Módulo de acionamento de Faróis

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Renan_APPS em Seg Jul 22, 2013 5:20 pm

Boa tarde Pessoal.



Coloquei Xenon de fábrica 4300K nos faróis baixo e milha na minha C180 ano 2010 à mais ou menos 3 meses atrás.  O dono da loja havia me informado que o mesmo se trata de um xenon HID original utilizados em carros do tipo: Volvo, Bmw e Mercedes.
 
Essa semana simplesmente o meu farol baixo parou de funcionar, porem o milha ainda funciona normalmente. Levei até a loja para verificarem e fui informação que (queimou o módulo de acionamento de faróis) e segundo o dono, os testes foram realizamos no Xenon fora do carro e o mesmo está funcionando normalmente.
 
Alguém sabe se o problema pode ter sido ocasionado por este xenon ou algum erro de instalação?
 
Alguém sabe onde encontro este módulo? Preço? (Creio que seja um absurdo na própria concessionária)
 
Alguém pode me indicar o melhor caminho a seguir?
 
 
Desde já agradeço.


Att,

Renan Oliveira

Renan_APPS
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens: 40
Data de inscrição: 18/03/2013
Idade: 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por BEREK em Seg Jul 22, 2013 8:06 pm

Se o modulo e original , veja o numero nele

BEREK
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens: 237
Data de inscrição: 16/08/2012
Idade: 53

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por rfcalvilho em Seg Jul 22, 2013 8:54 pm

Renan, 1º que vc foi enganado. Vc não instalou um xenon de fabrica, o que vc instalou foi um kit, muito provável que seja de fabricação chinesa, que a COR da lâmpada tem o mesmo tom do original.
Para se instalar um xenon de fabrica, deve-se trocar o farol, pois o com xenon é diferente, trocar os para choques, pois o com xenon original possue esguichos, e por fim a parte mais complexa que é a parte elétrica que deve ser substituída (chicotes, módulos e afins)!
Só pelo papo do instalador, que disse esta tamanha asneira para vc, é bem provável que este modulo queimou devido a má instalação. As MB, como muitos carros modernos, possuem um sistema que detecta quando se queima uma lâmpada. Quando se instala kit xenon xing-ling, o computador do carro fica bobo, acusando lâmpada queimada no painel, devido o consumo da lâmpada xenon ser inferior a halogena. Agora que entra a meleca. Para enganar o computador do carro, os instaladores fazem verdadeiras gambiarras. Ja vi instalador que solda uma pequena lâmpada no chicote para tentar enganar o modulo. Pode ser que numa dessas este super instalador tenha ferrado com seu modulo, que deve custar uma pequena fortuna!!

rfcalvilho
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens: 323
Data de inscrição: 14/08/2012
Idade: 34

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Renan_APPS em Ter Jul 23, 2013 9:18 am

Bom dia Pessoal,

O modulo que ele diz que queimou, não é o "Modulo" do Xenon, e sim do próprio carro. Segundo ele, tirou todo Kit Xenon e instalou fora do carro e funcionou normalmente.

No painel não consta nenhum tipo de lâmpada queimada, isso foi o que me deixou assustado.

Desde já agradeço pelas respostas.

Renan_APPS
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens: 40
Data de inscrição: 18/03/2013
Idade: 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por rfcalvilho em Ter Jul 23, 2013 9:52 am

Pois é Renan, foi justamente isto que te disse.
Para enganar o módulo do carro, os instaladores fazem gambiarras e numa dessas pode ter queimado o módulo que monitora os faróis.
Ou o próprio reator de xenon pode ter queimado seu módulo.
Para uma lâmpada xenon acender precisa de um reator, pois para acionar a lâmpada com gás xenon é necessário uma voltagem altíssima. Estes reatores são de fabricação chinesa, e de baixa qualidade. Se numa dessas deu algum retorno de alta voltagem para o módulo de seu carro, pronto, já era.
Conselho, arranque toda esta porcaria de xenon, reinstale as lâmpadas halógenas originais e veja se acende. Em caso negativo, leve em um eletricista de qualidade ou na concessionária para dar um diagnóstico mais preciso. As vezes o módulo entra em módulo de emergência para se preservar e se desliga. Um Reset pode resolver.

rfcalvilho
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens: 323
Data de inscrição: 14/08/2012
Idade: 34

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por euripedesmatos em Qui Jul 25, 2013 9:44 am

Meu Deus... é por essas ai que fico com medo de instalar xênon não OEM na minha C...

Com certeza a queima do módulo tem a ver com esta instalação..

Boa sorte companheiro Renan, tomara que o conserto seja simples.

Abraço

Eurípedes Junior

euripedesmatos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens: 10
Data de inscrição: 09/10/2012
Idade: 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Mau71 em Qui Jul 25, 2013 10:17 am

Renan, com o confrade rfcalvilho falou, o que te instalaram provavelmente foi um kit genérico. O xenon original de série é composto por: 
- bloco ótico (farois com projetor e parábola correta para lampada xenon, com motores para regular altura);
- ballasts (reatores);
- lampadas; 
- sensores de posição de suspensão (interruptor-sensor de mergulho na estabilizadora dianteira, interruptor-sensor de peso na estabilzadora traseira);
- módulo de controle dos motores (baseado na leitura dos interruptores);
- chicote;
- sistema de esguicho no parachoque dianteiro.
(sim, é por isso que xenon de série é um opcional caro)

Os kits HID genéricos são compostos apenas por:
- ballasts (reatores)
- lampadas
- chicotes adaptadores "plug and play nos originais halógenos" (aqui ja hum problema: por normativa de segurança, os farois possuem circuitos com fusíveis independentes, para que no caso de queima, apenas 1 lado se apague. Isto se perde ao instalar um kit genérico, ja que o chicote-adaptador alimenta os 2 reatores apenas por um dos lados. Geralmente é feito no lado direito, mais proximo da bateria. Isto significa que se o fusivel de farol do lado direito queimar, o esquerdo também apagará!)
- canceller: é a tal gambiarra para o computador de bordo nao indicar queima de lâmpada. Nada mais é do que um resistor consumindo energia para que o sistema sinta que há uma lampada funcionando.

Um exemplo de canceller:  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479853128-resistor-canceller-canbus-para-leds-e-xenon-frete-gratis-_JM

O problema do módulo do carro queimado é sério e a explicação entra no tecniquês da eletrônica: os ballasts (reatores) são circuitos conversores DC-AC de alta tensão, também chamados de inversores (usa-se em grande escala este tipo de dispositivo em no-breaks, embarcações, trailers, até na towner de hot dog.). 
O circuito do inversor transforma os 12V DC (corrente continua) do automóvel em 35.000V AC (isso mesmo, 35mil volts em corrente alternada). Isto é feito com um circuito a base de semicondutores chamados Tiristores para compor o que chamamos de fonte chaveada (sim, como a dos computadores). O risco vem agora: uma fonte chaveada de baixa qualidade gera ruído elétrico, que é extremamente nocivo à rede cambus. Não só o módulo de controle dos faróis fica em risco mas sim TODA a rede (todos os módulos). Teste bobo: deixe o rádio em AM e ligue um xenon genérico, veja o que acontece. Depois veja em um original.

A sua encrenca é verificar exatamente o que queimou e provar para o lojista que a responsabilidade é dele. Duvido que consiga.

Boa sorte.

Abs

Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens: 657
Data de inscrição: 06/08/2012
Idade: 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Fabio em Qui Jul 25, 2013 11:03 am

Putz, que aula!!

Obrigado pessoal. É por essas e outras que nos meus carros, ou xenon de fábrica, ou fica como está....

Fabio
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagens: 709
Data de inscrição: 06/08/2012
Idade: 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Epicco em Qui Jul 25, 2013 11:13 am

Sempre é bom lembrar que não é permitida a instalação de xenon em carros que não os tenham originalmente instalados.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil

Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens: 5295
Data de inscrição: 05/08/2012
Idade: 60

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Mau71 em Qui Jul 25, 2013 12:44 pm

Epicco, 
Permitido é sim, você pode colocar até em um gordini 1967. Se instalar a correção de faixo automático por peso (o de mergulho não é mandatório), os lavadores, adaptar um bloco ótico correto. Basta tirar um csv (certificado de segurança veicular) e protocolar a alteração de caracteristicas do veículo no crlv (sujeito a deferimento). No campo observação do crlv constará "modificação: iluminação".

O critério é o mesmo para blindados pós 2008. Tem que constar "modificação: blindado/blindagem"

O molho fica mais caro que o peixe e é porta de entrada para um monte de coisas ilegais oficializadas, mas o caminho existe. Já vi vários carros com turbo, xenon, suspensão alterada com documentação.

No caso das MB's: o guarda nao sabe o que é um datacard. Se você pegar o kit completo da minha c320 e transplantar para uma c180k, nunca terá problema. Não é necessário alterar documento porque nenhuma autoridade vai saber se nasceu alí ou não.

Ainda sob o aspecto iluminação, para demonstrar ainda mais a esculhambação da nossa lei: é mandatório que os indicadores de direção (piscas) sejam na cor âmbar MAS se vc tiver um veiculo importado pelo acordo Brasil-México e ele tiver pisca vermelho e retrovisor que não rebate, não tem problema (eu andava com uma cópia da portaria no portaluvas). Traduzindo: um mustang 95 importado independente pode ser apreendido a qualquer momento por ser fora de padrão de iluminação, se o policial assim o desejar. Um fusion e um sentra não. Os sentras passaram a ter retrovisores rebatíveis apenas na linha 2010 e não por questão legal. O que pegava era que o proprietário descobria o preço após um motoboy destrui-lo e metia a boca, foi substituido pro questões puramente comerciais.
Mais bizarro que isso, só saveiro a diesel. 

Coisas de Brasil.

abs

Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens: 657
Data de inscrição: 06/08/2012
Idade: 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por C-220 em Qui Jul 25, 2013 4:21 pm

Mau71,
 
Engano seu com relação ao xenon, o denatran lançou uma nova portaria com a proibição dos kit xenon "adpatados". Não tem como adquirir um CSV nesse caso e muito menos os Detrans fazem a pré-vistoria de mudança de caracteristicas.
Hoje em dia somente os casos originais de fábrica estão valendo.
 
Com relação aos piscas vermelho, nos casos dos veiculos americanos ou mexicanos, o CBT fala dos piscas traseiros de cor âmbar ou vermelho ( os dianteiros obrigatoriamente são âmbar ), tanto é que antigamente tinhamos fuscas, chevette, brasilia com piscas vermelhos e rodam tranquilamente hoje em dia.

C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens: 1928
Data de inscrição: 06/08/2012
Idade: 35

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Mau71 em Qui Jul 25, 2013 6:06 pm

Verdade, vocês têm razão, mudou em 2011 e não é mais possível documentar xenon. Eu ja documentei xenon em mais de um carro e os compradores usam/mantém isso no documento até hoje, mas não foi tão recente.

Sobre os traseiros vermelhos, havia uma portaria que regulamentava isso (tenho a cópia guardada em algum lugar), pois o "ou vermelho" nao aparecia. Sim, até 82 snme eram permitidos, passou a ser obrigatório ambar depois deste ano.

Enfim, o ponto é que nossas leis de transito nao sao diferente das outras... vale o tradicional esculhambo do "dura lex, sed latex". Dependendo do interesse, a lei é flexivel que é uma maravilha. É como o lance de constar modificação de blindado: a portaria é de 2008 mas só agora estão pegando no pé com isso. 
Como eu disse, quem ja viu saveiro diesel ser vendida legalmente pela vw em 87, acredita que qualquer coisa na lei pode ser flexibilizada. Wink

O xenon xing ling na faixa oposta me incomodam 10x menos que os bossais que andam com as halógenas em farol alto. 

Bom, o assunto é outro: confrade, depois nos diga se o módulo morreu mesmo.

abs

Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens: 657
Data de inscrição: 06/08/2012
Idade: 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum