Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W203): Esquemas elétricos

+18
Alexandre - PR
AUTOIMPORTS 17
José Roberto valencio
Marcelo A. Garcia
rodmalves
C-220
Junior Natal
Karl Fass
Sergio Assis
Chapolin Colorado
tratorex
nobrecomponentes
grasnal
joao augusto
guto magico
Epicco
Antônio Elias
mauro cesar
22 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por mauro cesar Qui 23 maio 2013, 22:48

estou precisando dos diagrama ou esquema eletrico da mercedes w203 2000-2001 principalmente aonde fala do esp , por favor alguen sabe aonde consigo ou alguen ten issu pra me passa. preciso dessa ajuda pois estou enfrentando um problema de fio que ninguenta conseguindo descobri
avatar
mauro cesar
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 54
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Antônio Elias Sex 24 maio 2013, 00:28

Mauro, estou te reenviando todos os esquemas e diagramas da C320 2001 por e'mail e por partes, porque o arquivo é bem pesado e te facilita para selecionar quais te interessam.
Acompanhei aquele problema anterior com o ESP do seu carro, te aconselho passar novamente o Scanner, de preferência no Star Diagnózis, para verificar quais falhas persistem, da primeira vez me lembro que não apareciam falhas em sensores e havia registro de DTC salvo engano de falha de comunicação entre o Esp e o Abs.
Na minha opinião, olharia se ainda persiste essa leitura anterior do Scanner depois que você alinhou o carro, fez reparos na suspensão e etc para não perder tempo reconferindo chicote, contatos e etc, o sensor de aceleração transversal por exemplo pode causar falha no Esp.
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por mauro cesar Sáb 25 maio 2013, 12:31

Antonio eleias obrigado por amandar os esquema eletrico , mas pena que e em ingles e nao comsigo traduzir ,mas mesmo assim muito obrigado , to ate pensando em compra um scaner mas nao sei qual o certo ainda porque sou apaixonado por mercedes e pretendo ter outras , o scaner me serveria ate pra eu poder avaliar outra mercedes na proscima compra , vc tens ideia de aonde compra um scaner en portugues que serviria a primeiro momento ta poder eu repara essa minha agora?


Última edição por Epicco em Sáb 25 maio 2013, 18:33, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não escreva todo o texto em maiúsculas.)
avatar
mauro cesar
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 54
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Antônio Elias Sáb 25 maio 2013, 13:04

Ok Mauro, tente usar o tradutor do google! rsrsrsrsrsrs

Scanner te sugiro comprar da linha Launch; no Deal Extreme você encontra por exemplo o leitor de avarias básico Creader VI a U$79,00 (tenho um), atualização gratuita no site, apoio da Launch Brasil, opção de leitura em espanhol e opção para comprar à parte o softer em português, só que é um leitor de uso mais restrito porque lê somente a parte de motor, emissões e etc e esse talvez não te ajude com sistema ESP/BAS/ABS e módulos de conforto da W203.

Algumas multimarcas de importados de BHte estão usando o Launch portátil X431 Diagun, opção leitura em português, custa no exterior na faixa de uns U$800,00, mas esse faz tudo, reprograma e etc, já usaram na minha W163 para rastrear o ESP, é um espetáculo!

Já tentou limpar ou conferir as conexões e os sensores do Abs que ficam junto às rodas dianteiras?
Normalmente esses sensores quando estão sujos, ou mesmo danificados, interrompem comunicação do Esp com o módulo Abs, e desativa o Esp acendendo as luzes de avaria no painel, precisa de Scanner para resetar ou mesmo reprogramar se for preciso.
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por mauro cesar Sáb 25 maio 2013, 13:59

Antonio ja fiz de tudo oke possa imaginar troquei sensor retentor que vai junto na roda que faz leitura com o sensor ,primeiramente acontecia uma travadinha a primeira passada no escaner era sensor troquei nao resolvel depois i problema parece que caminou no carro o scaner disse que era o sensor de angulo troquei nao resolveu alias troquei os dois sensor de angulo e nada o problema continuou me condenaram a central abs fui eu la troquei colocarama acentral a deu o problema igual na mesma hora a travadinha de roda oque quer diser nao era a central ja fui em concesionaria , nada , mandeu nun mecanico que diseram ke era o cara em mercedes nao achou o problema e ficou 2 mez la na oficina a um 400 km de casa ,eles desconfiam que seja fiu mas ninguen ten paciencia, eu to pensando eu mesmo em acha foi por foi por issu preciso dos esquema em portugues ,o pior que nao tem como passa os diagrama que vc me enviou no tradutor


