028.

Produzido desde agosto de 1980.

Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.

Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978

Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 350SEL blindada (V116 E 35):


Chassi: 116.029.

Produzido desde junho de 1980.

Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.

Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978

Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 450SE blindada (W116 E 45):


Chassi: 116.032.

Produzido desde abril de 1978.

Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.

Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978

Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.


  • Dados técnicos do modelo 450SEL blindada (V116 E 45):


Chassi: 116.033.

Produzido desde fevereiro de 1980.

Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.

Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978

Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.

(V/W116): Ficha técnica 2h8ah37

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