Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aditivo para o radiador

+25
A190
Seissler
RenanMain
GR
AEP
Guilhermino
Berantis
Luiz Pinheiro
borba
Epicco
Antônio Elias
helena
Gevieski
Jorge
anigrof
Maluhy
lucasxavi2010
douglas barddal
Leon
Alexandre - PR
walter paiva
EduBahia
C-220
ZIG MASTER
EfBauru
29 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por AEP Dom 28 Jul 2013, 11:47

Confrades: eu vou de Pentosin e sou feliz!
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por EfBauru Dom 28 Jul 2013, 20:17

Pessoal,
Se tiver dúvidas ligue na CCS mais próxima.
Berantis, não há de que!
Um abraço!
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1731
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por GR Dom 28 Jul 2013, 21:04

Esta dúvida eu tb tenho, usar orgânico (rosa) ou inorgânico (verde)? Pelo que lí na internet não pode misturar, pois misturados viram uma "gosma" Acredito que o orgânico pode se usar em qualquer motor e o mesmo não acontece com o inorgânico, pois o mesmo afeta os blocos de alumínio, é isto mesmo? Ao se fazer a troca de um pelo outro tem que fazer uma lavagem com água 2 a 3 x no sistema, inclusive "abrindo" a passagem de água quente do ar condicionado.... Uma pessoa me perguntou e eu fiquei de pesquisar, no motor da ML320 qual usar? Em questão de marca o Delphi e o paraflu (agora mudou o nome para Petronas), são excelentes.... E  existem todos os 2 do tipo orgânico e inorgânico.... Wink
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2284
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por EfBauru Dom 28 Jul 2013, 22:21

GR, você disse tudo com relação à mudança do aditivo comum para o orgânico, ou seja, lavar bem todo o sistema (ar quente incluso) antes de fazer a substituição de um tipo pelo outro.
Sem dúvidas os aditivos orgânicos são superiores em qualidade.
Marca nesse caso é irrelevante, pois o mais importante é que o produto escolhido atenda à Norma MB.
Um abraço
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1731
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por borba Seg 29 Jul 2013, 11:46

OS fluidos organicos são mais recomendados para motores e sistemas modernos que tem uma maior quantidade de sensores e componentes eletricos em contato,o organico evita a interferencia eletrica/eletronica com a transmissão de correntes parasitas ao longo dos componentes instalados em contato com cabeçote , blocos,etc .....alem das caracteristicas de maior resistencia à corrosão e maior longevidade neste quesito .
Eu particularmente uso o Pentosin Long life que garante as caracteristicas por até 4 anos se corretamente diluido e utilizado com agua desmineralizada e deionizada....
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por RenanMain Sex 28 Set 2018, 09:01

Galera, alguém sabe me dizer a porcentagem de etilenoglicol(aditivo) correta na c180 2014? eu testei com o termoestesiômetro que eu tenho, e esta na casa de -25 ou seja 40%(faixa verde) lembrando que o clima aqui é quente, será que esta correto?
RenanMain
RenanMain
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 54
Data de inscrição : 25/09/2018
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por borba Sex 28 Set 2018, 09:47

A porcentagem recomendada basica é de 50% de mistura ,não recomendo que fique abaixo de 40% pois apesar de não termos problemas de congelamento no Brasil ,ele ajuda no aumento do ponto de ebuliçao e de proteçao de peças e sistemas que tem contato direto com esta mistura como anti-corrosivo e lubrificante em alguns itens  .lembrando que quando se faz uma eventual reposiçao de liquido em funçao de perdas por evaporaçao ,é recomendado completar com a mistura 50% e não agua pura somente,pois esta adiçao frequente só com agua vai diluindo a mistura e reduzindo a concentraçao.
lembrando que o excesso ,acima de 50% tambem causa prejuizo ao sistema ,podendo ate causar um super aquecimento do motor.
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Seissler Sex 28 Set 2018, 10:05

ola,

o Sr. Borba ja descrever, min. 40% - max 50% do agente. por que? aqui nao uma tema do congelamento mas lubrificação do bombas - borrachos e proteger antioxidante no interna do Motor. com deste mania comprar uma lata rosa e pronto, deste causa no prazo media - longe muitas problemas. economizar pouco - depois uma grande e hiper caro dano.

importante cada 3 anos precisar substituir e so usar o produtos liberado do MB! aqui no mercado existe alguns porcarias, por exemplo valor do produto 6 meses e deste brincadeiras!e necessário substituir por que o produtos estragar com tempo. o descongelar funciona mais longe mas o lubrificação e anti-oxidação nao mais proteger certo.

Muitos recomendar agua desmineralizado, eu pessoalmente nao usar por que eu tem bom agua limpa e baixo grau do sedimentos e SEM cloro. O WIS usar desmineralizado em Alemanha sul por que eles tem um extreme alto grau do cal no agua, por isso.

att
avatar
Seissler
Desativado
Desativado

Masculino Mensagens : 1030
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por borba Sex 28 Set 2018, 11:43

Olá Seissler,
importante sua observaçao complementando  sobre a agua ..realmente eu só utilizo agua desmineralizada. em SP capital tem tudo adicionado  na agua e nao sei se chamar este liquido que sai da torneira aqui de agua ainda é correto ..rsrs
alem do mais por aqui com a vigilancia de consumo de agua por aqui em SP é ate capaz de ser multado por estar usando agua que nao seja estritamente para consumo humano ..hehehe

abraço!
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Seissler Sex 28 Set 2018, 13:52

ola Borba,
deste o informação  do WIS,
mas uma coisa certo, em caso o sopa do Copasa estar ruim em deste forma o melhor completar com vinho, mas um seco -  o suave cyclops , preferido no mercado nacional What a Face , grudar e carbonizar com excesso do açúcar ... Twisted Evil maximo descasque a tinta antiga na uma porta velho... tongue



ei-ei-ei
avatar
Seissler
Desativado
Desativado

Masculino Mensagens : 1030
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por borba Sex 28 Set 2018, 18:18

Seissler,

Conversei com o tecnico da pentozin no Brasil que é meu colega de engenharia desde o tempo de faculdade sobre a validade especifica do pentosin ,quando fiz a troca dos fluidos que utilizo nos meus carros e a dica dele sobre a validade principalmente dos aditivos organicos ( cor de rosa) que o periodo de troca é quando ele alterar-se a coloraçao e inicio de um leve turvamento ( alteraçao da cor de rosa/pink para um tom levemente alaranjado) .sobre vinho eu concordo com voce mas ainda prefiro beber em vez de colocar nos carros ! hehehehe
 abraço
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por A190 Sex 12 Out 2018, 05:14

prefiro da VALEO protect ultra 100, andei vendo tabela do inmetro, que muitos aditivos são puro "suco" , tem muita água, o valeo é um dos que passou no teste do inmetro. tenho no meu carro, e não me arrependo.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Pickard Sex 12 Out 2018, 13:02

Pessoal, tenho duas dúvidas: na E430 posso utilizar o aditivo Glacelf da ELF?
Pickard
Pickard
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 537
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Marujo Sáb 24 Nov 2018, 10:38

Pickard a Elf não posssui nenhum líquido de arrefecimento homologado na Bevo 325.0 brasileira, mas possui o Glacelf MDX na Bevo internacional. A BEVO 325.0 lista os líquidos indicados para nossos carros. No Brasil, homologado e fácil de encontrar temos o Lubrax fluido para radiadores de embalagem verde.  O curioso é que este líquido da Petrobras não está na listagem Bevo international somente na brasileira. 
Veja a listagem brasileiras e a internacional.Aditivo para o radiador - Página 4 57dfc110
Aditivo para o radiador - Página 4 E248bd10
Marujo
Marujo
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 673
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por A190 Sáb 24 Nov 2018, 19:52

eu coloquei uma tabela aqui dos aprovados pelo inmetro (que uns foram reprovados, eram somente um suco)
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por gilbertojr Qui 29 Ago 2019, 20:58

Comprei uma A45 2014.

Painel indicando troca do líquido de arrefecimento, porém verifiquei e o compartimento está cheio, temperatura sempre em torno de 80/90 graus e nenhum vazamento aparente.

Essa é a temperatura normal?

O que pode ser?
gilbertojr
gilbertojr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/04/2014
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Seissler Sex 30 Ago 2019, 07:39

ola gilbertojr

europeia carros principalmente alto performance funcionar com temperaturas no liquido de arrefecimento ca 90-105C e deste normal... por isso vc precisar min 40% ate 50% um aditivo no volume total E liberado do MB listas acima.

por que: com o mania so usar agua com 1 lata do um produto ruim,  o liquido cozinhar muito mais sedo e principalmente em região mais alto. cozinhar  -ferver do agua produzir pontos quente no motor e destruir evtl o selo do cabeça do cilindro. Acima deste o bombas e agregados interna nao receber um proteção do antioxidante e lubrificação do bomba do agua p.e.

carros nacional tem um relativamente grande radiador e abre ja com 80C temperatura liquido. o mais alto temperaturas no sistema supporte o alto performance do motores.

por isso deste importante usar o correto produtos em correto mistura e substituir cada 3 anos, por que o lubrificação e antioxidante reduzir com o tempo. o antifreeze estar nao importante no Brasil. mas tambem nao usar acima do 50% deste reduzir o capacidade do "transporte" o calor no radiador. deste so usado no clima antártica com temperaturas do menos 40 Graus.

o agua. muitos recomendar agua desmineralizado, mas nao necessário, um bom limpo agua sem cloro e sem alto grau do cal. em caso (em Alemanha sul p.e.) com muito alto grau do cal e minerais, MB recomendar em deste caso desmineralizado. um pouco sedimento estar normal e o produtos estar criado misturado pelo deste situação normal.

eu pessoalmente usar aqui Mobil GS 333 + e o ultimo 3 anos o Bardahl Rad Cool M. e funciona bom, o sistema estar limpo!

att
avatar
Seissler
Desativado
Desativado

Masculino Mensagens : 1030
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Aditivo pronto para uso.

Mensagem por Joao Piva Ter 14 Jan 2020, 05:01

Quando abri a tampa do reservatório do radiador notei muita ferrugem na tampa, na parte interna. A mola dela estava emperrada e estava tudo marrom por dentro. Muita ferrugem na superfície do líquido no reservatório.
Acabei trocando em casa mesmo o volume do reservatório do radiador.
Sai correndo e comprei uma tampa nova em uma loja da cidade ( a mesma marca e modelo da que estava lá, e aproveitei para comprar uma nova no mercado livre.
Para retirar o volume do fluido do radiador eu aspirei tudo com um dispositivo para drenar aquários manualmente, uma mangueira com uma bomba e válvula.
Comprei o Promax da Bardahl, mas me disseram que o recomendado é outro. Glacelf Classic da ELF.
Bom, retirei todo volume e lavei mais de 10 vezes o reservatório com água comum, aspirando todo o volume a cada lavagem. Antes de adicionar o aditivo eu coloquei 1litro de água bi destilada e drenei esse volume tbm.
Depois disso verti praticamente 3l de fluido para dentro do reservatório até o o flutuador atingir sua altura máxima.

Dei uma volta de uns 20 km dentro da cidade. Acelerei bastante e achei que ficou tudo bem até agora.

Um amigo de um grupo me recomendou andar por uns 30 dias e verificar a qualidade do líquido que sai do reservatório. Vou torcer para que esteja bem. O aditivo antigo, estava levemente límpido, mas não sei dizer quando que o antigo proprietário o adicionou.

Joao Piva
Joao Piva
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/01/2020
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Alexandre - PR Ter 14 Jan 2020, 12:53

Joao Piva,

Essa troca que vc fez, foi com o carro ligado ou desligado ?

Porque se a válvula termostática estava fechada, só trocou uma pequena fração do líquido.

Outra coisa.... também há o radiador do ar quente. Quando faz a troca do aditivo em casa, o ideal é que ligue o ar quente no máximo (a seleção de temperatura) para que o líquido que esteja dentro do radiador do ar quente, saia também.
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Alexandre - PR Ter 14 Jan 2020, 12:54

Uma maneira simples de trocar o aditivo em casa, é essa:

Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 4 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos