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Ajustando o EHA (electro hydraulic actuator)

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Mensagem por Glutão Qui 17 Jul 2014, 15:16

Bom, nunca achei que minha 300E-24v andava com vontade e vigor. Sempre achei que ela 'gritava' mas não desenvolvia. Por exemplo, quando arrancava com vontade e chegava nos 60km/h, parecia que ela 'empacava', não conseguindo ganhar velocidade. Enfim, só um exemplo.

Bom, já passei por diversas oficinas aqui em BH e nenhuma delas entregou o carro com um funcionamento totalmente aceitável; até que um dia, de saco cheio comecei a pesquisar na internet algumas soluções e me deparo com o EHA:

Ajustando o EHA (electro hydraulic actuator) 10303800_791967094155774_6606694390905223191_n

Antes que digam que é necessário um manômetro para acertar corretamente, já digo que sim. É necessário mas pra quem não tem vou dizer uma coisa simples que pode ser feita na garagem, mesmo.

Você vai precisar de uma chave Torx, allen, fenda ou philips (não sei qual o parafuso do seu EHA). O meu é Torx.

Ajustando o EHA (electro hydraulic actuator) 422025d1327339847-smelling-gas-eha

1 - Retire o filtro de ar

2 - Retire o conector do EHA

3 - Pegue um pano e coloque embaixo do EHA, pois, como o sistema está pressurizado, você evita de perder os dois o'rings que vão no dosificador, se perder, não tem como montar de novo, além do mais, o pano segura o combustível pra não cair no motor. Portanto, vá soltando os parafusos devagar pra pressão sair devagar. E cuidado, parece que o EHA mira o jato pressurizado no seu rosto. rsrs Impressionante.

4 - Ao retirar o EHA, pegue-o de modo que fique com o parafuso fenda pra baixo.

EHA, parafusos e o'rings:

Ajustando o EHA (electro hydraulic actuator) 285592d1263767563-fuel-smell-420sel-mb0986438300-2

Ajustando o EHA (electro hydraulic actuator) Eha-remove4



5 - Solte este parafuso, que é uma 'tampa'. Ao retirá-lo, você verá um pequeno parafuso allen, tamanho 2. Ele que controla a vazão. Cuidado com a arruelinha.
É este parafuso:

Ajustando o EHA (electro hydraulic actuator) 433986d1332543630-removeing-eha-distributer-sam_1509

A dica é o seguinte, com a chave 2 mm, gire o parafuso 1/4 para direita ou para esquerda, monte e veja se melhorou. Se não, volte 1/8 e veja se melhora, e assim por diante. Ou seja, sem manômetro, é na tentativa e erro. Lembrando que para esquerda empobrece e pra direita, enriquece.

Ah, depois será necessário regular a mistura com allen 3mm, coisa simples:

Ajustando o EHA (electro hydraulic actuator) AdjustmentFuelAir2

Quem quiser arriscar, faça isso e depois monte novamente.

CUIDADO PRA NÃO PERDER NADA!

A primeira vez que fiz isso, eu girei 1/4 pra esquerda e ficou ruim, depois, voltei 1/8 e ficou excelente, o carro nunca tinha rodado tão forte, destracionava ao passar das marchas. Aí, chegando em casa, ele deu uma falhada e lá foi eu mexer de novo, aí montei e o carro não pegou mais, ou seja, sua conta e risco! Tive que levar de reboque pra oficina pra colocar o manômetro, ajustar a pressão de funcionamento, e aproveitei e arrumei o tubo do 3mm do dosificador, mandei fazer no torneiro.

Enfim, dizem que no manômetro, a pressão tem que ser de 6 bar, e a diferença entre a câmara superior e inferior, de 0,4 bar. Deixamos o meu assim na oficina e o carro tava bem legal, depois, andando, ele piorou, cheguei no estacionamento e lá mesmo, dei uma mexidinha no EHA, montei, carro funcionou, regulei a mistura com o 3mm e agora ele está andando pra burro. Perfeito. Se passa no controle de gases? Não sei e não quero saber. Aqui em BH não precisa e o consumo está entre 5,5 e 6km/l dentro de BH, que só tem morros e mais morros. Então, acho que está aceitável."

Agora, só de pisar mais fundo, sem apertar o kickdown ao arrancar, automaticamente já puxa pra 1ª marcha... nunca tinha feito isso, só reduzia ao apertar o kickdown.  cheers 

Aproveitando que o carro ficou legal, dei um presente pra ele, rodas 16" e pneus novos:

Ajustando o EHA (electro hydraulic actuator) 10425014_795768457108971_2712170388266675592_n

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Última edição por Glutão em Qui 17 Jul 2014, 15:40, editado 3 vez(es)
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Mensagem por Karl Fass Qui 17 Jul 2014, 15:30

Acertou o ponto elétrico dele. Dentro da faixa de variação.

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Mensagem por Luiz Pinheiro Qui 17 Jul 2014, 15:47

Ótimo post, aliás até pouco tempo atrás eu nem sabia que a EHA tinha regulagem tbm, além da regulagem da mistura do dosificador.

Estou tendo também um probleminha com a EHA da minha 129, motor M104 também. No meu caso acho que a EHA está indo pro saco mesmo pois o carro simplesmente morre e não pega mais, o que aliás também é sintoma de bomba de combustível ou o relê da bomba, mas descobrimos que dando uma batidinha da EHA o carro volta a funcionar.

Aproveitei que já estava querendo comprar um par de bombas Bosch e trouxe uma EHA nova, aliás fica aqui a dica para ter uma de reserva pois essas peças estão encarecendo bem. Instalei a nova no carro e ficou direitinho, pelo menos a marcha lenta, mas mesmo mexendo na mistura de CO2 a aceleração ficou irregular.
Depois até conversei por telefone com o confrade Glutão que me explicou o que postou acima mas como tenho mesmo que parar o carro para trocar as bombas e fazer mais umas coisinhas, vou acabar deixando pra fazer tudo no mecânico.

Mas acho a dica muito boa, tanto pra quem gosta de dar uma mexida no carro de vez em quando quanto pra aqueles que precisam dar uma melhorada pra poder esperar uma vaga no mecânico.

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Mensagem por C-220 Qui 17 Jul 2014, 16:21

Luiz,

Vc gosta de fortes emoções com KE-Jetronic. rsrsrs... isso é literalmente a visão do inferno, uma VDO é um paraíso comparada com KE.
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Mensagem por john Qui 17 Jul 2014, 16:41

O post é realmente muito bom. Ajudará a muitos.
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Mensagem por Guilhermino Qui 17 Jul 2014, 17:07

Gostei dessas Brands Hatch 16'', nunca tinha visto.  Ajustando o EHA (electro hydraulic actuator) 524144009
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Mensagem por Glutão Qui 17 Jul 2014, 17:46

John, ajudar, ajuda mas tem que ter cuidado pra não passar do ponto e o carro não pegar mais.

Guilhermino, são da W140, primeira série. As primeiras mesmo.
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Mensagem por Luiz Pinheiro Qui 17 Jul 2014, 19:50

Daniel, até a hora de ter que procurar um MAF novo....sou muito mais essa aí. Vou te falar que já revisei uns 2 dosificadores, troquei umas 2 EHA´s e acho que ainda não gastei o valor de um MAF usado do Ebay, rsrsrsrsrrss.

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Mensagem por C-220 Qui 17 Jul 2014, 20:02

Um MAF Bosch custa U$S 250,00 em média. Sai por uns R$ 850,00 aqui no Brasil.
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Mensagem por Luiz Pinheiro Qui 17 Jul 2014, 20:21

Daniel, para esse MAF sair aqui por esse preço vc tem que mentir na NF ou ter sorte de não ser taxado, algo que não está acontecendo muito ultimamente, pelo menos para SP.

Nas ultimas encomendas que fiz e que foram taxadas pela receita, trazendo pelo USPS, a conta ficou mais ou menos assim: (utilizando o exemplo acima)

Peças = 250 dólares
Fator= 5  (inclui câmbio, frete e impostos)

Aqui - 1250 reais.


Nas duas vezes que precisei revisar meu dosificador, em carros diferentes (em um deles acho que até nem precisava) gastei 1000 reais. Sei que em BH era mais barato do que cobram aqui em SP, mas foi o que gastei.

Ou seja, não existe esse papo de ser mais caro ou de dar mais pau, lenda.

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Qui 17 Jul 2014, 21:41

Eu já tive uns 8 carros com dosificador (entre MB e Porsche) e nunca tive qualquer problema com a peça, a não ser a bendita regulagem hehehe....

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Mensagem por C-220 Qui 17 Jul 2014, 21:59

Ai é que tá Ulysses, a regulagem...
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Mensagem por Aleanz Qui 17 Jul 2014, 22:25

Que belo post Glutão! Não sabia a função do EHA, interessante e importante de se saber.

Quanto ao dosificador, antes de comprar minha estrela com o delicioso M104 e seus mais de 200 pocotós, fiquei com receio de encrencar. Em quase um ano usando quase todo dia, tendo experimentado todo tipo de combustível, não tive sequer sinal de falha. Parece e é muito robusto. Se tiver um mecânico que saiba mexer, só alegria.
A minha com podium faz 4,5 km/l andando calmo e ouvindo Grieg. Com Stones e um pouco de pressa nem quero fazer a conta.

Bela carroceria, belo motor, e QUE RODAS!!!

Obrigado por compartilhar!

Abraço.
Alexandre.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 18 Jul 2014, 00:47

Daniel,

Na verdade, o grande vilão da desregulagem nem é o dosificador em si, mas o WUR (worm-up regulator).

Abraço!

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Mensagem por Karl Fass Sex 18 Jul 2014, 05:36

Também não é Tão complicado assim.

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Mensagem por Luiz Pinheiro Sex 18 Jul 2014, 07:37

Ok, mas cabe ressaltar que a WUR já não existe mais nessa geração de injeção, aí é coisa pra 107, 116 e etc, não?!

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Mensagem por Guilherme Lacerda Sex 18 Jul 2014, 09:15

Parabéns Thiago. Isso aí, pesquisar, estudar e tentar resolver. MUITAS vezes os mecânicos não sabem, mexem até e não resolvem. Se continuar assim estará resolvido meus problemas de MO capacitada!!!
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Mensagem por borba Sex 18 Jul 2014, 09:16

Pelo que entendo o EHA é uma "evolução" se assim pode ser entendido do WUR da geração anterior da KE.

A função é a mesma sendo de reduzir a pressão de entrada de combustivel no dosificador vindo do sistema de alimentação.

na WUR o aquecimento das laminas termo-sensiveis regula a pressão do sistema reduzindo a pressão da mesma empobremendo a mistura atravez da redução da pressão quando o regime do motor se adequa à temperatura de funcionamento ;e acredito que a EHA trabalha no mesmo conceito.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 18 Jul 2014, 09:45

Sim, exatamente. Com o tempo essas lâminas começam a perder essa capacidade de deformação e surgem as desregulagens. O EHA nesse ponto é bem melhor, dada a facilidade da regulagem.

Abraço!

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Mensagem por cassio vitor Qua 30 Jul 2014, 13:54

Karl, em a dica de como acertar o ponto elétrico?
A minha 201 está ruim de pegar, troquei os 4 bicos, ajustei o EHA e a mistura. Ela pega depois da 4 ou 5 tentativas e aí sim fica com a marcha lenta perfeita, anda bem etc. Noto que quando desligo, sinto cheiro de gasolina na parte traseira do carro, porém não há vazamento no trio bomba, acumulador e filtro. Será que meu acumulador está indo ou foi pro saco?
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Mensagem por borba Qua 30 Jul 2014, 15:12

pelos sintomas aposto minhas fichas no acumulador que foi pro beleléu......

quando está fria depois de muito tempo desligada pega de primeira?se sim pode ir direto no acumulador
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Mensagem por Karl Fass Qua 30 Jul 2014, 15:34

Cassio, isso não é muito simples de fazer...precisa ter os dados elétricos do carro, e variam um pouco por grupo fabricado. Sem os dados corretos, nada feito. Sugiro a que mande ao Alan... Ele sabe e consegue os dados.

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Mensagem por Glutão Qua 30 Jul 2014, 15:55

Ou pesquise no google, benzworld...

Acho que se toda dúvida que alguém tiver, a indicação for levar a uma oficina, o fórum perde sentido.

Eu cansei de ir em oficina e não solucionarem o meu problema ou então ver nego mandar carro 400km, 500km, 600km de distância e o carro voltar como foi e ter uma conta absurdamente alta.

Cássio, faça como eu, pesquise, tente resolver e conte se ocorre alguma mudança.
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Mensagem por borba Qua 30 Jul 2014, 16:00

ou direcione o que quer verificar ,como por exemplo , conecte um manometro de pressão na linha ..se ao desligar ele cair para zero em pouco tempo em vez de ficar com  aprox. 2,5 bar deve ser o acumulador ...ou a valvula retentora de pressão no dosificador ......
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Mensagem por cassio vitor Qua 30 Jul 2014, 18:06

Glutão, estou igual a vc, já mexi muito nela mas agora ela começou com isso e não possuo manômetro. Desconfio que seja o acumulador, pq da impressão da gasolina voltar pro tanque e conforme vc vai tentando só virando o motor, parece que quando chega liga na hora.
Se jogar combustível no corpo do dosificador, pega de prima.

Borba,obrigado pela dica ! Agora qual e essa válvula retentora ?
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