Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W126): Diferenças entre versões

+5
john
Epicco
CMC
ZIG MASTER
Parodon
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Parodon Dom 09 Set 2012, 00:34

Bom, aproveitando então a deixa do confrade Zig, me esclareçam mais umas dúvidas:

- Fora a motorização (6cil e V8) e o comprimento da carroceria, quais as demais diferenças entre o 280S e o 560SEL?

- Esse modelo tem suspensão hidropneumática?

- Esse câmbio manual é comum neste modelo ou isso deve ter sido um pedido especial?

-Essa é não é US specs, correto?



Realmente um lindo carro com interior maravilhoso!
avatar
Parodon
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 08/09/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por ZIG MASTER Dom 09 Set 2012, 19:23

Prezado Paredon,

Atendendo a solicitação do meu amigo Raul, tomo a liberdade de responder suas perguntas,

Veja bem; existem dois fatores distintos dentro da sua pergunta e portanto vou respondê-la de forma mais abrangente;

A plataforma W126 é a mesma para quaisquer modelos produzidos, variando apenas quanto a parte mecanica, opcionais, e especialmente por componentes originais que se diferenciam entre a Fase I e Fase II.

O modelo 280S que é o caso dêste carro, tem o motor M110, 6 cilindros em linha e é carburado, com o carburador Solex 4A1, enquanto o modelo 280 SE, não tem carburador e sim dosificador.

O modelo 560 SEL é um modelo com motor V8 e tem a carroceria longa.

A carroceria, foi produzida em duas versões, normal e L, ou seja longa, cuja diferença de tamanho se concentra apenas no compartimento (habitáculo) traseiro de passageiros, demais ítens como compartimento interno do motor e porta malas é absolutamente igual.

O carro em pauta não tem suspensão hidropneumática.

O cambio manual, na época fazia parte de uma extensa relação de opcionais, que dispunha de uma série imensa de possibilidades de componentes os quais faziam parte de pacotes que eram escolhidos pelos compradores e portanto tinham seus valores mensurados em razão da escolha efetuada.

Êste carro não é US specs.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por CMC Dom 09 Set 2012, 19:35

Caro Zig, agora fiquei curioso: qual a diferença, em centímetros, no comprimento da versão curta e da versão longa das 126?

Abraço,

CMC
CMC
CMC
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 469
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

http://www.autistacommuitoorgulho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Epicco Dom 09 Set 2012, 19:45

Eu separei isso do post da venda da W126 do confrade Raul.

Por favor, vamos evitar "aproveitar tópicos" para a resolução de outras dúvidas, notadamente nos posts de venda.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Parodon Dom 09 Set 2012, 21:00

Zig,

Muito obrigado pela elucidação! Agora as coisas ficaram mais claras na minha cabeça aqui! Sem dúvida um belo carro!

Eppico, obrigado por realocar o tópico em local mais apropriado. A pergunta foi feita lá somente porque fiquei curioso em relação as diferenças entre o carro anúnciado pelo confrade Raul (280S) e a 580SEL que é modelo que havia pesquisado sucintamente há bastante tempo atrás e que me interessou. Não era objetivo, de forma alguma, atrapalhar o anúncio do confrade, muito pelo contrário.



Já que estamos em um novo espaço, gostaria de aproveitar para fazer mais duas perguntas:

- A 580SEL tem suspensão hidropneumática, correto?

- Essa pergunta deve parecer óbvia e ridícula para os confrades, mas eu não faço idéia: qual a diferença entre carburador e dosificador?

Eu achei que o dosificador fosse o dosador do carburador, mas pelo jeito não é isso.

Grato!
avatar
Parodon
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 08/09/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por CMC Dom 09 Set 2012, 21:02

Ô, Épicco,nossa, desculpe,falha minha !Mea culpa !
Mas obrigado por ter separado os tópicos, assim fica mais organizado e não atrapalha o tópico da venda do confrade Raul !
Foi uma ótima idéia, assim que tiver dúvidas e curiosidades sobre a W126, poderá esclarecer aqui!
Abraço,

CMC
CMC
CMC
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 469
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

http://www.autistacommuitoorgulho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Epicco Dom 09 Set 2012, 21:10

Pessoal relaxem, nada de desculpas, minha observação foi só um lembrete. Very Happy

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por john Dom 09 Set 2012, 21:52

Parodon, CMC

580SEL nao existe e sim 560SEL.

Todos opcionais voce pode ler nos catalogos originais!!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] . Tem um bando de catalogo aqui.

Entenda dosificador como injecao eletronica, ok?! A suspensao hidropneumatica eh um item original de fabrica disponivel nos MB W126 a partir de 1980 nas 280SEL e vai ate as 560SEL. Existe 560SE com suspensao normal.

Para conduzir o carro uma 280S de 156cv cambio manual de 4m e uma 560SEL de 300cv sao carros distintos. Lembrando que ao meu ver nao existe nada igual do que o ruido do M110!!! A 280S eh um veiculo prazeiroso e uma delicia de guiar. Guiei uma por 6 anos sem cansar. A unica coisa que enche um pouco eh depois dos 120 km/h que ela pede a 5a marcha
avatar
john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por CMC Dom 09 Set 2012, 22:31

Isto quer dizer, John, que a quinta marcha da 280 S é uma quinta de verdade, não uma overdrive(4+E) só para descansar o motor.
Imagino que mesmo a 6 canecos deve ter torque abundante e subir ladeiras sem embalo, sem precisar de reduzir marchas e ainda ganhar velocidade mesmo nas ladeiras mais íngrimes !

CMC
CMC
CMC
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 469
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

http://www.autistacommuitoorgulho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 22:46

Alguns acertos:

1- dosificador é um componente do sistema de injeção mecanica,sendo a K e KA-jetronic 100% mecanica,mesmo as variantes como a KE tem leve assistencia eletronica, não dá para chamar de IE.

2- 126 com cambio de 5m a quinta é sobremarcha,velocidade final é em quarta marcha, realmente o urro do M110 é bem legal,olha ele aqui....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Very Happy

CMC, 156cv carregando 1600kg não faz milagres,mas feio tb não faz, se manter a rotação acima de 3500rpm anda bonito...Very Happy
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por mpaschoal Dom 09 Set 2012, 23:00

Respondendo a pergunta do CMC.

As SEL são 11cm maiores que as S e SE.
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por CMC Dom 09 Set 2012, 23:20

Caro Mestre Maluhy, guardadas as devidas proporções, 156 hp para 1600 kg são dados de potência e peso mais ou menos equivalentes aos do Ford Galaxie 1967, com motor 4.5.Muito obrigado pelas informações!
Mpaschoal, muito obrigado pelas informações também!
Iguais agradecimentos ao John, este tópico está sendo uma verdadeira aula sobre a 126 !

CMC
CMC
CMC
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 469
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

http://www.autistacommuitoorgulho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Parodon Dom 09 Set 2012, 23:28

Gente, muito obrigado aí pelas explanações. Mais uma vez ajudaram bastante!

Maluhy, esse som do motor me deixou aqui com água na boca... vixi! bounce

Agora também entendi o que é o dosificador! Very Happy

John, desculpe pelo 580, sei que esse modelo não existe. Foi erro de digitação aqui!

Então já que a coisa tá evoluindo e os confrades que estão respondendo estão realmente por dentro das configurações e familiarizados com o modelo, vou aproveitar pra fazer outra pergunta que pode ser útil para todos (especialmente porque os posts ainda estão vazios no novo forum):

- e quanto à manutenção destes modelos? É muito complicada? É muito despendiosa em relação às outras estrelas de passeio pré 2000?

