(W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

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(W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por J.Carlos em Ter 25 Set 2012, 11:51

Atualização em 11/02/2017


As especificações técnicas oficiais da Mercedes-Benz do óleo correto para cada chassi/veículo/motor/caixa de transmissão/diferencial e demais fluidos, está nos seguintes links abaixo:

Tabela internacional:

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Tabela nacional:

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-------------------------------------------------------------------------------

Como no antigo fórum alguns confrades relatavam dificuldade em encontrar o Esso Gear Oil 317 MB, dei uma pesquisada e encontrei o MOBILUBE GX 80, que tem a embalagem vermelha e é encontrado facilmente até em postos de gasolina. A descrição técnica abaixo foi retirada de um site oficial da Exxon Mobil:

Mobilube GX-A 80W é um lubrificante de engrenagem automóvel formulado a partir de óleos de alto desempenho de base, e um sistema aditivo avançado. Este lubrificante é projetado para transmissões comerciais, eixos e transmissões finais onde a proteção contra o desgaste ea pontuação é necessária. É recomendado pela ExxonMobil para uso em aplicações onde Mercedes Benz MB-Approval 235,1 é necessária e em aplicações onde a API GL-4 serviço é necessário.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Dvaldo Dutra em Ter 25 Set 2012, 12:52

J.Carlos, o lubrificante Mobilube GX 80 ou o Mobilube GX-A 80 W NÃO atende a recomendação MB para o uso em câmbios mecânicos da Classe A.
A Mercedes-Benz recomenda apenas dois lubrificantes de classificação MB 235.10, são eles: MB 235.10 A 001 989 26 03 da Daimler AG. Stutgard/Deutschand e GEAR OIL 317 MB da Exxon Mobil Corporation.
O Gear Oil 317 MB é facilmente encontrado nas concessionárias Mercedes-Benz de ônibus e caminhões, vendem até a granel.
A classificação correta recomendada é MB 235.10 NENHUMA OUTRA.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por J.Carlos em Ter 25 Set 2012, 15:24

Acho que confundi classificação MB 235.1 com 235.10. De qqer forma, obrigado pelo complemento Dvaldo.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por schulte em Qua 03 Out 2012, 13:34

Fazem quase 2 anos que fiz a troca.
Eu gostaria de saber a kilometragem ou tempo para próxima troca, que provalvelmente já passou Very Happy
... gostaria se possível, aproveitar e saber da direção também, sei que é Pentosin CHF11/S, 800ml.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por wandbhz em Qua 03 Out 2012, 13:38

Alguém sabe onde encontramos esses óleos aqui em BH? Nas oficinas indicadas encontraremos o óleo?
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por wandbhz em Qua 03 Out 2012, 13:43

Esse Mobil ATF LT 71141 não tem a mesma especificação do Pentosin?
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por walter paiva em Qua 03 Out 2012, 14:00

Wandbhz,

Da uma olhada nas CSS MB de caminhões, pois a sprinter utiliza o mesmo óleo de cambio.

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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por wandbhz em Qua 03 Out 2012, 14:19

Valeu!! O Mobil ATF LT 71141 que mencionei acima seria para direção!!
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por wandbhz em Qua 03 Out 2012, 14:26

Ainda tenho 01 litro dele guardado. Comprei por 50 reais.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Ernestino Barcelos em Qua 10 Out 2012, 16:00

Amigos confrades,

Não se se pode-se fazer isso, mais para os mineiros, ou para os que não encontraram na prodoeste ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] tem esse oleo, comprei 2 litros no valor de 80,00, falei com Lucas, muito gente boa e prestativo. O fone dele é Prodoeste Formiga/MG: (37) 3329-1632 / 3329-1633.
Moderador, não trabalho e nem conheço o vendedor pessoalmente, mais ele me atendeu muito bem por isso recomendo, se não puder postar essas informações, por favor sinta-se a vontade para deletar.

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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por walter paiva em Qua 10 Out 2012, 18:26

Boa dica Ernestino, obrigado pelas informações.

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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por J.Carlos em Sab 24 Nov 2012, 15:21

Troquei hoje o óleo do cambio mecânico do Classe A que está com 60.000 Km, adquirindo 02 litros na concessionária MB para caminhões (é o mesmo óleo do cambio da Sprinter - Esso Gear Oil 317 MB), ao preço de R$ 41,00 o litro. Após a troca, ao engatar a ré para sair do elevador já senti maciez na mudança das marchas. Não que estivesse duro o câmbio, apenas fiz a manutenção preventiva e estou plenamente satisfeito com o resultado. Para os demais tipos de cambio esse óleo não é o indicado, apenas cambio manual.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por J.Carlos em Dom 25 Nov 2012, 19:41

Quanto ao Esso Gear Oil 317 MB, encontrei em um site americano da Mobil a sua classificação de viscosidade de acordo com a SAE, que vem a ser 80w90 - síntético.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por walter paiva em Ter 27 Nov 2012, 08:49

Tópico movido para a área apropriada.

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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por arrowflash em Sab 01 Dez 2012, 16:17

Bom, pretendo revisar minha W168 A160 manual em breve e vou querer fazer a troca do óleo do câmbio.

Acontece que não estou achando esse Esso Gear Oil 317 MB em lugar nenhum. Nem na internet, nem em concessionárias MB de automóveis nem de caminhão aqui no RJ. Dizem que está em falta.

Então me parece que o jeito vai ser usar um óleo diferente. Acredito que seja melhor rodar com um óleo novo que não atenda todas as especificações, do que óleo original velho e rodado.

J. Carlos, tem certeza que é 80w90? Vi no aclassinfo.co.uk e em um site Australiano que dava dicas de alternativas a óleos originais MB (justamente pq alguns são muito difíceis de encontrar), ambos dizerem que o óleo do Classe A W168 manual é 75w80. Inclusive esse site sugeria o Pentosin G5 75w80 como alternativa ao Esso 317 MB.

No entanto, há opiniões de que em um câmbio bem rodado, com mais de 80 mil km, mesmo se a especificação original for 75w80 é mais indicado usar 75w90 ou 80w90, o que pra mim faz sentido... agora estou nesse dilema.

Estou pensando seriamente no Lubrax Gold Semissintético 75w90, Tutela ZC 75w90 Synth ou Pentosin G5 75w80, até porque todos esses tem um preço bom.

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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por arrowflash em Sab 01 Dez 2012, 17:22

Então gente, desocobri mais uma coisa, além de ser 75w80, o Esso Gear Oil MB 317 é API GL4, e todos esses que citei são GL5 então não servem.

Pelo que li por aí, até podemos usar um 75w90 no lugar de 75w80, mas usar óleo GL5 em caixa projetada para GL4 detona os sincronizadores... então esses aí não vão rolar.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por J.Carlos em Sab 01 Dez 2012, 19:00

Entre no site da mobil e pesquise sobre o Esso Gear Oil 317 MB (é realmente indicado para câmbio da Sprinter e do MB Classe A mecânico), e também pesquise no Google sobre Esso Gear Oil 317 MB (em sites americanos), aí encontrarás a especificação SAE que postei. Creio que o importante, uma vez confirmado o detalhe técnico, seja utilizar um produto sintético de boa qualidade, como p.ex., Castrol ou similar.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por arrowflash em Sab 01 Dez 2012, 19:32

J. Carlos, realmente, encontrei um documento em pdf da Esso americana que indica esse óleo como 80w90.

Mas em outros lugares ele está como 75w80, além disso se vc procurar especificamente pelas características da especificação MB 235.10 verá que ela indica "óleo sintético com viscosidade SAE 75w80 API GL-4".

Talvez as características da produção desse óleo tenha mudado ao longo dos anos, vai saber.

Mas é isso, acredito que tanto 75w80 como 80w90 vão servir bem, mais importante é que a API seja GL-4. Aqui no Brasil a maioria dos óleos GL-4 são monoviscosos, estou quase decidindo pelo Castrol Ultron 80W GL-4. Só estou aguardando pra ver se o pessoal tem alguma objeção (fora, obviamente, o fato de não ser o óleo específico do Classe A)
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Dvaldo Dutra em Sab 01 Dez 2012, 19:38

De posse de um vasilhamente de 2 litros (garrafa pet por exemplo) vá a uma concessionária Mercedes-Benz caminhões e peça o óleo para o câmbio da Sprinter.

A CSS vende este óleo à granel e o fornecedor é a Exxon Mobil, com o nome comercial de Gear Oil 317 MB em baldes ou tambores.

Confirme com o vendedor que o óleo que você quer tem a homologação MB 235.10. O custo fica em torno de R$ 40,00 o litro. Compre 2 litros, porque no câmbio da Classe A vai 1.8 litro.

Simples assim. Qualquer coisa que o vendedor questionar, diga a ele que é para COMPLETAR o óleo da câmbio da sua Sprinter.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por arrowflash em Sab 01 Dez 2012, 19:47

Dvaldo, vou procurar de novo nas concessionárias perguntando pelo óleo sintético pro cambio da Sprinter... mas acho que vai ser difícil por aqui.

Eu andei perguntando pelo Esso Gear Oil 317 mesmo, em uma css o cara que atendeu já me falou assim mesmo, "Ah é o sintético pro cambio da Sprinter e Classe A né... tá em falta amigão".

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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Herbie em Sab 01 Dez 2012, 20:27

Quando fui comprar o vendedor da css de caminhoes me informou que este oleo estava sendo usado na caixa do caminhao Acello.

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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Dvaldo Dutra em Sab 01 Dez 2012, 20:34

Arrowflash, numa CSS caminhões, além do óleo de classificação MB 235.10 você encontra também o fluído de freio DOT 4 EXTRA ou DOT 5.1 de classe MB 331.0 e o aditivo para radiador classe MB 325.0 os quais são todos indicados para a Classe A e outros automóveis da marca.

O bom é que os preços são normalmente mais baixos que numa CSS de automóvel.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por edunokia em Dom 02 Dez 2012, 01:09

No forum antigo falei bastante sobre o assunto.

Resumindo:
1 - A MBB confunde quando diz "MB 235.1" e "MB 235.10". Poderia ter dito "MB 235.01" ao inves de "MB 235.1".

2 - Na epoca que troquei o meu oleo, pesquisei muito, só encontrei em barril, ou na distribuidora (tambem grande qtd) e na Intercar.

3 - Tambem na epoca as duas maiores do Rio, Guanabra Diesel e Miriam, css Diesel, nao vendiam a varejo e nem faziam o serviço.

4 - Cuidado quando pedir oleo da Sprinter !!! Existem 2 tipos de oleo para Sprinter ,e um deles é o mesmo do classe a. Se não estou enganado é o oleo da Sprinter 313 CDi.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por arrowflash em Dom 02 Dez 2012, 02:24

Então, gente! Pesquisei mais sobre o assunto, e lendo alguns documentos o que entendi é que no caso da Sprinter, apesar da preferência pelo MB 235.10 a Mercedes também considera aceitável a aplicação da especificação MB 235.1.

Então é como vc diz edunokia, realmente é preciso ter cuidado ao pedir óleo da Sprinter. Pra se assegurar que seja o MB 235.10, tem que dizer que é o sintético já que os MB 235.1 são óleos minerais (na verdade é a principal diferença entre as especificações...).

Eu já tinha visto que o MB 235.10 é usado nos Accelo conforme diz o Herbie, acho que talvez seja até mais garantido pedir pelo óleo da transmissão do Accelo que da Sprinter, já que assim como no Classe A, no caso do Accelo a MB recomenda exclusivamente MB 235.10.

De fato, o Gear Oil MB 317 é vendido somente a granel. Não tem embalagem de 1l ou mesmo 5l. Então quem rodar procurando é bom levar um recipiente junto por precaução.

Na Europa, o óleo MB 235.10 original com rótulo Mercedes é vendido em embalagens convencionais de 1 litro. Pena não ter isso por aqui. Sad

Faz uma falta eu não poder postar links externos pra mostrar as fontes dessas informações, hehe.
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Re: (W168): Óleo do câmbio mecânico - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por J.Carlos em Dom 02 Dez 2012, 10:51

Do site da Petrobrás:

22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis,
qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum
problema em se usar o GL-5 em vez de GL-4?

A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de
carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob
condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da
BR para esta aplicação é o Lubrax TRM-4. Já a especificação API GL-5 é
designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de
alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em
caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os
produtos BR para esta aplicação são o Lubrax GL-5 e o Lubrax TRM-5,
entre outros.
A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão em vez do GL-4 irá
gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas,
comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é
decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos
API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do
mecanismo de sincronização das marchas.
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