Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

+80
Pedro Caú
Farid Pedro Cardoso
Valderifs
MMbenz
Gilberto/SP
Guilherme Pierot
dayanpersou7
betowayne
A190
Dr. Pimpolho
Massautak
luigi rubino
Antonio H.Pinheiro
Andreia Margareth Ramos B
JP Negron
brunofelipe1616
AEP
marco costa
Guilhermino
Ulysses V8 Benz
anderson5252
Paulo Dias
anderson lino
Daniel-SP
NicolasRamos
Guilherme Alves Picirillo
Darlan Alves
jbelline
marceloadres
Robinhocds
scarela
Jorge Xavier
jmbabsb
168
Nilton
walter paiva
marlon.oliveira
douglas barddal
Professor
Krk5
Kanduxo
wpietscher
Weiss 1972
GR
Caio_Cartaxo
savinho
gso
potier
grtecno®
Alexandre - PR
Runge
BRUNOMAGALHAESA
ivan menezes
Ralph's
fabio.almeida
Wilson
jsanmay
Sidsports
FabianoCD
Ernestino Barcelos
Luiz Pinheiro
fernandoarnecke
jeanrobson
Stanley
rmferreira
agrangeon
Epicco
minssama
Berantis
elton_mobile
edunokia
josias marques
Antônio Elias
Fajardo
José Gabriel
nardinabreu
toni goetten
alborg
Hélio Cavallotti Júnior
Gregorio
84 participantes

Página 1 de 13 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Gregorio Qua 12 Set 2012, 11:30

Olá!
Recentemente comprei um Classe-A 02/03.
O ar-condicionado não funciona, nem o ventilador liga.
Não tenho idéia do que possa ser, já vi que tem ar no sistema e os fuzíveis estão ok.
Alguém pode me ajudar nessa!!?


Dica: O Motor "rangia" de manhã e fiquei sabendo que era o óleo que estava errado.
Troquei o óleo e resolveu.


Última edição por AEP em Qua 16 Nov 2016, 10:39, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : Por favor não escreva todo o texto em negrito, conforme as regras do fórum.)
Gregorio
Gregorio
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por walter paiva Qua 12 Set 2012, 11:51

Gregorio,

Verifique o motor eletrico que faz a ventilação dentro da cabine, geralmente são os carvões que estão gastos. Um bom auto-eletrico faz o reparo deste motor.

Por favor, não escreva todo o título em negrito ou em letras maiúsculas conforme as regras do fórum.


_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Hélio Cavallotti Júnior Qua 12 Set 2012, 12:44

Importante, também, checar a carga de gás.
Hélio Cavallotti Júnior
Hélio Cavallotti Júnior
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 132
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Gregorio Qua 12 Set 2012, 13:21

Desculpe por postar incorretamente, não voltará a acontecer.
Hélio, a carga de gás e os fuzíveis estão OK, não cheguei a ver oquê o walter falou, dos carvões gastos, vou ver se vejo e posto aqui.
Gregorio
Gregorio
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Ar condicionado parou de gelar

Mensagem por alborg Ter 18 Set 2012, 20:14

Caros confrades, fiquei uns dois meses sem usar o ar (pelo período de inverno) e desde ontem o ar não está gelando: liga a ventilação e o ar quente funciona normalmente, porém o ar frio, nada... alguém tem alguma dica?
Adiantando: faz uns dois anos que não recarrego o gás será que é somente fazer a recarga?

abrax


alborg
alborg
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 31
Data de inscrição : 16/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por toni goetten Ter 18 Set 2012, 20:20

Eu sempre ligo no ar gelado mesmo no inverno! disem que é bom! caro amigo ja fiz carga de gas em outros caros meus, e foi so alegria! mais vai saber!!!
toni goetten
toni goetten
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 190
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por alborg Ter 18 Set 2012, 21:46

Alguém indica um local confiável aqui em Curitiba?

grato
alborg
alborg
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 31
Data de inscrição : 16/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Gregorio Ter 25 Set 2012, 11:09

Mandei em uma oficina e o rapaz me mandou o orçamento de R$ 460,00, será trocado filtro de cabine(R$35) e ventilador(R$245,00) com MDO
(R$ 180,00). O preço está dentro? Conseguiria eu trocar sozinho?
Gregorio
Gregorio
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por walter paiva Ter 25 Set 2012, 20:50

O motor elétrico que faz o ar circular dentro da cabine não tem segredos para a troca, tendo as chaves não é difícil.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por nardinabreu Ter 25 Set 2012, 22:06

Tendo as chaves e um pouco de conhecimento....
nardinabreu
nardinabreu
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Gregorio Qua 26 Set 2012, 10:25

Consegui convencer o rapaz a fazer por R$ 90,00 a mão de obra, ele já aproveitou e deu uma geral no sistema elétrico. Pelo menos vou poder aproveitar o verão no ar-condicionado!!! Se bem que hoje em curitiba fez 2ºC!!! Um abraço a todo e obrigado!
Gregorio
Gregorio
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por José Gabriel Dom 21 Out 2012, 01:21

Estou com um problema no ar da minha classe a 190 2001. Depois de visitar várias casas de ar condicionado em Brasilia_DF, recebi a dica do antigo dono e chegando lá o funcionário disse que iria colocar o gás com o lubrificante que parecia um gel. Depois de colocado o ar não disparava ou seja não armava, disse que poderia ser a valvula torre, retirou o gás e colocou outra do VW polo abasteceu novamente, como não conseguiu conectar os fios direito preferiu devolver a valvula torre do classe a e abasteceu o gás novamente. O que ocorreu é que fui embora sem uma solução, porém com o carro em movimento o ar condicionado voltou a armar. Em movimento ele esta gelando, não como antes, mais funciona... dias depois liguei na loja e o dono disse para retornar que ele faria uma limpeza retirando o compressor e abrir. E se ele não estivesse riscado, trocaria as molas dos pistões e que o sistema voltaria a funcionar normalmente cobrando para este serviço de desmontagem, troca das molas e reabastecimento R$ 350,00 e caso não seja este o problema que trocaria a valvula torre e reabasteceria o sistema cobrando somente a mão de obra e a valvula.

1) Alguem jaá passou por isso?

2) Nesta loja tentaram ligar para a alguns representantes e não acharam a valvula torre. Quem poderia ajudar?

3) Será que terei que trocar o compressor? Se positivo quem pode ajudar com ... quanto custa um usado? e um novo, qual é a marca? quanto custa e aonde achar? Telefone e endereço.

Minha classe a esta muito conservada e vale a pena manter!!!
José Gabriel
José Gabriel
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Fajardo Seg 22 Out 2012, 12:00

1) parecido, o ar não gelava e tinha sido o eixo do compressor quebrado

2)é meio dificil de achar, mas se encontra

3) o compressor novo,importado me custou R$1200. Usado por volta de R$600. Dá para adaptar o do Vectra 2001.
Fajardo
Fajardo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2006
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

https://www.facebook.com/#!/marcosfajardoarquiteto

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por José Gabriel Seg 22 Out 2012, 23:36

Tenho uma duvida com relação a parte elétrica:

1) quando se liga o ar condicionado o eletroventilador do motor não é como de outros carros, ou seja aumenta a velocidade para refrigerar mais a colmeia do radiador?

2) Se o problema do meu carro for elétrico o sistema de rastreamento Scanner Mercedes vai aparecer qual é o defeito?

3) Será que estou buscando outras soluções do meu problema ou devo ir direto comprar outro compressor?

Ao confrade Fajardo, ou outros confrades, poderia indicar a loja que comprou o compressor do ar condicionado? é original MB ou qual é a marca?
José Gabriel
José Gabriel
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Antônio Elias Ter 23 Out 2012, 00:22

José Gabriel, para ajudá-lo em termos de indicação de oficina ou de alguma representação da Denso, seria interessante o amigo esclarecer se está em Brasília/DF ou no Estado do Ceará (conforme avatar)?!?!

O Classe A usa um compressor Denso com funcionamento um pouco diferente de outros modelos, porisso não aconselho fazer adaptações e acho que não deve comprar outro compressor antes de um parecer de um profissional abalisado que realmente entenda desse sistema Denso 6, esse compressor funciona com variação de cilindrada e é acionado por pulso enviados de um módulo para uma válvula solenóide, porisso creio eu que o Star Diagnózis conforme você perguntou seja sim uma boa ferramenta de apoio para verificar se há alguma anomalia eletrônica nessas interfaces.

Mas, por outro lado, se pelo seu relato o sistema está gelando ou pelo menos esfriando com o carro em movimento, não sou técnico da área, estou me baseando apenas na experiência com outros A que tivemos na família, acho que isso indica que a correção provavelmente ou passa por algum sensor falhando no envio desse pulso da central, essa matéria pode ajudá-lo entender melhor a necessidade de verificação do profissional habilitado Denso:

A cilindrada só aumenta se houver solicitação e pulsos para o solenóide, caso contrário, o angulo do virabrequim do compressor não se altera e os pistões ficam praticamente sem curso. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Procuraria um representante Denso na sua cidade e pediria para conferir a pressão nesse sistema, se usaram a carga refrigente R134a correta de 600grs recomendada (há equipamentos que medem com precisão essa pressão no sistema) e também se estão usando o óleo PAG 46, cerca de 140 a 180 ml para todo o sistema conforme recomendam os técnicos na matéria acima, tivemos um 160 com vazamento na mangueira de alta que foi substituida e o ar não funcionava direito por causa de recarga feita incorretamente.

Sucessos nos reparos,
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por josias marques Qua 12 Dez 2012, 16:14

Meu ar condicionado parou de funcionar e foi verificado que o compressor travou. Sendo assim, segundo o técnico, só outro.
Encontrei um "importado modelo Denso 6" novo no valor de R$ 1.250,00 mais R$ 400,00 para instalação.
Alguém conhece pra dizer se é bom? Preciso consertar, pois o verão já está queimando... ainda mais pra quem tem bancos em couro!
Desde já, grato a quem puder opinar.
josias marques
josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por edunokia Qua 12 Dez 2012, 17:48

Defeitos comum no ar condicionado

1 - Compressor
2 - Vazamento no Evaporador (Dentro da caixa do painel)
3 - Fusivel na caixa de fusiveis
4 - Motor do ventilador
5 - Derretimento do conector atras do painel de controle do ar, precisamente atras do botao do ventilador.

Quando acontece o numero 5, as vezes funciona so algumas velocidades, as vezes nao funciona nada nem, os botoes de recircular e EC.

Se for fusivel aberto, nao chega 12v + no pino central do lado direito vendo por tras do referido conector.

Se for motor do ventilador, tem que verificar direto no motor. É melhor retirar o motor , testar e aproveitar e fazer uma limpeza no motor e nos dutos atras do motor e trocar o filtro de carvao ativo.

Vazamento no evaporador , tudo funciona mas o ar nao resfria e fica mal cheiro dentro do carro devido ao oleo do sistema de refrigeracao.

Se for compressor, na rede green há compressores, não sei qual origem, mas não precisam de adaptações.

Já comprei o evaporador na rede green de são paulo, fui bem atendido e me enviaram por sedex depois de deposito bancario.
site da rede green:[url=http://www.redegreen.com.br/catalogo/index.php?prodNome=classe a&catID=15][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] a&catID=15[/url]

Valvulas torre do compressor tambem acha na rede green, mas pouco profissionais se prestam a trocar somente a valvula, ele trocam o compressor inteiro.

Qualquer manutenção no sistema de ar em que é preciso retirar o gás e abrir a linha do sistema, o WIS recomenda que nãoo deixe abertopor mais de 30 min, pois ocorre entrade de umidade na linha saturando o filtro secador, e ai vai ser necessário trocar tambem o filtro secador. Abriu, retirou a peca , vede as ´pontas para evitar esse dano.

Quanto a outros vazamentos, o idela e colocar contraste eerificar principalmente nas mangueiras de borrachas , ns terminais onde se faz a recarga e na valvula de expansao que fica na parede de fogo, perto do servo freio/cilindro mestre.

Abs a todos.
edunokia
edunokia
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 89
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

http://www.eduardofonseca.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por elton_mobile Qua 12 Dez 2012, 23:06

Alguém poderia recomendar um local para reparo na região de SP? que não cobre os olhos da cara.

abraços

Elton Nascimento
elton_mobile
elton_mobile
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Berantis Qua 12 Dez 2012, 23:23

Não costuma ser caro, mas é bom fazer um orçamento primeiro.

Auto Refrigeração Cirineu Ltda.

Razão Social: Auto Refrigeração Cirineu Ltda

Conserto e Limpeza de Ar Condicionado

Rua Cristiano Viana, 401, Cerqueira César, São Paulo - SP, 5411000

TEL.: (11) 3082-6788
Berantis
Berantis
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2471
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por walter paiva Qua 12 Dez 2012, 23:27

Edunokia disse:
5 - Derretimento do conector atras do painel de controle do ar, precisamente atras do botao do ventilador.

Quando acontece o numero 5, as vezes funciona so algumas velocidades, as vezes nao funciona nada nem, os botoes de recircular e EC.

Só para completar Quando isso ocorre é porque o motor elétrico esta em curto e manda o curto para os botões e fusível.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por edunokia Qua 12 Dez 2012, 23:35

Obrigado Walter,

É isso ai, o meu não estava em curto, o motor do ventilador funcionava, porém rodando manualmente, precisavade muita força pra faze-lo, parecia cque estava engripado.

Abs
edunokia
edunokia
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 89
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

http://www.eduardofonseca.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por elton_mobile Qua 12 Dez 2012, 23:37

Obrigado

Berantes

Abraço

Elton Nascimento
elton_mobile
elton_mobile
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por walter paiva Qua 12 Dez 2012, 23:44

Para outras opções consulte este link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por minssama Qui 27 Dez 2012, 15:02

Caros Confrades,

Eu adquiri recentemente um w168 2003 Elegance automático. Preciso de ajuda dos Srs.

O A/C do meu carro tem a serguinte peculiaridade:

1) Quando o carro fica muito tempo exposto ao sol nos dias quentes (30~36 graus)antes dar partida:

- O ar-condicionado não gela bem, mas dá para sobreviver com as janelas fechadas;
- A perda da potência do carro é grande e o carro fica lerdo;
- O carro fica barulhento (parece ser do eletroventilador), e ouço(e sinto no pé direito) até algumas batidinhas que não sei o que é;
- Dá impressão de que os pedais (de acelerador e do freio) ficam 'frouxos';
- A direção também faz um barulho similar ao do freio (kric-kric).
- O comportamento geral do carro é caótico e/ou aleatório;
- Porém, quando abro o capô, a temperatura do compartilhamento não é nada preocupante. (A temperatura do ambiente já é elevada.); e
- Tudo volta a ser normal ao desligar o A/C.

2) Quando o carro esteve na sombra mesmo nos dias 'quentes' (28~32 graus) antes dar partida:

- O ar-condicionado gela bem;
- O resto funciona normalmente.

O dono anterior já fez:

- limpeza de sistema de arrefecimento,
- remanufatura de motor de ventilação.

Eu fiz:

- Recarga de gás junto com inspeção do vazamento de gás.

Alguém tem uma idéia do que está acontecendo?
minssama
minssama
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Epicco Qui 27 Dez 2012, 17:06

Peça para checar o funcionamento do compressor do ar condicionado.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 13 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos