(W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

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(W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por Johemoto em Dom 14 Out 2012, 20:21

Mais uma vez precisando de ajuda... só completo com gasolina aditivada e em posto de nome e confiança, acontece que quando o marcador chega em 1/4 ele fica um tempo parado e em outros momentos ele cai para a reserva de vez, seria o próprio marcador ou a boia? Grato...

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por walter paiva em Dom 14 Out 2012, 20:33

Verificar o sensor de nível (boia).

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por Johemoto em Dom 14 Out 2012, 20:43

Mais uma vez, muitíssimo obrigado Walter...

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por Luiz Pinheiro em Dom 14 Out 2012, 21:44

Johemoto, concordo com o Walter deve ser o sensor (bóia) mesmo. Apenas acrescento que, quando aconteceu isso em nosso A160 2004 eu vi alguns comentários no antigo fórum de confrades que colocaram de marca paralela e voltaram a ter o mesmo problema em pouco tempo.

É o tipo de peça que merece ser original, como não é algo que o carro depende do funcionamento para rodar, é só ter alguma ideia da km que roda com x de gasolina, eu esperaria uma promoção de CSS e pegaria original.
Não lembro do preço exato, mas não era caríssimo não, acho que era algo como 120 reais.

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por Runge em Dom 14 Out 2012, 22:00

Olá Johemoto,

Aconteceu comigo na A160, quando voltava de viagem, por sorte o carro parou dentro da garagem, eu comprei a boia paralela, pois a diferença era enorme, rodei mais de 20 mil k e não deu problema...

De toda forma, é bom consultar o preço na CSS as vezes tem alguma promoção...

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por Borg em Dom 14 Out 2012, 23:21

Trata-se de desgaste o sensor devido ao alcool adicionado em nossa gasolina, tanto faz usar aditivada ou normal o problema vai ocorrer mais cedo ou mais tarde.

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W168 Bomba de combustível - informações e dicas

Mensagem por walter paiva em Seg 18 Mar 2013, 21:41

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Agradecimentos ao Dr. Carro.

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por igordiehl em Ter 19 Mar 2013, 06:24

Ótima dica.
Na página do Lofty ele mostra o mesmo caso que veio a acontecer com um amigo brasileiro. Será o mesmo Jorge?

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por jeanrobson em Ter 19 Mar 2013, 07:16

Tirar o tanque fora??? "PEPINO DE DAR GOSTO" cherry RSRSR Emquanto a maioria dos carros ficam embaixo do bancos. que dificuldade, parece de propósito. Mecanico preguiçoso manda voce embora da oficina na mesma hora.

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por Luiz Pinheiro em Ter 19 Mar 2013, 09:49

Muito bom o vídeo Walter, valeu!!

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por Epicco em Ter 19 Mar 2013, 11:12

Vamos por partes:

a) trocar a bomba de gasolina precisa mesmo baixar o tanque de combustível, como muitos outros carros. Entretanto não é necessário retirar o protetor de carter, basta soltar os parafusos da parte traseira dos mesmos;

b) contrariamente à maioria dos carros "normais" o Classe A não possui nenhum fusível exclusivo para a bomba de gasolina. Há dois fúsiveis que mencionam a bomba de combustível: O nº 2 de 15 amperes que atende como consumidores o módulo de controle do motor, o rele da bomba de combustível (bobina), a bobina de ignição e o rele de bloqueio do motor de arranque. Não sei dizer o que é essa bobina entre parenteses que aparece após a menção do rele da bomba de combustível.
E o fusível nº 6 de 30 amperes que atende o rele da bomba de combustível.
Não sei dizer como é o esquema elétrico do Classe A para dizer como funciona o bloqueio elétrico da bomba, mas me parece que é vinculado ao rele da bomba, que é um consumidor grande de amperagem.

c) um filtro de combustível completamente entupido, impediria o carro de funcionar e forçaria a bomba trabalhar em sua potencia máxima. A bomba bosch 0 580 454 093 que é a bomba indicada para o Classe A, tem amperagem indicada de 5 (ou 7,5 conforme o catálogo) amperes e vazão de 105 litros por hora (ou 95 litros por hora conforme o catálogo) na pressão de de teste que é 3 bar e é provida de válvula de segurança que, em teoria, deveria se romper se a bomba trabalhar algum tempo em sua capacidade máxima. O Classe A trabalha com 3,5 bar de pressão.

d) Já observei esse superaquecimento em diversos carros nacionais e também importados que apresentavam o filtro de combustível completamente livre.

e) Já troquei muitas bombas de gasolina de carros equipados com GNV, que rodaram no GNV e sem gasolina no tanque, onde a bomba se derreteu dentro do tanque parecendo um toco de carvão e que não romperam o fusível, embora o normal seja romper, e que não apresentaram nenhum superaquecimento nesses contatos da tampa. Nessa condição de bomba derretida a linha de alimentação elétrica da bomba entra em curto.

f) Esse superaquecimento nos contatos elétricos de ligação da bomba de gasolina á tampa da bomba, normalmente pelo lado interno do tanque, sempre acontece por mau contato, uma vez que esses contatos quase sempre são por lâminas de encaixa. Pode acontecer esse aquecimento nos contatos externos ao tanque (não é o caso do Classe A que não tem terminas de encaixe aí). Bastou ter uma folga nesses contatos de encaixe vai superaquecer.
Regra simples: trocou a bomba? Peça para que o fio da bomba seja soldado diretamente ao contato da tampa. Nunca mais você vai ter problema.

g) Sim é importante trocar o filtro de combustível a cada 20.000 km.

Em minha opinião o Dr. Carro deu o diagnóstico errado para o problema.


Última edição por Epicco em Ter 19 Mar 2013, 11:23, editado 1 vez(es)

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por Ulysses V8 Benz em Ter 19 Mar 2013, 11:21

Epicco escreveu:o rele da bomba de combustível (bobina), a bobina de ignição e o rele de bloqueio do motor de arranque. Não sei dizer o que é essa bobina entre parenteses que aparece após a menção do rele da bomba de combustível.

Epicco, essa bobina é a bobina do relé, que gera o campo magnético que vai fechar os contatos. Às vezes isso é meniconado separadamente em alguns tipos de relé, para diferenciar do consumo do mesmo entre os contatos.

Não tenho certeza mas isso ocorre quando o consumo dessa bobina também é alto como o dos contatos. Eu faltei nessa aula do curso de eletrônica hahaha....

Abraço!

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por Epicco em Ter 19 Mar 2013, 11:27

Então Ulysses eu também faltei nessa aula. Esse rele é o K8 e repare quantos consumidores ele tem, para 15 amperes.

Vamos ver o que é que o Fass pode dizer aqui.
Essa visão que estou dando é o que ocorre na pratica numa oficina de troca de bombas de gasolina.
Hoje em dia com os carro flex onde se usa somente um tipo de bomba para quase toda a frota, é absurdo a quantidade de tampas que eu troco por conta de mau contato nessas tampas, que superaquecem. Esses contatos dessas bombas flex apresentam lâminas muito finas.

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por jeanrobson em Ter 19 Mar 2013, 15:40

Boa aula também, Epicco! valeu Laughing

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(W168): bomba parou após acabar gasolina - ajuste da bóia

Mensagem por gili em Qua 14 Ago 2013, 10:06

ola amigos,estou com um problema na minha classe a 160 99 semi automatica,por um descuido deixei faltar gasolina, dai abasteci e ela nao pegou mais,alguem pode me ajudar?ela vira redondo e nao pega,ja troquei bateria e nada,ja vi os reles,fusiveis e ta tudo ok,tirei o filtro da gasolina e ta tudo certo,quando ligo a chave a bomba tb da sinal,mas nao pega,alguem ja passou por isso?

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por cassio machado em Qua 14 Ago 2013, 10:19

Bom dia amigo, pelos sintomas eu aposto na bomba.

Abraços

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por gili em Qua 14 Ago 2013, 12:46

ok amigo,vou revisar a bomba,depois eu posto o resultado,obrigado pela atençao. 
    abraços

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por Epicco em Qua 14 Ago 2013, 12:56

Quantos litros de gasolina você colocou no tanque após a gasolina acabar?

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por gili em Qua 14 Ago 2013, 14:14

7 litros

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por Epicco em Qua 14 Ago 2013, 15:45

Você escuta a bomba funcionar, mas você verificou se ela esta enviando combustível ao motor?

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por gili em Qua 14 Ago 2013, 16:01

ainda nao, vou verificar hoje quando chegar em casa,vou tirar o tanque para ver,pois mandei a classe a para a oficina a menos de um mes,com problemas na acelereçao,o mecanico examinou e disse que era a bomba,segundo ele foi colocado uma bomba nova no valor de r$180.00,e me cobrou mais r$ 120.00 para tirar o tanque para substituir a mesma,porem ao retirar as proteçoes de baixo para verificar se o filtro nao estava entupido,eu percebi que os parafusos que prendem o tanque,estavao,meio enferrujados e sem marca de chave,desconfio que o mecanico nao tirou o tanque e muito menos trocou a bomba,vou ver isto hoje

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por douglas barddal em Qua 14 Ago 2013, 21:36

É isso infelizmente acontece gili, vá em outro mecânico e peça para ele verificar, ah, linda e rara a cor da sua.

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por erickdib em Qua 14 Ago 2013, 23:57

A bomba pode estar funcionando, mas com uma pressão muito baixa.
Verifique também o filtro de gasolina, ele pode estar obstruido reduzindo a pressão da bomba, pois o filtro da Classe A vêm com o regulador de pressão de combustível.

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por gili em Qui 15 Ago 2013, 08:58

caros amigos,problema resolvido,ontem cheguei em casa e fui direto para a garagem mexer na classe a, e seguindo o conselho dos amigos fui direto revisar a bomba,tirei a mangueira do filtro que e ligada na bomba e virei a chave, a bomba acionou mas nao mandou gasolina,entao tirei toda a gasolina que tinha posto no tanque (saiu 6,5 lts) baixei o tanque e como eu desconfiava,tava la a minha bomba antiga,nem as abraçadeiras tinham sido trocadas, tirei ela fora coloquei dentro de um balde limpo com gasolina e resolvi fazer o teste, bati chave e na hora o carro ligou,por sorte minha a bomba antiga estava funcionando perfeitamente,o problema era o nivel do combustivel que estava muito baixo, entao montei de novo com o pescador mais baixo,coloquei mais gasolina e pronto,funcionou perfeitamente,e nao gastei 1 real,(so o da gasolina rsrsrs) queria agradecer a ajuda dos amigos do forum que me foi muito util para solucionar o problema, 
  abraços a todos

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

Mensagem por erickdib em Qui 15 Ago 2013, 09:11

Que notícia boa!!!!
Ainda bem que vc tem espaço para fazer isso tudo, na garagem aqui de casa é complicado, ainda mais que por ser prédio, toda hora aparece um para perguntar: "O carro estragou?"

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Re: (W168): Bomba de combustível e ajuste da bóia

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