Eu sei que esse motor, se bem cuidado, passa de 1 milhão de km, e que o gasto com a manutenção não será o mesmo de um carro popular (óbvio), mas eu estou morando no interior do ES, onde tudo falta e é difícil (as coisas aqui são meio devagar...). Até o momento só encontrei uma oficina especializada em importados (não sei se é boa, mas é a única que parece haver na cidade que relmente mexe com importados). Eu não quero nem ficar com um pepinaço nas mãos e nem judiar de uma estrela (eu gosto de carros originais e bem cuidados). Por isso preciso saber se ter uma estrela antiga longe de um grande centro é viável ou não. Se ainda residisse em Curitiba ou no RJ a dúvida seria só se é muito despendioso, mas morando aqui...
avatar
Parodon
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 08/09/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 23:45

CMC, a potencia declarada dos Galaxie 67 era 167 Hp SAE, usando o sistema alemão de época que é semelhante ao nosso atual dá uns 145cv....Parodon,uma 280S não é bicho de 7 cabeças,as injetadas fora de grandes centros já acho meio complicado....peças nem tanto, a coisa é achar alguém que entenda e deixe o carro bem....Shocked
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 23:48

Paschoal,exatos 140mm.....Very Happy
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por anigrof Seg 10 Set 2012, 00:09

Só para constar, minha 280 SE 82 possui suspensão pneumática.
avatar
anigrof
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 438
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Parodon Seg 10 Set 2012, 01:19

Blz Maluhy!

E o rendimento e consumo desse motor dá muita diferença do câmbio automático pro manual?

Já que é pra ser um mimo, eu prefiro automático, mas vale a pena um carro desse porte com câmbio automático?
avatar
Parodon
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 08/09/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Karl Fass Seg 10 Set 2012, 05:54

Para quem tem menos recursos de oficina, talvez um carburado seja mais fácil de manter bom funcionamento que um com dosificador. O mesmo com relação à caixa mecânica.

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(W126): Diferenças entre versões G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por anigrof Seg 10 Set 2012, 08:34

Sem dúvida, um carro desse porte deve ser automático!
avatar
anigrof
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 438
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por CMC Seg 10 Set 2012, 11:04

Anigrof, acredito que em termos de funcionamento em si, o câmbio mecânico não tenha qualquer limitação em relação ao tamanho do motor ou do carro.Quem é capaz de dirigir um Honda Z 360cc de 2,99 metros de comprimento com um câmbio mecânico , consegue perfeitamente dirigir uma 126 com o mesmo tipo de câmbio.A facilidade de dirigir é a mesma, em termos de manuseio do câmbio.Basta saber dosar acelerador, embreaem e trocar de marchas,a única coisa que muda é que alguns câmbios tem engates macios e fáceis e outros tem engates duros como uma rocha.
Ocorre apenas que a maioria das pessoas costuma rejeitar um carro grande com câmbio mecânico por que acham mais chique o câmbio automático para estes carros, acham que fica mais condizente com a imagem dele perante seu público.
A 126 é um carro muito apropriado para o dono se sentar no banco de trás e ter motorista particular(chauffeur), e, claro, especialmente no trânsito congestionado e conturbado das grandes cidades, ele fica sendo bem mais prático e facilitando a vida do motorista, seja ele o dono ou o chauffeur.Porém,não impede que ninguém dirija este carro, e existem sempre aqueles que dão preferência a mudar as marchas eles mesmos, seja pela maior emotividade em dirigir, seja por questão de gosto.Inclusive, porque, quando se tem bastante torque,pode-se passar todas as marchas de uma vez e dirigir na última marcha a maior parte do tempo, sem o motor ficar pedindo marchas.Ou seja, na estrada os dois se equivalem e o mecânico pode até dar mais prazer de dirigir que o automático!
Então, do ponto de vista prático, não vejo incondizência(existe esta palavra?Inventei agora...rsss) do câmbio mecânico com carros grandes e luxuosos, o automático é mais prático, sem dúvidas, mas por outro lado, rouba potência do motor, prejudica o consumo,e sua manutenção é mais cara.Acredito(embora não tenha certeza, Mestre Maluhy saberia dizer isto muito melhor que eu,ou seja, confirmar ou desmentir)que o cãmbio mecânico, se bem usado, pode ter uma durabilidade e uma confiabilidade maiores que as do automático, e sua manutenção sempre será muito mais em conta e complexa.Não é qualquer mecânico que sabe arrumar um automático, o mecânico, todo mundo sabe.Então eu acho que câmbio mecânico em carro grande tem sim lá suas vantagens em relação ao automático,especialmente para carros usados, com 10,15,20 ou mais anos de uso, para os quais a manutenção pesa muito no bolso; é uma questão de gosto mesmo.

Abraços,

CMC
CMC
CMC
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 469
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

http://www.autistacommuitoorgulho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por john Seg 10 Set 2012, 11:32

Parodon, Anigrof,

Nas W126 a caixa manual somente esta disponivel nas versoes 6 cilindros, seja na fase I com os 280SE 280SE/L assim como nas fase II nas 300SE/300SEL. Nas versoes 8 cilindros, independente da cilindrada, somente a caixa automatica esta disponivel.

Quanto a um carro deste precisar ser automatico, a caixa manual e o motor 6 cilindros dao conta do recado. Veja o video do maluhy por favor. Eu mesmo citei acima que andei anos com um carro deste com cambio manual. Era uma 280S preta, 4m 1984. Isso era la em 1994 1995. Eu literalmente ia pro fim da faculdade com a 126 e como eu tinha que pegar a estrada era uma bela diferenca. Engracado como sao as coisas. O Omega que tinhamos era mais moderno, 9 anos mais novo e o "carro" na epoca, mas eu preferia muito mais a 126.

Olha como sao as coisas, eu tive um problema com carburador e na epoca quem consertou foi o atual mecanico do Joao, o Sr Marcos, que na epoca era funcionario da Divena nas instalacoes que eles tinham para carros em Sao Bernardo do Campo. Fui la na volta da faculdade e as vezes ate matava algumas aulas..mas que ficou bom ficou. Ate hoje lamento meus pais terem jogado fora a 126 como o fizeram. Faz tempo que nao vejo o carro...
avatar
john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por anigrof Seg 10 Set 2012, 11:50

Concordo, cambio é questão de gosto. Quando era garotão, achava automático carro p/ coroa.

Atualmente, não quero carro mecânico nem de graça.

Inclusive teve uma W116 acho, V8 mecânica anunciad por R$ 17000 no fórum antigo e só não fui ver por causa do câmbio. Se fosse automática, estaria na minha casa! Mas repito: É única e exclusivamente por questão de gosto pessoal.
avatar
anigrof
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 438
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por john Seg 10 Set 2012, 11:58

Pois eh anigrof. Eu concordo plenamente contigo, o unico senao eh que eu adoro cambio manual.

Eu adoraria uma 190E 2.3-16 ou 2.5-16 que nao gostaria de ter a versao automatica nem de graça!!!! Outro carro bem gostoso de guiar com cambio manual eh a 300E-24! Outro que eh uma delicia eh a SL R107. As Pagodas manuais nunca guiei mas devem ser legais tb. A propria C280 eh legal
avatar
john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Parodon Seg 10 Set 2012, 22:38

Estou gostando muito da discussão aqui no tópico! Fico feliz em ver que diversos confrades estão interessados e tenho certeza que este post será muito útil para todos no futuro. Também estou gostando muito de conhecer a experiência do John com esse modelo! Assim sendo, farei mais perguntas, mas não se irritem...:

- Eu reparei que os piscas dianteiros da 280S anunciada pelo colega Raul são transparentes, mas só me recordo de ter visto piscas laranjas nas W126. Estes piscas transparentes são originais da versão alemã?

- Tem alguma coisa "chatinha" de arrumar ou manter (tipo um problema crônico que ainda não tenha sido resolvido ou que seja recorrente ou alguma coisa que seja uma grande dor de cabeça pra arrumar quando dá defeito) nas W126?

- Qual a marca e especifcação do óleo que os confrades recomendam para o motor M110?

-Essa máquina vai bem de gasolina aditivada ou só bebe de alta octanagem da BR?
avatar
Parodon
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 08/09/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Maluhy Seg 10 Set 2012, 22:56

Pisca branco-made in China,hehehehee......oleo 20W50 mineral vai bem ali,gasolina pode ser comum ou aditivada...Shocked
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Diferenças entre versões Empty Re: (W126): Diferenças entre versões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos