Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

5 participantes

Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por Pickard Dom 12 Ago 2012, 21:36

Caros Confrades,

Pegando carona num dos tópicos que apareceram no site antigo, gostaria de saber se a troca de óleo do tipo mineral para um sintético causa problemas quando se trata de carros MB mais antigos. Estou considerando a manutenção, é claro, das especificações do fabricante. Se essa troca traz alguma vantagem, haveria algum procedimento preparatório para a mudança?

abraço a todos,

Pickard
Pickard
Pickard
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 537
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por João Dom 12 Ago 2012, 22:19

Qual o carro?

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por Pickard Seg 13 Ago 2012, 22:24

Caro João, a minha dúvida se refere basicamente a dois modelos: a 500 SEC, um motor V8, e a 300 CE, um seis 24 válvulas. Um abraço, Pickard
Pickard
Pickard
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 537
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por João Seg 13 Ago 2012, 23:22

Pickard

Nos dois eu usaria um oleo de base sintetica que se encontre na classificacao 229.1 da MB. Embora se voce usar um oleo mineral que siga a recomendacao do manual, nao va fazer mal nenhum ao carro. A minha C280 que tem basicamente o mesmo motor da 300 24 eu uso esse tipo de oleo, alias troquei na semana passada e coloquei um magnatec semi sentico classificacao 229.1. Entendo que seja recomendavel a troca do filtro, embora eu faca isso em todas as trocas de oleo.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por pedroalexrj Seg 13 Ago 2012, 23:34

Eu também só coloco sintético(5W50)...meu motor é o M104 - 24válvulas...
abs.
pedroalexrj
pedroalexrj
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por João Ter 14 Ago 2012, 00:01

Pedro,

Tem uma diferenca entre sintetico e base sintetica. Na C43 eu so colocava Mobil 1, na sua AMG eu tb usaria, porque eh um motor mais no limite. Eu acho que em carro dos anos 90 o base sintetica eh o numero correto. A SEC eu nao sei o ano, mas com certeza um mineral de primeira linha tambem da conta do recado.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por pedroalexrj Ter 14 Ago 2012, 00:03

Pois é meu caro João...isso mesmo...eu usei o Mobil1 mesmo...você acertou em cheio...
Mas no caso das SEC...nem sabia ao certo...mas creio que você indicou o correto pro confrade...
Valeu pela dica.
abs.
pedroalexrj
pedroalexrj
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por Pickard Ter 14 Ago 2012, 12:50

O receio se refere ao possível efeito detergente do óleo sintético. Algumas pessoas dizem que a troca pode fazer com que resíduos antigos se desprendam do motor e venham a causar problemas. Eu acho isso estranho, mas...
Pickard
Pickard
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 537
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por ZIG MASTER Ter 14 Ago 2012, 14:50

Não existe nenhum inconveniente em usar óleo mineral em carros da decada de 80, desde que venham a suprir a norma SL, até porque nesta epoca não existiam óleos sinteticos, e os motores foram projetados para usar óleo mineral.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por Dvaldo Dutra Ter 14 Ago 2012, 14:51

Independentemente da base de um óleo lubrificante seja ela mineral, semissintético ou totalmente sintético, o importante são suas classificações, sendo as principais SAE e API.

Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:

Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;

Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;

Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.

Observação: a letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno.



Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos da América, baseia-se em níveis de DESEMPENHO dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de SERVIÇO do qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.



O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa. O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente.

Observação: a classificação máxima ATUAL é a API SN.



Os óleos lubrificantes para motores a gasolina 2 tempos, como os usados em motoserras, abrangem 3 níveis de desempenho: API TA, TB e TC.



A classificação API, para motores diesel, é mais complexa que para motores a gasolina, álcool e GNV, pois devido às evoluções que sofreu, foram acrescentados números, para indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a que se destina o lubrificante.

Devido à evolução tecnológica a Mercedes-Benz dispõe listas atualizadas dos lubrificantes e fluidos usados em seus veículos no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Para consultar as listas basta digitar o número da homologação ou clicar no número correspondente na coluna à esquerda.
Dvaldo Dutra
Dvaldo Dutra
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 563
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 77

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por João Ter 14 Ago 2012, 14:59

Dvaldo,

A Mercedes Benz criou a sua própria classificação e parou de usar os parâmetros SAE ou API quando recomenda um óleo.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por Dvaldo Dutra Ter 14 Ago 2012, 15:11

João, isso mesmo. Você está correto! Porisso postei o link da Mercedes-Benz para consultas de óleo e fluidos no final da postagem.
Dvaldo Dutra
Dvaldo Dutra
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 563
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 77

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético Empty Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos