(AJUDA GERAL): Gasolina Pódium®/Aditivada/Comum - dúvidas gerais - qual usar

Página 21 de 23 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22, 23  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: (AJUDA GERAL): Gasolina Pódium®/Aditivada/Comum - dúvidas gerais - qual usar

Mensagem por MRonnie em Qua 03 Set 2014, 08:47

Meus caros, aproveitando o ensejo, e sabendo que a principal preocupação é com combustível adulterado, queria recomendar para os confrades de Brasília os postos onde abasteço no Plano Piloto. Ficam na Asa Norte, 208 (eixinho) e 314 (Posto AP 314), ambos BR.
É de um ex-colega de trabalho da época da Codevasf em Petrolina. O nome da figuraça é Manoel Batista, um português muito simpático e falante, bom de bater um papo sobre qualidade das gasolinas.
Posso assegurar que a possibilidade de adulteração é zero. O cara é absolutamente sistemático, como se diz no Goiás. Falo porque trabalhei bastante tempo com ele, e sei da sua lisura.
Tem Podium, tem Premium...
Não tem diesel.
Tem loja de conveniência (acho que é BRMania o nome)...

Sorte e saúde (inclusive para nossos motores)!
MRonnie
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 8

Re: (AJUDA GERAL): Gasolina Pódium®/Aditivada/Comum - dúvidas gerais - qual usar

Mensagem por SLAMON em Qua 03 Set 2014, 11:05

Só uso podium em minhas estrelas!
SLAMON
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 506

http://www.batidos.com.br

Mensagem por Alexandre Cambraia em Ter 30 Set 2014, 19:04

Preços da gasolina hoje em Copacabana
Alexandre Cambraia
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 603

Mensagem por Aleanz em Ter 30 Set 2014, 22:48

Aqui em Cascavel/PR, se serve de consolo, faz um ano que pago R$4,15 no litro dessa cheirosa gasolina.
Aleanz
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 344

Mensagem por Ulysses V8 Benz em Qua 01 Out 2014, 08:37

Recentemente encontrei mais um posto que vende a R$ 3,499.

Foi em Itu, viu Alan? hehehehe...

Aleanz,
de fato, o cheiro dela em nada lembra gasolina hehehe....

Abraço!

Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 11201

Mensagem por Pickard em Qua 01 Out 2014, 14:24

Caros confrades,

Esse tópico é realmente interessante e há uma discussão parecida no forum das BMW que, como aqui, não chega a conclusões definitivas. Nesse caso cabe a observação: se o preço da Podium fosse igual a das aditivadas, provavelmente todo mundo ia de Podium, entretando, como a sua adoção aumenta muito os gastos de "custeio" buscamos verificar se o seu uso realmente compensa sem colocar nossas máquinas em risco. Partindo do princípio que muito provavelmente teremos correções fortes no valor dos combustíveis e do dollar a partir do ano que vem, esse assunto vai dar aida muito o que falar.
Pickard
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 452

Mensagem por Heber 36 em Seg 23 Mar 2015, 11:22

Olá confrades gostaria de saber qual será o efeito do aumento do alcool na gasolina de 25 para 27% sobre o comportamento dos nossos carros.

Heber 36
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 2

Mensagem por AEP em Seg 23 Mar 2015, 11:30

Confrade:

Veja se esse link lhe ajuda:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 12921

Gasolina premium X Gasolina comum

Mensagem por joaobati em Seg 10 Ago 2015, 12:04

Meus Caros,

chegando aos 1.500 km da minha C200, resolvi abastecer meu carro com a gasolina premium da Petrobrás, a Podium. Os resultados iniciais parecem promissores. Meu carro, que estava rodando numa média de economia de 12.7 foi para 15.1. Como a gasolina comum, em Brasília, custa R$ 3,55 e a Premium custa R$ 4,20, tive uma economia de um por cento, o que certamente é desprezível do ponto de vista financeiro.

Contudo, aumentei a autonomia do veículo em quase 200km e certamente, ao colocar uma gasolina de muito melhor qualidade, sem qualquer adição de álcool, com certeza minimizei uma série de problemas de médio e longo prazo no veículo.

É importante destacar que dirigi como uma velhinha nesses dias, no modo ECO e evitando ao máximo aumentar o consumo. Ou seja, essa minha avaliação só é válida para uma direção absolutamente econômica. Ainda avaliarei se essa proporção se mantém em outros estilos de condução.

