Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aditivo para o radiador

+25
A190
Seissler
RenanMain
GR
AEP
Guilhermino
Berantis
Luiz Pinheiro
borba
Epicco
Antônio Elias
helena
Gevieski
Jorge
anigrof
Maluhy
lucasxavi2010
douglas barddal
Leon
Alexandre - PR
walter paiva
EduBahia
C-220
ZIG MASTER
EfBauru
29 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 18:26

Jorge, vou fazer uma pergunta para vc:o que a água quente consegue fazer em aluminio e ferro?Question Depois vai outra....Very Happy
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por ZIG MASTER Dom 09 Set 2012, 18:26

A temperatura normal é esta mesmo, dependendo das condições de transito pode chegar até o máximo de 100 graus, mas acima disto já é considerada uma irregularidade ou defeito.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Jorge Dom 09 Set 2012, 18:32

Bha sei lá não entendo muito de mecânica...
Jorge
Jorge
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1160
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 18:41

Se eu te falar que os componentes sofrem ataque e se corroem vc acredita?E se realmente corroem essas partículas de aluminio e ferro vão ficar passeando no líquido de arrefecimento,concorda?Vc tb sabe que o motor faz parte do sitema elétrico,pois o terra da bateria vai na carroceria e no bloco do motor,correto?Aí novamente eu pergunto,existe sensor que mede a temperatura da água e que está em contato com a mesma, se essa água estiver carregada com voltagem vai deixar esse sensor meio doido da vida,não vai?E como a ponta do sensor é feita de latão , pelo mesmo motivo da água estar cheia de detritos em suspensão e como teremos água ionizada tb teremos deposição de detritos em volta do mesmo sensor,deixando-o mais doido ainda,já tirei falha de motor só trocando a água do arrefecimento,que achas?Entendeu pq a recomendação de todas as montadoras do mundo para não se usar agua pura em sistema de arrefecimento? Tá vendo,nem prcisas entender de mecanica,kkkk:twisted:
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 18:43

Que tal daqui a algum tempo tirar o cabeçote do seu carro e ver ele todo esburacado assim?



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

affraid
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Jorge Dom 09 Set 2012, 18:52

Bom em time que ta ganhando não se mexe!
Jorge
Jorge
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1160
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 18:55

Complementando....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Very Happy
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 18:56

É uma opção,mas qdo começar a perder em vez de trocar o goleiro vais ter que trocar os 22 jogadores..Twisted Evil .
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Jorge Dom 09 Set 2012, 19:06

Olha o meu Astra CD 2002 que eu tinha antes da C240 eu queimei a junta do cabeçote puxando um caminhão e tbm foi a embreagem pro pau, a cada uso do carro praticamante tinha que encher o reservátorio de água, eu colocava água da torneira mesmo pq sei que não pode faltar água no motor e nem óleo, mesmo assim esse carro nunca me deixou na mão sem falar nos borrachão que eu fiz, nas ré e primeira deixando o motor cortando giro e derretendo pneu até tampar a rua de fumaça branca, fora os track in day que eu participei, tudo isso com a junta do motor queimada e digo novamente e tenho provas que esse carro nunca me deixou na mão nunca super aqueçeu, apesar de todas as derretidas que levou e o excesso de pau, cortadas de giro cavalinhos de pau e de tudo e mais um pouco. Na mercedes como é um carro bem preservado ela não leva nem 3% de pau que o astra levou depois que substui o maf ela não incomodou, ando na boa e cuido muito bem dela talvez venha estragar um dia ou não se estragar simplesmente coloco um motor novo ou mando fazer por completo e adeus mercedes.
Jorge
Jorge
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1160
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por lucasxavi2010 Dom 09 Set 2012, 19:46

Abaixamento Crioscópico é a propriedade coligativa que indica a diminuição de ponto de congelamento de um líquido, provocado pela adição de um soluto não-volátil que diminui a pressão de vapor do líquido. Consequentemente, a temperatura de ebulição desse líquido aumenta e a de fusão diminui.
O estudo da crioscopia está fundamentado na seguinte Lei de Raoult:

“A diferença entre o ponto de solidificação do solvente puro e a
temperatura de início de solidificação do solvente em uma solução ideal
(abaixamento crioscópico, Δc) é diretamente proporcional à concentração
molar da solução .”É nisso que se baseia o aditivo. Como está descrito acima, isso eleva a temperatura de ebuliçao. Por isso a mistura 50 50.

Comoo Maluhy falou, esse aditivo tem propriedades de anti ferrugem também...
lucasxavi2010
lucasxavi2010
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 286
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Jorge Dom 09 Set 2012, 19:51

Deixamos assim, vou procurar meu mecânico ele tbm tem anos de mercedes.
Jorge
Jorge
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1160
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por lucasxavi2010 Dom 09 Set 2012, 20:13

Jorge,
o sistema de arrefecimento é muito simples.
O motor tem uma tubulaçao de água que troca calor com ele. A água só sai dessa tubulaçao ao atingir a temperatura que o termostato permite ela sair.
Logo após do termostato, está a bomba dágua que roda junto com o volante do virabrequim através da correia. Ela envia a água quente do motor para o radiador, e a água que estava no radiador vai para o motor. Essa água quente, antes de ir para o radiador, vai para um pequeno radiador e esquenta o mesmo. ele serve para esquentar o ar. Daí vem o ar quente do teu carro.

Então se o carro está aquecendo ou baixando a água, pode ter vazamentos nessa tubulação os nesses dois radiadores ou no motor. Se o motor aquece, pode ser que a água não esteja ciculando bem. Ou por defeito da bomba dágua, ou o termostato que trancou, ou por entupimento do radiador.

Esses líquidos aditivos, previnem oxidação. Bem como a água destilada ou desmineralizada como o Maluhy falou.
Geralmente o radiador entope ou a termostato tranca por oxidação.

Se vc nunca utilizou o aditivo, seria bom você usar agora. Use o carro algumas semanas e troque ele novamente. Fáca isso uams três vezes. Pois muita sujeira vai soltar. E não faça viagens com ele. Pois alguma sujeira pode soltar e entupir o radiador nesse período.
Antes da troca, seria bom retirar o radiador e limpar ele em um mecânico especializado. Ele usam água com pressão e alguns produtos.

Um abr e bom fim de domingo.
lucasxavi2010
lucasxavi2010
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 286
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 20:42

Jorge,existe a manutenção preventiva e corretiva,do jeito que vc utiliza seus carros me parece que a sua opção é a corretiva, falando simplesmente é esculachar o carro contando que ele não quebre,não deixa de ser uma opção....ainda bem que a 240 não sofre como o Astra,não e?Very Happy Mas se vc ver qto custa um bloco parcial de Astra na concessionária e um bloco parcial da sua 240 tb no CSS eu vou te convencer a trocar a água da sua 202 e colocar um aditivo,hehehehe,abraços!Very Happy
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Jorge Dom 09 Set 2012, 21:02

Agora sim que estamos falando na mesma lingua!!! Em primeiro lugar, o Astra. Os carros que eu tive sempre fiz a manutenção preventiva nem um deles me deixou na mão, antes do Astra tive um Corolla tbm ótimo carro, sempre com a manutenção em dia, o Astra literalmente sofreu coisa que nunca fiz com o Corolla, realmente abusei dele quando fui puxar um caminhãzinho um VW 8.150 mas meu amigo estava em apuros e não deixei na mão, foi a embragem e a junta, mas mesmo assim o coitado do Astra não ferveu e não quebrou. Em segundo lugar a C240 quando comprei ela, foi trocado todos os filtros, óleo de motor caixa, diferencial, pastilhas de freio, amorteçedores buchas de suspensão e foi colocado quatro pneus novos continental, ao meu ponto de vista foi uma manutenção preventiva... Mas ficou para trás a questão a água do motor, como a água está meio verdinha e já andei um monte com o carro e não baixou uma gota de água fiquei tranquilo, mas minha dúvida é simples deixo assim ou troco de água e coloco aditivo?????
Jorge
Jorge
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1160
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por lucasxavi2010 Dom 09 Set 2012, 21:07

Troca!
Vai lá no Vilanova se mora perto de Porto Alegre.
Ele vai fazer utdo certinho e o que deve ser feito. Se precisar retirar o radiador para fazer uma limpeza, vai retirar sem quebrar nada... abraço.
lucasxavi2010
lucasxavi2010
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 286
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 21:34

Se a água está verdinha com certeza tem aditivo dentro,mas como não sabemos qual é, ou se trocar tudo ou deixa como está,na verdade se a temperatura está normal basta somente trocar a água e colocar o aditivo na proporção certa,vais gastar merréis nisso,aí aproveita e colocar o long life,na minha eu troco o fluido de arrefecimento a cada 2 anos......Very Happy
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Gevieski Dom 09 Set 2012, 22:12

Boa noite a todos!

Na minha c240 troquei o líquido do radiador e coloquei o aditivo mobil GS333, na minha opnião acho que um aditivo com anticorrosivo não será capaz de piorar o desempenho do sistema, mesmo que o dono anterior não tenha realizado as trocas nos períodos corretos.

Abraço

André
Gevieski
Gevieski
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 26
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por EfBauru Dom 09 Set 2012, 22:40

Ótimas infos do Maluhy (isso só pra variar um pouco...)!
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1731
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Alexandre - PR Dom 09 Set 2012, 23:07

Maluhy,

A mistura 30/70 não acelera a corrosão do sistema (pela quantidade de água), comparado à mistura 40/60 ou 50/50 ?

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por EfBauru Seg 10 Set 2012, 19:04

Alexandre,

Também fiquei com essa dúvida mas acho que não há problema se utilizar a água desmineralizada.

Aguardemos as infos do Maluhy.

Abrass


Última edição por Jaguar em Seg 10 Set 2012, 19:06, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acrescentar informação.)
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1731
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por C-220 Seg 10 Set 2012, 19:30

Trocando a cada 2 anos não, agora passando desse período e repondo somente com água complica. A reposição por menor que seja deve ser não proporção água/aditivo.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Maluhy Seg 10 Set 2012, 21:11

Isso mesmo!Very Happy
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Leon Ter 11 Set 2012, 09:07

Professor Maluhy, o que você acha do método do multímetro, medindo a condutividade do líquido do arrefecimento, que deve ser inferior a 0,3V?

Abração!
Leon
Leon
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 55
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por helena Sáb 25 maio 2013, 00:16

Olá pessoal....retomando este tópico depois de tanto tempo...vem uma mulher dar palpite aqui...kkk

Li toda a postagem de vocês e como estou passando por este problema com a minha MB e por algumas experiencias com outros carros de aquecimento de motor, ferver agua do radiador..enfim, já fiquei na estrada por causa disso...

Eu tive muitos problemas com o gol do meu filho, fiquei anos com esse problema de arrefecimento, sempre aquecia, troquei radiador, troquei valvula, bomba, até que tive que fazer o cabeçote porque trincou...!!?? um problemão....o mecânico dizia que era para usar só água que aditivo corroe..outros diziam que era para usar só aditivo, um dia voltando da praia o carro ferveu (usando agua), o frentista fez o esgotamento de água, limpeza e colocou aditivo, pareceu bom por uns 03 dias, fui novamente para a praia, quando estava subindo a Anchieta, meu carro ferveu novamente, eu só tinha agua no carro e coloquei, cheguei em São Paulo no primeiro Posto, esperei esfriar e colocaram aditivo, parei em mais uns 3 Postos e continuava a ferver, o último jogou agua no radiador disse que era para esfriar, e colocou agua no radiador e foi a pior coisa...estourou o radiador!!!

Bom, tive que trocar radiador, valvula, bomba e colocando somente agua no reservatório, e o carro ficou legal, não esquentou mais, me encheu e vendi o carro..!!!

Com a minha MB Classe A 160 99, adquiri há pouco tempo, tive problema com arrefecimento, o carro esquentou, parei no posto e o reservatório estava seco, o ex dono colocava água.., o frentista colocou aditivo já diluido.

Notei que, quando completei o nível com aditivo, ele secava muito rápido e esquentou o carro... resolvi comprar o aditivo Lubrax na concessionaria e não me atentei para diluir com 50% água e coloquei o aditivo concentrado, no entanto, o carro funcionou perfeitamente, macio, sem barulho, sem falhar, me senti segura..a temperatura estava perfeita, não senti nenhum calor, observei durante 03 dias e o nível não baixou!!

Lendo os tópicos, percebi que estava errada, que deveria fazer 50% aditivo e 50% agua.., parei hoje no Posto,pedi para esgotar o aditivo, e coloquei a mistura....bom, para minha surpresa..o carro começou a ficar quente, fazia barulho, não estava legal...quando cheguei ao destino, esperei esfriar e o nível estava baixo, sem nada... coloquei novamente e vamos ver amanha como se comporta..!!

Acho que a mistura com água não ficou legal... o que voces acham da minha experiencia? estou insegura, estou preferindo colocar somente o aditivo...

helena
helena
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Feminino Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Antônio Elias Sáb 25 maio 2013, 00:24

Helena, o aditivo precisa ser diluído, influi em bomba d'água e etc, aproveite que o Maluhy está "on line" que ele pode te orientar tecnicamente à respeito, essa troca de fluídos deve ser feita com motor frio e após limpeza de todo o sistema. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
No posto esperaram o motor esfriar para esgotar o líquido? Shocked
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos