(AJUDA GERAL): Gasolina Pódium®/Aditivada/Comum - dúvidas gerais - qual usar

Página 2 de 23 Anterior  1, 2, 3 ... 12 ... 23  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: (AJUDA GERAL): Gasolina Pódium®/Aditivada/Comum - dúvidas gerais - qual usar

Mensagem por jrcl23 em Qui 09 Ago 2012, 11:22

Realmente essa é uma discussão sem fim.

Normalmente uso aditivada e nunca tive problemas.

Durante o período em que tive a C63, usei a Podium e, sinceramente, não notei nada de especial no desempenho/consumo.

Creio que ela é uma boa opção para os carros que rodam pouco, pela maior durabilidade, como mencionado acima.

Como também já mencionaram, o Maluhy sugere uso da aditivada, não da comum.
jrcl23
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1393

Re: (AJUDA GERAL): Gasolina Pódium®/Aditivada/Comum - dúvidas gerais - qual usar

Mensagem por Alexandre - PR em Qui 09 Ago 2012, 11:47

Um dos carros aqui temos desde 1999, sempre abastecido com Aditivada sempre no mesmo Posto BR; nunca tivemos problemas...

Uma vez foi mencionado que a Aditivada forma uma "goma" ao longo de alguns anos, mas isso nunca me ocorreu.

Abs,
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2795

Mensagem por Luisfcm em Qui 09 Ago 2012, 14:57

A minha C180 12/12 roda todos os dias, mas tirinhos de 3 a 7 kms
Por isso opto pela gasolina aditivada

Já o Bravo roda também todos os dias distâncias entre 30 - 55 km. Nele uso na maioria das vezes a gasolina comum.

Não sinto tanta diferença, mas minha consciência me diz para usar Aditivada na MB por causa da dúvida em relação a real tropicalização do motor.
Luisfcm
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por ernandes em Qui 09 Ago 2012, 15:12

Acho que pelo valor dos carros vale apena colocar a Podium, se vc roda pouco ou somente no fim de semana. A diferença para encher um tanque com a Podium em vez da aditivada sai por volta de R$40,00.
ernandes
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 118

Mensagem por LBeims em Qui 09 Ago 2012, 15:20

Dizem que em carros sobrealimentados (turbo ou compressor) ganha-se sensivelmente em desempenho colocando uma gasolina com octanagem mais alta, pois a central percebendo que pode trabalhar com mais pressão (sem bater pino) faria um aproveitamento melhor.

Também tem a questão do ponto, que enquanto o sensor de detonação não acusar a batida de pino a central continuará a adiantar o ponto, ou seja, gasolinas com mais octanagem permitiria o motor trabalhar com ponto mais adiantado, oferecerendo melhor desempenho.

Me corrijam os mais técnicos.
LBeims
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 503

Mensagem por EfBauru em Sab 11 Ago 2012, 22:51

Para aqueles que viajam constantemente, aconselho a programar a viagem de modo a não ter que abastecer em qualquer posto. Tem cada um por aí...

Eu uso há tempos a aditivada da Petrobrás e tudo ok!

Abraço
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1385

Mensagem por Antônio Elias em Sab 11 Ago 2012, 23:40

Sigo os procedimentos do Zig Master e priorizo o uso de pódium, em função da tx de compressão dos motores, todos acima de 10.
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1582

Mensagem por Antônio Elias em Dom 12 Ago 2012, 00:27

Complementando, que eu saiba, os Manuais de MB modernas pós-2000 não recomendam uso de gasolina de 87 octanas, seja comum ou aditivada - à exceção dos Classe A nacionais que são tropicalizados para uso de gasolina comum aditivada recomendada nos Manuais - se verificarmos a conversão dos critérios europeus para os nossos, recomendam o uso de combustível premium acima (exceto W168).

Utilizo pódium tendo como referência motores com tx de compressão acima de 10, no meu caso todas MB e acho o custo x benefício da gasolina pódium excelente, o pequeno gasto a mais compensa na manutenção, noto nas revisões dos carros as TBI e periféricos sempre em boas condições.

Há de se ter cuidados com uso de aditivos, há uns 3 anos atrás abasteci a ex-C320 no Carrefour/BHte com gasolina aditivada e coloquei no tanque 1 frasco de STP de embalagem preta achando que seria o correto, no retorno da viagem notei aumento de consumo e perda de potência, mandei verificar o ocorrido e o Star Diagnózis apontou registro dessa mistura no combustível que foi considerada pelo sistema como estranha para o motor; depois disso evito proceder assim.

Em viagem para locais onde não há pódium, sigo uma orientação que me passaram na Class-Service e deu certo, abasteço a V8 AMG ou a ML V6 com gasolina comum (sem aditivos) adicionando no tanque 1 frasco de octane booster ou equivalente para aumentar a octanagem da mesma forma como faz, acredito, o Luiz Pinheiro; daí aguardo até que o tanque esteja com nível mais baixo e volto a abastecer novamente com pódium.
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1582

Mensagem por Fabiano Elias em Qua 12 Set 2012, 23:04

Para veículos carburados qual é a melhor indicação? O motor da minha W114 1970 é o 6cc 180, com dois carburadores.

Tenho usado a Podium.
Fabiano Elias
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 123

http://www.fabianoelias.com.br

Mensagem por 170-190 em Qua 12 Set 2012, 23:57

Nos meus mais antigos (que rodam menos) uso sempre Pódium, normalmente abastecendo entre 20 e 30 litros (R$ 70/R$100).
Nos carros de uso mais constante, inclusive na SL500 uso aditivada. No Honda (que mais roda) uso comum. Preferencialmente Petrobrás e do(s) mesmo(s) posto(s).
Fabiano, nas 114 além da Pódium uso de forma intermitente (dependo de quanto rodei) aditivo Bardahl para carburadores e injeção. Depois que adotei esta prática os carburadores passaram a tabalhar melhor e desregular menos. Numa delas passei mais de 3 anos sem mexer.

Mario
170-190
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 39

Mensagem por Fabiano Elias em Sab 15 Set 2012, 00:40

Obrigado, Mario.

Vou adotar essa prática do aditivo Bardahl.

A propósito, a foto do seu avatar é sua coleção, camarada?!!
Fabiano Elias
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 123

http://www.fabianoelias.com.br

Mensagem por douglas barddal em Sab 15 Set 2012, 08:15

Sempre que posso uso só Pódium pois rodo muito, infelizmente quando uso só aditivada meu motor grila, creio que esteja com a regulagem de gasolina com mais octanas.
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2714

Mensagem por Adilson Azevedo em Sab 15 Set 2012, 09:25

Tambem sigo os procedimentos do confrade Zig, pois ando com a zoiuda somente em finais de semana...What a Face
Adilson Azevedo
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo

Masculino Mensagens : 889

Mensagem por LBeims em Sab 15 Set 2012, 09:39

Sempre abasteço com gasolina aditivada também e de vez em quando, com pódium. Até porque rodo tão pouco que não faz praticamente nenhuma diferença no orçamento.

Posso até estar iludido, mas acredito que desta forma estarei prolongando a vida útil da bomba de gasolina (que foi dito em outro tópico que sempre dará problema) e de outros componentes da linha de alimentação.
LBeims
Banido
Banido

Mensagem por luiz em Sab 15 Set 2012, 09:49

Creio que um aspecto importante em relação à podium é o seu baixo teor de enxofre (30 ppm, contra 1000 ppm nas demais gasolinas, incluídas aqui as premium de outras distribuidoras). Segundo tenho entendido da leitura de alguns artigos sobre o assunto, o uso da podium, muito além da simples questão da sua maior octanagem e da maior durabilidade, é fundamental em motores modernos com injeção direta de combustível, uma vez que o enxofre ataca sem piedade alguns componentes nada baratos, como a bomba de combustível e bicos injetores.

Como não sou técnico no assunto, talvez nossos consultores possam se manifestar, se for o caso.
luiz
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 18

Mensagem por LBeims em Sab 15 Set 2012, 10:06

Acredito que isso também impacte diretamente no meio ambiente, pois o mundo agradece menos enxofre no ar. Se não é tão importante hoje, certamente em algum momento será.
LBeims
Banido
Banido

Mensagem por Julio Florez em Sab 15 Set 2012, 10:17

Camaradas;

Não esqueçam da Ipiranga Premium. Possui 91 octanas (contra 95 da BR Podium), mas tem mais enxofre (mas ainda bem menos que as comuns e aditivadas de 87 octanas).

Boa alternativa para modelos importados mais antigos e nacionais não-flex, pois raramente se nota detonação no seu uso, além de preço menor que a BR Podium.

Para os nacionais flex é bastante interessante, já que em alguns modelos, o consumo melhora bem.

Abs.
Julio Florez
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 101

Mensagem por Maluhy em Sab 15 Set 2012, 10:46

Essa página do post está certinha,pode fechar o caixão,mas eu prefiro que vcs usem a comum,afinal a minha maquina de limpeza de bicos tem que faturar,heheheheehe:twisted:
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2168

Mensagem por Julio Florez em Sab 15 Set 2012, 11:12

Calma...

Uma hora vamos usar, sim. Não tem milagre!!!

Abraço!

Shocked
Julio Florez
Usuário Bronze
Usuário Bronze

imposto...

Mensagem por Julio Florez em Sab 15 Set 2012, 11:16

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Julio Florez
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Alexandre - PR em Sab 15 Set 2012, 14:18

Aproveitando o tema, é válido usar aqueles aditivos tipo "Octane Booster" como da Bardhal?

Abs,
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2795

Mensagem por 170-190 em Dom 16 Set 2012, 18:44

Respondendo ao Fabiano Elias:
Não reclamaria nem um pouco se fosse a minha garagem, até porque a descapotável preta cuja traseira aparace em primeiro plano é uma 300SL.
O crédito vai para o MB Classic Center de Irvine, California.
170-190
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 39

Mensagem por Murta em Sab 22 Set 2012, 16:59

Confrades não sei se é de ajuda ao fórum mas sempre que viajo fico com a "pulga atrás da orelha" sobre em que posto abastecer as crias, pois hoje em dia sabe-se á quais postos são confiaveis ou não.

Para isso, costumo consultar o site da ANP e passo o link a quem se interessar:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Nele podemos ver como andam os registros dos postos pelo país; confesso que a busca é meio chata, mas compensa e evito alguns aborrecimentos.
Murta
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 109

Mensagem por Trotta em Qui 27 Set 2012, 16:43

Bom, tecnicamente falando não tenho nada a acrescentar pois não sou técnico, vou falar do que me cabe, ando todo dia com a C200, são 40Km dia de engarrafamente, média de 12km por hora, o carro faz 5 KM por litro nesta condição, por semana abastecendo com podium gasto uma média de 185 reais, se fosse comum seriam 145,00 e se fosse aditivada 160,00, levando em conta apenas o valor em grana não tem pq não usar Podium .....
Trotta
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 70

http://www.maxinforj.com.br

Mensagem por Ulysses V8 Benz em Qui 27 Set 2012, 17:34

Amigos,

a questão que o Frank levantou quanto à corrosão do tanque se não estiver competamente cheio procede.

Isso porque no espaço que sobra acima do combustível existe ar e esse ar, com a variação da temperatura ambiente, forma condensação que como sabemos é igual a água. Portanto, essa umidade com o tempo pode realmente iniciar um processo de corrosão, caso o carro seja pouco utilizado como é o caso do colecionador citado. Mesmo com o rodízio que ele faz, cada carro roda somente a cada 7 semanas mais ou menos.

Enfim, esse problema é pior nos veículos movidos a diesel, pois a água pode contaminá-lo e com o tempo o prejuízo é bem maior que um tanque enferrujado: será uma bomba injetora enferrujada! Esse aliás é um dos motivos pelo qual os filtros de diesel possuem o dreno de água em sua parte inferior ou até mesmo um decantador separado.

Abraço!

Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 11078

Página 2 de 23 Anterior  1, 2, 3 ... 12 ... 23  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: