(W168): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: Serviços :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção e restauração :: Ajuda técnica
Página 9 de 12
Página 9 de 12 • 1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11, 12
Re: (W168): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Sim, conforme já comentado pelo confrade Paulo.
Como vc está com o carro há pouco tempo eu acho prudente trocar todo o fluido arrefecidos, na proporção correta de água desmineralizada e aditivo. Há tópicos sobre o assunto aqui no fórum.
Mas para resolver de imediato é só completar com um pouco de água mesmo é a luz deve parar de acender.
Há um tópico aqui tem sobre como ver o nível correto, no classe A e mais chatinho.
Abs
Como vc está com o carro há pouco tempo eu acho prudente trocar todo o fluido arrefecidos, na proporção correta de água desmineralizada e aditivo. Há tópicos sobre o assunto aqui no fórum.
Mas para resolver de imediato é só completar com um pouco de água mesmo é a luz deve parar de acender.
Há um tópico aqui tem sobre como ver o nível correto, no classe A e mais chatinho.
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
-
Re: (W168): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Olá! Primeiramente obrigado pela ajuda de vcs!
Então, li depois no manual do veículo que além da água no radiador, deve ir também, na devida proporção, o fluido (sim, era tão leigo a ponto de não saber disso).
Minha dúvida é se este indicador do painel está acendendo por causa deste fluido, e não por causa da água. Há essa possibilidade também, né?
Então, li depois no manual do veículo que além da água no radiador, deve ir também, na devida proporção, o fluido (sim, era tão leigo a ponto de não saber disso).

Minha dúvida é se este indicador do painel está acendendo por causa deste fluido, e não por causa da água. Há essa possibilidade também, né?
vilafranca- Usuário Iniciante
-
Não há essa possibilidade. Ele indica o nível da mistura.
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
-
sistema de arrefecimento da classe a
Olá amigos, estou fazendo a troca da corrente de distribuição da minha 160, o mecanico já me pediu qual produto que vou colocar no sistema de arrefecimento do motor, visto que ela estava com o produto de fabrica acredito eu, pois tudo está em perfeita ordem no motor, bomba tudo sem sinal de corrosão, aguardo retorno, obrigado Sandro.
sandro pesch- Usuário Iniciante
-
Sandro,
dê uma pesquisada no Forum pois esse tema já foi discutido aqui várias vezes. Aproveite e apresente-se na área adequada e não esqueça de dar uma lida nas Regras.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Abraço!
dê uma pesquisada no Forum pois esse tema já foi discutido aqui várias vezes. Aproveite e apresente-se na área adequada e não esqueça de dar uma lida nas Regras.
Abraço!
-
Fundido!
Veja se ajuda e além disso, mais esse aqui:
Veja se ajuda e além disso, mais esse aqui:
AEP- Usuário Platina
-
Boa noite amigos, Sou novo no fórum meu nome é Robisson, sou de Volta Redonda/RJ, tentei me apresentar no espaço adequado porem esta trancado.
Gostaria de uma ajuda, eu fiz a troca da bomba d'agua do meu classe a 160 apos o travamento da válvula termostática eu notei o vazamento na bomba, eu retirei a válvula e troquei a bomba, porem estou com o seguinte problema: eu coloco água no veiculo e quando dou partida a água vaza completamente, se eu coloco a tampa no reservatório da muita pressão nas mangueiras, parece que vão estourar. Eu já fiz testes no radiador e no bloco e a água flui livremente e aparentemente normal. Alguém já passou por uma situação parecida ou sabe o que pode estar ocorrendo? Desde já agradeço a atenção e a ajuda!
Gostaria de uma ajuda, eu fiz a troca da bomba d'agua do meu classe a 160 apos o travamento da válvula termostática eu notei o vazamento na bomba, eu retirei a válvula e troquei a bomba, porem estou com o seguinte problema: eu coloco água no veiculo e quando dou partida a água vaza completamente, se eu coloco a tampa no reservatório da muita pressão nas mangueiras, parece que vão estourar. Eu já fiz testes no radiador e no bloco e a água flui livremente e aparentemente normal. Alguém já passou por uma situação parecida ou sabe o que pode estar ocorrendo? Desde já agradeço a atenção e a ajuda!
robisson20- Usuário Iniciante
-
Robisson, pode ser que a junta do cabeçote tenha ido para o espaço, e/ou o cabeçote tenha empenado, ainda mais se o travamento da válvula termostática causou superaquecimento. Não está misturando óleo na água e/ou vice-versa?
Guilhermino- Usuário Ouro
-
Boa tarde Guilhermino, ele não misturou agua e óleo e nem esta passando, porem ele aqueceu e acendeu a luz indicadora no painel e quando parei o veiculo ele estava fervendo e chegou a vazar agua pela bomba quando eu parei dai eu chamei o guincho e levei o carro pra casa e estou reparando ele, porem ontem quando fiz a montagem e funcionei o carro ele apresentou o problema relatado. vc sabe se tem como fazer algum teste para ver o empeno no cabeçote sem ter que levar para retifica?
Grato. Robisson Ferreira.
Grato. Robisson Ferreira.
-
Que eu saiba, sem desmontar só dá para saber pelos sintomas. Um deles é esse que você descreveu. Deve estar vazando compressão de algum cilindro para o sistema de arrefecimento, aí a água jorra do reservatório se estiver aberto e, se estiver fechado, fica com excesso de pressão rapidamente, sem nem o motor esquentar. Além disso, a temperatura da água pode subir bem mais rápido do que o normal. O reservatório não está com um cheiro esquisito, meio de gases, meio de queimado?
-
Amigo, sai um cheiro diferente sim, creio ser a junta então, vc sabe se retirar o cabeçote tem como fazer algum teste para ver se ele esta empenado ou sempre que queima a junta ele esta empenado?
Grato.Robisson Ferreira.
Grato.Robisson Ferreira.
-
Veja se isto ajuda:
É necessário saber os valores de tolerância para verificar as folgas com o calibre.
Também precisa ver se não há nenhuma trinca e se as galerias de passagem de óleo e água estão em ordem.
Estou assumindo que você esteja familiarizado com esse tipo de reparo, pois eu não me arriscaria a fazê-lo por conta própria, principalmente se não tiver acesso a um bom manual de serviços.
É necessário saber os valores de tolerância para verificar as folgas com o calibre.
Também precisa ver se não há nenhuma trinca e se as galerias de passagem de óleo e água estão em ordem.
Estou assumindo que você esteja familiarizado com esse tipo de reparo, pois eu não me arriscaria a fazê-lo por conta própria, principalmente se não tiver acesso a um bom manual de serviços.
-
Amigo, não carregou a imagem, se puder mandar outra vez ou mandar um link, estou familiarizado sim, só quero me certificar de necessidade e possível medida para quando levar a retifica não correr riscos.
Agradeço muito sua ajuda, esta me guiando, fiz o teste do cheiro e pressão nas mangueiras e foi a junta mesmo.
Grato. Robisson Ferreira
Agradeço muito sua ajuda, esta me guiando, fiz o teste do cheiro e pressão nas mangueiras e foi a junta mesmo.
Grato. Robisson Ferreira
-
Aqui está abrindo normal, mas segue o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u4SzK_OjAkY
-
Guilhermino, obrigado pela ajuda amigo, ja retirei o cabeçote e a junta queimou mesmo, estava passando compressão do 4 para o 3 e seguindo para o arrefecimento. obrigado pela ajuda. Deus te abençoe
Att. Robisson Ferreira
Att. Robisson Ferreira
-
Disponha, Robisson! Boa sorte com o restante do reparo. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Depois, se quiser se apresentar, experimente este link, já que você disse que não estava conseguindo acessar a área: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].
Depois, se quiser se apresentar, experimente este link, já que você disse que não estava conseguindo acessar a área: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].
-
Atenção que os parafusos do cabeçote são do tipo elástico, na retirada deve-se medir o parafuso e caso esteja acima de 186mm devem ser substituídos por novos.
Segue o link com a sequência de aperto do cabeçote:
Segue o link com a sequência de aperto do cabeçote:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
walter paiva- Administrador
-
Queimou junta, tem que submeter o cabeçote a plaina.
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
-
Olá amigos, estou com uma dúvida.
.
Ontem fui revisar o líquido do arrefecimento, e colocar o aditivo Havoline para radiador, que atende a norma 325.2 da Mercedes-Benz, e quando abri aquele parafuso de ferro que tem no corpo do motor, não escorreu nenhuma gota de água, somente pelo parafuso de plástico que tem embaixo do radiador. O carro estava frio. Será que tem que deixar o motor ficar quente ou abrir alguma válvula? Obrigado!!!
.
Ontem fui revisar o líquido do arrefecimento, e colocar o aditivo Havoline para radiador, que atende a norma 325.2 da Mercedes-Benz, e quando abri aquele parafuso de ferro que tem no corpo do motor, não escorreu nenhuma gota de água, somente pelo parafuso de plástico que tem embaixo do radiador. O carro estava frio. Será que tem que deixar o motor ficar quente ou abrir alguma válvula? Obrigado!!!
Valderifs- Usuário Ouro
-
325.3, eu quis dizer. 

Valderifs- Usuário Ouro
-
Salvo engano, as especificações preconizadas para o seu carro são a 325.0 e a 325.6.
Quanto ao dreno do motor, basta soltar o parafuso mesmo, sem retirá-lo. E o reservatório tem que estar aberto.
Quanto ao dreno do motor, basta soltar o parafuso mesmo, sem retirá-lo. E o reservatório tem que estar aberto.
-
Já coloquei o 325.3, então já era? Mas tirei o parafuso inteiro, estou falando daquele do motor, não do radiador.
Valderifs- Usuário Ouro
-
Eu preferiria tirar, limpar e colocar o 325.0, mas é só a minha opinião. É que sistema de arrefecimento é o meu karma automotivo, por isso eu procuro seguir à risca as recomendações.
Não tem problema tirar o parafuso - parece que o problema é conseguir colocá-lo de volta porque o acesso ao local é ruim. Você seguiu estas instruções?
Não tem problema tirar o parafuso - parece que o problema é conseguir colocá-lo de volta porque o acesso ao local é ruim. Você seguiu estas instruções?
-
Isso meu amigo, só estou com dúvida quanto a não ter saído uma gota d'água daquele parafuso de ferro que tem embaixo do corpo do motor, embora tivesse bastante água no compartimento e radiador.
Valderifs- Usuário Ouro
-
Você conferiu se não estava com a passagem obstruída por sujeira?cutucando a passagem com uma chave de fenda.....e verificar se estava livre.
borba- Usuário Platina
-
Página 9 de 12 • 1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11, 12
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: Serviços :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção e restauração :: Ajuda técnica
Página 9 de 12
Permissão deste fórum: