(A/C208): Ficha técnica
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(A/C208): Ficha técnica
A Mercedes-Benz CLK C208 teve a sua estréia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Detroit/EUA, em janeiro de 1997. A estréia europeia foi um mês depois no Salão Internacional do Automóvel de Amsterdam/Holanda. A A208 foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça logo em seguida.
A Mercedes-Benz tinha apresentado um ensaio do que viria a ser a CLK em março de 1993, com um estudo de um coupé com dois pares de faróis elípticos. A característica de "4 olhos" influenciou o design da W210 e das coupés CLK ante as boas reações do público visitante durante o Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça no modelo coupé mostrado em 1993.
Tecnicamente a CLK era baseada em muitos aspectos na Classe C sedan.
A nova família de modelos coupés, lançados no mercado em junho de 1997 ao mesmo tempo que os sedan da Classe C, foi oferecida em diferentes linhas de design e equipamentos. Havia as versões Sport e Elegance com algumas diferenças em detalhes externos. A Elegance tinha detalhes cromados em torno das janelas laterais e frisos cromados finos nas portas, bem como rodas de liga leve de 5 raios. A Sport vinha com rodas de liga leve de 7 raios.
Era comum em ambas versões o controle de aceleração e derrapagem (ASR), indicador de temperatura exterior, volante de couro e o sistema Easy Entry, ELCODE e BAS.
Uma outra novidade foi o sistema ASSYST.
No que diz respeito a segurança passiva da CLK, preenchia todos os requisitos em crash, airbags frontais, laterais e cintos de segurança pré-tensionados para os assentos dianteiros.
Na Alemanha a CLK foi disponibilizada com 3 motores diferentes. A CLK200 com 136 CV de 4 cilindros, a CLK230 Kompressor com 193 de 4 cilindros e a CLK320 com 224 CV de 6 cilindros em V.
Em janeiro de 1998, a Mercedes-Benz lançou a CLK430 V8 no Salão Internacional do Automóvel de Detroit/EUA. No mesmo mês o modelo foi lançado na Europa no Salão Internacional do Automóvel de Bruxelas/Bélgica. A versão conversível A208 teve sua estréia mundial em março de 1998, em Genebra/Suíça.
A CLK era construída na fábrica de Bremen e tornou-se um modelo de sucesso com fortes vendas iniciais, gerando fila de espera mesmo com a utilização de toda a capacidade de produção.
Em agosto de 1999, a Mercedes-Benz já havia entregado mais de 135.000 unidades em todo o mundo, sendo cerca de 110.000 coupé e 25.000 conversíveis.
A Classe CLK foi projetada para se posicionar abaixo das Classes CL e SL, mas acima da Classe SLK. O nome deriva do alemão "Coupé Leicht Kompakt", ou Coupe-Light-Short, no inglês.
Em 1998 foi lançada a CLK GTR FIA GT1, com um motor V12 de 6.9 litros. Um total de 25 GTRs de rua foram feitas.
Durante a temporada de Fórmula 1 de 1997, a CLK foi o Safety Car.
Chassi: 208.335.
Produzida entre agosto de 1996 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M111 E 20 (111.945), 4 cilindros em linha, 1.998 cilindradas e 136 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Chassi: 208.345.
Produzida entre março de 1997 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M111 E 20 ML (111.944), 4 cilindros em linha, 1.998 cilindradas e 192 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Chassi: 208.347.
Produzida entre setembro de 1996 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M111 E 23 ML (111.975), 4 cilindros em linha, 2.295 cilindradas e 193 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Chassi: 208.365.
Produzida entre dezembro de 1996 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M112 E 32 (112.940), 6 cilindros em V, 3.199 cilindradas e 218 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Chassi: 208.370.
Produzida entre fevereiro de 1998 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M113 E 43 (113.943), 8 cilindros em V, 4.266 cilindradas e 279 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Fontes:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4561#toRelation
http://en.m.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_CLK-Class
A Mercedes-Benz tinha apresentado um ensaio do que viria a ser a CLK em março de 1993, com um estudo de um coupé com dois pares de faróis elípticos. A característica de "4 olhos" influenciou o design da W210 e das coupés CLK ante as boas reações do público visitante durante o Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça no modelo coupé mostrado em 1993.
Tecnicamente a CLK era baseada em muitos aspectos na Classe C sedan.
A nova família de modelos coupés, lançados no mercado em junho de 1997 ao mesmo tempo que os sedan da Classe C, foi oferecida em diferentes linhas de design e equipamentos. Havia as versões Sport e Elegance com algumas diferenças em detalhes externos. A Elegance tinha detalhes cromados em torno das janelas laterais e frisos cromados finos nas portas, bem como rodas de liga leve de 5 raios. A Sport vinha com rodas de liga leve de 7 raios.
Era comum em ambas versões o controle de aceleração e derrapagem (ASR), indicador de temperatura exterior, volante de couro e o sistema Easy Entry, ELCODE e BAS.
Uma outra novidade foi o sistema ASSYST.
No que diz respeito a segurança passiva da CLK, preenchia todos os requisitos em crash, airbags frontais, laterais e cintos de segurança pré-tensionados para os assentos dianteiros.
Na Alemanha a CLK foi disponibilizada com 3 motores diferentes. A CLK200 com 136 CV de 4 cilindros, a CLK230 Kompressor com 193 de 4 cilindros e a CLK320 com 224 CV de 6 cilindros em V.
Em janeiro de 1998, a Mercedes-Benz lançou a CLK430 V8 no Salão Internacional do Automóvel de Detroit/EUA. No mesmo mês o modelo foi lançado na Europa no Salão Internacional do Automóvel de Bruxelas/Bélgica. A versão conversível A208 teve sua estréia mundial em março de 1998, em Genebra/Suíça.
A CLK era construída na fábrica de Bremen e tornou-se um modelo de sucesso com fortes vendas iniciais, gerando fila de espera mesmo com a utilização de toda a capacidade de produção.
Em agosto de 1999, a Mercedes-Benz já havia entregado mais de 135.000 unidades em todo o mundo, sendo cerca de 110.000 coupé e 25.000 conversíveis.
A Classe CLK foi projetada para se posicionar abaixo das Classes CL e SL, mas acima da Classe SLK. O nome deriva do alemão "Coupé Leicht Kompakt", ou Coupe-Light-Short, no inglês.
Em 1998 foi lançada a CLK GTR FIA GT1, com um motor V12 de 6.9 litros. Um total de 25 GTRs de rua foram feitas.
Durante a temporada de Fórmula 1 de 1997, a CLK foi o Safety Car.
- Dados técnicos do modelo CLK200 (C208 E 20):
Chassi: 208.335.
Produzida entre agosto de 1996 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M111 E 20 (111.945), 4 cilindros em linha, 1.998 cilindradas e 136 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo CLK200 Kompressor (C208 E 20 ML):
Chassi: 208.345.
Produzida entre março de 1997 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M111 E 20 ML (111.944), 4 cilindros em linha, 1.998 cilindradas e 192 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo CLK230 Kompressor (C208 E 23 ML):
Chassi: 208.347.
Produzida entre setembro de 1996 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M111 E 23 ML (111.975), 4 cilindros em linha, 2.295 cilindradas e 193 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo CLK320 (C208 E 32):
Chassi: 208.365.
Produzida entre dezembro de 1996 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M112 E 32 (112.940), 6 cilindros em V, 3.199 cilindradas e 218 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo CLK430 (C208 E 43):
Chassi: 208.370.
Produzida entre fevereiro de 1998 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M113 E 43 (113.943), 8 cilindros em V, 4.266 cilindradas e 279 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Fontes:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4561#toRelation
http://en.m.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_CLK-Class
Última edição por AEP em Qui 09 Mar 2017, 17:50, editado 5 vez(es)
AEP- Usuário Platina
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Idade : 50
Re: (A/C208): Ficha técnica
Em agosto 1999 a Mercedes-Benz atualizou significativamente o design, tecnologia e equipamento da CLK.
A Coupé e a Conversível receberam as mesmas inovações técnicas que proporcionaram maior segurança na condução e conforto da Classe E do ano 2000. Ao todo, os designers e engenheiros atualizaram cerca de 800 componentes da CLK, sendo que 200 dessas modificações eram visíveis.
Adotou novos para-choques, saias laterais e frisos na cor do veículo, retrovisores exteriores com repetidores de seta integrados, ajuste elétrico vertical e horizontal dos assentos dianteiros, cintos de segurança na frente com novo sistema automático de conforto, visor central no painel de instrumentos, volante multifunções de para operar as unidades de áudio e telefone, lâmpadas de saída nas portas, o RDS no rádio Audio 10, ESP® eletrônico, controle de cruzeiro e SPEEDTRONIC. Estes itens eram de série.
Como anteriormente, 2 linhas de design e equipamentos individuais estavam disponíveis para a CLK. A Mercedes-Benz substituiu a linha anterior Sport com a linha Avantgarde, com a distinção das rodas de liga leve de 16 polegadas com um design de 7 raios, maçanetas das portas na cor do veículo, vidro de cor azul, guarnição de madeira no interior e mostradores de cor cinza no painel de instrumentos, entre outras funcionalidades. Para o interior, 3 combinações de cores disponíveis.
Os modelos CLK de linha Elegance diferiam-se da Avantgarde por suas rodas de 16 polegadas com um design cinco buracos, maçanetas e molduras de janelas com revestimento cromado e acabamentos em madeira nogueira. Estavam disponíveis 4 cores para o interior.
A transmissão automática de 5 velocidades era de série nos modelos V6 e V8 e equipada com o recurso Touchshift onde a mesma na posição 'D', possibilitava a seleção manual das 5 marchas.
A lista de opcionais também continha novos itens até então disponíveis apenas nas Classes E e S. Adotou-se o sistema COMAND, sistema de navegação e leitor de CD. As instruções de tráfego apareciam na forma de um mapa em um visor a cores no console central e em ícones no visor central do painel de instrumentos.
Em agosto de 1999 a Mercedes-Benz apresentou a CLK55 AMG, cuja suspensão e tecnologia de acionamento correspondia ao que era adotado na Fórmula 1. Dotada de um motor V8 desenvolvido pela Mercedes-AMG com 347 CV e torque de 510 Nm, a CLK55 AMG acelerava de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. O consumo de combustível foi de 11,7 litros por 100 km.
O motor AMG era baseado no motor V8 da S500, com pistões de alumínio fundido arrefecidos por meio de bicos de pulverização especiais a óleo.
Em comparação com a Mercedes-Benz CLK430, a CLK55 AMG era 25 mm mais baixa e equipada com amortecedores mais firmes, barras estabilizadoras e molas modificadas. Adotava 4 discos de freios ventilados com diâmetros de até 334 mm. O ESP® era de série. As rodas eram de liga leve com pneus de 17 polegadas. Como opcional, o couro interior poderia vir em 2 tons. Os encostos dianteiros eram multicontorno com aquecimento, controle de temperatura automático e rádio estéreo comemoremos de série.
Em junho de 2000 os modelos de 4 cilindros receberam novos motores com câmbios de 6 marchas manual. Os motores V6 e V8 permaneceram inalterados.
A CLK200 Kompressor adotou um novo motor de 2.0 litros com compressor mecânico, já adotado na e na Classe C. O motor tinha 163 CV e grande elasticidade em função do torque de 230 Nm. A nova versão acelerava de 0 a 100 km/hh em 9.1 segundos e a velocidade máxima foi limitada eletronicamente em 223 km/h.
A CLK230 Kompressor com seu motor de 2.3 litros foi modificada e gerava 197 CV com torque de 280 Nm. Acelerava de 0 a 100 km/h em 7.9 segundos e a velocidade máxima era de 235 km/h.
Os modelos de 4 cilindros foram equipados de série a partir de junho de 2000 com a nova transmissão manual de 6 velocidades. A trasmissão de 5 velocidades automática continuou disponível opcionalmente.
A transmissão automática de 5 velocidades era padrão nas CLK320 e CLK430.
Na primavera de 2003, a CLK Coupé C208 foi substituída pela C209. Até maio de 2002, a planta de Bremen tinha fabricado um total de 233.367 unidades do modelo. Isso foi 65% mais do que os coupés da série 124. O modelo mais vendido foi a CLK320 com 68.778 unidades.
Chassi: 208.335.
Produzida entre agosto de 1999 e junho de 2000.
Motor a gasolina M111 E 20 (111.944), 4 cilindros em linha, 1.998 cilindradas e 136 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Chassi: 208.345.
Produzida entre agosto de 1999 e junho de 2000.
Motor a gasolina M111 E 20 ML (111.944), 4 cilindros em linha, 1.998 cilindradas e 192 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Chassi: 208.344.
Produzida entre março de 2000 e maio de 2002.
Motor a gasolina M111 E 20 ML EVO (111.956), 4 cilindros em linha, 1.998 cilindradas e 163 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Chassi: 208.347.
Produzida entre agosto de 1999 e junho de 2000.
Motor a gasolina M111 E 23 ML (111.975), 4 cilindros em linha, 2.295 cilindradas e 193 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Chassi: 208.348.
Produzida entre março de 2000 e maio de 2002.
Motor a gasolina M111 E 23 ML EVO (111.982), 4 cilindros em linha, 2.295 cilindradas e 197 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Chassi: 208.365.
Produzida entre agosto de 1999 e maio de 2002.
Motor a gasolina M112 E 32 (112.940), 6 cilindros em V, 3.199 cilindradas e 218 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Chassi: 208.370.
Produzida entre agosto de 1999 e maio de 2002.
Motor a gasolina M113 E 43 (113.943), 8 cilindros em V, 4.266 cilindradas e 279 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Chassi: 208.374.
Produzida entre junho de 1999 e maio de 2002.
Motor a gasolina M113 E 55 (113.984), 8 cilindros em V, 5.439 cilindradas e 347 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4567#toRelation
A Coupé e a Conversível receberam as mesmas inovações técnicas que proporcionaram maior segurança na condução e conforto da Classe E do ano 2000. Ao todo, os designers e engenheiros atualizaram cerca de 800 componentes da CLK, sendo que 200 dessas modificações eram visíveis.
Adotou novos para-choques, saias laterais e frisos na cor do veículo, retrovisores exteriores com repetidores de seta integrados, ajuste elétrico vertical e horizontal dos assentos dianteiros, cintos de segurança na frente com novo sistema automático de conforto, visor central no painel de instrumentos, volante multifunções de para operar as unidades de áudio e telefone, lâmpadas de saída nas portas, o RDS no rádio Audio 10, ESP® eletrônico, controle de cruzeiro e SPEEDTRONIC. Estes itens eram de série.
Como anteriormente, 2 linhas de design e equipamentos individuais estavam disponíveis para a CLK. A Mercedes-Benz substituiu a linha anterior Sport com a linha Avantgarde, com a distinção das rodas de liga leve de 16 polegadas com um design de 7 raios, maçanetas das portas na cor do veículo, vidro de cor azul, guarnição de madeira no interior e mostradores de cor cinza no painel de instrumentos, entre outras funcionalidades. Para o interior, 3 combinações de cores disponíveis.
Os modelos CLK de linha Elegance diferiam-se da Avantgarde por suas rodas de 16 polegadas com um design cinco buracos, maçanetas e molduras de janelas com revestimento cromado e acabamentos em madeira nogueira. Estavam disponíveis 4 cores para o interior.
A transmissão automática de 5 velocidades era de série nos modelos V6 e V8 e equipada com o recurso Touchshift onde a mesma na posição 'D', possibilitava a seleção manual das 5 marchas.
A lista de opcionais também continha novos itens até então disponíveis apenas nas Classes E e S. Adotou-se o sistema COMAND, sistema de navegação e leitor de CD. As instruções de tráfego apareciam na forma de um mapa em um visor a cores no console central e em ícones no visor central do painel de instrumentos.
Em agosto de 1999 a Mercedes-Benz apresentou a CLK55 AMG, cuja suspensão e tecnologia de acionamento correspondia ao que era adotado na Fórmula 1. Dotada de um motor V8 desenvolvido pela Mercedes-AMG com 347 CV e torque de 510 Nm, a CLK55 AMG acelerava de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. O consumo de combustível foi de 11,7 litros por 100 km.
O motor AMG era baseado no motor V8 da S500, com pistões de alumínio fundido arrefecidos por meio de bicos de pulverização especiais a óleo.
Em comparação com a Mercedes-Benz CLK430, a CLK55 AMG era 25 mm mais baixa e equipada com amortecedores mais firmes, barras estabilizadoras e molas modificadas. Adotava 4 discos de freios ventilados com diâmetros de até 334 mm. O ESP® era de série. As rodas eram de liga leve com pneus de 17 polegadas. Como opcional, o couro interior poderia vir em 2 tons. Os encostos dianteiros eram multicontorno com aquecimento, controle de temperatura automático e rádio estéreo comemoremos de série.
Em junho de 2000 os modelos de 4 cilindros receberam novos motores com câmbios de 6 marchas manual. Os motores V6 e V8 permaneceram inalterados.
A CLK200 Kompressor adotou um novo motor de 2.0 litros com compressor mecânico, já adotado na e na Classe C. O motor tinha 163 CV e grande elasticidade em função do torque de 230 Nm. A nova versão acelerava de 0 a 100 km/hh em 9.1 segundos e a velocidade máxima foi limitada eletronicamente em 223 km/h.
A CLK230 Kompressor com seu motor de 2.3 litros foi modificada e gerava 197 CV com torque de 280 Nm. Acelerava de 0 a 100 km/h em 7.9 segundos e a velocidade máxima era de 235 km/h.
Os modelos de 4 cilindros foram equipados de série a partir de junho de 2000 com a nova transmissão manual de 6 velocidades. A trasmissão de 5 velocidades automática continuou disponível opcionalmente.
A transmissão automática de 5 velocidades era padrão nas CLK320 e CLK430.
Na primavera de 2003, a CLK Coupé C208 foi substituída pela C209. Até maio de 2002, a planta de Bremen tinha fabricado um total de 233.367 unidades do modelo. Isso foi 65% mais do que os coupés da série 124. O modelo mais vendido foi a CLK320 com 68.778 unidades.
- Dados técnicos do modelo CLK200 (C208 E 20):
Chassi: 208.335.
Produzida entre agosto de 1999 e junho de 2000.
Motor a gasolina M111 E 20 (111.944), 4 cilindros em linha, 1.998 cilindradas e 136 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo CLK200 Kompressor (C208 E 20 ML):
Chassi: 208.345.
Produzida entre agosto de 1999 e junho de 2000.
Motor a gasolina M111 E 20 ML (111.944), 4 cilindros em linha, 1.998 cilindradas e 192 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo CLK200 Kompressor (C208 E 20 ML EVO):
Chassi: 208.344.
Produzida entre março de 2000 e maio de 2002.
Motor a gasolina M111 E 20 ML EVO (111.956), 4 cilindros em linha, 1.998 cilindradas e 163 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo CLK230 Kompressor (C208 E 23 ML):
Chassi: 208.347.
Produzida entre agosto de 1999 e junho de 2000.
Motor a gasolina M111 E 23 ML (111.975), 4 cilindros em linha, 2.295 cilindradas e 193 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo CLK230 Kompressor (C208 E 23 ML EVO):
Chassi: 208.348.
Produzida entre março de 2000 e maio de 2002.
Motor a gasolina M111 E 23 ML EVO (111.982), 4 cilindros em linha, 2.295 cilindradas e 197 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo CLK320 (C208 E 32):
Chassi: 208.365.
Produzida entre agosto de 1999 e maio de 2002.
Motor a gasolina M112 E 32 (112.940), 6 cilindros em V, 3.199 cilindradas e 218 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo CLK430 (C208 E 43):
Chassi: 208.370.
Produzida entre agosto de 1999 e maio de 2002.
Motor a gasolina M113 E 43 (113.943), 8 cilindros em V, 4.266 cilindradas e 279 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo CLK55 AMG (C208 E 55):
Chassi: 208.374.
Produzida entre junho de 1999 e maio de 2002.
Motor a gasolina M113 E 55 (113.984), 8 cilindros em V, 5.439 cilindradas e 347 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 62 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4567#toRelation
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Re: (A/C208): Ficha técnica
A versão conversível é denominada A208.
Fonte:
http://www.mbgalerie.org/galerie/mercedes-benz/clk-klasse/360
Fonte:
http://www.mbgalerie.org/galerie/mercedes-benz/clk-klasse/360
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