(W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

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(W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

Mensagem por jeanrobson em Seg 04 Mar 2013, 17:33

Amigos,

Trocando os discos de freios, pondo-os novos e mantendo as pastilhas, já esta com bom estado, pode ocasionar algo? Algum ruído forte?? Bom, há algum tempo troquei os discos e mantive as pastilhas que estavam novas, mas só foram trocados os discos, esses dias está fazendo um ruido "ric tic ric" bem pequeno, às vezes alto, mas depois pára e volta. Tô encucado que ao girar o pneu para trás não faz ruído, só pra frente, mas levei na oficina o cara raspou mais a pastilha e permaneceu, o que pode ocorrer?

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Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

Mensagem por paulo brito em Seg 04 Mar 2013, 17:39

O ideal (mas não obrigatório) ao trocar os discos é trocar também as pastilhas, já que estas podem ter um desgaste diferenciado pelo uso com os discos velhos e não se adaptar bem aos discos novos. Ruídos podem surgir tanto com pastilhas velhas como novas.
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Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

Mensagem por jeanrobson em Seg 04 Mar 2013, 17:42

Verdade, mas ressaltando que o ruido nao vem das presilhas ou espelho. O ruído acontece ao girar no sentido horario, e anti horário nao o faz. Shocked

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Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

Mensagem por Nelson Molina em Qua 06 Mar 2013, 08:17

Os discos ao se desgastarem, formam sulcos na superfície que são 'impressos' na superfície da pastilha. Ao colocar um disco novo, com superfície retificada, os sulcos da pastilha velha vão atritar de forma irregular com o disco novo, daí o ruido, ou 'squeal' na linguagem técnica. O certo é: disco novo, pastilha nova.
O problema pode surgir também com disco velho e pastilha nova. O disco com o uso vai formando uma aresta na borda, que irá atritar com a pastilha nova. É normal então acontecer o ruido. Pode ser corrigido 'esmerilhando' ligeiramente os cantos da pastilha nova, para evitar que ela entre em contato direto com as arestas da pastilha velha.
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Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

Mensagem por jeanrobson em Qua 06 Mar 2013, 09:08

Já comprei a pastilha Original Mb, estarei efetuando a troca Hoje. Porém, depois de esmerilhar as bordas das pastilhas, permaneceu o ruído Crying or Very sad

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Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

Mensagem por Nelson Molina em Qua 06 Mar 2013, 09:27

As pastilhas vieram com plaquetas metálicas na parte traseira? Faz a diferença. Se o disco é velho, leva alguns kms, para o assentamento da pastilha, gerando ruido.
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Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

Mensagem por Epicco em Qua 06 Mar 2013, 09:46

No caso do Classe A as pastilhas são providas da placa metálica, do adesivo antiruído e, dependendo do caso, há que se trocar tambem os pinos das pinças.

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Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

Mensagem por Marcelo Loureiro em Qua 06 Mar 2013, 10:36

Caro confrade,
A pouco tempo tive um barulho semelhante em meu carro (passat) e descobri depois de tanto investigar que os êmbolos da pinça não estavam voltando completamente e isto ocasionava que a pastilha continua atuando e assim fazendo o chiado relatado.
Espero ter contribuído, grande abraço.

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Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

Mensagem por jeanrobson em Qua 06 Mar 2013, 12:04

Vou analisar isso loureiro... Valeu

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Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

Mensagem por Maluhy em Qua 06 Mar 2013, 13:07

Molina, a se comentar que os discos usados não tem a superfície 100% plana e se encontram espelhados, a pastilha nova irá demorar muito para acomodar e irá gerar aquecimento excessivo,vitrificando o material de atrito,perdendo uns 20% de capacidade de frenagem e podendo gerar ruído,estou certo?às vezes o disco até muda de cor,ficando escuro.... Shocked
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Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?

Mensagem por Nelson Molina em Qui 07 Mar 2013, 08:43

Ao Mestre Maluhy. Ruido causado por pastilhas é a maior dor de cabeça dos fabricantes de material de atrito. O ruido incomoda em muito o motorista e numa MB é inaceitável. Podem ser gerados por vários motivos e estamos abordando aqui os mais frequentes: bordas do disco salientes, falta da plaqueta anti-ruido, problemas na pinça de freio e, o MAIS COMUM, material inadequado, por exemplo, quando está vitrificando.
Para cada carro, o fabricante idôneo de pastilhas tem uma formula especifica e com certeza, depois do nível de atrito, o ruido é o que mais o preocupa, muito mais que o próprio desgaste que a pastilha venha a apresentar em serviço. Para o desgaste o cliente liga pouco, desde que o carro freie dentro de sua expectativa e que não haja ruido incomodando.
V. está correto quanto à mudança de coloração do disco e também a perda da eficiência de frenagem por vitrificação da pastilha, que alem de deixar o pedal duro, dá a impressão que o ABS está ligado o tempo todo, com o carro deslisando na hora da frenagem. Um bom sintoma de uma pastilha adequada, é perceber o freio ligeiramente 'borrachudo' como dizem, isto é, sentir no pedal que o contato do freio com a pastilha é macio e suave, sem precisar colocar muita força no pé. Se estiver duro, tem problema.
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