Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W204): Classe C - consumo médio de combustível

+29
adod
Paulo Taseu
Professor
João
Relâmpago
erickdib
claudiogpf
Ulysses V8 Benz
benz
angelooliveira
rfcalvilho
mbsbc
GR
Luisfcm
Fernando Torres
nkoha
TATA78
paulo brito
Epicco
Bruno Albuquerque
Ari_radio
MIGUEIS
pablo
Christiano
marcelpb
Svt
Pio
Alexandre - PR
forevans
33 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Consumo C180 12/12

Mensagem por forevans Seg 31 Dez 2012, 15:17

Confrades, boa tarde!
Antes de qualquer outra coisa, gostaria de agradecer a ajuda e informações aqui do fórum nesses 2 meses como proprietário de uma estrelinha. É a materialização de um sonho que começou aos 17 anos.
Mais ainda, desejar a todos um feliz 2013!!!

Com aproximadamente 45 dias de uso, gostaria da opinião dos colegas em relação ao consumo da criança. Utilizo o carro para uso urbano, com e sem ar, depende da hora do dia. Estou tirando de 7,5-8,5km/l. Achei que ela seria mais economica, visto que não piso nela, ando 100% do tempo com o modo "E", deixo o "ECO" ligado e nas arrancadas, vou o mais suave possivel.

Como a C180 de vocês se comportam em relação a consumo?

Abraço a todos,

F.
forevans
forevans
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/11/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Alexandre - PR Seg 31 Dez 2012, 15:45

A minha C180 é 1998 e também faz essa média, dependendo sempre de outras condições do trânsito, modo de condução, etc. Sempre utilizo gasolina aditivada.

A sua, por ser mais nova (tecnologia aperfeiçoada), creio que deveria fazer uma média de pelo menos 8,5 km/l dirigindo tranquilo....

Já experimentou usar gasolina de outro Posto ou Aditivada para manter o sistema todo mais limpo ?

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Pio Seg 31 Dez 2012, 16:42

Acho que não sirvo de exmplo pq meu carro não tem 1000 km ainda. Abasteci hj e a média foi de 8,5 km/l, 90% cidade. Estou contente com esse número o carro está amaciando. Acredito que melhorará mas já considero esse número bom.
Pio
Pio
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Svt Seg 31 Dez 2012, 18:32

minha esta com 2.300 km fez media estrada 70% e cidade em torno de 12 km/l.
Svt
Svt
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 13/10/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por marcelpb Ter 01 Jan 2013, 14:13

A impressão que tenho é que carros turbinados só são econômicos em alta rotação - em cidades quando andam aspirados consomem normalmente.
marcelpb
marcelpb
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 229
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Christiano Qua 02 Jan 2013, 08:16

Consumo em São Paulo com o pé pesado de 9,5 Km/l. (W204): Classe C - consumo médio de combustível 296203075
Último abastecimento com média de 10,10 Km/l. (W204): Classe C - consumo médio de combustível 3179885743
Abastecido sempre com Podium desde zero.
Acho este carro extremamente econômico.
Christiano
Christiano
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1591
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por pablo Ter 15 Jan 2013, 20:48

depois de ler o post fiquei curioso e fiz uma média:

rodei 640 km de estrada e 230 de cidade

no comp de bordo: 12,5km/l
na bomba: 13,2 km/l

sempre oriento o frentista a parar na primeira trancada da bomba, mas dependendo ate da inclinaçÃo do carro pode haver alteração, logo confio mais no C. BORDO

abs

pablo
pablo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 241
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Christiano Qua 16 Jan 2013, 18:57

Sempre abasteço no mesmo posto, na mesma bomba e também até o destravamento. Normalmente abasteço quando atinge meio tanque. Faço as mediações no programa do iPhone.
Abasteci hoje e de novo média de 10,10 km/L em 353 km percorridos. Deve ser o trânsito menos engarrafado neste período.
Não sei como está a média pelo computador de bordo, tenho hábito de zerar as funções, mas não as tenho lido.
Christiano
Christiano
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1591
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por MIGUEIS Qua 16 Jan 2013, 19:54

Achei ótimo o seu consumo Chris! ! !
MIGUEIS
MIGUEIS
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 562
Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 47

http://almigueis@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Christiano Qua 16 Jan 2013, 20:48

Também estou surpreso com o consumo; estou adorando. (W204): Classe C - consumo médio de combustível 3179885743
Christiano
Christiano
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1591
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Ari_radio Sex 18 Jan 2013, 03:33

A minha está com 1500 km. Tem feito mais ou menos 7,5 km/l na cidade (modo E e pé bem leve). Ontem, na estrada, fez 13 km/l, rodando a maior parte do tempo a 110 km/h.
Ari_radio
Ari_radio
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por marcelpb Sex 18 Jan 2013, 14:28

Ontem na estrada consegui quase 13,5 (pelo computador).
marcelpb
marcelpb
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 229
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Bruno Albuquerque Sex 18 Jan 2013, 17:02

Tenho uma dúvida em relação ao combustível: gasolina comum ou aditivada? pergunto porque desde 0 km tenho abastecido minha C180 com a comum já que quando retirei meu carro anterior da concessionária (uma CRV), a autorizada da Honda me alertou a NUNCA abastecer com gasolina aditivada, pois segundo eles, possui alto teor de chumbo e prejudica o motor. E foram além. Disseram que se por acaso cometesse um equívoco e abastecesse com gasolina aditivada, que era para correr imediatamente á concessionária. Registrei esse informação e, ná dúvida, acabei me habituando a utilizar somente a gasolina comum. Alguém já ouviu algo parecido?
Bruno Albuquerque
Bruno Albuquerque
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Epicco Sex 18 Jan 2013, 17:14

Essa informação da concessionária Honda não procede.

Nenhuma gasolina vendida no Brasil contém chumbo em sua composição.

A gasolina recomendada pela Mercedes Benz consta no Manual.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Bruno Albuquerque Sex 18 Jan 2013, 17:24

Obrigado pelos esclarecimentos Epicco...
Bruno Albuquerque
Bruno Albuquerque
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por marcelpb Sex 18 Jan 2013, 17:37

Houve um erro de tradução do inglês do manual da honda.
que o manual proíbe é combustível com chumbo e enxofre.
Ainda temos chumbo - que detona os motores.
marcelpb
marcelpb
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 229
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Ari_radio Sex 18 Jan 2013, 20:12

Bruno,

Quando tirei a minha, me informaram, na CSS, que eu deveria abastecer, sempre que possível, com gasolina aditivada. Se estivesse em algum lugar sem opção da aditivada, poderia colocar a comum, mas apenas em situações de exceção. Perguntei se seria necessário abastecer com a Podium, falaram que não, que eles recomendavam abastecer exclusivamente com a Podium apenas as AMG. Gostaria de saber se alguém recebeu recomendações diferentes.
Ari_radio
Ari_radio
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Christiano Sex 18 Jan 2013, 20:55

Conforme o manual:

Abasteça apenas com gasolina sem chumbo com pelo menos 95 RON/85 MON, correspondente ou equivalente à norma europeia EN 228 ou à norma E DIN 51626-1.


C 180 BlueEFFICIENCY: quando o combustível recomendado não estiver disponível, pode utilizar temporariamente também gasolina normal sem chumbo com 93 RON/83 MON.
Todos os outros modelos: quando o combustível recomendado não estiver disponível, pode utilizar temporariamente também gasolina normal sem chumbo com 91 RON/82 MON. Neste caso, a potência do motor pode diminuir e o consumo de combustível pode aumentar. Evite conduzir à velocidade máxima.


Christiano
Christiano
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1591
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Christiano Sex 18 Jan 2013, 21:11

Agora para retirar algumas duvidas - retiradas do site da Petrobras:

Gasolina Podium: octanagem de 95 (IAD), enxofre de 30 ppm, possui aditivos e detergentes;

Gasolina Aditivada supra: octanagem de 87 (IAD), enxofre de 800 ppm, possui aditivos e detergentes; e

Gasolina Comum: octanagem de 87 (IAD), enxofre de 800 ppm, não possui aditivos e detergentes.


A gasolina tem chumbo?

Não. O Brasil, em 1989, foi um dos primeiros países a retirarem o chumbo de suas gasolinas automotivas

O composto chumbo tetraetila (CTE) foi, durante muitos anos, incorporado à gasolina de vários países para aumentar a sua octanagem. Com o crescimento da preocupação com o meio ambiente, estes compostos foram suprimidos da composição da gasolina, principalmente por serem tóxicos para o ser humano, mas também por inviabilizar a adoção de catalisadores de veículos.

O chumbo somente é utilizado na gasolina de aviação, sendo seu uso prejudicial aos carros modernos, equipados com catalisadores e sonda-lâmbda.


O que é octanagem?

É a capacidade que o combustível tem, em mistura com o ar, de resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação. A detonação, também é conhecida como batida de pino, e pode destruir o motor. Quanto maior a octanagem, maior será a resistência à detonação.

O manual de cada veículo especifica o tipo de gasolina que possui a octanagem mínima necessária ao bom funcionamento (desempenho) do mesmo, sem a ocorrência danosa da detonação. Qualquer gasolina que possua octanagem maior que a mínima especificada poderá ser utilizada sem problemas.

No Brasil, a octanagem é expressa em IAD = Índice Antidetonante (a gasolina comum é especificada também pelo MON).


Quais são os métodos de determinação da octanagem?

Método MON (Motor Octane Number) ou método Motor - ASTM D2700 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação.

Método RON (Research Octane Number) ou método Pesquisa - ASTM D2699 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (até 3000 rpm)

Alguns países utilizam a octanagem MON, RON, e outros o Índice de Octanagem IAD (Índice Antidetonante) = (MON + RON)/2. Para uma mesma gasolina, o RON tem um valor típico superior ao MON de até 10 octanas. Portanto, ao comparar gasolinas de deiferentes países é importante verificar se está sendo utilizada a mesma base (MON, RON ou IAD).
Christiano
Christiano
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1591
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Christiano Sex 18 Jan 2013, 21:21

Pelo que pude entender:

O manual informa que devo abastecer com gasolina de 95 ROM ou 85 MON.
Calculando o IAD (usado no Brasil): (85 + 95)/2 = 90
Logo devo usar a Gasolina Podium de 95 IAD, já que a Aditivada e a comum possuem o mesmo índice de octanagem de 87.

Confere?
Christiano
Christiano
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1591
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Ari_radio Sáb 19 Jan 2013, 05:10

Christiano,

Interessante essa revisão que vc fez, me convenceu a passar a usar a Podium, especialmente pelo baixo teor de enxofre, já que nossos carros tem injeção direta. E também, lembrando o tópico em que estamos postando, o consumo do seu carro me deixou com inveja!

O problema é que na minha cidade a Podium não é vendida, e vou ter que me organizar nas viagens. Ainda bem que uso pouco o carro na cidade, e posso abastecer fora. Mesmo assim, de vez em quando, vou ter que fazer um "rabo-de-galo" pra não ter uma pane seca.

Talvez tenham me informado na CSS que seria desnecessário usar sempre a Podium tendo em vista apenas a questão da octanagem. Se não me engano, a taxa de compressão na C180 é 9,8:1. O fato de ser turbo aumenta o risco de ocorrer detonação? Pergunto isso porque, para motores aspirados com 9,8:1, usar gasolina premium pela octanagem não me parece fazer sentido.
Ari_radio
Ari_radio
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por paulo brito Sáb 19 Jan 2013, 12:42

Já fiz várias experiencias de uso da Podium com C 180, C 280 e A 190 e posso assegurar que não constatei nenhuma diferença mensurável de consumo e performance que justificasse seu uso constante por estes motivos. Obviamente é um produto de melhor qualidade e recomendado para motores de alta compressão/performance.

Uso Podium na W 126 pois como não rodo diariamente e o tanque tem 90 litros, a gasolina não deteriora no tanque.
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por marcelpb Dom 20 Jan 2013, 00:36

90 litros?
Tive um passat iraquiano que tinha um tanque muito grande também.
marcelpb
marcelpb
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 229
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Christiano Dom 20 Jan 2013, 21:17

Uso sempre a Podium desde o meu carro anterior.

Não sei como é o comportamento da minha C180 CGI com gasolina sem ser a Podium. No audi A3 havia diferença para melhor no desempenho, no consumo não interferia, mesmo tendo a taxa de compressão menor que 10:1 como na MB. Não acredito que a gasolina Podium vá melhorar o consumo de qualquer veículo; no início do uso até piora, você tem uma tendência de acelerar mais que o habitual para ver o comportamento do carro com o novo combustível.

O consumo do meu carro normalmente é de 9,5 km/l; nos últimos dois tanques que fez 10,10 km/l. Andei mais tempo com aceleração constante pois não tinha trânsito neste período.

Uso este combustível por acreditar que pelo baixo teor de enxofre junto com óleo do motor sintético de primeira linha e trocas antecipadas dos filtros e lubrificantes para manter o motor sempre limpo e funcionando perfeitamente.
Christiano
Christiano
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1591
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por marcelpb Seg 21 Jan 2013, 00:15

Exatamente.

Também usei a podium e não percebi diferença no desempenho.

O fiz pela qualidade do combustível.
marcelpb
marcelpb
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 229
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Classe C - consumo médio de combustível Empty Re: (W204): Classe C - consumo médio de combustível

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos