(W163): Luzes piscando - ETS, ESP/BAS, ABS, Brake e alarme - o quê pode ser?

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Mensagem por rui.queiroz em Dom 17 Fev 2013, 10:26

Senhores
Minha Ml 430 ,2001 em determinados momentos acende as 4 luzes e ainda toca o alarme. Aí desligo o carro e volta ao normal.  Alguma ajuda ?
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Mensagem por Nilton em Dom 17 Fev 2013, 13:50

andou em local com muita água (durante as últimas chuvas por exemplo?)
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Mensagem por rui.queiroz em Dom 17 Fev 2013, 19:52

Nãoasem água, analisando foruns como Benzworld.org ou forum da pelicano nos USA constatei ser problema comum nas MLs.
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Mensagem por Luiz Pinheiro em Dom 17 Fev 2013, 21:16

Rui, e por lá não deram nenhuma dica do que poderia ser tbm??

Sendo intermitente assim pode ser algum sensor com problema ou com zinabre nos contatos. Eu tentaria limpar todos os contatos de módulos, relês e afins....

Abs
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Mensagem por rui.queiroz em Dom 17 Fev 2013, 21:26

Nos sites americanos houve 2 tipos de conclusão. Mau contato no modulo do ABS solda na placa ou interruptor de pedal de freio
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Mensagem por Luiz Pinheiro em Dom 17 Fev 2013, 22:23

Entendi, você chegou a testar alguma dessas dicas no seu carro?

Tente tbm ver os contatos como te falei, já aconteceu comigo.

Abs
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Mensagem por rui.queiroz em Seg 18 Fev 2013, 10:49

O carro esta passando pelos testese vamos analisar suas observações Luiz. Como é intermitente é muito dificel pois na verdade não aponta defeito..Bom desde já agradeço e ainda outras serão benvindas..
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Mensagem por Nilton em Seg 18 Fev 2013, 14:38

na minha aconteceu depois de eu ter circulado em uma semana com excesso de chuvas. depois desapareceu e não mais voltou.
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Mensagem por cuca gomes em Sex 29 Mar 2013, 17:50

Aproveitando o topico , minha ML 320 2001 estava acendendo a luz indicativa BAS ESP , mas como logo ela apagava eu achava que era algum mal contato (passo por muita regiao alagada) so que esse mes ela ja me deu 3 grandes sustos com o veiculo em movimento ela simplesmente trava os freios dianteiros e acende uma luz (!) no painel , alguem poderia dar alguma dica ja que qdo chego a oficina para passar o aparelho as luzes ja se apagaram e o defeito não aparece ..
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Mensagem por azeto em Sab 30 Mar 2013, 15:09

Tive defeito semelhante, acendia quase todas as lampadas do painel, era defeito intermitente no alternador, ate que pifou de vez em viagem.

A partir dai, desenvolvi um mini teste que plugo na tomada 12 volts, acendedor de cigarros e consigo monitorar o tempo todo a voltagem da bateria, a recarga da energia pelo alternador e o consumo de energia com os diversos acessorios ligado.

Ja tenho o pedido de patente pelo INPI. A patente, so' DEUS sabe quando vai sair mas, ja posso comercializa-la.

Qquer duvida, mande MP.
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Mensagem por rui.queiroz em Sab 30 Mar 2013, 21:12

Senhores , como afirmei o buraco é mais emabaixo.. Analisando foruns internacionais constatei que determinado confrade americano teve o mesmo problema e que após ter gasto Us$ 3 mil em uma css trocando o modulo do abs o problema perdurava. Então ele ressoldou a placa do módulo.Encaminhei minha ML a uma oficina de Piracicaba especialista em módulos , levei o artigo traduzido e aí Kabum.. As luzes se apagaram .... mas demorei uns 4 meses procurando a solução. Outra coisa importante são os códigos de defeito que o escaner aponta para decifrar a charada... abs

Rui
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Mensagem por rubenjensen em Dom 31 Mar 2013, 22:18

Rui!
As Mls tiveram um recall do sensor do pedal de freio. Está relacionado ao computador do veículo. Dá uma olhada no site da Mercedes é só digitar o chassi. A minha também acendia as luzes amarelas
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Mensagem por rui.queiroz em Seg 01 Abr 2013, 07:50


Para quem preferir ler o original !!!


This was on my 98 ML320, other vehicles may be similar.

Since these lights would come on instantly, after starting the engine, I figured I had a hard failure somewhere in the ABS/ETS system. See my previous entry on this subject of a couple days ago.

After checking the 40 amp fuse that feeds this circuit, I pulled the relay, K25, that feeds the ABS high pressure pump. I can test a relay on my workbench and it tested fine. I also noted there are at least 3 identical relays so rotating them into the ABS socket was also an option.

I had a wiring diagram that I got from the Tempe library, which has a free Mitchell repair access. It shows a red wire going from the load side of the relay to the ABS high pressure pump motor and then to ground. Putting 12VDC directly to the load slot of the socket SHOULD have run the pump, but it didn't.

Testing further, I unplugged the two pin connector which feeds the ABS pump and put 12 VDC directly to the motor. By pulling the sheath back, I was able to see the wire colors. Since brown is always ground on Mercedes, I knew to put the plus 12 VDC to the other wire, to insure the rotation was correct.

The pump ran smoothly! I needed to verify that power was reaching the pump assy.

Unplugging the 15 pin connector from the ABS pump unit was a little tricky. The sheath over the plug pulls straight up and then the sheath becomes a ramping device that pushes the connector out of it's socket. My fingers could start the motion but it took a little pliers to get enough grip to release this connector. The bottom two pins were hot and ground and fed through the housing to the 2 pin connector. With my temporary 12 VDC still connected to the relay socket, I found that 12 VDC was indeed reaching the ABS pump assy, but NOT getting through to the 2 pin connector. The problem had to be in the ABS housing somewhere.

NOTE: At this point I found it conducive to remove the driver's side headlight unit for more working room. A 5 minute task to figure out how to release the plastic trim strip under the headlight where two nuts were hidden.

The front of the ABS pump unit appeared to have a wiring acces cover and I got really lucky here as the whole actuator control and wiring came off by removing 4 small 6 point screws. It just slid off the 12 pins that seal the fluid side of the magnet assemblies, No fluid is released and I had the printed circuit board in my hand.

Checking with my VOM connected to read resistance on pin 15 to the pin on the two pin connector that feeds the motor, I found high resistance with considerable fluctuation whenever the pins were flexed a little. BAD SOLDER JOINT! Where have we heard this before? The manufacturer is ATE, a well known vendor, but who knows how many ABS pumps hit the trash can because of a simple joint failure. At $1200 each, I am glad I took the time to find this problem.

The PC side of the board was covered with a 1/4" of clear jellied sealant, easily removed with an exacto type knife. I cleaned the old joints with brake cleaner, then I soldered both pins and in minutes the unit was reassembled and tested. Zero resistance is good! I used some clear silicone to close up over the newly resoldered joints.

Suffice to say that I rejoiced when the engine started and both lights were eztinguished. Knowing that I had ABS again was a big relief too.

I took a few pictures and will try to attach them. If this file is already too big I will send a separate file. Thanks to all who took the time to reply to my pevious note.

Jim in Phoenix


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(W163): Luzes piscando - ETS, ESP/BAS, ABS, Brake e alarme - o quê pode ser? Empty fotos das peças

Mensagem por rui.queiroz em Seg 01 Abr 2013, 07:57

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Mensagem por Ricardo Guimaraes em Sex 17 Maio 2013, 21:39

Confrades, a minha está com o defeito igual a do Rui, noto que ela acende as luzes quando piso mais forte no freio e o ABS entra em ação, algumas vezes quando passo em algum buraco também.
Já agendei o recall e semana que vem vou trocar o interruptor do freio, se não funcionar vou partir para o módulo do ABS, conforme orientação dos confrades.
Ela Também já me deu sustos igual ao que o confrade Cuca relatou, de freiar sozinha. Lembro que no ex portal tinha um relato de outro confrade, que não recordo o nome, que passou apuros em uma viagem a Curitiba, se não me falha a memória ele consertou na oficina do Rubens Klassen.
Na próxima semana posto o resultado da troca do sensor.
Abraços
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Mensagem por FERNANDO SALOMONE em Ter 21 Maio 2013, 15:44

Tive esse problema em minha ML 320 2001, fui a uma ccs e pelo chassi descobriram que ela nao havia feito o recall do sensor no pedal do freio. Com a substituiçaõ da peça ( gratuita mesmo depois de 10 anos..), a luz do painel apagou. Quanto ao BAS/ESP , apagou somente com a substitução do sensor de aceleração transversal, localizado sob o console proximo a alavanca de cambio. Porém com esse tive que morrer com uma boa grana.
Abs.
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Mensagem por Ricardo Guimaraes em Ter 21 Maio 2013, 16:48

Confrades, ontem fui a CCS em Curitiba e fiz o recall da minha Ml, foram trocados o sensor do pedal do freio e a abraçadeira da mangueira da direção hidráulica.
Resultado: o carro ainda não parou de de acender as luzes e o aviso do freio de estacionamento ligado quando acionado o ABS.
Segundo o mecanico o sensor era responsável pelas freagens involuntarias que vinham ocorrendo, mas não por essas luzes.
Rui, voce poderia passar o tel da Oficina de Piracicaba que arrumou a placa do módulo ABS da sua ML?
Fiz também um alinhamento, pois após uma troca de pivos ela estava cantando muito os pneus em qualquer curvinha. Fui várias vezes realinhar e os mexânicos não deram conta de algo que´´teoricamente seria fácil``.

Abraços.
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Mensagem por Perillo em Ter 21 Maio 2013, 21:03

se nao for feito um alinhamento correto nestes carros ele freia sozinho e acende luz no painel
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Mensagem por Ricardo Guimaraes em Ter 21 Maio 2013, 23:09

Perillo, creio agora estar correto o alinhamento.
Fiz um teste freiando até acionar o ABS e ela continua acendendo as luzes e ligando o alarme do freio de mão.
Abraço.
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Mensagem por Antônio Elias em Qua 22 Maio 2013, 10:13

Ricardo, já olhou se há algum fio descascado, derretendo ou mesmo rompido naquela fiação dupla que faz a ligação do módulo x Abs junto à roda dianteira esquerda?
Qualquer problema ou mal contato nessa fiação acende luzes no painel e desativa o esp/bas. Shocked
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Mensagem por Ricardo Guimaraes em Qua 22 Maio 2013, 14:07

Caro Antônio, bem lembrado!!!
É bem possível, já notei algumas vezes quando passa em algum buraco que dá uma pancada maior, sempre do ledo esquerdo, de acender as luzes. Vou verificar e posto o resultado.
Forte Abraço.
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Mensagem por Ricardo Guimaraes em Ter 28 Maio 2013, 22:18

Antônio Elias, desmontei a roda e o reservatório de agua do parabrisa, Segui toda a fiação do ABS, e não encontrei nenhum fio em mal estado. O chicote estava original e tive que tirar aquela fita que parece um pano, somente na parte de baixo do reservatório parecia que estava um pouco amassada, mas não tinha fio quebrado.
O carro continua acendendo as luzes quando pisa forte no freio e aciona o ABS.
Perguntas:
Posso substituir a fita por uma fita de auto fusão?
Você sabe como posso testar os fios ?

Forte Abraço.

Ricardo Guimarães.
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Mensagem por Antônio Elias em Qua 29 Maio 2013, 14:30

Ricardo, sei que dá testar sim, mas não saberia te dizer o par-e-passo e os padrões de medição e quanto a passar a outra fita creio que protegerá da mesma forma.
Te sugiro passar novamente no scanner para ver que DTC aparece, porque em alguns fóruns americanos os donos só resolveram o problema trocando o sensor de aceleração transversal (sob o console central), se a luz do Esp/bas estiver acendendo e o scanner apontar falha de comunicação com o módulo Abs como ocorreu comigo, pode ser também baixa tensão, aterramento motor ou o interruptor do pedal de freio.
Abraços,
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Mensagem por Ricardo Guimaraes em Qua 29 Maio 2013, 18:40

Antônio Elias, obrigado pelo retorno.
Acho que o interruptor não deve ser, pois troquei semana passada no recall.
Quanto a luz do ESP/bas, acontece de ligar raramente, somente ela e desligar sozinha, o que me faz pensar que você deve estar certo, vou tentar descobrir.
O Scaner tem que ser o Star Diagnozis?
Dá para dar uma freiada que acione o ABS e as luzes e o alarme do freio ligam todos, e ai passar o scaner.
Abraços.
Ricardo Guimaraes
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Mensagem por Antônio Elias em Qua 29 Maio 2013, 20:49

Ricardo, não necessariamente precisa ser Star Diagnózis.
Veja quem tem Bosch, Launch Diagun; o Maluhy fala que o Magnetti Marelli atualizado também é completo e acessa tudo.
Na minha ML por exemplo, o diagnóstico foi feito num Launch X431 Diagun da Quatro Imports/BH, o Bosch da oficina que frequento (Globocar) estava em manutenção no dia que passei por lá recentemente para ver essas luzes Esp/Bas.
Mande notícias do diagnóstico para acompanharmos!
Sucessos,
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