Gostaria de ver a interação de outros confrades aqui para decidirmos juntos qual a melhor forma de abastecermos o nosso querido e inestimado brinquedo.
joaobati
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 17

Mensagem por João em Seg 10 Ago 2015, 12:30

A podium tem o mesmo álcool da comum. O que altera eh a octanagem e os aditivos que são colocadas pela distribuidora. Eu so uso podium nos antigos e nos novos com motores mais fortes.

João
Administrador
Administrador

Mensagem por paulo brito em Seg 10 Ago 2015, 12:34

A Podium tem 25% de álcool.  Também uso em minha C 200K - 2010 mas não notei uma redução de consumo significativa, entretanto o motor funciona mais equilibrado, suave e solto, talvez ganhe uns poucos HP's adicionais mas não posso afirmar,  só medindo no dinamômetro.

Quanto ao álcool, este tem mais octanagem que a gasolina normal, porem consome mais por Km rodado. Acredito que  problema do combustível nacional não é o álcool e sim as adulterações.
paulo brito
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo

Masculino Mensagens : 2013

Mensagem por ZIG MASTER em Seg 10 Ago 2015, 12:49

Por razões conceituais só uso podium, o que inviabiliza qualquer tipo de comparação com outros tipos de gasolina, quanto ao consumo, não tenho a menor idéia.
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Guilhermino em Seg 10 Ago 2015, 12:53

A quantidade de álcool é um problema também, pois a quantidade desse combustível necessária para uma queima perfeita é maior do que a de gasolina, e chega uma hora em que a injeção não consegue mais compensar o aumento de álcool na mistura. Nos carros mais antigos - carburados ou com injeção mecânica - é pior ainda, pois não há sistema para ajustar a proporção de combustível na mistura.
Guilhermino

Masculino Mensagens : 973

Mensagem por fbl em Seg 10 Ago 2015, 14:58

Só uso Podium também.
A MB garante o uso de gasolina comum nessas novas mercedes?
fbl
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 62

Mensagem por borba em Seg 10 Ago 2015, 15:07

Recentemente as gasolinas comuns tiveram um aumento de % de alcool na gasolina de 25 para 27% o que aumenta um pouco a octanagem e  aumentaria teoricamente  o consumo em função do menor poder calorifico/kg de combustivel ,porem com os mapeamentos digitais dos carros atuais o consumo com este aumento da octanagem deve compensar e  ficar quase elas por elas . as gasolinas premium continuam com 25% de alcool e tem naturalmente uma octanagem finall mais alta em torno de 98 RON e tem uma vantagem adicional por ter menor indice de oxidos de enxofre o que resulta em uma gasolina mais estavel ao longo do tempo para carros que ficam muito tempo parados ,inibindo ou retardando a formação de "vernizes" pelo envelhecimento da gasolina ( oxidação da cadeia carbonica).

borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1094

Mensagem por João em Seg 10 Ago 2015, 16:52

Borba certeza isso? Na época os importadores fizeram essa solicitação mas o nosso governo se mostrou insensível a esse tipo de solicitação.

João
Administrador
Administrador

Mensagem por borba em Seg 10 Ago 2015, 16:57

Sim,

ainda estão aguardando alguns testes de durabilidade em bancada para os veiculos e motores que tem alta compressão e componentes ,sondas etc com esta quantidade de alcool acima dos 25¨%

borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1094

Mensagem por João em Seg 10 Ago 2015, 18:24

Menos mal.

João
Administrador
Administrador

Mensagem por Christiano em Seg 10 Ago 2015, 18:41

Fazendo um resumo das gasolinas vendidas no Brasil.
Primeiramente só há dois tipos de gasolina vendidas no Brasil, a comum e a premium. A aditivada é uma gasolina comum com aditivos.
Nenhuma gasolina no Brasil possui chumbo desde 1989.
Não há água na composição da gasolina, pelo menos não deveria, pois o álcool anidro não possui água.
O método usado no Brasil para quantificar a octanagem é o índice antidetonante (IAD), há ainda o ROM e o MOM.
Método MON (Motor Octane Number) ou método Motor - ASTM D2700 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação. 
Método RON (Research Octane Number) ou método Pesquisa - ASTM D2699 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (até 3000 rpm). 
Índice Antidetonante (IAD) = (MON + RON)/2. 
Alguns países utilizam a octanagem MON, RON, e outros o Índice de Octanagem IAD. 
Para uma mesma gasolina, o RON tem um valor típico superior ao MON de até 10 octanas. Portanto, ao comparar gasolinas de diferentes países é importante verificar se está sendo utilizada a mesma base (MON, RON ou IAD)

Gasolina Comum:
Octanagem (IAD): 87
Octanagem (ROM) 95
Partículas de enxofre: 50 ppm
Álcool anidro: 27%

Gasolina Aditivada:
Octanagem (IAD): 87
Octanagem (ROM) 95
Álcool anidro: 27%
Contém aditivos (detergentes e dispersantes)

Gasolinas Premium:

V-Power Racing:
Octanagem (IAD) 91
Octanagem (IAD) 98
Álcool anidro: 25%

Original premium:
Octanagem (IAD): 91
Octanagem (ROM) 98

Podium:
Octanagem (IAD): 95
Octanagem (ROM) 102
Partículas de enxofre: 30 ppm
Christiano
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1561

Mensagem por Christiano em Seg 10 Ago 2015, 18:45

Eu sempre abasteci com a Podium e no mesmo posto de gasolina.
Toda vez que chega um carregamento de Podium no posto o frentista faz um teste para ver quanto de álcool anidro possui a gasolina antes de descarregar do caminhão. Como abasteço no mesmo posto e conheço os frentistas eles dizem quanto de álcool anidro tem o atual carregamento.
Na média tem ficado em 23% de álcool anidro na Podium do posto que eu abasteço. Até hoje nunca deu 25%, sempre menos.
Christiano
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1561

Mensagem por Valmir21 em Qui 13 Ago 2015, 15:09

Confrade Christiano, 

Muito obrigado pela aula sobre gasolinas. Eu já tinha pesquisado tudo isso no site da ANP, parabenz pelo conhecimento técnico de 1a. e mais uma vez obrigado por reservar tempo para postar aqui. Tenho certeza que suas informações ajudarão muitos que aqui vierem.

Em tempo, tenho abastecido sempre no mesmo posto BR onde o litro da Podium está custando R$3,677 é o mais barato na Zona Leste de Sp, ao menos dos mais próximos da minha casa. Sei tb que no BR próximo da Faculdade São Judas (região do Bresser) o preço da Podium é muito competitivo.

Sem querer julgar ninguém... mas se não roda muitos kms por dia, o ideal é sempre abastecer as estrelas com Podium. Isso é o mínimo...

Abraços à todos
Valmir21
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 499

Aditivo para gasolina da Mercedes c180

Mensagem por Gamalucas em Dom 20 Dez 2015, 11:51

Boa tarde. Sou um novo proprietário de c 180 2012/12 e estou com uma dúvida:
Qual aditivo para gasolina devo utilizar, quando eu não conseguir abastecer com gasolina premium ou podium? Stp, bardal?
Gamalucas
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1

Mensagem por Sidsports em Dom 20 Dez 2015, 12:04

A própria Mercedes tem aconselhado o STP.

Opinião minha, pelo experiência no meu trabalho:  caso nao encontre Pódium ou Premium, vá de Petrobrás Grid ou Shell V-Power.  Complemente com STP Octane Booster.
Sidsports
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 786

Mensagem por fabio andrade em Dom 20 Dez 2015, 12:52

a distribuição de podium  nas cidades ainda esta bastante limitada né?
fabio andrade
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 832

Mensagem por Seissler em Dom 20 Dez 2015, 14:46

Ola aqui na minha regiao nao tem, so no Sao Jose dos Campos 70 km ou em Campos do jordao 55km via estrada serpentinas. hehe...mas não precisa podium com aditivada e 95 ROZ octanes minha W140 M119 funciona normal.

eu ja usar so 4 anos aditivada e claro alguns coisas aqui e dala mas o custos muito menos vc dirigir podium. mas este reparaturas não claro em coisa do anos do carro o efeito do 27% etanol.

mas concordo os mais qualidade do gasolina, óleo, aditivos etc. o melhor!

att

Seissler
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 480

Página 21 de 23 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22, 23  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: