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(W168): Bomba de combustível e bóia - possíveis problemas/soluções

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Mensagem por Johemoto Dom 14 Out 2012, 20:21

Mais uma vez precisando de ajuda... só completo com gasolina aditivada e em posto de nome e confiança, acontece que quando o marcador chega em 1/4 ele fica um tempo parado e em outros momentos ele cai para a reserva de vez, seria o próprio marcador ou a boia? Grato...
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Mensagem por walter paiva Dom 14 Out 2012, 20:33

Verificar o sensor de nível (boia).

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Mensagem por Johemoto Dom 14 Out 2012, 20:43

Mais uma vez, muitíssimo obrigado Walter...
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Mensagem por Luiz Pinheiro Dom 14 Out 2012, 21:44

Johemoto, concordo com o Walter deve ser o sensor (bóia) mesmo. Apenas acrescento que, quando aconteceu isso em nosso A160 2004 eu vi alguns comentários no antigo fórum de confrades que colocaram de marca paralela e voltaram a ter o mesmo problema em pouco tempo.

É o tipo de peça que merece ser original, como não é algo que o carro depende do funcionamento para rodar, é só ter alguma ideia da km que roda com x de gasolina, eu esperaria uma promoção de CSS e pegaria original.
Não lembro do preço exato, mas não era caríssimo não, acho que era algo como 120 reais.

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Mensagem por Runge Dom 14 Out 2012, 22:00

Olá Johemoto,

Aconteceu comigo na A160, quando voltava de viagem, por sorte o carro parou dentro da garagem, eu comprei a boia paralela, pois a diferença era enorme, rodei mais de 20 mil k e não deu problema...

De toda forma, é bom consultar o preço na CSS as vezes tem alguma promoção...

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Mensagem por Borg Dom 14 Out 2012, 23:21

Trata-se de desgaste o sensor devido ao alcool adicionado em nossa gasolina, tanto faz usar aditivada ou normal o problema vai ocorrer mais cedo ou mais tarde.
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combustivel - (W168): Bomba de combustível e bóia - possíveis problemas/soluções Empty W168 Bomba de combustível - informações e dicas

Mensagem por walter paiva Seg 18 Mar 2013, 21:41



Agradecimentos ao Dr. Carro.

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Mensagem por igordiehl Ter 19 Mar 2013, 06:24

Ótima dica.
Na página do Lofty ele mostra o mesmo caso que veio a acontecer com um amigo brasileiro. Será o mesmo Jorge?
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Mensagem por jeanrobson Ter 19 Mar 2013, 07:16

Tirar o tanque fora??? "PEPINO DE DAR GOSTO" cherry RSRSR Emquanto a maioria dos carros ficam embaixo do bancos. que dificuldade, parece de propósito. Mecanico preguiçoso manda voce embora da oficina na mesma hora.
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Mensagem por Luiz Pinheiro Ter 19 Mar 2013, 09:49

Muito bom o vídeo Walter, valeu!!

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Mensagem por Epicco Ter 19 Mar 2013, 11:12

Vamos por partes:

a) trocar a bomba de gasolina precisa mesmo baixar o tanque de combustível, como muitos outros carros. Entretanto não é necessário retirar o protetor de carter, basta soltar os parafusos da parte traseira dos mesmos;

b) contrariamente à maioria dos carros "normais" o Classe A não possui nenhum fusível exclusivo para a bomba de gasolina. Há dois fúsiveis que mencionam a bomba de combustível: O nº 2 de 15 amperes que atende como consumidores o módulo de controle do motor, o rele da bomba de combustível (bobina), a bobina de ignição e o rele de bloqueio do motor de arranque. Não sei dizer o que é essa bobina entre parenteses que aparece após a menção do rele da bomba de combustível.
E o fusível nº 6 de 30 amperes que atende o rele da bomba de combustível.
Não sei dizer como é o esquema elétrico do Classe A para dizer como funciona o bloqueio elétrico da bomba, mas me parece que é vinculado ao rele da bomba, que é um consumidor grande de amperagem.

c) um filtro de combustível completamente entupido, impediria o carro de funcionar e forçaria a bomba trabalhar em sua potencia máxima. A bomba bosch 0 580 454 093 que é a bomba indicada para o Classe A, tem amperagem indicada de 5 (ou 7,5 conforme o catálogo) amperes e vazão de 105 litros por hora (ou 95 litros por hora conforme o catálogo) na pressão de de teste que é 3 bar e é provida de válvula de segurança que, em teoria, deveria se romper se a bomba trabalhar algum tempo em sua capacidade máxima. O Classe A trabalha com 3,5 bar de pressão.

d) Já observei esse superaquecimento em diversos carros nacionais e também importados que apresentavam o filtro de combustível completamente livre.

e) Já troquei muitas bombas de gasolina de carros equipados com GNV, que rodaram no GNV e sem gasolina no tanque, onde a bomba se derreteu dentro do tanque parecendo um toco de carvão e que não romperam o fusível, embora o normal seja romper, e que não apresentaram nenhum superaquecimento nesses contatos da tampa. Nessa condição de bomba derretida a linha de alimentação elétrica da bomba entra em curto.

f) Esse superaquecimento nos contatos elétricos de ligação da bomba de gasolina á tampa da bomba, normalmente pelo lado interno do tanque, sempre acontece por mau contato, uma vez que esses contatos quase sempre são por lâminas de encaixa. Pode acontecer esse aquecimento nos contatos externos ao tanque (não é o caso do Classe A que não tem terminas de encaixe aí). Bastou ter uma folga nesses contatos de encaixe vai superaquecer.
Regra simples: trocou a bomba? Peça para que o fio da bomba seja soldado diretamente ao contato da tampa. Nunca mais você vai ter problema.

g) Sim é importante trocar o filtro de combustível a cada 20.000 km.

Em minha opinião o Dr. Carro deu o diagnóstico errado para o problema.


Última edição por Epicco em Ter 19 Mar 2013, 11:23, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 19 Mar 2013, 11:21

Epicco escreveu:o rele da bomba de combustível (bobina), a bobina de ignição e o rele de bloqueio do motor de arranque. Não sei dizer o que é essa bobina entre parenteses que aparece após a menção do rele da bomba de combustível.

Epicco, essa bobina é a bobina do relé, que gera o campo magnético que vai fechar os contatos. Às vezes isso é meniconado separadamente em alguns tipos de relé, para diferenciar do consumo do mesmo entre os contatos.

Não tenho certeza mas isso ocorre quando o consumo dessa bobina também é alto como o dos contatos. Eu faltei nessa aula do curso de eletrônica hahaha....

Abraço!

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Mensagem por Epicco Ter 19 Mar 2013, 11:27

Então Ulysses eu também faltei nessa aula. Esse rele é o K8 e repare quantos consumidores ele tem, para 15 amperes.

Vamos ver o que é que o Fass pode dizer aqui.
Essa visão que estou dando é o que ocorre na pratica numa oficina de troca de bombas de gasolina.
Hoje em dia com os carro flex onde se usa somente um tipo de bomba para quase toda a frota, é absurdo a quantidade de tampas que eu troco por conta de mau contato nessas tampas, que superaquecem. Esses contatos dessas bombas flex apresentam lâminas muito finas.

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Mensagem por jeanrobson Ter 19 Mar 2013, 15:40

Boa aula também, Epicco! valeu Laughing
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combustivel - (W168): Bomba de combustível e bóia - possíveis problemas/soluções Empty (W168): Motor pega e depois morre e falha - o que pode ser? Bomba de combustível

Mensagem por Anderson Flec Seg 22 Jul 2013, 19:09

Boa noite Galera!

Tenho uma A-190 ano 2001/2002 modelo classic spirit manual, carrinho show possuo a mesma desde 2007 e sou o segundo dono, ao longo do tempo sempre trocando algumas peças para deixar o Baby file, porem de um mês para cá o carro pega ando entorno de 30 a 60 minutos e não falha anda super bem, passado este tempo sinto que quando vou sair de um semáforo ele da um corte e vai... no próximo é batata falha e morre e não pega mais...dou na partida logo na sequencia umas 5 vezes e não pega...espero uns 40 segundos  e tento novamente e pega na primeira partida, anda mais um 1km e volta  a morrer....quando chego em casa (depois de muito sacrifício, um dia deste desisti e chamei o guincho) ou deixo parada por um longo tempo volta ao normal. Obs: quando morre e tendo dar a partida, escuto o relé da bomba atracar mas não escuto a bomba pulsar, ao passar os 40 segundos ligo a chave e escuto a bomba pulsar e pega na primeira....troquei o rabo de porco que estava rasgado mas só melhorou o desempenho... mas o problema persiste será que é a bomba?
PS: sou eletricista de auto e estou pensando em colocar um Multímetro medindo a linha de alimentação da bomba... assim caso eu ligue a chave e ela não pulsa saberei se está indo corrente (12v) ou não..alguém já passou por algo assim?
Obrigado.
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Mensagem por Kanduxo Seg 22 Jul 2013, 19:11

Bem vindo! Acompanharei o seu problema, quero aprender com isso. Smile
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Mensagem por paulo brito Seg 22 Jul 2013, 19:35

Também começaria investigando o funcionamento da bomba,  afinal já está com 13 anos
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Mensagem por Epicco Seg 22 Jul 2013, 20:00

Quase certeza que é problema na bomba. Eu aposto que são os fios das escovas da bomba (internos à bomba) que quando aquecem deixam de passar corrente.
Se colocar o múltimetro e for corrente para a bomba e ela não mandar combustível pode trocar.

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Mensagem por Anderson Flec Seg 22 Jul 2013, 20:01

Antes de dar este problema a um ano fiz o motor de arranque e a uns 6 meses atras troquei as velas, a bobina (esta queimou um cilindro ficando apenas com 3), filtro de combustível, ar-condicionado e admissão...carrinho ta muito bom espero descobrir logo este problema.... Sexta fui na concessionaria Divena e comprei o "Rabinho de porco" e troquei ontem em minha garagem.. melhorou o funcionamento pela manhã...antes o carro pegava e parecia afocar na primeira partida...na segunda pegava de boa..agora bateu pegou. paguei R$ 21,40 pela peça.
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Mensagem por Anderson Flec Ter 30 Jul 2013, 12:58

Amigos boa tarde!

Charada resolvida!

Apos alguns aborrecimentos com o carrinho parando no meio do transito descobri o problema, como citei, toda vez que o carro apagava e eu tentava liga-lo novamente, escutava o barulho do relé da bomba atracar mas não ouvia o barulho da bomba girar...após algum tempo de espera ligava a chave novamente e ouvia o barulho da bomba e do relé ai o carro pegava... com base nestes fatos peguei um multímetro coloquei na escala de DC20 (corrente continua) e liguei a ponta de prova negativa (preta) no polo negativo da bateria, localizei o relé (o mesmo fica dentro do compartimento da bateria abaixo dos pés do passageiro e é o 1º da esquerda para direita o mais a frete possível) desencaixei o mesmo e coloquei um pedaço de fio entre a base e o pino 87 do relé, imprensei o fio com o próprio relé, a outra ponta do fio liguei na ponta de prova vermelha do multímetro e usei uma fita isolante para não haver curto-circuito, coloquei a tampa da Bateria e deixei o aparelho próximo dos comandos dos vidros elétricos. 

Toda vez antes da partida o mesmo apresentava a marcação entre 11 e 12 volts, e com o carro funcionando ficava entre 12 e 13 volts, até ai normal, cheguei andar com o multímetro por uns 2 dias e o carro não presentou a falha, porem no terceiro dia o mesmo começou a cortar e constatei que a linha de corrente continuava entre 12 e 13 volts por alguns segundos e depois zerava (normal, esta linha só é energizada com o motor funcionando ou nos primeiros segundos da chave ligada) quando ligava  a chave para colocar o motor em funcionamento outra vez a linha tinha entre 11 e 12 volts porem a bomba não emitia nenhum barulho...ao esperar alguns instantes tentava de novo e a bomba volta ao normal fazendo o carro funcionar.

Levei o veiculo em um especialista em bombas (Dinâmica) na rua do Manifesto, Bairro do Ipiranga e solicitei a troca da bomba e o carro ficou novo!
Gasto total e peças trocadas:

Bomba (Marval) troquei pela Magneti Marelli que é original também                 R$ 100,00
Reparos (Borrachas, filtros internos da bomba e mangueira sanfonada)            R$ 20,00 
Borracha vedadora do tanque (esta só na concessionária) comprei na Divena   R$ 10,56
Mão de obra                                                                                         R$ 150,00
Total                                                                                                  R$ 280,56.

Agradeço a todos do fórum e espero poder ajudar com esta experiencia e outras futuras....abraço:)
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Mensagem por cassio machado Ter 30 Jul 2013, 15:28

A minha passou por uma situação igual, só que era a motor de arranque.

É bom divulgar os valores gastos, pois assim se vê que não é nenhum absurdo ter um carro destes.

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Mensagem por Fotógrafo Ter 30 Jul 2013, 20:00

Também passei por isso, só que no meu caso, mandei trocar a bomba original que estava funcionando bem há 14 anos por uma nova durante uma revisão geral que fiz nele, andei cerca de 1 semana e o carro começou a falhar e morrer, voltando ao mecânico foi feito teste de pressão na bomba e visto que ela estava com defeito de fábrica, trocada a bomba ainda em garantia, nunca mais tive problemas.
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Mensagem por gili Qua 14 Ago 2013, 10:06

ola amigos,estou com um problema na minha classe a 160 99 semi automatica,por um descuido deixei faltar gasolina, dai abasteci e ela nao pegou mais,alguem pode me ajudar?ela vira redondo e nao pega,ja troquei bateria e nada,ja vi os reles,fusiveis e ta tudo ok,tirei o filtro da gasolina e ta tudo certo,quando ligo a chave a bomba tb da sinal,mas nao pega,alguem ja passou por isso?
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Mensagem por cassio machado Qua 14 Ago 2013, 10:19

Bom dia amigo, pelos sintomas eu aposto na bomba.

Abraços
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Mensagem por gili Qua 14 Ago 2013, 12:46

ok amigo,vou revisar a bomba,depois eu posto o resultado,obrigado pela atençao. 
    abraços
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