Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

+64
luiz toledo
Passerin
rodrigokaus
borba
Ulysses V8 Benz
Gustavus
Doc Hudson
Valderifs
A190
jorge martins
Cocada
joaodiogo
sergiobatera
valmirjunior
hartur.soaki
Krk5
enok
Wolff
SLAMON
Leko
cassio machado
Martin Amaro
Marcos Santos
LP
Elchfan
Jonatan
savinho
M-Cardos
GrouleChamps
paulo_afs
metalth
anderson5252
Caio_Cartaxo
Franklin Tassara
VisionDigital
lucaselias
gspiel
nickarcos
Hollywood Junior
Stanley
Epicco
Fotógrafo
Kanduxo
Dvaldo Dutra
Coyothe
Gique - RS
weider
erickdib
douglas barddal
RobsonFernandjes
igordiehl
LNW
Marcus Donarumma
Alan
walter paiva
paulo brito
scarela
SnoOx
jbelline
Fajardo
Maluhy
jsanmay
Luiz Pinheiro
Claybson Carvalho
68 participantes

Página 16 de 17 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17  Seguinte

Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Jordan_santista Seg 09 Jan 2017, 11:20

Confrades, estou com minha A190, Manual, 2005, a 9 dias. Constatei que na cidade ela tá fazendo 8,4 km/L, sempre com ar condicionado, sem pisar e com pouco trânsito. Já na estrada ela fez 13,4 km/L, a 100km/h no piloto automático, ar condicionado ligado na metade do percurso, e estrada com longas retas, porém com subidas e descidas. Confesso que esperava um pouco mais de economia. Li alguns relatos aqui onde fizeram médias melhores com A190. É esse mesmo o consumo? Ou me sugerem fazer alguma manutenção pra melhorar o consumo?
Jordan_santista
Jordan_santista
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/12/2016
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 09 Jan 2017, 11:51

Muita coisa influi no consumo, inclusive a qualidade do combustível. No seu caso, se o carro funciona bem eu sugiro verificar velas, filtro de ar e ponto de ignição. Veja tb a pressão dos pneus.

De qquer forma não vai melhorar muito mais que isso.

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Jordan_santista Seg 09 Jan 2017, 12:23

Ulysses, o carro funciona perfeitamente, mas pode ser a qualidade da gasolina mesmo, eu só rodo com aditivada. Aqui em Roraima temos a opção de rodar com gasolina pura (sem adição de etanol) de 91 oct e 95 oct, que vem da Venezuela a um preço de 3 reais o litro, só que ainda não testei com ela, mas vou fazer essa experiência. Vou verificar as velas que você mencionou tbm.
Jordan_santista
Jordan_santista
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/12/2016
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por borba Seg 09 Jan 2017, 12:27

A principio uma gasolina pura sem etanol deveria dar um valor de consumo de combustivel menor em função da  poder calorifico da gasolina ser maior que do etanol, só verifique se esta gasolina não tem chumbo tetraetila como agente antidetonante que apesar de estar proibido no Brasil , não se sabe se estão nos outros paises o que causará problemas no sistema de catalizador caso esta gasolina tenha este componente.verifique antes de abastecer .
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Jordan_santista Seg 09 Jan 2017, 12:45

A gasolina é sem chumbo mesmo. Valeu pela dica Borba.
Jordan_santista
Jordan_santista
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/12/2016
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Jordan_santista Seg 27 Fev 2017, 17:34

Gostaria de compartilhar com os confrades o consumo da minha cotó A190 de 17,5 km/L na estrada, com gasolina da Venezuela de 91 oct (pura sem adição de etanol), num percurso de 220 km, a 110 km/h de média e ar condicionado ligado e no piloto automático. Na ida à Venezuela com gasolina aditivada do Brasil no tanque, fiz 13,5 km/L, com exatamente os mesmos parâmetros da volta. Custando R$ 1,50 o litro, só abasteço com a gasosa dos Venezuelos agora.
Jordan_santista
Jordan_santista
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/12/2016
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Alan Ter 28 Fev 2017, 09:51

que beleza,

gostaria de ter esta gasolina aqui, ou seja, fazer esta  media de consumo...

_________________
saudações,
Alan

A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alan
Alan
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qua 01 Mar 2017, 11:45

Com a quantidade de álcool que tem aqui todos os carros viraram flex na marra...

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por AEP Qua 01 Mar 2017, 13:06

Será que a central do Classe A nacional tem os parâmetros para a queima correta da gasolina pura?
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Jordan_santista Qua 01 Mar 2017, 15:45

EAP, meu pai tinha uma A160 99, ele só rodava com a gasolina pura da Venezuela, quando botava a nacional, que na época deveria ter seus 20% de etanol na composição, ela falhava demais, nao desenvolvia 100%, ficava muito ruim.
Jordan_santista
Jordan_santista
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/12/2016
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por A190 Qua 15 Mar 2017, 13:14

agora falando tambem em parametros, calibragem e etc , vou deixar dados aqui pra ajudar sobre consumo do meu carro.

calibro os 4 pneus sempre com 30 libras, carregado ou nao.
as 4 velas sao de iridium (250 reais com frete, vale a pena)
a sonda lambda é nova.
os 4 bicos injetores são novos.
filtro de combustivel (original, se nao me engano é heingst) meia vida (nao me lembro a cada quantos km troca ele)
bomba de gasolina , nunca mexida.
OBS: eu mesmo troquei os bicos, filtro, vela e sonda lambda, e ando com ar desligado (ta funcionando meia boca)

Antes disso, com filtros mais velhos um pouco, com sonda antiga, fazia media de 8 e 10 na cidade e maximo 12 na estrada.

tambem vi, assistindo o dr carro, que, trocando o óleo certo, influencia no consumo. entao troco regularmente a cada 7500 por ai. 10w40 helix mais barato. ou 15w40 (agora no calor nao faz tanta diferença essa viscosidade). fluido de radiador, coloquei um  da valeo protect ultra que dura até 30.000, ta sempre tranquilo, nunca deu dor de cabeça isso faz um ano e meio que troquei.  (pesquisei achei tabela do inmetro dos aditivos para radiadores aprovados se quiserem diponibilizar no portal, me manda uma MP que envio direto )


Última edição por AEP em Qua 15 Mar 2017, 14:18, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Excluído o que não tem relação com o tópico)
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Niltinho Ter 21 Mar 2017, 16:10

Aproveitando,
Já li até nesse fórum que as velas Iridium melhoram o desempenho em algumas questões, mas e o consumo? alguém já comprovou a diferença em relação às velas originais?

Além de podermos programar os parâmetros do tipo de combustível usado, é possível programar também a injeção via scanner? Tomando como base o CUT OFF (faixa de RPM de atuação, etc.)

Ainda tentando economizar, o que seria mais econômico: usar menor rotação do motor? Ou depende mais do quanto pisa? Por ex, em um aclive a 40km/h, ter a opção de pisar pouco de 2ª ou pisar mais fundo em 3ª?
Niltinho
Niltinho
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 39
Data de inscrição : 01/05/2016
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por A190 Qua 22 Mar 2017, 22:45

Niltinho, as velas de iridium ajudam a economizar pouca coisa, elas tem mais o papel de fazer o carro pegar fácil, melhor detonação, e duração, e ajudar no resfriamento, acho que deve dar diferença de um ou 2 km por litro no maximo. em um aclive, a 40 kph o certo seria baixa rotação em segunda. por exemplo muita gente sobe subidas bem complicadas, com carro automatico no D , e estraga fácil o cambio por isso.  por o cambio sobe, e desce marcha, o certo é usar no no L que é LOW ou no 1 por exemplo, restringe a primeira marcha para nao forçar motor.
mesma coisa com o classe A, só que aí é na embreagem e mudança manual.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Niltinho Qui 23 Mar 2017, 13:29

boa dica, A190! realmente essa falta de conhecimento geral acaba sacaneando o cambio automatico a toa.
Acredito que manter o RPM sem que o pé precise 'afundar' seja o melhor meio de seguir os aclives e afins, sem beber muito.

Interessante saber mesmo pela sua experiencia que por mais que seja pouca economia com as Iridium, ainda temos esse ganho. Acho que é um baita custo x benefício. Pretendo instalar em breve um jogo compatível com o A160.
Niltinho
Niltinho
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 39
Data de inscrição : 01/05/2016
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Valderifs Qui 23 Mar 2017, 14:28

Se a vela iridium economiza um ou dois quilômetros por litro então é ótima essa vela. Um Classe A 160 que faz 10 na cidade pode fazer 12. Então é boa!
Valderifs
Valderifs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 526
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Niltinho Qui 23 Mar 2017, 14:41

Verdade, Valderifs. Pensando friamente, é 10 a 20% de ganho!

Aproveitando, vi que o preço de um jogo NGK passa dos R$200 no Brasil, e achei esse link da China, e fiquei 'encucado': A parte metálica dessas velas são douradas, porém na maioria dos anúncios as vejo em tom prata. Alguém sabe dessa questão, se seria realmente pirata, ou uma 'versão' a mais?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Niltinho
Niltinho
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 39
Data de inscrição : 01/05/2016
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Valderifs Qui 23 Mar 2017, 15:34

Pirata, com certeza. O ideal é ver o nome impresso na vela. Se o NGK aparecer debaixo do verniz da vela, é verdadeiro. Se aparecer após o verniz, foi pintado posteriormente em uma oficina de Pequim.
Valderifs
Valderifs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 526
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por AEP Qui 23 Mar 2017, 16:05

A190:

Classe A não tem L (Low), tem? Então não dá para comparar câmbio automático que tenha com o mecânico do Classe A, né? Se a subida é "forte" (não sei os seus parâmetros, tal qual grau de inclinação x velocidade x marcha x número de ocupantes x tipo de pavimento), como você chegou a esse valor ideal de 40 km/h? Com ou sem chuva?

Há estudos científicos sobre economia de combustível com velas Iridium x normais? Se tivesse, qual montadora não usaria essas velas para atingir as ambiciosas metas de menor consumo?

Há estudo de que se "subir uma subida" a 40 Km/h, os impactos no câmbio serão estes? Qual o grau desse aclive? Com qual combustível? Álcool, gasolina ou diesel?
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Niltinho Qui 23 Mar 2017, 16:13

Só pra auxiliar na questão: os 40km/h que citei foi um mero exemplo (desconsiderando todas as variáveis físicas possíveis). Foi apenas para questionar se a marcha mais econômica seria uma com menor RPM e mais 'pé fundo' ou o oposto em uma marcha menor.
E sim, só considerando o w168 no exemplo.
Niltinho
Niltinho
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 39
Data de inscrição : 01/05/2016
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por walter paiva Qui 23 Mar 2017, 18:46

A190 o câmbio automático do Classe A já é da geração eletrônica,  mesmo selecionado em D ele usa a marcha adequada para a subida com os parametros que ele recebe de inclinação,  velocidade e rotação do motor.
E também é um câmbio que se adapta ao seu modo de condução.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por João Qui 23 Mar 2017, 20:37

Eu entendo que para a economia de gasolina, vc deve sempre acelerar bem suavemente e trocar as marchas próximo da rotação de torque máximo, o que no Classe A deve estar perto dos 3.000 RPM. No exemplo da subida, não adianta colocar uma marcha longa e ficar com o pé no fundo, nem colocar uma curta e manter a rotação no alto. O ideal é aquela marcha que o motor trabalha em media rotação e na qual o acelerador é tocado suavemente. Independente da velocidade ou da inclinação, cada caso é um caso.
O raciocínio é semelhante a quando vc anda de bicicleta, a marcha ideal é sempre aquela onde o pedal nem fica excessivamente leve,(alta rotação sem produzir velocidade) nem muito duro ( baixa rotação fazendo muita força e não aumentando a velocidade). Durante a aceleração o processo é semelhante, vai trocando as marchas suavemente conforme for ganhando velocidade.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por A190 Qui 23 Mar 2017, 22:57

o AEP sempre me questionando, eita, sobre o cambio automático , nao do classe A em exato, eu pesquisei no google no primeiro link da pesquisa ja se obtem uma resposta. claro varia subida, passageiros e etc.
sobre velas voce acha que o fabricante é burro de colocar velas de iridium em um carro popular , pra depois na hora da manutenção obrigatória dentro da garantia, perder de vender ? ou vender uma vela de iridium pelo dobro que vale , porque as css sao abusadas mesmo.

é verdade que ele falou no vídeo, nao se preocupa com vela nao, eu coloquei alcool no meu carro, ele falhou duas vezes e depois pegou, com as velas de iridium, claro o tempo quente ajudou. Mas o carro pega de primeira, ele nao falha não. E quando quebrou o bico de injeção e eu não sabia, eu voltei de curitiba-guarapuava com velas de iridium e somente com 3 bicos  e 3 cilindros funcionando, porque um o bico quebrou e parou fechado. claro o 4 cilindro funcionava no seco, tinha faísca, mas nada para queimar, isso da 260 kilometros eu rodei.

pode pesquisar no google " velas de iridium economiza " eu afirmo que sim, mas tambem nao faz milagres.

segue um vídeo sobre grau termico da vela Niltinho, obs, os preços sao estes valores mesmos, media de 260 a 280 reais. Mas ela "auto se paga" porque a durabilidade dela é maior que a das outras. o grau termico que voce viu ali do ali express é 6. é um otimo grau termico, mesmo que meu.

A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por AEP Sex 24 Mar 2017, 06:29

Bruno:

Você não sabe o tanto que eu torço por você. A cada dia você melhora seu carro. Mas sempre faz isso à base de um monte de testes meio doidos. Eu sou cético com tudo que promete resultados milagrosos sem comprovação em campo. Baixo consumo de combustível/baixas emissões é o Santo Graal da indústria automobilística.

Em tempo: eu uso Iridium (tem até alguns tópicos aí que eu criei). Economia vem com manutenção adequada e forma de condução.
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por A190 Sáb 25 Mar 2017, 19:06

Anderson, obrigado por torcer pra mim melhorar meu carro, mas , voce é cetico demais, como disse as montadoras nao querem que voce compre um carro que nao precise de manutenção , eles querem que voce compre um carro pra voce ter manutençao no tempo de garantia deles, pois pra nao perder a garantia voce se obriga a ir trocar velas lá, se quiser as velas de iridium vai ser o dobro na css.

acredito eu, que 70 % da economia do carro, é forma de conduzir o carro. somente 30 % é referente aos cuidados, no caso, tudo conta, seu peso, se voce carrega algo, mais alguem, ou algum objeto nem que seja 5 kilos de arroz, ja da diferença, liga o ar, se o óleo é mais grosso da diferença, se o aditivo do motor nao for bom tambem ajuda no consumo, aciona mais a ventoinha, mais carga é puxada da bateria, mais o alternador trabalha.

eu pesquiso aqui, antes , se nao tem aqui a resposta, e mesmo que tenha procuro em outros lugares pra confirmar, ver controversias, assisto videos do dr carro. aquele problema  que meu carro nao pegava, consegui com a dica do amauri pra ver se o fio do sensor de rotação tava certo,  fui ver um pino torno, da ECU, desentortado, colocado cabo devolta. pega na primeira.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por A190 Sáb 25 Mar 2017, 19:12

Niltinho, se voce tem dinheiro, compre as velas de iridium, voce vai ficar sem esquentar a cabeça por um bom tempo no quesito de velas.
 modelo é esse: BKR6EIX  da NGK, que eu saiba é só da NGK. mais detalhes: ste da NGK clique aqui



economia pode nao ser tanta assim, mas questao de desempenho vai ser outra.  sendo que os dois se interagem, pois como disse viagei 260 km de curitiba a guarapuava com 3 bicos de injeção, e com velas de iridium, e o carro no alcool, pois o bico tava quebrado, obviamente, consumiu mais, fez 9 por litro. que eu me lembro. mas o meu é a190 classic manual.
Como diz o AEP varia conforme conduz o carro.


obs: voce mesmo vai colocar as velas ?
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190 - Página 16 Empty Re: Consumo médio de combustível - Classe A160 e A190

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 16 de 17 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos