(AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos

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(AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos

Mensagem por AEP em Qui 09 Jan 2014, 19:42

Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

"Estas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo com seu uso. 


Desta forma,o consumidor tem como identificar se o lubrificante atende às exigências de seu equipamento, consultando seu manual. 


Como exemplo temos: SAE – Society of Automotive Engineers É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho. 


Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão. 


Mais informações em “O que significam os números (20W-40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?”. API – American Petroleum Institute Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender. 


Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. 


Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SM, SL, SJ, etc. 


O “S” desta sigla significa Service Station e a outra letra define o desempenho em ordem alfabética crescente.


Com a evolução dos motores os óleos sofreram modificações, através da inclusão de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e formação de depósitos, etc. 


Atualmente, o nível API SM é o mais avançado. 


No caso de motores diesel, a classificação é API CJ-4, API CI-4, CH-4, CG-4, CF, etc. O “C” significa Commercial. 


A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens. ACEA – Association des Constructeurs Européens de l’Automobile (antiga CCMC) Esta classificação europeia associa alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus 
(Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório. 


JASO – Japanese Automobile Standards Organization Define especificação para a classificação de lubrificantes
para motores dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho). 


Também existe a classificação JASO T903, para avaliar e classificar a adequação de óleos lubrificantes ao sistema de transmissão de uma motocicleta, que se subdivide em JASO MA (MA1/MA2) e MB. NMMA – National Marine Manufacturers Association Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos para motores náuticos de 2 tempos através da Sigla TC-W3 (Two Cycle Water) e para motores náuticos de 4 tempos a gasolina através da sigla FC-W (Four Cycle Water)".


Última edição por AEP em Sab 11 Out 2014, 16:32, editado 1 vez(es)
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Re: (AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos

Mensagem por Christiano em Qui 09 Jan 2014, 19:57

Desde o final de 2010 que existe o API SN, este até 2013 era o mais avançado.
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