(W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

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(W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por MMbenz em Qua 08 Ago 2012, 15:29

Foto da bomba:
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Vídeo da vedação: Página 4


algumas dicas tópico copiado....
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u157]feliped2[/url] em Qui 31 Dez 2009 - 11:05
Walter !

Agora ferrou de vez !

Quando estava voltando de um amigo, na primeira curva, o volante ficou "duro" e depois amoleceu. Achei estranho e continuei indo pra casa. Quando chegou de frente meu portão, ficou DURO, como se o carro estivesse desligado e eu tentando girar !

Será que isso tem a ver com o "gritinho" nas primeiras e segundas marchas ?

Ouvi dizer isso aqui:

Seu alternador ou sua correia poly v estourou. Além da direção estais sem bomba d'agua funcionando.


Tomara DEUS que tenham relação com os gritinhos em primeira e segunda (nas subidas), porque aí já resolvo 1 problema só !

Alguém sabe me dizer o que pode ser ? (já sei que vou ter de chamar o guincho, mas talvez eu já me prepare pra comprar as peças)

por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u8]Walter Paiva[/url] em Qui 31 Dez 2009 - 13:37
Pelo que você relatou sobre a direção, a bomba eletro-hidraulica parou de funcionar.

Primeiramente precisa verificar se a correi poly-v não quebrou, se aconteceu isso nem ande com o carro, pois a bomba d'agua para de funcionar também porque ela depende da correia para funcionar.

Caso a correia não quebrou precisa verificar se o alternador esta gerando carga (entre 13,5~14,8 volts), pos se o alternador não estiver gerando carga a bomba eletro-hidraulica de direção para de funcionar.

Pode ser também que a sua bomba eletro-hidraulica quebrou.

Atte,
...então,

Troquei o óleo da dir hidráulica hoje...realmente estava MUIIITO baixo o nível...

...mas notei bem pouca diferença.

O que acontece é o seguinte:
- parado ou devagar: duro
- normal (mais que 10km) até uns 80 km/h: normal (praticamente, oscila nos buracos (qdo a roda perde atrito)
- rápido (mais que 80 km/h): meio pesado

A chuva, foi no sábado...mas isso só foi acontecer na quarta à noite e lascou de vez na quinta de manhã !

É possível que mesmo assim tenha sido a chuva (não foi uma enchente tão alta, não passou do meio da roda)? Será q vou precisar trocar mesmo (só opinião, claro, o mecânico que olhar que vai dizer (que aliás, será um que vi no PortalMercedes)) ou dá pra reparar ??

por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u6]Luiz Pinheiro[/url] em Sab 2 Jan 2010 - 15:09
Cabe mais uma verificação: vc colocou óleo correto na direção ??

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por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u157]feliped2[/url] em Sab 2 Jan 2010 - 15:48




Luiz,

Boa colocação.

O pessoal do posto (dois postos e mais um motorista que ouviu eu dizer) disseram que não se "troca óleo hidráulico", apenas "completa"...achei ridículo, já que li e reli aqui que não pode e tem de ser aquele importado.

Mas eu acabei completando, pois estava desesperado [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Sabe que melhorou um pouco ? Mas quando está parado, ele nem se meche (volante) huauha

Preciso mesmo é avaliar isso, tá complicado (por causa do volante, acabei batendo a traseira no poste e o vidro traseiro já era, vou ter que pôr outro =/).
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u8]Walter Paiva[/url] em Sab 2 Jan 2010 - 18:46
Feliped2,

O cara e o frentista do posto não sabem o que falam, isso de completar o óleo é totalmente errado, o óleo de motor, cambio, freio e da direção hidraulica se troca. Lembre-se nada é eterno [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Recomendo você verificar a bomba eletro hidraulica na GR-autoservice o mais rápido possível, pois se não for verificado logo isso você estará forçando a caixa de direção, aí o reparo irá ficar bem mais caro.

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[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u79]SYSMA01[/url] em Dom 3 Jan 2010 - 15:39




Caro benz-190,

Considerações,

- Tive o mesmo problema com o meu Classe A depois de pegar uma chuva muito forte ( enchente).
- Se a correia POLY V estivesse quebrada o carro não funcionaria após a partida.
- Você mesmo pode tirar a bomba é muito simples.
A solução foi a troca. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
- Comprei usada na CASA DA CLASSE A ( Curitiba) por R$ 650,00, efetuei a troca do fluido , vedei e instalalei.
- O fluido hidráulico foi comprado por R$ 65,00 o litro.


- Abraço,

SYSMA01
feliped2,

1 ) O meu carro começou a apresentar falha 02 dias depois da chuva, mais quando retirei a bomba, já havia oxidação, ou seja, ia parar de funcionar a qualquer momento, a única coisa que antecipou foi a quantidade água que entrou.
obs: recomendo que você retire a bomba antes de comprar, segue abaixo o procediemento:

- Desconectar a bateria.
- Com uma siringa ( 20ml ou >) retire todo o fluido da bomba.
- Desconnectar os 03 fios da bomba.
- Após o proceminto acima, é so desconectar a entrada e saída da bomba.

- Inspecione a bomba e faça uma limpeza ( caso esteja com água e sujeira).

- lembrete: Para verdar use silicone somente na parte externa, se você colocar silicone na parte interna e fechar, tudo será corroído, a silicone possui ácido acetico.

- O fluido comprei aqui em Goiânia (R$ 65,00 o litro).

- Obs: O total para troca é 800ml.

- Em SP pode ser encomendado :

- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u157]feliped2[/url] em Dom 3 Jan 2010 - 19:05
Nooossaaa, perfeitoo !! *-* [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Sugiro "pinar" o post (ou tópico) !

Alguma chave especial para tirar as porcas?

Nossa, agora surgiu um pouco de esperança, talvez não tenha oxidado, apenas uma limpeza e já era, não acha ? Vou tentar amanhã. Não vou nem dormir essa noite hahaa.

Comprei o óleo pelo site que me passou !

Dúvidas: (desculpa tantas [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] haha)
1) Qual desses silicones você aconselha usar pra vedar? [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
2) Aonde eu vedo exatamente (acho que na foto que enviou, dá pra indicar e tal [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] )
3) Silicone é tipo "cola", é só passar e já era? huahua
4) Eu retiro o fluído existente pelo bocal de cima mesmo ou de alguma outra maneira ? Vai caí tudo na minha cara? hahahaha (isso é brincadeira)
feliped2,

1 - O silicone você pode comprar em casa de material para contrução , é o mesmo utilizado para vedar box de banheiro.
3 - você precisa deixar secar pelo menos 12 horas.

4 - Com a seringa você retira o fluido pelo bocal ( LOCAL ONDE COMPLETA O NÍVEL ), coloque em uma garafa ou outro recepiente.

Abraço,

SYSMA01
Por felipe
SYSMA01 e pessoa,

Hoje eu tirei o dia pra retirar minha bomba. Retirei o reservatório de água e comecei pelos parafusos. Retirei tudo. Exceto um maldito parafuso ao qual não tenho a chave (creio ser chave de fenda).

Começou a chover, então tive de montar às pressas.

Por favor, alguém me diz que droga de parafuso e qual a chave pra ele?

O engraçado, é que eu retirei todo o fluído antigo (estava negro e mal cheiroso) e coloquei aquele alemão indicado (chegou hoje), que custa 80,00...e não é que ficou mais "macio"? Mas mesmo assim, acho que não está funcionando, pois parado o volante fica duro ainda ! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Observação: Depois de remontar tudo e ligar de volta a bateria e ligar o carro, aquele barulhinho chato da correia começou a soar...aí acelerei, dei um tempo, desliguei, fez o barulho de novo mas bem menor e dps de andar um pouco, liguei de volta e não mais fez o som.

Aparentemente (apenas aparentemente) a bomba não estava molhada...mas eu estava tão perto, mas tão pertoo de tê-la em mãosss ! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u47]o_beto[/url] em Ter 5 Jan 2010 - 17:13
Felipe

Este parafuso não é Allen? Aquele sextavado que a chave entra nele, acontrario da chave de boca?

A bomba pode estar seca, mas a placa eletronica pode estar úmida, ou pior, ja oxidada.

Conseguiu por o vidro? O pessoal acima indicou a Carglass, eu mesmo ja tinha indicado antes, mas verifique se o vidro é da mesma marca do que tem no resto do carro, senão vai dar diferença de cor. No meu deu, e eu estou "brigando" com eles até hoje por conta disso...

Abs!
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u47]o_beto[/url] em Ter 5 Jan 2010 - 17:28
Verifique no seu carro a marca do vidro e veja se ele tem da mesma marca. Ja olhou o preço na autorizada? O meu que quebrou foi aquele fixo, junto do espelho da porta, que quebram pra levar o som... na autorizada daqui de BH ele tinha um preço bem honesto...

A Allen essa aqui, ó:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Ela tem a secção sextavada, é como se a cabeça do parafuso fosse a chave de boca com espaço pra porca, e ela tem o formato da porca.

Um joguinho destes é barato, e sempre útil. Mas como a foto não esta focada no parafuso nao posso confirmar que se trata de uma allen, apesar de parecer.

Abs!


por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u157]feliped2[/url] em Ter 5 Jan 2010 - 17:36
Beto,

Hunn...vou perguntar, de repente na autorizada é o mesmo preço e chega mais rápido !

1) Aonde eu posso ver a marca do vidro?
2) O parafuso é como se fosse a porca ao contrário (dentro tem o formato quadriculado e fora é redondo), por isso não pude usar a chave de boca !
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u47]o_beto[/url] em Ter 5 Jan 2010 - 17:48
Felipe

1) Todos os vidros originais tem alguma impressão com a marca deles em algum canto. Recomendo começar pelos menores, hauahuahauh...

2) Se a cabeça do parafuso era com a "porca ao contrario" rebaixada dentro dela a chave é Allen mesmo, como faz parecer. Pode comprar um jogo, será sempre útil. Aproveite e compre uma Torx também, que é uma que parece a Philips, mas com 6 "bracinhos". Esta é muito usada em partes eletronicas, mas não é impossivel encontra-la em componentes mecanicos também (o cabeçote do Tempra é preso com Torx - como se isso significasse muita eletronica e tecnologia, hauahuahaua...). O Jogo das duas é parecido, vem umas 8 peças como a do link acima, cada uma de uma medida diferente.

Grande abraço, e boa sorte!


Por felipe
Bem, eu comprei mesmo na Dicico após enviar minha última mensagem aqui.

Eu vi o da SKILL lá, vem 100 peças, né?

Acabei pegando um de 141 peças "Best Tools" (haha), quase no mesmo valor que o teu.

Amanhã, mãos à obra de novo e dessa vez, ele vai saí nem que seja no grito ! hahaa

Aí eu postarei as news !


por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u157]feliped2[/url] em Qua 6 Jan 2010 - 14:47
Galera !

Aconteceu um milagre [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

...hojee de manhã, dps de ter comprado a cx de ferramentas (era a Allen mesmo haha, mto obrigado ! ^^), abri, tirei tudo, cortei o dedo, enfimm...

...ao retirar, para a minha NÃO surpresa, estava mesmo molhado (parecido com o do SYSMA01)...então, liguei a mangueira e meti um jato no chip de todos os ângulos...inclusive lavei dentro tbm (sei que é óleo e tal, mas depois sequei bem)...então sequei tudo minunciosamente, com papel higiênico foi absorvendo e tal.

Ao ligar o carro, ele amoleceu e endurecei...depois amoleceu. Aí eu saí com ele e ele oscilava. Então, desliguei e liguei e ficou perfeito, subi a rua, manobrei e desci. Desliguei e liguei umas 4x mais andando com ele.

Está normal !

Porém, SYSMA01, eu acho que o seu estava bem melhor que o meu...talvez pudesse ter resolvido assim, fazendo uma boa fachina. É igual celular quando cai no vaso sanitário hehe.

Sei que pode ficar ruim à qualquer momento, mas ele não estava tão danificado assim, apenas um lado esquerdo do chip estava meio "enferrujadinho"...talvezz isso dure por mais algum tempo, quem sabe !

Gostaria desde já agradecer à todos e ao SYSMA01, Beto e etc por terem ma judado. De qualquer maneira, valeuu o aprendizado e se der problema de novo, já sei o que é, aí comprarei e eu mesmo porei !

Pus o Pentosin e ele é incrivelmente melhor que qualquer outro...dá até vontade de tomar, rs. Nenhuma comparação...dá pra virar com os dedos !

por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u29]Marcos Santos[/url] em Qua 6 Jan 2010 - 15:25
Felipe,

Você usou qual produto para limpar a placa?
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u157]feliped2[/url] em Qua 6 Jan 2010 - 15:32



Marcos,

Aí que está...apenas água !

Já que estava quase com lodo já (bem oxidado...)...cheio de meleca...mas acho que o que ferrou mais foram as duas bateriazinhas que tem dentro, porém, elas são bem resistentes (conectores mto bons).

por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u29]Marcos Santos[/url] em Qua 6 Jan 2010 - 15:43




Felipe,

Devem ser capacitores os dispositivos parecidos com baterias aos quais te referes.

Quanto à limpeza, o ideal seria usar o limpa contatos da Wurth ou o WD40. Esses produtos, além de realizarem uma boa limpeza, repelem a umidade.

Provavelmente, resquícios de água que tenham permanecido podem causar problemas futuros. Uma outra solução para garantir uma boa secagem é soprar ar quente, com um secador de cabelos por exemplo

[url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u8]Walter Paiva[/url] em Qua 6 Jan 2010 - 17:57




O certo seria ter limpado com wd40 e um pincel.

Atte,

por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u157]feliped2[/url] em Qua 6 Jan 2010 - 22:56




Galera, valeu pelos parabéns !!

Eu mesmo me dei os parabéns !! (e os dedos cortados! hauha).

Agora à noite fui ao mercado e estava normal, molinha molinha (acho que até mais que antes, devido ao óleo correto).

Como creio que irá permanecer assim (se DEUS quiser, claro), farei isso então amanhã ou depois de amanhã. Limparei com esse WD40 (é o que, é marca?) e vedarei com silicone de colar BOX (aonde encontro isso?).


Abração !!

WD-40 corrói e oxida componentes eletrônicos e peças metálicas?Na
verdade, WD-40 foi criado justamente para evitar que isso aconteça. Sua
fórmula impede a oxidação e corrosão além de eliminar a umidade."


por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u157]feliped2[/url] em Seg 11 Jan 2010 - 19:15




Galera, só pra finalizar o tópico...

Realmente, após 02 dias de ter aberto, secado e reposto a bomba, ainda havia humidade, o que deixou o volante duro novamente e me forçou à reabrir, lavar com jatos d'água e finalmente, passar o WD40 (que encontrei o último pote num depósito p/ construções aqui do Centro) e vedar com Silicone.

Agora ao pôr de volta, pegou de primeira. 24h depois, o silicone se vulcanizou, ou seja, ESPERO que não entre mais nada mesmo, pois o bichim ficou sem ar nenhum hehe.

Abraço e muito obrigadooo !


Pessoal! Não sei se é desse jeito que se transporta um Tópico.... Manualmente...kkkkk.... Achei válida as informações...

Se eu achar coisa mais interessante vou postando aqui... Ou outro confrade também... quanto mais melhor!!!

Abs,
MMbenz


Última edição por AEP em Ter 09 Set 2014, 23:17, editado 2 vez(es) (Razão : Inserção de foto/vídeo meramente ilustrativos para facilitar identificação)

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Re: (W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por jeanrobson em Qua 08 Ago 2012, 15:33

Gostei da dica, nao se preocupe Marilda, o moderador vai organizar bem direitinho teu tópico. Quanto tempo hein!!?

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Re: (W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por jeanrobson em Qua 08 Ago 2012, 21:10

Comprou uma 2005? Nao sabia.

jeanrobson
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Re: (W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por MMbenz em Qua 08 Ago 2012, 21:13

Eu? Comprei sim, veio do Rio de Janeiro o Maluhy que trouxe pra mim... tem fotos dela no tópico do ENP... Vai lá dar uma olhada... Ela é linda! Rs... Modéstias as favas...kkkkk

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Estou com um zumbido na bomba hidraulica

Mensagem por horacio em Ter 14 Ago 2012, 09:09

olá turma sou novo aqui no forum e acabei de comprar minha primeira classe a ano 00/01 o carro ta com 100000 mil rodados e ja comprei tudo para troca até porque o antigo dono falou que fez a ultima revisão em 2009 e de la pra ca rodou 10 mil kms ,até agora não tenho nada a reclamar do carro mais estou com duvidas tipo tem como eu trocar o oleo hidraulico da bomba e sera que pode da ar no sistema, pois aqui onde moro os mecanicos tem pavor do carro pra voces terem ideia até o mecanico que faz revisão nos carro da minha empresa falou que se puder não mexe nesse tipo de carro rsrsrsrs . desde ja agradeço a ajuda de voces

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Re: (W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Maluhy em Ter 14 Ago 2012, 09:47

Não tem mistério nenhum,use o fluido recomendado (Penthosin CHF 11S) e finish,mas é o seu carro que tem o zumbido no sistema?Se a bomba eletrohidraulica estiver funcionando com a direção parada tem encrenca aí... Shocked

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Re: (W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por pedroalexrj em Ter 14 Ago 2012, 10:10

Pergunta idiota meu caro Maluhy, esse tipo de bomba tem rolamento?
Pergunto porque geralmente zumbidos são provenientes de rolamentos ruins não?
De qualquer maneira, existem zumbidos e zumbidos né não?
boa sorte na resolução do problema...
Eu faria um vídeo com esse zumbido e postaria aqui no Fórum...bem completo, virando a direção do carro pra ambos os lados...e tudo mais...acho que ajuda bastante aos mecânicos especializados...
boa sorte.
abs.

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Re: (W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por nelsonmatos em Qui 16 Ago 2012, 22:28

"Se a bomba
eletrohidraulica estiver funcionando com a direção parada tem encrenca
a
í"

Ué, ela não é para ele ligar junto com o carro?

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Re: (W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Maluhy em Sex 17 Ago 2012, 00:44

Negativo!!!!!Bomba eletrohidraulica só entra em ação qdo se esterça o veículo e no caso do cotó a bomba tem velocidade variável,qto maior a velocidade menor a assistencia, mas qdo dá tilt na placa eletronica os artistas colocam um relé para acionar a bomba e ela fica direto,só que ela não foi projetada para isso,qdo começa azunir é sinal que ela vai morrer!Evil or Very Mad

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Re: (W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por nelsonmatos em Sex 17 Ago 2012, 01:10

Então vou levar a minha para dar uma olhada, ela faz um barulho quando ligada, só que quando eu comprei o rapaz me deu uma nota de serviço feita ha menos de 2 meses, será que os desgraçados colocarm um relé?? foi feita a revisão e trocado o fluido acho que o nome "pitosin" acho que é assim que se escreve rs.., mas irei voltar lá urgente para resolver isso, outra coisa ela é silenciosa?

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Re: (W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por walter paiva em Sex 17 Ago 2012, 05:24

É como o Maluhy falou acima:

Mexeu na direção a bomba eletro-hidraulica aciona.

Se fica ligada direto tem problemas aí inclusive pode ter o relê.

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Re: (W168): Bomba eletro-hidráulica - vedação - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por AxSebastian em Sex 17 Ago 2012, 20:04

Horácio,

Seja bem vindo ao fórum.

Na sua região, mas exatamente em Itaipava tem um mecânico que trabalhou na concessionária da Mercedes naquela cidade, quando lá atendia automóveis. Hoje só atendem veículos MB pesados mas esta pessoa tem uma oficina a poucas centenas de metros de lá. Não me lembro mais o nome dele, mas em 2007 em uma viagem para o Rio, tive um problema na válvula termostática da minha Classe A e ele resolveu prontamente. Vai ai o endereço da concessionária talvez lá possam te ajudar indicando o endereço:

SÃO VICENTE


Rodovia BR-040, Km 56,8 S/N - Itaipava
PETRÓPOLIS - RJ - CEP 25741-970
Fone: (024) 2222-8888

Boa sorte

AxSebastian
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