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(W168): Falha no sensor de fase

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Mensagem por svc Ter 10 Dez 2013, 19:08

Boa tarde, tenho este Classe-A desde novo e de repente começou a falhar como se estivesse com dois cilindros.
Passei o scanner Raven e indicou falha no sensor de rotação.
Com ele é do tipo Hall imaginei que depois de tantos anos ele pudesse realmente ter ido para a glória.
Um novo custa cerca de R$270,00 e então comprei um usado no ML por R$100,00.
Substitui pelo usado do ML e o problema continua.

Minha pergunta é a seguinte:
Será que o usado efetivamente está com defeito também ou pode acontecer que a injeção é que está com a entrada deste sinal com problema?
Não queria gastar mais R$270,00 para perceber que o problema estaria na injeção.  pale 

Se alguém puder me dar uma luz sobre este problema, agradeço.


Última edição por AEP em Qua 15 Jun 2016, 21:06, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : correção do título de sensor de rotação para sensor de fase.)
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Mensagem por walter paiva Ter 10 Dez 2013, 19:14

Foi apagado a falha após a troca do sensor?

Pode ser o sensor usado com problema.

Pode ser a bobina também.

Precisa passar o scanner Launch ou o stardiagnose, acho que o Raven não consegue ler a UCE do Classe A.

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Mensagem por svc Ter 10 Dez 2013, 19:36

O Raven consegue ler sim, tanto a injeção como o ABS e Airbag.
Funciona direitinho, tenho ele a quatro anos e o uso na minha "frota" de Fiats e Mercedes.

Sim, apaguei a falha e ela retornou.

A bobina é nova, coloquei-a agora junto com o sensor.

Muito azar o meu de ter comprado usado pifado por isso queria saber se alguém já passou por isso...

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Mensagem por wagalves11 Ter 10 Dez 2013, 20:21

Olá amigo, já que vc trocou a bobina, será que não pode ser o sensor de fase ou até mesmo o sensor de detonação? Por isso parece que ele está fora de ponto.
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Mensagem por Trekker Ter 10 Dez 2013, 22:54

Eu já tive problema com o sensor de rotação e o sintoma era de chegar +/- em 2500rpm a aceleração era cortada, ai tinha que mudar de marcha e sempre que chegava em 2500rpm, mudava de marcha novamente, até chegar no limite de 60Km/h em 5ª marcha, isso foi em um dia indo para o trabalho. Ai comprei o sensor na hora do almoço e troquei antes de voltar pra casa, ando com ferramentas no carro pra uma emergência. 
Corrigiu o problema, mas o carro ficava falhando ainda, ai em casa, fiz uma limpeza do corpo de borboleta o que ajudou um pouco mas não por completo, ai resolvi tirar os bicos injetores e descobri que por algum motivo ficaram sujos, fiz a limpeza com CAR 80 nos bicos e resolvido.
Creio que sujaram por gasolina adulterada ou algo no fundo do tanque, mas depois que limpei resolveu. Não foi um trabalho profissional, mas resolveu. Mas isso foi no meu caso!
Só resolvi descrever, pra ver se o sintoma é o mesmo pra você.

Outra coisa, meu sensor de rotação estragou por causa de água, acabei descobrindo um vazamento na mangueira de plástico que acopla na bomba d'água, ai essa água escorria pelo motor até entrar em um vão que fica abaixo do motor de arranque, e essa água caia no volante do virabrequim e espirrava água no sensor que por sua vez estragou.  Shocked 

Tudo aconteceu na mesma semana e que por sorte o estrago não foi maior, mas consegui resolver.  Suspect 

Então, tenta ver se o sintoma é o mesmo do corte de aceleração ou se ele apenas falha, ai tenta uma limpeza pra ver se resolve, quem sabe ajuda.

Mas vamos ver o que os confrades mais experientes vão falar, porque como disse, isso foi um problema no meu e pode ter nada a ver com o seu carro e ser outra coisa.
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Mensagem por RPC Qua 11 Dez 2013, 09:17

Qual é a quilometragem do carro? Não é impossível que a corrente de comando tenha ''pulado'' e atrasado ou adiantado alguns dentes, impossibilitaria o funcionamento.

Fora isso, acho mais provável ser o sensor usado com defeito. Se ele não se conectar diretamente ao módulo de injeção, pode ser algum defeito no ''caminho''.
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Mensagem por metalth Qua 11 Dez 2013, 09:21

Limpa a TBI e vê se melhora. Pode ser esse tipo de sujeira também. Velas sem trocar também dão sintomas parecidos...
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Mensagem por svc Qua 11 Dez 2013, 09:35

Obrigado pelas respostas.

Ele não consegue atingir nem 1500 giros quanto mais 2500.
Assim que se liga, na marcha-lenta, ele fica irregular como se faltasse um ou dois cilindros.
Motor está muito fraco mesmo.
Vou fazer um filminho da coisa, coloco no YT e depois posto por aqui.

Limpeza de bicos foi a primeira coisa que tentei pensando que um deles tivesse pifado.

TBI limpei uns 6 meses atrás e esse carro não anda muito e está com 90.000 km originais.

Descarto o sensor de rotação pois o motor pega e no scanner se vê corretamente a RPM do motor.
Só sobrou esse maldito sensor de fase do comando de válvulas, não posso crer que seja outra coisa.
Outra, com o motor em marcha-lenta, se desplugo o sensor de fase nada muda, o motor continua funcionando MAL do mesmo jeito.
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Mensagem por metalth Qua 11 Dez 2013, 09:41

Pode ser a tomada do módulo mal conectada também. 
Faz esse procedimento aqui e vê se melhora: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

No máximo você vai gastar uma hora e meia e não custa nada...
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Mensagem por RPC Qua 11 Dez 2013, 10:28

svc,

No aguardo das filmagens. Mas ainda acredito em falha mecânica. Não tenho certeza sobre o Classe A, mas na maior parte dos carros, falha no sensor de fase impede a partida.
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Mensagem por Epicco Qua 11 Dez 2013, 10:33

Sensor de rotação quando tem problemas, normalmente, ele impede o funcionamento do motor, já que é o seu sinal que libera diversos sistemas. Há casos de manifestar pane e voltar a funcionar. Mas eu desconheço que um sensor de rotação limite a rotação do motor ou proceda o corte do funcionamento em dois cilindros.

Você pode estar com problemas no MAF. Veja isso com um mecânico especializado.

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Mensagem por svc Qua 11 Dez 2013, 12:39

Eppico, não sei se é falha em um ou dois cilindros. Muito esquisito.

Bem, o filme onde se vê o scanner Raven em ação está aqui mas acho que no áudio do filme não dará para perceber a falha do motor

O scanner insiste em diagnosticar falha no sensor de rotação mas se fosse ele realmente, o carro não pegaria nem a pau.
Insisto em dizer que o sensor de fase do comando de válvulas que troquei por outro usado não faz diferença ligado ou desligado. O motor sempre fica falhando.

Falha essa que não apresenta instabilidade na rotação, o motor fica sem força como tendo um cilindro trabalhando contra.

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Mensagem por svc Qua 11 Dez 2013, 12:49

Como já disse a bobina é nova, troquei ontem e é original.
Agora à tarde vou retirar as velas para ver se tem alguma ferrada pois me parece que a mistura está gorda devido ao cheiro do escape.
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Mensagem por Epicco Qua 11 Dez 2013, 13:48

Já pensou na possibilidade de levar seu carro a um bom mecânico?

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Mensagem por RPC Qua 11 Dez 2013, 14:02

Muito estranho...

No scanner apresenta falha em ambos os sensores, rotação e fase, correto?

Sem o sensor de rotação a injeção libera a partida? E sem o sensor de fase?
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Mensagem por svc Qua 11 Dez 2013, 14:43

Eppico, levei a um bom mecânico sim... Eu.

Consegui resolver o problema:

Havia sim falha no sensor de fase original que trocado pelo usado do ML aparentemente o defeito continuou.

Retirei as velas e na foto se vê que as velas de nº2 e nº3 tem o isolador do eletrodo limpo enquanto as de nº1 e nº4 estão carbonizadas.
Como as bobinas são wasted-spark esta carbonização me indicou que uma delas não deveria estar dando centelha.
Com a bobina é nova imaginei que um dos IGBT da injeção estivesse pifado.
Para ver se pelo menos havia continuidade nos fios entre o plug da cabeação e a injeção, passei um ohmiter e verifiquei que as resistências apresentadas pelos dois canais da ignição estavam iguais, indicando continuidade.

Mas, olhando bem a fêmea do chicote, percebi que um dos contatos estava rescendido, ou seja, empurrado para dentro do conector.
Decidi então olhar os machos da bobina nova e percebi que os três estavam rombudos, não possuíam aquele chanfro facilitador para entrar na fêmea sem danificá-la.
Finalizando, chanfrei os machos (bobina original!!), recoloquei a fêmea deslocada no lugar, pluguei o conector na bobina depois de fixá-la corretamente no suporte.

Então, tudo funcionou ok.

Resumo, dois componentes dando o mesmo defeito em paralelo, não adiantou consertar um ser se acertar o outro.

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Mensagem por deusdedit Qua 11 Dez 2013, 15:28

Parabéns

Agora, só por curiosidade. Sua idade no perfil esta certa ?
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Mensagem por svc Qua 11 Dez 2013, 15:30

Deve ser glitch do sistema pois tenho 65...
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Mensagem por Epicco Qua 11 Dez 2013, 15:56

svc, ontem dia 10/12 às 19:08 vc disse:

"Boa tarde, tenho este Classe-A desde novo e de repente começou a falhar como se estivesse com dois cilindros.
Passei o scanner Raven e indicou falha no sensor de rotação.
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Substitui pelo usado do ML e o problema continua."




Hoje às 14:43 vc disse:

"Havia sim falha no sensor de fase original que trocado pelo usado do ML aparentemente o defeito continuou."

O sensor de rotação do Classe A executa as duas funções? Ou então qual dos dois sensores de fato você havia trocado?

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Qua 11 Dez 2013, 16:07

scv escreveu:Deve ser glitch do sistema pois tenho 65...

Na verdade, não é erro do sistema. É que você colocou o ano de nascimento no cadastro como 1920.

Abraço!

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Mensagem por svc Qua 11 Dez 2013, 17:17

Eppico, na primeira parte leia-se sensor de fase e não de rotação.
Neste último não mexi.
Quis referenciar sempre o de fase, conforme se encontra no título do tópico A0031539728.
Afinal o sensor de fase também funciona com a rotação do eixo de comando de válvulas.

Ulysses, eu pensei em ter colocado só o dia e mês.
Não me lembro de ter alterado o conteúdo do ano.
Mas, afinal com 93 anos até me permito ser um pouco caduco... (W168): Falha no sensor de fase 1883917791
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Mensagem por metalth Qua 11 Dez 2013, 18:26

Então SVC, aproveitou pra trocar as velas também, já que estão um tanto carbonizadas?
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Mensagem por evanschu Qua 11 Dez 2013, 22:53

Boa  notícia SVC, parabéns pela solução....e pelo jeito pelo gosto pela eletrônica....nada como poder curtir a sua estrela na plenitude.
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Mensagem por Fajardo Qui 12 Dez 2013, 09:54

Como se limpa os bicos injetores com CAR80?
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Mensagem por Kanduxo Qui 12 Dez 2013, 10:10

Aproveitando a pergunta do Fajardo: Dá pra limpar os bicos do W168 em casa?
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