Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprei um Smart, dúvida no câmbio

+10
fdelboni
RodrigoC
jmachado
CMMoulin
Wálderson
Fabio
CURYPRO
Gilberto/SP
Borg
gatribeiro
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por gatribeiro Sáb 31 Ago 2013, 21:29

Olá confrades

Comprei recentemente um Smart fortwo 2009 com 23mil km com todas as revisões feitas na concessionária.

Carrinho ótimo! Mas to na dúvida, sempre que vou sair a marcha fica em 1 e eu tento que apertar o botão na lateral para mudar para "A". É normal? Outra coisa, aconteceu 2 vezes de tirar do "N" (tanto para re como para frente) e ele não saí do N. Aí eu tento algumas vezes e ele volta ao normal. Detalhe, quando muda para A ai não dá problema, troca as marchas corretamente.
gatribeiro
gatribeiro
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por Borg Sáb 31 Ago 2013, 22:03

Gatribeiro, seu carro tem manual do proprietário ? Será que não há algo relativo à operação deste câmbio ?
Borg
Borg
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 927
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por gatribeiro Sáb 31 Ago 2013, 22:19

Olá Borg, realmente vou olhar no manual, achei estranho pq não acontece com frequência.
gatribeiro
gatribeiro
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por gatribeiro Seg 02 Set 2013, 15:16

Conferi no manual, é operação normal do cambio automatizado. Interessante é que como não tem o 'P' para parking o certo é desligado o motor com o cambio na posição 'R'.
gatribeiro
gatribeiro
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por Gilberto/SP Seg 02 Set 2013, 15:59

Gatribeiro, eu tive um Fortwo 2010 e sinto saudades dele... Adorava o carrinho.
É o seguinte, o câmbio tem as opções de trocas automáticas e através das borboletas.
Caso o painel acuse "1" é pq está selecionado para trocar manualmente, pelas borboletas ou pela alavanca.
Tem que aperta o botão do câmbio, e no painel deve aparecer "A". Se você está dizendo que apertou o botão, e não mudou para "A" algo está errado. Atenção! Ele só vai mudar para o "A" com a alavanca do câmbio na posição "normal", ou seja, se a alavanca estiver deslocada para as trocas manuais, mesmo apertando o botão nada vai acontecer.
Um dica, quando estiver andando com o modo automático selecionado, procure tirar o pé do acelerador assim que a marcha for trocada. Isso minimiza e muito os solavancos do câmbio.
Esse seu problema, de tirar do "N" e passar para o "R" ou para frente, é pq provavelmente você não estava com o pé no freio.
Faça o teste.
Gilberto/SP
Gilberto/SP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1390
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por gatribeiro Seg 02 Set 2013, 16:21

Olá Gilberto!

É, na verdade o problema que eu citei é que as vezes ligo o carro (em N) e vou colocar ré ou em automatico e o carro não sai do N. Ai tento mais algumas vezes e ele muda. Mas quanto está no automatico, ai funciona normal.

Também estou gostando demais, é bem esperto Smile e ainda estou com o modelo cabrio.

Acho que é só costume mesmo, porque minha SLK é automatica e nunca tinha usado um cambio automatizado, meu medo foi ter algum problema para engate dos comandos de sair do ponto morto, mas vi no manual que as vezes o computador dá um atraso na mudança do neutro para as marchas.

Att. Guilherme
gatribeiro
gatribeiro
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por Gilberto/SP Seg 02 Set 2013, 16:26

Comigo aconteceu algumas vezes, de tentar engatar a ré, e não entrar. Mesmo a alavanca se movendo, a marcha não entrava. Descobri que era por causa do freio. Se não estiver com o pé no freio, a marcha não entra mesmo, mesmo que a alavanca se mova.
Gilberto/SP
Gilberto/SP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1390
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por CURYPRO Seg 02 Set 2013, 20:12

Oi Guilherme,

O comentário do Gilberto está perfeito, precisa pisar no freio para engatar a ré, senão nada feito e realmente dá a sensação de que tem coisa errada (que atire a primeira pedra quem não teve esse "problema" com o Smart hehehe).

A recomendação de aliviar o pé do acelerador nas mudanças de marcha também é muito interessante de seguir, porque reduz bastante a sensação de "soluço" que a mudança automática dá.

Se usar pelas borboletas, faça a mesma coisa, antes de mudar de marcha alivie o pé do acelerador, fica muito mais suave a transição.

O carrinho é bem bacana, temos um Cabrio também e é surpreendentemente gostoso de dirigir, a não ser é claro pelas nossas ruas. Tem hora que dói na alma quando se passa por ondulações mais pronunciadas.

Pode usar tranqüilo que está tudo certo hehehe,

Ronaldo


Última edição por CURYPRO em Seg 02 Set 2013, 20:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : removendo pleonasmo)
CURYPRO
CURYPRO
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por gatribeiro Seg 02 Set 2013, 21:21

Comprei um Smart, dúvida no câmbio 296203075 !
gatribeiro
gatribeiro
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por Gilberto/SP Seg 02 Set 2013, 23:22

Outra dica, calibre os pneus com 25/26lb. Vai pular BEM menos.
Gilberto/SP
Gilberto/SP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1390
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por CURYPRO Qua 04 Set 2013, 02:11

Gilberto,

Desculpe contradizê-lo, mas honestamente não me parece uma boa idéia baixar calibragem para buscar "conforto". Os pneus têm perfil bem baixo e com calibragem reduzida a chance de ganhar belas bolhas de decoração aumenta muito, fora que as rodas também ficam mais suscetíveis a amassados, além obviamente de comprometer estabilidade em curvas e frenagens e a durabilidade dos borrachudos. 

Eu obedeço as calibragens recomendadas. É duro mesmo, pula mesmo, mas são características do "brinquedo" então prefiro seguir as recomendações do fabricante.
CURYPRO
CURYPRO
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por Fabio Qua 04 Set 2013, 08:42

Eu também tomei um susto com o meu smart para engatar a ré. E mais, não é só o pé no freio, o carro tem que estar totalmente parado. Se vc é daqueles que enquanto o carro ainda desliza um pouquinho já vai engatando a ré, ela não vai entrar mesmo como pé no freio.

Legal saber que temos outros proprietários felizes desse carrinho por aqui. Eu sou a ovelha negra. Só fui feliz no dia que ele foi embora...Very Happy
Fabio
Fabio
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagens : 802
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por CURYPRO Qua 04 Set 2013, 21:54

É Fabio, não tem como não tomar susto, a sensação de que tem algo muito errado é grande, afinal a alavanca está lá, colocada no lugar certo.

Nosso carrinho tem uso bem eventual, de final de semana mesmo, como curtição e não como carro urbano inteligente que até o nome sugere (sem cogitar é claro o preço, porque aí a inteligência passa longe hehehe).

Acho que se colocar o Smart pra andar direto a paciência vai ser bastante testada, porque nossas ruas judiam demais do carro e sobretudo dos ocupantes.
CURYPRO
CURYPRO
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Sistema para atenuar desconforto do smart fortwo

Mensagem por Wálderson Ter 10 Set 2013, 14:16


Pessoal, boa tarde, existe um sistema que atenua bastante o desconforto do fortwo segundo seu fabricante. Parece ser de fácil instalação e segundo informação diminui em até 25% o desconforto. Creio que vale a pena conferir. Ainda não possuo meu smart , mas assim que comprar  um irei  adquirir este dispositivo  que segundo  seu fabricante atenua bastante"saculejo" dentro da cabine e melhora muito o ruido interno. Ele é colocado ente a base dos bancos e o assoalho onde são fixados, é uma espécie de mola e cada banco utiliza 4 peças destas. Funciona para amortecer e também para leve movimentação lateral. Abaixo o texto explicativo e se tiverem interesse entrem em contato pelo site abaixo.
Obs.: Não tenho nada haver com o fabricante, apenas sou simpatizante do carrinho.

Abraço a todos,
Wálderson




O Smart.Comfort, é um sistema de suspensão que utilizamos nos bancos do Smart.
Você vai notar que o conforto aumenta muito, tanto em trechos urbanos como trechos rodoviários de curta ou longa duração.
Ele absorve os choques e movimentos, tanto no sentido horizontal como no sentido vertical.
O Smart.Comfort, é um sistema perfeito para o público brasileiro, porque conseguimos elevar a altura dos bancos em 4 centímetros.
Principalmente para as mulheres, isso é muito importante, pois aumenta muito o ângulo de visão no ato de dirigir.
O sistema Smart.Comfort, foi concebido de tal forma, que é instalado em aproximadamente 15 minutos, sem que se altere qualquer característica técnica do veículo.

Contato: contato@lionblanc.com.br 
Wálderson
Wálderson
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/09/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por Gilberto/SP Ter 10 Set 2013, 15:25

Interessante, mas esse sistema foi desenvolvido pela Smart?
Gilberto/SP
Gilberto/SP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1390
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por CMMoulin Qua 11 Set 2013, 11:40

Por se tratar de câmbio automatizado, até mesmo para a segurança do sistema, é necessário pisar no freio para trocar de R para A. E lembrando que o carro deve estar parado para que a operação seja finalizada com sucesso.
CMMoulin
CMMoulin
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1127
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por gatribeiro Ter 24 Set 2013, 21:59

Amigos!

Então aconteceu novamente 2 vezes com a minha esposa e 1 vez comigo, como comprei o Smart usado, estou com dúvida ainda sobre o cambio automatizado.

Ele não dá problema na troca de marchas a frente, mas muito raramente, ao parar o carro e colocar a Ré, o cambio não fica no Neutro e não muda. (mesmo com o carro totalmente parado e com o pé no freio), ai... basta colocar no N desligar e ligar o carro e então engatar a Ré e ela vai imediatamente.

Bom, isso é comum no smart? 

A situação foi a seguinte, já tinha advertido minha esposa sobre a troca de marcha para ré somente com o carro parado e com o freio acionado, ok.. então ela me disse que foi estacionar (estava indo para academia) parou o carro ao lado de outro para fazer a baliza, pisou no freio e colocou a alavanca na ré... tentou 1, 2, 3, 4 vezes e nada... ai, desligou o carro e ligou novamente.. assim o carro engatou a ré imediatamente.
gatribeiro
gatribeiro
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por Gilberto/SP Ter 24 Set 2013, 22:32

Não é normal isso. Se ela fez exatamente como você disse, tem algo de errado no câmbio.
Gilberto/SP
Gilberto/SP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1390
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por CURYPRO Qua 25 Set 2013, 19:45

Logicamente não é normal ter que desligar o carro pra engatar uma marcha, se está acontecendo isso com o carro totalmente parado, precisa levar para dar uma olhadinha na concessionária.

Talvez seja algum sensor na alavanca ou sei lá onde que detecte movimento, normal não é.
CURYPRO
CURYPRO
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por jmachado Ter 14 Jan 2014, 13:30

O meu só tem esse tipo de problema de não engatar, quando se realiza a operação de passar de "A" para "R" ou 
vice versa muito rapidamente.

Também sou fã do carrinho e adoro o desempenho de "Kart" dele.
jmachado
jmachado
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 59
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por gatribeiro Ter 14 Jan 2014, 18:56

O meu corrigiu.. a concessionária deu uma reinstalada no sistema do carro e desde então não aconteceu mais.
gatribeiro
gatribeiro
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por RodrigoC Qua 15 Jan 2014, 02:19

Sempre sigo as pressões de pneus recomendadas pelo manual.
Mas tenho um Corollinha q se colocar a pressão recomendada parece Jeep velho....
pula pra caramba...
Aí coloco 2 libras a menos e o carro fica bem mais confortável....na cidade.....sei que vou gastar mais pneu nas laterais mas pra mim vale a pena..
Já na estrada sigo rigorosamente o manual.
avatar
RodrigoC
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 231
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por jmachado Qua 15 Jan 2014, 09:16

Ainda no assunto câmbio do Smart, não sei se todo mundo sabe, mas se o carro estiver em modo Manual e você apertar a borboleta "+" é segurar por uns 2 seg., ele entra em modo Automático. É uma forma alternativa de ativar o modo automático sem ter que apertar o botão na manopla.
jmachado
jmachado
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 59
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por fdelboni Seg 09 Out 2017, 20:13

ESTOU COM O MESMO PROBLEMA!. O amigo ai gatribeiro  informou que levou na mercedes e passaram o computador e resolveu, gostaria de saber se teve que pagar por isso e quanto foi se pagou. Fico agradecido, pois o meu smart 2009 está acontecendo a mesma coisa, infelizmente.


Última edição por fdelboni em Seg 09 Out 2017, 20:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : nome errado)
fdelboni
fdelboni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/10/2017
Idade : 34

Joao Alvarenga gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por Borg Seg 09 Out 2017, 20:45

fdelboni, levei o Smart da  queen na Caltabiano da Lapa em SP em janeiro/17 , estava piscando a sinalização de manutenção com 2 chavinhas aparecendo no display do painel e a indicação de modo automatico " A " ou os numeros das marchas , quando em modo manual também piscavam. 
Foi feita uma atualização no software e voltou ao normal, mas no meu caso ele mudava as marchas normalmente.
Custou R$ 280,00.
Borg
Borg
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 927
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei um Smart, dúvida no câmbio Empty Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos