Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

+4
William027
piracamp
walter paiva
AxSebastian
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por AxSebastian Seg 30 Dez 2013, 19:15

Parceiros,

Estou com dois problemas: 
Tive que trocar o semi-eixo do lado direito de uma Classe A160, ano 2000 semiautomática.
Tive um problema com a pessoa que fez a primeira troca (gambiarra!). Resultado, resolvi trocar a peça inteira (pq na realidade, na css ´só encontramos o conjunto completo). Paguei 1.250,00 e a levei em uma oficina  bem credenciada. Trocaram a peça e, verificaram que a caixa estava quase sem óleo e completaram. Sai com o carro da oficina, que fica não mais que uns 1.500 metros da minha casa. Isto foi neste último sábado. Quando sai à noite notei os seguintes problemas:
1 - Quinta marcha não entra. Quando coloco a alavanca na posição, aparece a letra N;
2 - Luz de ré acende automaticamente quando viro a chave e permanece assim, até desligar a chave - inclusive, o carro tem sensor de ré, e ele fica ligado também direto, sem desligar.

A oficina só abrirá dia 02 de janeiro mas, gostaria de ir lá com alguma certeza e eis as minhas perguntas:
1 - Tem alguma restrição quanto a tipo de óleo da caixa ou não?
2 - É algum problema físico ou só passando o scaner resolve?
3 - Se tiver que passar o scaner este tem que ser o da MB Star diagnosis?

Conto com a colaboração de vcs.

Fiz este mesmo questionamento, em um outro tópico "zumbido hidraúlico e quinta marcha não entra". Acho que são problemas de diferentes causas, por isto abri este novo tópico, se agi errado, peço-lhes que me desculpem.

Abraços e um Feliz 2014 a todos!

Sebastião Machado

_________________
Sebastian W168
AxSebastian
AxSebastian
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 63
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por walter paiva Seg 30 Dez 2013, 19:37

AxSebastian, seguem minhas informações:
 
1 - Quinta marcha não entra. Quando coloco a alavanca na posição, aparece a letra N;
Resp.: Pode ser que na troca do semi-eixo removeram o interruptor que liga a luz de ré, a retirada deste interruptor deve seguir um procedimento que é deixar a marcha ré engatada, caso isso não seja feito o braço que aciona o interruptor cai e deixa a luz de ré sempre acionada e também bloqueia o engate da 5ª marcha, peça para o mecânico revisar isso Shocked 
 
2 - Luz de ré acende automaticamente quando viro a chave e permanece assim, até desligar a chave - inclusive, o carro tem sensor de ré, e ele fica ligado também direto, sem desligar.
Resp.: idem acima.
Obs.: todos os Classe A fabricados no Brasil não saíram de fábrica com sensores de ré. 
 
3 - Tem alguma restrição quanto a tipo de óleo da caixa ou não?
Resp.: Não, mas o óleo recomendado é o Esso Gear Oil 317
 
4 - É algum problema físico ou só passando o scaner resolve?
Resp.: Pelo que você relatou é um problema físico.
 
5 - Se tiver que passar o scaner este tem que ser o da MB Star diagnosis?
Resp.: Você pode utilizar o scanner Launch Wink
 
Tomei a liberdade de remover a mensagem do outro tópico e mover este para a área da transmissão semiautomática Wink


Última edição por walter paiva em Ter 29 Jul 2014, 07:30, editado 1 vez(es)

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por AxSebastian Seg 30 Dez 2013, 21:55

Walter,

Explicação melhor não poderia haver.
Altamente técnica e clara. Com certeza foi o que aconteceu.
Agradeço sua atenção e rapidez na resposta. Voltarei com o resultado.

Tenha um Feliz 2014!
AxSebastian
AxSebastian
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 63
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por AxSebastian Sáb 04 Jan 2014, 17:03

Caro Walter,

Agradeço mais uma vez.
Dito e feito.... funcionou corretamente.

Abraços
AxSebastian
AxSebastian
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 63
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por walter paiva Sáb 04 Jan 2014, 19:13

AxSebastian,

Disponha sempre, fico contente que o problema foi solucionado.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Luz Ré constantemente acessa

Mensagem por piracamp Dom 13 Abr 2014, 10:05

Caros Confrades
Bom Dia


Minha Classe A 160 ano 2001, fica constantemente com a luz de ré acesa. Quando comprei estava sem as lâmpadas quando coloquei ficavam sempre acesas. O mecânico falou que era o interruptor da luz de ré, comprei e troquei e ficou de mesma forma ou seja acesa. O mesmo mecânico falou que era dentro do cambio, acho estranho porque o carro esta perfeito e o cambio muito bom. Ouvi dizer que existe uma técnica para se colocar o interruptor, que o mesmo deve ser colocado com determinada marcha engatada, para assim ocorrer o alojamento correto.
Alguém saberia, me informar a respeito ou me orientar?

Abraço a todos
Beto
Campinas SP
piracamp
piracamp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por walter paiva Dom 13 Abr 2014, 12:13

Como o seu já esta com esse problema é necessário remover o interruptor e com a ajuda de uma chave imantada puxar a aste que aciona o interruptor, quando você puxar esta aste mantenha-a puxada e peça que outra pessoa engate a 5a marcha. Feito isso retire a chave imantada e coloque o interruptor.
Verifique se funcionou.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por piracamp Dom 13 Abr 2014, 17:30

Walter
Boa Tarde

Muito obrigado, vou tentar, depois postarei o resultado.

abraço

Beto
piracamp
piracamp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por William027 Sex 25 Abr 2014, 11:44

Walter / AxSebastian.
O meu está com o mesmo problema.
Tem que retirar o câmbio para ajustar o braço do interruptor de ré?
William027
William027
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/04/2014
Idade : 44

http://www.forcex.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por walter paiva Sex 25 Abr 2014, 12:17

William,

Não precisa remover o cambio.

É necessário remover o interruptor de ré, com uma chave imantada puxar o braço (que faz o acionamento dentro do cambio) tomando cuidado para a chave não escapar e ter que repetir o processo. Quando você perceber que o braço não sobe mais peça para outra pessoa engatar a 5ª marcha e deixa-la engatada, feito isso retire a chave imantada e reinstale o interruptor Wink

Só coloque em ponto morto quando o interruptor estiver totalmente instalado.

Verifique se esta ok.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por William027 Qui 01 maio 2014, 11:12

Só para avisar, fiz o procedimento e está ok. 
Coloquei o carrinho para andar, durante as pesquisas aqui no portal e as cabeçadas no carro pude conhecer um pouco, obrigado.
Eu mesmo reparei o AKS, refiz o chicote do módulo de injeção, ajustei o trambulador, testei e ajustei o interruptor de freio, testei o PT100, sensor de rotação, sonda lambda e, com a ajuda de vocês, troquei o interruptor de ré.

Se alguém precisar de ajuda aqui na região de Campinas podem me indicar ok. 
Obs* Uma semana antes do problema eu levei o carro em uma conceituada oficina mecânica especializada em Mercedes aqui em Campinas, um tal de Rubens teve a coragem de me dar um orçamento de R$15.000,00 para solucionar o F do painel, mesmo assim pedi que trocasse o chicote da injeção, os coxins do motor e limpeza no corpo da borboleta, R$ 800,00. Durante a desmontagem ví que a Mercamp não tinha feito nada disto, me senti roubado.
O custo da manutenção que fiz ficou R$64,00 e uma semana de carro parado porque eu só mexia à noite.
William027
William027
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/04/2014
Idade : 44

http://www.forcex.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por William027 Qua 21 maio 2014, 16:57

Walter / AxSebastian.
Meu carro apareceu o F no painel novamente, ao verificar, encontrei uma peça de plástico quebrada dentro do console do câmbio, parece uma forquilha. Que peça é esta? Qual a função?
Achei esta foto na internet.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
William027
William027
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/04/2014
Idade : 44

http://www.forcex.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por walter paiva Qui 22 maio 2014, 08:46

William027,

No desenho abaixo esta peça mostrada na foto acima me parece que é o acionador do sensor de intenção para mudança de marcha (sensor B54/2) possuindo uma trava (10/10), veja:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por William027 Qui 22 maio 2014, 09:19

Obrigado Walter.
Você sabe qual a função deste sensor de intenção de mudança de marcha? Será que o F no painel veio por conta disto? Eu reparei meu AKS há alguns dias, não é possível que ele tenha problemas novamente, foi no capricho.
William027
William027
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/04/2014
Idade : 44

http://www.forcex.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por walter paiva Qui 22 maio 2014, 09:32

William027,

Este sensor informa para o AKS o movimento da alavanca seletora de marchas para que ele acione a embreagem.

Não tenho certeza mas existem também no cambio embaixo dos cabos de aço dois sensores que devem ser interligados com o sensor B54/2, como este não esta sendo acionado esta pode ser a causa do F no painel.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por William027 Qui 22 maio 2014, 10:50

Bom, comprei na Europa Motors aqui em Campinas, estou aguardando chegar, paguei R$30,00 lascas.
William027
William027
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/04/2014
Idade : 44

http://www.forcex.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por walter paiva Qua 18 Jun 2014, 12:24

William027,

Solucionou o problema?

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por William027 Qua 18 Jun 2014, 12:47

Boa tarde Walter.
Infelizmente não, estou rastreando ainda. A princípio o carro funcionou, porém após alguns dias o F voltou a aparecer no painel. Desmontei tudo novamente e, consultando o fórum, estou tentando eliminar as folgas do trambulador. Notei que algumas marchas, 2° e 5°, quando engatadas basta tocar a alavanca para ouvir o barulho do AKS movimentando, acredito que o problema seja este, fiz alguns testes parado e o F aparece. Tem uma peça onde os cabos do trambulador são conectados que me parece estar com folga também, é uma peça travado com um pino elástico no centro, vou tirá-la para ver. Tentei encontrar um ponto ótimo na regulagem abaixo da alavanca mas não deu, ajusta uma marcha e desajusta a outra.
William027
William027
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/04/2014
Idade : 44

http://www.forcex.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por silvanei Seg 28 Jul 2014, 19:23

a minha comprei com o mesmo problema, o vendedor ocultou essa informação, por isso a sua estava sem as lanternas, o problema e no cambio, tem uma peça de plástico q vai dentro do cambio, ou seja, pra trocala tem q levantar a danada e abrir o cambio, nem compensa, despluguei o chicote e to andando sem a lanterna de re. fik a dica
silvanei
silvanei
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 58
Data de inscrição : 26/07/2014
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por walter paiva Ter 29 Jul 2014, 07:40

Silvanei,

A luz de ré constante acesa no carro do Piracamp é por causa da troca incorreta do interruptor de ré que fica no cambio.
Para a troca deste interruptor é necessário seguir este tutorial:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Piracamp,

Tomei a liberdade de fundir o seu tópico com um já existente que trata do mesmo assunto.

Para os casos em que a luz de ré já esta acesa direto, seguir as informações postadas neste tópico.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por silvanei Ter 03 Mar 2015, 17:00

o william e walter, ate q ponto te q subiar a aste? a minha parece q ta tomabada ou solta no cambio, ela sobe bem pouco, gostaria de saber q posiçao esta aste tem q ficar, e se tem q fazer esse processo no neutro.  grato
silvanei
silvanei
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 58
Data de inscrição : 26/07/2014
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por William027 Qua 04 Mar 2015, 08:59

Bom dia Silvanei. O curso é pequeno mesmo, quase imperceptível, a peça é solta também.
Você tem que segurá-la com o imã totalmente para cima, puxando, solicite ajuda para alguém engatar a ré enquanto segura e após isto instale o sensor de luz.
William027
William027
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/04/2014
Idade : 44

http://www.forcex.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por silvanei Qua 04 Mar 2015, 09:35

Ola confrade William. .foi isso mesmo q fiz..mesmo sem querer ..movimentei a peça pra cima e com um imã travei com a chave d fenda..engatei a quinta e coloquei d volta. .com muito trabalho pois a ré nao queria engatar..mas voltou a funcionar. Obrigado pela dica. Um mecânico da bosh aqui em sorocaba me pediu 3000 mil pra desmontar o cambio pra fazer esse trampo..por isso muitos donos d mb classe a desanima... se tiver alguem d sorocaba e regiao com esse problema to aqui pra ajudar. Comprei até chave catraca e prolongador . A medida da chave é 24" soquete longo. Obrigado a todos
silvanei
silvanei
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 58
Data de inscrição : 26/07/2014
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por Cauê-TK Sex 13 Out 2017, 15:13

Olá, caros amigos!
Me chamo Cauê e tenho uma Classe A 160 2005. É um excelente carro!

Estou com o mesmo problema que já comentado acima por nossos colegas e tenho uma dúvida somente: onde fica esse braço que faz o acionamento dentro do câmbio?? Essa que o pessoal está falando para puxar para cima com uma chave imantada!

Agradeço desde já!
Cauê-TK
Cauê-TK
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/10/2017
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por walter paiva Sex 13 Out 2017, 17:32

Eu tenho uma foto, chegando casa vou colocar aqui.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra Empty Re: (W168): Luz de ré acesa direto e quinta marcha não entra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos