Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por FaUs em Qui 07 Nov 2013, 21:02

Matéria do site Noticias Automotivas:
Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/luxo-primordial-mercedes-benz-c180-cupe-tem-estilo-e-grife-para-ser-a-base-do-segmento-de-esportivos-da-marca/



Quando a Mercedes-Benz lançou a variante cupê do Classe C em 2011, a missão era substituir os antigos CLK e o CLC. Para isso, fez um cupê de três volumes bem definidos e visual correto. Nada muito arrebatador e tipicamente alemão. Com linhas elegantes, ele ajuda a marca a ter volume no segmento de médios no país.

No entanto, os 350 Classe C mensais vendidos em média em 2012 – 8% deles, cerca de 28, cupê –, caíram para 250 unidades mensais neste ano. Só que a participação do cupê subiu para 13%, ou 32 unidades por mês. E a versão C180 é a porta de entrada dos cupês de visual mais esportivo. Apesar do preço nem tão convidativo de R$ 137.500 para um carro com motor 1.6 turbo de 156 cv.

E a principal novidade do C180 Turbo Coupé está sob o capô. A marca promoveu um downsizing do antigo 1.8 turbo pelo novo 1.6 turbinado com os mesmos 156 cv de antes. Apesar dos números idênticos, ele é mais econômico que o anterior e tem distribuição de torque mais extensa. Agora os 25,5 kgfm aparecem fixos entre 1.250 e 4 mil rpm. No antigo motor, a força aparecia a 1.600 e 4.200 rotações. O novo propulsor é acoplado ao câmbio automático de sete marchas já conhecido. O conjunto empurra o modelo de entrada de zero a 100 km/h em 8,5 segundos – 0,2 s mais rápido que antes – e até a velocidade máxima de 223 km/h.



O cupê tem no visual mais esportivo seu maior destaque em relação ao sedã de quatro portas. A carroceria tem as mesmas linhas básicas, com frente e traseira iguais à versão mais “social”, mas o cupê tem o teto mais baixo e traços mais fluidos. A menor altura das janelas dá um perfil mais esportivo ao modelo. As rodas são de 17 polegadas, partes integrantes do Kit Visual AMG – de série no cupê –, com saias laterais e spoilers mais pronunciados, como nos Mercedes mais furiosos da preparadora oficial.

A marca pode ter caprichado no acabamento, mas a lista de equipamentos é mais enxuta do que a etiqueta de preço sugere. Há itens interessantes como ar-condicionado de duas zonas, bancos em couro, volante multifuncional, teto solar panorâmico e sistema de entretenimento com comando por um botão giratório no console.

No entanto, faltam simples sensores de estacionamento e ao menos a opção de equipar o C180 com navegador por GPS. O problema é que há uma certa necessidade das marcas de luxo de valorizarem os modelos superiores. E aí quem sofre são as variantes mais simples da gama, que ficam desprovidos de equipamentos. E isso gera um certo descompasso entre os quase R$ 140 mil pedidos e a relativa simplicidade a bordo. Uma cabine mais completa, somente na versão mais forte e cara – a C250 Turbo Sport Coupé, que sai por R$ 189.900.



A compra de uma configuração de nicho como a C180 Coupé não é baseada em muitos cálculos. E ela virtualmente reina sozinha nesse segmento no Brasil, já que o Audi A5 mais em conta é conversível e ultrapassa a casa dos R$ 200 mil. Mesmo não sendo das mais equipadas, ainda traz a atmosfera de sofisticação prometida pela estrela de três pontas no centro do capô e a garantia de um produto de qualidade. A briga só deve esquentar quando a BMW começar a trazer ao Brasil a nova Série 4 – ainda sem data para estrear por aqui.

Ponto a ponto


Desempenho – Mesmo com o menor motor, o Classe C cupê não nega fogo. Os 156 cv são valentes e empurram com decisão o modelo, que atinge os 100 km/h partindo da imobilidade em 8,5 segundos. A impressão, no entanto, é de que o carro é mais rápido do que os números sugerem. O câmbio faz trabalho impecável, com trocas de marcha precisas e sem indecisão na escolha. As sete relações fazem o pequeno 1.6 litro turbinado estar sempre na melhor faixa de rendimento, o que torna o C180 bastante esperto. Nota 8.

Estabilidade – O modelo tem comportamento dinâmico irrepreensível, mesmo próximo do limite. A suspensão trabalha bem e impede que a carroceria role, com total controle das reações do carro. O acerto mais firme passa muita segurança em velocidades mais elevadas, com pouca flutuação. Mesmo não sendo exatamente pequeno, com 4,59 m de comprimento, a sensação é de estar ao volante de um carro menor. Nota 9.

Interatividade – Todos os comandos do C180 estão à mão e têm fácil uso. Na versão mais simples, faltam equipamentos mais complexos ao sistema de entretenimento, como GPS, mas há Bluetooth para celulares. Já o sintonizador do rádio segue uma misteriosa lógica, com um visual retrô e estações em ordem indecifrável. Mas o erro de cálculo foi mesmo na alavanca que controla sozinha setas, limpadores de parabrisa e aciona o farol alto. Além de acumular funções, ela está próxima demais da alavanca do controlador de velocidade de cruzeiro. É fácil acionar ambas por engano. Nota 7.

Consumo – O InMetro testou a versão com o novo motor 1.6 turbo e conseguiu 9,0 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada. Médias que garantem a nota “C” no segmento e no geral. Nota 6.



Conforto – Mesmo com uma proposta mais esportiva, a Mercedes-Benz não poderia deixar de caprichar no C180 cupê. O modelo tem boas acomodações para os ocupantes da frente, que desfrutam de espaço e bancos confortáveis. O problema está para quem vai atrás, que precisa se espremer em assentos mais duros e com pouco espaço disponível para pernas e cabeças. O caimento mais acentuado do teto rouba preciosos centímetros de altura interna. Pelo menos, a suspensão absorve bem as irregularidades do piso. Nota 8.

Tecnologia – A atual geração do Classe C cupê ainda é relativamente recente. Foi apresentada em 2011, já com a primeira reestilização da gama C, feita no mesmo ano. A base, no entanto, é de 2008 e está prestes a ser substituída na Europa pela nova geração do médio alemão. Sob o capô, o motor 1.6 turbo é recém-chegado à linha e está nos novos Classe A e B. Há controle de estabilidade com “hill holder”, freios ABS e seis airbags, mas faltam sensores de estacionamento na versão mais simples e o freio de estacionamento ainda é a pedal. Nota 9.

Habitabilidade – O cupê perde bastante da praticidade do sedã em função das portas a menos. Entrar e sair é mais difícil para os passageiros do banco traseiro, já que os bancos da frente até correm adiante, mas não o suficiente para abrir um vão decente de acesso. Já em vagas de estacionamento mais apertadas, abrir as portas maiores pode ser um problema. Ao menos, a cabine tem vários porta-objetos e o porta-malas leva bons 450 litros, com possibilidade de rebatimento do banco traseiro para acomodar itens mais compridos. Nota 7.

Acabamento – Ainda que seja a versão mais simples, a C180 cupê segue o padrão da marca. Encaixes são perfeitos e não há rebarbas, mesmo em áreas menos nobres do painel. Os plásticos são de qualidade e há muitas superfícies emborrachadas. Nota 8.

Design – As linhas elegantes do cupê são um dos destaques do carro. Com traços tipicamente germânicos, o modelo é substancialmente mais interessante que o sedã de quatro portas. Não há molduras nas janelas das portas e o perfil esportivo confere personalidade marcante, com três volumes bem definidos. Além disso, a linha do teto é mais suave no modelo de duas portas e termina na elegante traseira ligeiramente “arrebitada”. Nota 9.

Custo/benefício – Ao deixar para trás praticidade em função do design mais rebuscado, o cupê já deixa de ser uma opção das mais racionais. A Mercedes-Benz pede R$ 137.500 – nada menos que R$ 15.600 a mais que o C180 sedã. No entanto, é praticamente o único de sua categoria no Brasil, já que a BMW ainda não traz o Série 4 e o Audi A5 mais barato tem preço acima dos R$ 200 mil. Em se tratando de uma versão mais esportiva com a “grife” da estrela de três pontas, ele é, em tese, uma pechincha. Nota 6.

Total – O Mercedes-Benz C180 Coupé somou 77 pontos em 100 possíveis.





Impressões ao dirigir - Estilo alemão


Logo em um primeiro olhar, a versão cupê da Classe C chama atenção pelas linhas imponentes e traços bem finalizados. A silhueta elegante e esportiva é cativante, além da estrela de três pontas no centro da grade dianteira não deixar dúvidas sobre a origem do modelo. As duas portas conferem um charme especial ao carro, que, ainda assim, é relativamente discreto. As proporções são semelhantes às do sedã de quatro portas, mas a curvatura do teto, com caimento mais acentuado atrás, faz a distinção necessária.

Ao dar a partida, o motor 1.6 litro do C180 Turbo Coupé surpreende pelo barulho pouco instigante. Lembra até um pequeno motor diesel. No entanto, o perfeito casamento entre o propulsor e o câmbio automático de sete marchas faz os 156 cv acordarem cedo e dá ao C180 um desempenho bastante razoável. Ele tem pegada parecida à das versões com o 1.8 turbo – de 184 cv ou 204 cv –, e não faz feio.



O torque de 25,5 kgfm aparece a baixíssimas 1.250 rotações, se mantém constante até as 4 mil e empurra o cupê com desenvoltura digna de motores maiores. O câmbio trabalha bastante, com trocas suaves e rápidas, para manter o giro sempre na faixa de melhor rendimento.

O interior também é tipicamente germânico. O acabamento é de ótima qualidade, com arremates perfeitos e sensação de bastante solidez – e não transparece ser a variante mais barata da linha. A cabine é aconchegante e acolhe bem os passageiros, ainda que os de trás precisem fazer um certo malabarismo para chegar aos assentos.



Os dois ocupantes do banco traseiro também têm espaço limitado para pernas e cabeças e pessoas com mais de 1,75 m de altura já passam aperto. Quem vai na frente, pelo menos, desfruta de mais espaço. A posição de dirigir é correta e o motorista possui várias opções de regulagens de banco – que no cupê tem abas laterais mais pronunciadas – e volante.

A suspensão dá conta do recado e absorve surpreendentemente bem as imperfeições do asfalto, mesmo com rodas de 17 polegadas. Mas é em piso liso que o acerto esportivo do conjunto se destaca. A direção tem relação bem direta com as rodas e permite muita precisão numa tocada mais “animada”. O comportamento é sempre seguro e a tração traseira melhora ainda mais o controle. A carroceria inclina pouco nas curvas e o C180 se mostra um carro mais divertido de dirigir do que os números relativamente “normais” do motor sugerem.





Ficha técnica - Mercedes-Benz C180 Coupé


Motor: Gasolina, dianteiro, longitudinal, 1.595 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbo, comando duplo no cabeçote e duplo comando variável de válvulas. Acelerador eletrônico e injeção direta.

Transmissão: Automática com sete marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.

Potência: 156 cv a 5.300 rpm.

Torque: 25,5 kgfm entre 1.250 rpm e 4 mil rpm.

Aceleração de zero a 100 km/h: 8,5 segundos.

Velocidade máxima: 223 km/h.

Diâmetro e curso: 73,7 mm X 83,0 mm. Taxa de compressão: 10, 3:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com barras estabilizadoras. Traseira independente do tipo multibraço com barra estabilizadora. Oferece controle de estabilidade de série.

Peso: 1.505 kg.

Pneus: 225/45 R17 na frente e 245/40 R17 atrás.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS de série.

Carroceria: Cupê em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 4,59 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,44 m de altura e 2,76 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.

Capacidade do porta-malas: 450 litros.

Tanque de combustível: 67 litros.

Produção: Sindelfingen, Alemanha.

Itens de série: Ar-condicionado automático de duas zonas, rádio/CD/MP3/Bluetooth, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, computador de bordo, sistema start/stop, bancos e volante multifuncional revestidos em couro, trio elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controlador de velocidade de cruzeiro, faróis de neblina, sensores crepuscular e de chuva.

Preço: R$ 137.500.

Por Auto Press
avatar
FaUs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 865
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 46

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por FaUs em Qui 07 Nov 2013, 21:09

É o preço da C200. Eu até fiquei balançado pela cupê, massss é uma compra mais emocional do que racional.
avatar
FaUs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 865
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 46

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por claudiogpf em Qui 07 Nov 2013, 23:17

o grande problema é o farol halógeno. se tiver um ils seria minha opção.
avatar
claudiogpf
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 84
Data de inscrição : 23/09/2013
Idade : 30

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por AEP em Qui 07 Nov 2013, 23:28

Todo 13/14 agora vem com ILS.
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 12078
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por claudiogpf em Qui 07 Nov 2013, 23:40

AEP, você esta equivocado, o coupé não vem!
avatar
claudiogpf
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 84
Data de inscrição : 23/09/2013
Idade : 30

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por AEP em Qui 07 Nov 2013, 23:55

Bom, pode ser, mas a CSS me disse isso. É um erro da MBB não fazer isso. Dentre muitos outros que ela não para de cometer...
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 12078
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por claudiogpf em Sex 08 Nov 2013, 01:40

Algumas ccs estão informando isso equivocadamente mas a linha coupé não vem com o ILS. Ja confirmei no catalogo e também pedi pra um vendedor olhar um 2014 enquanto estava no telefone comigo e o mesmo confirmou que não vem com os faróis, uma pena!
avatar
claudiogpf
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 84
Data de inscrição : 23/09/2013
Idade : 30

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por ZIG MASTER em Sex 08 Nov 2013, 13:45

Na minha opinião, o modelo mais bonito e atraente da classe C, atualmente.
avatar
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagens : 3450
Data de inscrição : 06/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por Ulysses V8 Benz em Sex 08 Nov 2013, 16:58

O Comand delas não tem GPS?

De qualquer forma daqui a algum tempo a C250 coupé será uma bela opção... Assim como as C63 hehehe...

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 11085
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 53

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por john em Sex 08 Nov 2013, 17:34

Ulysses

Voce reparou nesses bancos? A diferença está ai! Que show!

Como toda enciclopedia mercedal nota 10 que voce é, se tiver algum link para o catalogo do interior deste modelo eu queria ver os detalhes dos bancos

john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por rxavier em Sex 08 Nov 2013, 17:47

A minha viatura estrelada é show!

Já está com 69000 km em menos de dois anos e sinto a mesma alegria e prazer em dirigí-la. É como se fosse a primeira vez todos os dias.

A minha tem Comand com Gps ( up com câmera de ré e desbloqueio de dvd), sensor de ré eletromagnético importado da Grã Bretanha ( colocado por dentro do para choque e sem furar, funciona mto bem), LED desbloqueado, lâmpadas diamond vision, teto panorâmico e não poderia esquecer: rodas 18 AMG originais.

Pra mim, a carroceria mais bonita da C. Pena não ser de 204 cavalos.

Realmente, quem anda atrás sofre pra entrar e sair do carro.

Como somos dois, eu e a patroa, curtimos mto...


Última edição por rxavier em Sex 08 Nov 2013, 17:52, editado 1 vez(es)

rxavier
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 508
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por rxavier em Sex 08 Nov 2013, 17:50

URL=http://imageshack.us/photo/my-images/841/kvh0.jpg/][/URL]


rxavier
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 508
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por rxavier em Sex 08 Nov 2013, 17:51

Ah! Esqueci me das ponteiras cromadas importadas da Alemanha.

Ainda bem que isto agora não falta no modelo novo.

Uma vergonha pra MB.

rxavier
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 508
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por Ulysses V8 Benz em Sex 08 Nov 2013, 22:39

John,

infelizmente ainda não temos catálogos desse modelo... Até hoje só vi duas ao vivo, uma Black Series (não conta) e uma branca com interior caramelo, muito bonita. Não deu tempo de ver detalhes mas me pareceu mais bem acabada que a sedan.

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 11085
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 53

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por adod em Sab 09 Nov 2013, 19:39

RXAVIER muito linda sua estrela, parabéns!! As rodas são originais da C63 ou réplicas? Onde consegui?
avatar
adod
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 39
Data de inscrição : 11/08/2013
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por rxavier em Sab 09 Nov 2013, 20:56

Confrade Adod,

são originais 18 AMG da C63 coupé. Tem talas diferentes. Dianteiras com pneus 235/40 e traseira 255/35.

Comprei- as com o nosso parceiro Chumbinho.

Veio direto da Alemanha, via Inglaterra.

Recomendo o cara.

Obrigado pelo elogio!

Abs

rxavier
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 508
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por rxavier em Sab 09 Nov 2013, 20:59

Pra você Adod.

Abs




rxavier
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 508
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por adod em Sab 09 Nov 2013, 21:34

Putz essa foto foi p matar de inveja kkkk!!!. Eu estou louco para por um jogo 18 ou 19, até encontrei umas réplicas legais,  mas não encontro off set e a tala corretos. Essa da C63 nem réplica existe ainda!!! Se puder me passar uma MP com o contato e tb o preço dos aros, agradeço.
avatar
adod
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 39
Data de inscrição : 11/08/2013
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luxo primordial: Mercedes-Benz C180 cupê tem estilo e grife para ser a base do segmento de esportivos da marca

Mensagem por Christiano em Sab 09 Nov 2013, 23:16

Adod, o e-mail do chumbinho: dispautomotive@gmail.com
avatar
Christiano
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1557
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum