(DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva

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Mensagem por Epicco em Dom 05 Ago 2012, 18:58

Nos veículos Classe A anos 2003 em diante utilizam o sistema de pressão absoluta do coletor (MAP).
O MAP que vem equipado no Classe A possui conjugado o sensor de temperatura do ar (IAT).
Na foto abaixo a Letra (A) é o sensor MAP e a letra (B) o sensor IAT.

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É dispensável a limpeza do MAP, pois ele possui um orifício muito fino, se entrar liquido por ele o líquido não sai mais e você danifica o sensor.
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O sensor do IAT também não necessita de limpeza, portanto é somente necessário limpar o corpo de borboleta (acelerador eletronico).
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Antes de iniciar o serviço devemos verificar como esta o filtro de ar e caso esteja na hora ou próximo de troca-lo aproveite e já faça isso.

Caso o seu Classe A foi fabricado entre os anos de 1999 até 2002 ele possui outro sistema que é o MAF (alguns poucos modelos 2003 possuem MAF) e o procedimento para a limpeza deste sistema é parecido com este e o seu passo-a-passo esta aqui neste link:
http://www.portalclassea.com/faca-voce-mesmo-diy-f10/limpeza-do-maf-e-corpo-de-borboleta-por-eduardo-t181.htm

Para remover o acelerador eletrônico para limpeza devemos fazer o seguinte passo-a-passo:

1 - Para facilitar a remoção do corpo de borboleta devemos remover a mangueira sanfonada que leva o ar para a caixa do filtro de ar, ela é presa por encaixe. Cuidado ao remove-la, pois se ela estiver ressecada ela irá quebrar. É possível retirar o corpo de borboleta sem retirar esta mangueira, fica um pouco apertado mas dá para efetuar o serviço;

Na foto abaixo mostra como fica mais fácil para remover o corpo de borboleta sem a mangueira do filtro de ar:

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2 - Devemos soltar o conector do sensor IAT, o conector é preso por uma trava bastando com cuidado pressiona-la e puxar o conector para separa-lo do sensor, conforme foto abaixo:

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3 - Com alicate soltar a abraçadeira que prende a mangueira rabo de porco na tampa de válvulas conforme ilustrado pela letra (A) na foto abaixo. Com a abraçadeira solta retire a mangueira da tampa de válvulas, as vezes devido ao óleo/temperatura a mangueira fica colada sendo necessário com cuidado torce-la (onde ela fica encaixada na tampa de válvulas) para os lados para solta-la:

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4 - Agora solte o tubo de admissão que é preso por dois parafusos philips na parte da frente
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e um na parte de trás
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5 - Retire o tudo de admissão e verifique o estado da mangueira rabo de porco quanto a ressecamento e rachaduras.
Caso esteja ressecada ou rachada devemos obrigatoriamente troca-la por uma nova.
Notem que nos Classe A equipados com o MAP só temos o tubo de admissão com o sensor IAT. Nos Classe A com o sistema MAF neste tubo de admissão encontramos o módulo do MAF junto com seus sensores.

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6 - O corpo de borboleta possui dois conectores e é preso por quatro parafusos no coletor de admissão:

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7 - Em cada conector existe uma trava deslizante que quando puxamos ela automaticamente solta e separa o conector do módulo no corpo de borboleta, portando nada de puxar o conector para separa-lo do módulo (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva Icon_exclaim

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8 - Com uma chave tipo "torx" de medida T30 afrouxar os quatro parafusos (em ordem alternada) que prendem o corpo de borboleta ao coletor de admissão e antes de retirar os útimos parafusos segure com a outra mão e termine de retirar os parafusos. Isto deve ser seguido para evitar que o corpo de borboleta caia no chão.

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9 - Para limpar o corpo de borboleta deve-se utilizar um pincel com gasolina ou querozene.
Atenção:
Deve-se apenas limpa-lo e não mergulhar o corpo de borboleta na gasolina ou querosene.
CAR80 também pode ser utilizado.

10 - A seguir fotos do corpo de borboleta já limpo:

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11 - Existe um orificio conforme foto abaixo que permite lubrificar as engrenagens do corpo de borboleta com WD40.

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12 - Antes de montar o corpo de borboleta devemos limpar a base com um pano que não solte fiapos e verificar como esta a junta, se estiver ressecada deve-se troca-la.
OBS. Notei que esta junta tem uma ponta guia, um lado mais fino e o outro um pouco mais grosso, portanto observar os lados corretos antes de retirar e montar (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva Icon_exclaim

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13 - Vamos começar a re-montar o corpo de borboleta. Começe colocando os parafusos no corpo de borboleta (para facilitar a montagen principalmente os parafusos que ficam na parte de baixo) e com os dedos ou a chave comece apertando alternadamente, depois dê um aperto final.

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14 - Lubrifique os dois conectores do módulo com WD40.

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15 - Posicione o conector inferior no módulo e com a outra mão empurre a trava deslizante para que a mesma encaixe o conector no módulo, repita o mesmo processo com o conector superior.

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16 - Re-instalar o tubo de admissão e para facilitar o encaixe com a caixa do filtro de ar passe um pouco de vaselina na juta.

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17 - Reconecte a mangueira rabo de porco e sua abraçadeira;

18 - Re-conecte o plug do sensor IAT e pronto, serviço finalizado (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva Icon_biggrin

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Mensagem por Grafdraw em Qua 08 Ago 2012, 00:27

Muito bom esse topico, eu quando fiz esse procedimento esqueci verificar a proteção dos fios que liga e borboleta e estava rosando e quase atorando os fios e tava c/ mal contato e falhas as vezes, mas consequi ver e arrumar e fico boa de novo, mas não lubrifiquei as engrenagens, vou fazer isso na minha classic 99, valeu.
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Mensagem por Alvaronium em Qua 08 Ago 2012, 03:31

Caro Epicco, excelente post! Somente fiquei com uma dúvida. Quando a limpeza do corpo de borboleta deve ser feita? Em uma determinada quilometragem? Após o carro apresentar algum sintoma? Daqui a 10 mil km farei a revisão dos 45.000km da minha Classic 2005. Sabes se esta limpeza será feita nesta ocasião?
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Mensagem por douglas barddal em Qua 08 Ago 2012, 05:42

Excelente Epicco e Walter, limpei a uns 15K na Sinal Verde, qual será a periocidade desta limpeza?
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Mensagem por Epicco em Qua 08 Ago 2012, 07:32

O principal sintoma de corpo de borboleta sujo é a aceleração oscilando em lenta.
Acho que a cada 30.000 km. pode-se fazer a limpeza. Ou não se estiver tudo ok.

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Mensagem por pc3m em Qua 08 Ago 2012, 07:47

Lembrei de um carburador Evil or Very Mad ...graças a Deus foi extinto cheers já sofri muito...Passat a álcool 1979 cherry cherry cherry só de lembrar doi a cabeça.
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Mensagem por douglas barddal em Qua 08 Ago 2012, 07:47

Obrigado abasteço invariavelmente com Podium se não tem coloco aditivada irei reparar nos sintomas da aceleração descritos pelo amigo e não pela Km.
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Mensagem por JP Negron em Qua 08 Ago 2012, 08:39

Aí sim fica facil manter nossas Babys, obrigado pelo tópico!
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Mensagem por SnoOx em Ter 25 Jun 2013, 15:45

Está aí minha próxima aventura de domingo! (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva 82224086
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Mensagem por Franklin Tassara em Ter 25 Jun 2013, 16:19

Excelente o tópico! Extremamente didático. Parabens pela postagem. Não tenho coragem de me atrever a esse tipo de empreitada, pois requer um conhecimento mais amplo, mas foi muito esclarecedor. Parabens pela aula Epicco.
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Mensagem por cassio machado em Ter 25 Jun 2013, 16:23

Excelente didática amigo Epico.
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Mensagem por ROD18 em Ter 25 Jun 2013, 17:35

Qual a viabilidade em substituir um W168 equipado com MAF para MAP?
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Mensagem por paulo brito em Ter 25 Jun 2013, 17:58

Épico,  há quem diga ser necessário passar o Star após desmontar o corpo de borboleta pois aos desconecta-la perde-se algum parâmetro.  Verdade ou bobagem ?
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Mensagem por Epicco em Ter 25 Jun 2013, 19:53

Paulo, não é necessário.

Para evitar "problemas" pode-se até desligar a bateria, mas como a energização do módulo e do corpo de borboleta é pós chave, basta mante-la desligada.

O que não pode é ficar brincando de empurrar a "borboleta" para cima e para baixo.......

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Mensagem por SnoOx em Dom 30 Jun 2013, 14:21

Tutorial executado com sucesso hoje, bem fácil até.. Estava muito suja e ficou limpinha igual a da foto. Foi bom pois seguindo estes passos pude ver que minha mangueira "rabo de porco" está rompida, irei providenciar uma nova para fazer a substituição.

Abraços.
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Mensagem por Epicco em Dom 30 Jun 2013, 18:18

Só para esclarecimento importante: o tutorial foi feito pelo Walter Paiva. Eu apenas copiei do "antigo" forum e trouxe para cá.

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Mensagem por SnoOx em Dom 30 Jun 2013, 18:41

Sem problemas, obrigado aos dois então, o criador do tutorial e o criador do tópico Wink
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Mensagem por Kanduxo em Dom 30 Jun 2013, 21:23

Poxa, muito bom esse tutorial.
Mais uma vez o Walter e o Eppico mostrando prestatividade. Smile
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Mensagem por kaleblopes em Sex 09 Ago 2013, 11:58

Sensacional !!!!
Parabéns pelo trabalho!
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Mensagem por cassio machado em Sex 09 Ago 2013, 12:03

Admiro a paciência do Walter.

Ele é show.
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Mensagem por Kanduxo em Sex 08 Nov 2013, 10:56

PessoALL, quais são os sintomas de corpo de borboleta sujo?
Estou afim de limpar o do Kichute esse fim de semana.
Ele influencia algo no consumo?
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Mensagem por paulo_afs em Sex 08 Nov 2013, 11:32

Por Eppico - escreveu:
O principal sintoma de corpo de borboleta sujo é a aceleração oscilando em lenta.
Acho que a cada 30.000 km. pode-se fazer a limpeza. Ou não se estiver tudo ok.
Tá aí Kanduxo...

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Mensagem por paulo brito em Sex 08 Nov 2013, 12:25

Nunca tive problema com o corpo de borboleta e oscilação da lenta,  na última revisão com 60 mil pedi para limpar pela primeira vez, e não tinha sinais de carbonização,  acho que é por conta da gasolina de boa qualidade.
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Mensagem por paulo_afs em Sex 08 Nov 2013, 12:53

Paulo,

Também limpei agora, se me recordo bem pela segunda vez, mas por prevenção pois também nunca tive problemas com oscilação!
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Mensagem por Kanduxo em Sex 08 Nov 2013, 21:40

Valeu Paulo. Smile
Acho que o do Kichute nunca foi limpo e já tem 69.000 km, já está na hora.
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