Última edição por Epicco em Sáb 25 maio 2013, 18:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não escreva todo o texto em maiúsculas.)
avatar
mauro cesar
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 54
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Epicco Sáb 25 maio 2013, 18:37

mauro cesar por favor não escreva todo o texto em maiúsculas. As regras do fórum pedem isso, pois da a impressão que você esta gritando.

Corrigi seus dois posts que estavam em maiúsculas. Caso se repita simplesmente deletarei o post.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Antônio Elias Sáb 25 maio 2013, 22:01

Mauro, te sugiro então uma outra tentativa: monitore por alguns dias a parte elétrica e confirme com amperímetro se ocorre baixa tensão no sistema nos momentos que a luz de avaria do Esp estiver acesa no painel!

Na minha W163 acontecia isso, fiquei por um bom tempo às voltas com Esp/Bas desativando aleatoriamente e voltando ao normal, toda leitura de Scanners apontavam sempre falta de comunicação com o sistema Abs, limpeza de sensores e revisão no chicote nada resolveram, cheguei substituir o relê do Esp, até que na terceiro diagnóstico com um Launch Diagun o mecânico identificou registro de DTCs não presentes relacionadas a baixa tensão; seguindo orientação desse reparador de BHte que fez o diagnóstico e resolvi o problema após várias medições monitorando o alternador por uma semana em momentos diferentes, cheguei à conclusão que havia defeito intermitente no regulador de voltagem e toda vez que acendia a luz sinalizando desativação do Esp constatei que havia queda de tensão presente. O regulador simplesmente ora funcionava bem ora não, cheguei registrar queda de até 13,23V (nesse momento não carregava o sistema), então mandei fazer uma revisão do alternador substituindo o regulador por outro outro original (importado pelo Paulo Samico!) e normalizou; agora vou programar a substituição da bateria já cansada para manter o sistema, enfim a amolação com o Esp vinha de baixa tensão; no seu caso, se o Scanner não condena nenhum sensor ou módulo, quem sabe não seria isso que pode estar acontecendo nessa W203?
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por mauro cesar Dom 26 maio 2013, 15:30

obrigado antonio , nao sabia que podia acontece issu de defeito no esp por tensao baixa , mas sera que issu pode acontecedes pois eu coloquei uma bateria de 90ah heliar nova tirei uma de 75ah que estava no carrro mas foi logo em seguida que começou issu .lembrei issu agora
avatar
mauro cesar
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 54
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por mauro cesar Dom 26 maio 2013, 21:12

me dis uma coisa antonio qual ea tensao exata que tens que ta no voltimetro pra estar a eletrica ok na mercedes e nao da nenum piripako
avatar
mauro cesar
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 54
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Antônio Elias Dom 26 maio 2013, 21:32

Mauro, acho que o prezado amigo fez muito em retirar a bateria de 75 Ah; C320 requer bateria de 100 Ah segundo os manuais de serviço, pode conferir no material que te passei.
Como sabemos que não existe no mercado brasileiro bateria de caixa baixa nessa exata amperagem, as CCs inclusive indicam a 95 Ah da Moura que é que mais se aproxima do padrão de fábrica, muita gente que usa de 90 nas C não reclama, particularmente não vejo problema essa de 90 se o consumo elétrico estiver equilibrado e o alternador certinho.

Quanto a tensão, não pode ser exata o tempo todo, porque os atuais reguladores eletrônicos de voltagem/tensão carregam a bateria fazendo compensação térmica do sistema à medida que aumenta a temperatura no compartimento do motor ou reduz a carga para equilibrar o sistema quando a bateria está completamente carregada; então, na minha experiência pessoal com C320, em que pese os manuais de fabricantes de baterias colocaram como normal a faixa entre 13,50 a 14,50 (para quaisquer veículos), observei que no caso de Mercedes com o "pacotão" eletrônico do porte dessas primeiras C320 que, se o alternador estiver bom, deve começar na partida pela manhã após a linha sair do stand by carregando em torno de 14,10 a 14,20 nos primeiros minutos de uso e caindo gradativamente após algumas horas de uso até o mínimo de 13,60, abaixo disso te asseguro que não repõe o sistema, abaixo de 13,50 então é que pode conferir alternador ou bateria com problema, muitas das vezes a própria bateria quando já cansada altera o comportamento do regulador, é interessante aproveitar para conferir o estado dessa bateria medindo a corrente de partida, se notar que cai muito abaixo da faixa média dos 9 na hora da partida, tem problema nela.

Abraços,
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por mauro cesar Seg 27 maio 2013, 12:51

antonio vc compro a rele com o paulo samico quem e esse? aonde posso entra em contato com ele, pra eu poder ver o preço de uma rele dassas pra mim.
avatar
mauro cesar
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 54
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Antônio Elias Ter 28 maio 2013, 21:15

Mauro, você fez os testes? O regulador de voltagem está com defeito?Shocked
C320 2001 com alternador Bosch normalmente usa o regulador eletrônico importado FOOM145225, se for esse há um Bosch nacional que substituí e inclusive a compatibilidade consta na embalagem (BF00M145876 mesmo usado em VW Gol/Parati MI), tem que confirmar pelo chassis qual alternador veio no seu carro.
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por mauro cesar Qua 29 maio 2013, 21:52

antonio
aolha so eu liguei um voltimetro dreto no abs começei a anda ele apos ligado dava 14,20 ah andando depois de um certo tempo vai baixando chegou a 13.30 ah ou menos ai deu a mensagen esp e ate as veses bas
mas sen a travadinha na roda como antes ,oke euu tenho duvida arespeito e como ke o scaner nao detectou baixa tensao no sistema e porke ele nao conseguia apaga a falha . bem eu dedusi ke e baixa tensao . oke eu fis so dei uma garga na bateria porke o cca dela tava baixo sai com o carro com o voltimetro ligado no abs e nada de da a falha nunca , com tudo ligado no carrro chega da ate 12.... ah mas com a bateria carregada , deduzi ke o cistema nao ta com perda de voltagem mesmo com tudo ligado luz de tudo ke e geito bem acho ke ta matada charada , mas nunca que ia descobri issu porke eu arrecen tinha colocado uma bateria nova de 90ah no carro da heliar.. aminha pergunta e essa sera faz entido issu tudo
avatar
mauro cesar
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 54
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por mauro cesar Qui 30 maio 2013, 21:10

antomio elias , oje andando com a mercedes eo voltimetro ligado monitorando sempre ,acabou acontecendo de novo depois de umas horas de usso a tal travadinha na roda dianteira mas notei que tava dandu uns 13,60 ah na ora ,mas liguei uma ponte de um outro carro ligado junto pra aumenta o sistema e nao apagou mais o esp , desliguei varias vezes o carro pra ve se apagava e nada sempre com o esp ligado ,antes tava apagando agora nao eu ate troquei a bateria pra ve coloquei uma moura de 90ah liguei e desliguei o carro um montao de ves e nao apago esp andei virei a direçao pra ala e pra ca sai e nao apagou ,a minha pergunta eo seguinte sera que porque tava com a falha presente ?pois nao tinha apagado com scanner antes , sera posivel mas nao teria que apaga depois desses testes, acho que vo compra scanner me da uma dica ai por favor
avatar
mauro cesar
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 54
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Antônio Elias Qui 30 maio 2013, 22:05

Mauro, pelo visto, ninguém mais está se habilitando tentar ajuda-lo!
Não conheço esse teste que você fez ligando voltímetro direto no Abs?!
Se o amigo mediu a voltagem que o alternador está enviando para a bateria e deu 13,30 V ou abaixo, mais provável que esse alternador esteja precisando de revisão.
Quanto à insistência de avaria no Esp, se a causa for baixa tensão só passando Scanner para resetar as falhas e ver se há DTC presente para ter uma idéia mais precisa do que está acontecendo.
Sugiro-lhe aguardar opiniões de outros Confrades!
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por mauro cesar Qui 30 maio 2013, 22:19

nao queria encomoda antonio, valei pela ajuda
avatar
mauro cesar
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 54
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Antônio Elias Sex 31 maio 2013, 14:07

Por nada Mauro, a mim esteja certo que o amigo não está incomodando, é um prazer tentar ajudá-lo!!!

O que estou estranhando no caso dessa avaria no ESP da sua C240 é exatamente o fato de você já ter substituído o sensor de ângulo de viragem que é um dos ítens que comumente causa esse tipo de problema esporádico, hoje inclusive estive conversando com um mecânico da Minasmáquinas sobre o mesmo problema em W163 e esse sensor é uma das principais causas, como o amigo já corrigiu as hipóteses de baixa tensão, olhou os aterramentos e nada resolve, só resta a hipótese falada pelo já citado mecânico da CCs de passar no Star Diagnózis (o original de Concessionária) para fazer um novo diagnóstico na eletrônica e verificar se há alguma reprogramação pendente no seu carro.

Tente passar no Star que certamente irão proceder na CCs conforme o mecânico citou, depois disso se não resolver e persistir a tal "falha de comunicação com o modulos" ... melhor continuar aguardando outras opiniões à respeito.

Uma sugestão: pode ser que possa estar ocorrendo pouco acesso ao tópico em em função do título "esquema elétrico" que pode não despertar interesse, quando na prática o real problema a qual o Mauro Cesar pede ajuda é com "Avaria no ESP de W203"; sugiro à moderação a readequação do título conforme foi a evolução do assunto dentro do tópico, acho que facilitará tanto para futuras pesquisas quanto o acesso mais objetivo ao tema central pelos demais Confrades.

Abraços,


Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty esquema eletrico

Mensagem por guto magico Seg 10 Jun 2013, 10:45

e ai Mauro conseguiu o esquema eletrico pois tambem estou precisando do esquema da c240 2001 w203 principalmente a parte das tomadas do modulo central.aguem poderia me ajudar?
guto magico
guto magico
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/03/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por joao augusto Ter 18 Jun 2013, 15:25

Boa tarde Mauro, teria condições de enviar o esquema elétrico para mim, a minha c320 sempre com probleminhas, então muitas vezes qosto de resolver eu mesmo. Um abraço
joao augusto
joao augusto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Antônio Elias Ter 18 Jun 2013, 15:50

João Augusto, já recebi o seu e'mail e foi passado todo o material que eu tenho.
Abraços, e seja bem vindo!
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por grasnal Ter 05 Nov 2013, 19:44

A minha C240 2001 (W203) está com os comandos da porta do motorista sem funcionar e eu desconfio de alguma alimentação geral com falha. Alguém teria como me informar como conseguir o esquema elétrico, para que eu faça medições ? Desde já, agradeço.
grasnal
grasnal
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 21
Data de inscrição : 11/09/2012
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty softwer esq eletricos

Mensagem por nobrecomponentes Sex 08 Nov 2013, 12:38

Boa tarde. meu email, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] .Grato Luiz M5 nobre componentes automotivos.
nobrecomponentes
nobrecomponentes
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/10/2013
Idade : 66

http://www.m5nobrecomponentesautomotivos.com

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por tratorex Ter 17 Jun 2014, 00:17

Amigos achei este esquema da w203 na net, espero que ajude, estou sofrendo com a minha c240 ano 2001 com fuga de corrente pelos módulos dos bancos abraços..

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

espero ter ajudado cheers
tratorex
tratorex
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/09/2013
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Chapolin Colorado Ter 17 Jun 2014, 10:06

Antonio Elias voce pode me enviar os esquemas elétricos tambem? Tenho uma C240 2001 e gosto de ter a maior informação possivel sobre meu carro.
Abraço
Chapolin Colorado
Chapolin Colorado
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 45
Data de inscrição : 03/09/2013
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Sergio Assis Qua 24 Set 2014, 14:07

Prezados amigos, sou novo com MB e comprei uma W203 2001 - 320 Avangarde com 65 K rodados..esta muito inteira, mais agora esta aparecendo direto no painel o erro ESP e as rodas travaram, teria como me ajudar, estou precisando do esquema do ESP e BAS. 

Abs,
Sergio Assis
Sergio Assis
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/09/2014
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

W203 - (W203): Esquemas elétricos Empty Re: (W203): Esquemas elétricos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos