Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

+7
almircamposbraga
C-220
anderson5252
Epicco
walter paiva
ROD18
David SFI Chips
11 participantes

Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por David SFI Chips Dom 23 Jun 2013, 13:24

Tudo bom amigos, sou razoavelmente novo no Forun, já dei meus pitacos nos topicos alheios e tive minhas duvidas também, sempre muito bem respondidas.

Hoje tenho um problemão na mão, minha A160 ( W168 ) fundiu o motor e fiquei na mão, um barulhão começou no meu motor e eu estava devagar (graças a Deus) na rod. Ayrton Senna quando aconteceu. Encostei o carro e fui para casa de guincho. Levei o carro num mecânico aqui do bairro que disse entender bem do carro e confiei pois estou bem sem grana no momento e era a opção que eu tinha, o Beto meu mecânico de confiança cobra o justo pela qualidade oferecida. Como o daqui do bairro é conhecido e tals eu fiz a M* de confiar e deixei o carro na mão dele. Foi me passado que o problema era apenas o cabeçote, que foi enviado a retifica e também foi diagnosticado como o causador do problema a bomba d'água que estava queimada e a falta de circulação de agua no motor causou o aquecimento e por fim a ''perda'' do cabeçote por estourar a junta. Ele pediu a bomba d'água e quando foi montar a bomba notou que o duto de ligação no sistema estava quebrado. Desconfio que deveria ter notado antes quando desmontou a bomba e não só quando montou (ponto negativo). Enfim, fui buscar o carro ontem e ele não andou 10m e já apresentou problemas, ai perguntei o que era o barulho, ele me respondeu que o carro está ''batendo saia'' e que a solução é fazer a parte de baixo do motor e está me provisionando um custo de 3.500,00:cabong:, que óbvio eu não vou gastar com ele. Gostaria de saber se alguém passou problema parecido ou igual e se tem alguma dica de como proceder, se vale a pena procurar um motor ou sei lá. O que puderem me ajudar eu fico muito agradecido.

Um forte abraço a todos...
David SFI Chips
David SFI Chips
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 38

http://www.sfichips.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por ROD18 Dom 23 Jun 2013, 13:42

Amigo,

Primeiro de tudo, não se ''faz'' a parte de baixo desse motor com R$3.500,00. Não com peças originais ao menos.

Não é possível diagnosticar o que está havendo pelo teclado, mas você deveria levar em bom mecânico. Nessas horas não adianta economizar.

Faça a cotação do motor parcial na concessionária. Se achar que o valor não compensa, parta para a retífica mesmo, a própria MB fornece as peças em diversas medidas. E solucione o que causou o problema primeiro.
ROD18
ROD18
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 188
Data de inscrição : 20/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por David SFI Chips Dom 23 Jun 2013, 14:02

Rod18 obrigado pela pronta resposta, o que causou o problema (teoricamente segundo o mecânico meia boca) foi a bomba d'agua que foi trocada a junta do cabeçote também coloquei uma nova e o tubo de água que foi trocado também. Segundo ele esses foram os causadores do problema. quando você me diz motor parcial o que seria? Como devo cotar, pretendo fazê-lo na Divena pois fui muito bem atendido lá. Caso tenha essa informação saberia me dizer quanto eu gasto para fazer a parte de baixo de um motor desses? Agradeço desde já a atenção, um abração...
David SFI Chips
David SFI Chips
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 38

http://www.sfichips.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por ROD18 Dom 23 Jun 2013, 14:18

O carro não acendeu nenhuma luz de aviso antes do acontecido?

Bom, o motor parcial consiste de: bloco, virabrequim, bielas, pistões, anéis de segmento e bronzinas.

Para cotar, é só ligar para a concessionária de sua preferência e pedir.

Quanto vai gastar, depende muito de onde vai comprar as peças, se vai usar peças OEM, se vai trazer de fora... Se realmente tiver que fazer tudo isso, não espere algo abaixo dos R$10.000.

Agora, antes de qualquer coisa, deveria ver se isso é realmente necessário.
ROD18
ROD18
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 188
Data de inscrição : 20/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por walter paiva Dom 23 Jun 2013, 14:27

David,

Uma outra saída é encontrar um motor no mercado de peças usadas, revisa-lo e instalar no seu carro. Já tivemos um confrade que fez isso, veja:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Um motor parcial na CCS acho que é bem mais do que R$ 10.000,00

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por Epicco Dom 23 Jun 2013, 14:54

Cacilda, o mecânico disse que a bomba d'água queimou?

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por David SFI Chips Dom 23 Jun 2013, 15:09

Disse Epicco... Acho que foi só o cano sei lá... Eu não confio mais nesse camarada... To com muita raiva dele... Acho que vu atrás de um motor no mercado de peças usadas como indicado pelo nosso amigo Walter Paiva, comprar um motor de R$10k pra mim é fora de cogitação... O carro mau vale isso.. Na verdade qualquer coisa que eu fizer nele agora é pra casar, nunca vai voltar o dinheiro.. Só de suspa tenho ai quase uns 2k pra gastar.. Vi aqui no fórum as molas einbach e amortecedores Bilstein que da Alemanha pra cá está dando pouco mais de R$1,6k se eu der sorte de não me taxarem 120% disso seria um achado tendo em vista que ele é o valor do jogo original da ccs.... Pessoal por enquanto muito obrigado pelas valiosas dicas e vou atualizando aqui o que eu vou fazer estou fazendo no carro... Assim que possível vou fazer um vídeo com o barulho irritante que o motor está fazendo... Abração...
David SFI Chips
David SFI Chips
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 38

http://www.sfichips.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por anderson5252 Seg 24 Jun 2013, 20:50

Não aconteceu nada com o carro antes de da problema, classe A tem tantos sensores não é possível que não tenha avisado antes de fundir o motor.
anderson5252
anderson5252
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 281
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por C-220 Seg 24 Jun 2013, 21:03

David,

Seu motor deve está "cansado" e com folgas internas... quando foi feito a parte de cima  ( cabeçote ) a compressão aumentou, ai apareceu as batidas metálicas de folgas internas da parte de baixo.

Dependendo das folgas é possivel trocar as bronzinas de beilas e mancal, e trocar apenas os anéis do pistão. Dessa forma seu custo seriam bem reduzidos. Esse motor em si, não tem nada de extraordinário, é um motor bastante simples, lembra os Zetec Rocam 8V. Um bom mecânico com conhecimentos de Zetec Rocam mexe nele tranquilo.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por David SFI Chips Seg 24 Jun 2013, 21:32

Meu carro está comigo a pouco tempo, acabei não percebendo os sinais. Mas acredito profundamente que o mecânico que iniciou os trabalhos é muito ruim. Vou tirar de lá e levar para o Beto na Mooca que é especializado em Mercedes e BMW. Acredito e torço para que o Sr. C-220 esteja certo, pois o motor vira... Inclusive andaria se eu tivesse coragem de andar com ele batendo que me dá uma dó danada. Sobre os sinais como indicado pelo Anderson5252 eu notei alguns, foi erro meu vacilo, não notei que ele estava com a bomba d'água ruim.
Vou ver se consigo deixar o carro no mecânico bom essa semana ainda. E posto aqui as novidades...

Obrigado até então pelas grandes dicas...
David SFI Chips
David SFI Chips
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 38

http://www.sfichips.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por almircamposbraga Seg 24 Jun 2013, 21:36

Amigo, não vai nessa não, quem mexe com zetec rocam não mexe em classe a, a começar pela posição ingrata do motor no classe a, procure alguém especializado antes que gaste mais ainda...
almircamposbraga
almircamposbraga
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 53
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por douglas barddal Seg 24 Jun 2013, 21:44

O que o 220 falou é fato, mexeu em cima da problema em baixo, mas da para trocar as bronzinas, retificar o mancal e trocar os anéis, pelo menos em outros carros, nunca tive esta experiencia em Mercedes, mas o funcionamento básico é o mesmo em qualquer motor, só que eu levaria em quem mexe em Mercedes, pois cada fabricante tem seus detalhes técnicos conhecido pelos mecânicos acostumados com eles, boa sorte.
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por C-220 Seg 24 Jun 2013, 22:16

David,

Fiz somente uma analógia com os Zetec Rocam, lógico que um mecânico especializado é mais "garantido", mas qualquer mecânico capacitado e experiênte mexe nesse simples motor.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por douglas barddal Seg 24 Jun 2013, 22:22

Aliás C-220, reza a lenda que os Rocam não davam retifica, será que era verdade?
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por C-220 Seg 24 Jun 2013, 22:28

Isso é lenda... isso começou com o lançamento do Fiesta 1.4 16v ( Zetec SE 1996) , como a produção desse carro foi pequena e o motor inglês, as peças paralelas praticamente não existiam e a Ford por conta de custos preferia vender o bloco completo.
Agora a coisa mais rara é ver um motor desse da Ford aberto, já os de outras marcas...
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por paulosamicojr Seg 24 Jun 2013, 22:37

Aqueceu demais, dilatou o pistão. Por isso a batida de saia. O Mecânico quis economizar, mas deveria ter feito analise das camisas e dos pistões. Balançando a Olho nú ja se vê a folga.
paulosamicojr
paulosamicojr
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 248
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 42

http://www.sjparts.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por David SFI Chips Seg 24 Jun 2013, 23:01

É provável que o preguiçoso não tenho aberto mesmo, só tirou o cabeçote e mandou pra retifica... Vou mandar pra um cara que manja...
David SFI Chips
David SFI Chips
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 38

http://www.sfichips.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por rodsbhmg Ter 25 Jun 2013, 09:44

Nem sempre da barulho, fumaça ou coisas do tipo.

o meu deu um barulho bem baixo e eu ainda estava parado no sinal,arranquei estacionei e depois disso nao ligou mais, motor travou.

Conforme conversamos, é melhor , digo, menos custoso (se existe essa palavra) vc comprar um motor de carro que tenha tido baixa.

Vc estando em SP deve ser mais facil ainda encontrar um bom mecanico pra troca dos motores e uma boa varredura nos componentes em torno do motor, verifica tudo, aproveita, eu verifiquei tudo, motor arranque, motor do ar, corrente do motor, pedi pra abrir o carter e o cabeçote pra ver se tava tudo ok sem borra e limpar o que tinha que limpar, o motor é um silencio só. 

conforme meu relato no outro post eu gastei quase 4 mil mas dividi o motor em 6 parcelas e a mao de obra em 2.

falta só mais 1 parcela pro motor e pronto, ja paguei ele!

Abraços e boa sorte.
rodsbhmg
rodsbhmg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 144
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por David SFI Chips Ter 25 Jun 2013, 12:14

Valeu Rodbhmg, suas dicas foram muito valiosas pra mim... Estou só providenciando a remoção do carro e aguardando ter espaço na oficina boa pra mim mandar o carro para lá ai se tiver que fazer vou acabar comprando um novo mesmo... Vou ver o que dá pra aproveitar do meu e aproveitar pra dar essa revisão completa que você indicou...

Abração...
David SFI Chips
David SFI Chips
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 38

http://www.sfichips.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por rodsbhmg Ter 25 Jun 2013, 13:21

Vc teria espaço em sua casa?

Pelo preço de um motor novo vc pode comprar um carro novo e deixar esse ai parado , pode ir retirando peças de acabamento e vendendo ou comprar um carro batido e ir retirando as peças o chassi depois vc vende pra ferro velho, ficando só com as peças de acabamento e de motor que nao usar.

Se eu tivesse uma casa com quintal ou garagem eu ja teria nela um elevador e uma pequena oficina pra mim, meu sonho, tem um elevador na minha garagem, eu mesmo trocar oleo, trocar itens normais e faceis.

quem sabe um dia!

cheers
rodsbhmg
rodsbhmg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 144
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por anderson5252 Ter 25 Jun 2013, 17:18

A minha classe A eu lembro que antes de eu trocar o óleo, ela estava com nível de óleo muito baixo e aquecia bastante e quando isso acontecia ela travava a aceleração e não andava ate que esfriasse o motor, a sua não aconteceu isso [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ?
anderson5252
anderson5252
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 281
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por rodsbhmg Ter 25 Jun 2013, 17:21

Não, travou mesmo, a minha ficou 4 meses parada na garagem e mesmo girando o motor manual nao dava. empenou o bloco.
rodsbhmg
rodsbhmg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 144
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por Uriel Qua 09 Set 2015, 00:02

É comum quando o mecânico tira o cabeçote da classe A ele tbm tira o esticador da corrente. E quando vai colocar o esticador coloca uma colinha pois já não possui mais a junta, o problema que no esticador tem um furinho bem pequeno bem na base e a cola entra e entope. Ai faz barulho parecido com tuchos bem descarregados.

Se ele fez cabeçote da uma conferida nisso. Sou proprietário de uma Classe A 190 e sou mecânico e no momento estou fazendo o motor dela.
Uriel
Uriel
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

(W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer? Empty Re: (W168) Classe A - Motor Fundiu, o que fazer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos