Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

+20
iveiga
kzmeireles
Reuthmann
rodsbhmg
paulo brito
AEP
Caio Nercessian
Maluhy
Rafael M.
A.Carneiro
generalbol
MIGUEIS
luis paulo castro de figu
Alexandre - PR
ZIG MASTER
RAUL DIAS
douglas barddal
João
Fabio
borba
24 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por ZIG MASTER Seg 18 Mar 2013, 10:12

Por falar em troca de óleo, vou aproveitar para acrescentar um pequeno detalhe, mas que faz tôda a diferença.

Quando troco o óleo de meus carros, além de trocar o correspondente filtro com junta, troco também o anel metálico (arruela) do bujão de escoamento, e o mais importante, depois de deixar escorrer bem o óleo, mando jatear com o ar o interior do motor, (com compressor que tem filtro de água).

Tenho observado que depois do motor ter escorrido "todo" o óleo por gravidade, quando feito o procedimento, ainda sai mais ou menos 200ml de óleo que não havia escorrido.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por ZIG MASTER Seg 18 Mar 2013, 10:15

E um detalhe de extrema importância, quem acerta o nível correto do óleo sou eu, o trocador só coloca os primeiros litros, depois é comigo mesmo....hehehe
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por borba Seg 18 Mar 2013, 10:27

Caraca ZIG ! vai ser detalhista e criterioso assim lá na ..........GARAGEM ZIG MASTER ! kkkkk:shock:What a Face

Só não vale dizer que completa o nivel usando conta gotas né ? rsrss:face:ShockedLaughingclown



abraço!
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por AEP Seg 18 Mar 2013, 10:34

Eu tenho uma "mania" que minha mulher odeia...

É apenas para minimizar a questão de temperatura correta.

Ligo o carro e espero o giro cair ao mínimo e mais uns 3 minutos para só depois movimentar o carro.

Meu mecânico disse que a bomba de óleo é feita exatamente para ligar e saia na hora. Mas isso não prejudicar em nada (deixar o óleo subir um pouco a temperatura e dar uma girada à mais no motor).

Já na S, ai o "bicho pega". Espero quase 10 minutos até ela chegar nos 80 graus para sair.

Será que adianta alguma coisa ou é só mania minha mesmo (e gasto de gasolina à toa) ?
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por ZIG MASTER Seg 18 Mar 2013, 10:45

Caro amigo Borba,

Tenho que reconhecer que realmente, sou mesmo muito "chato" e detalhista.

Para acertar o *&#@$% do nível do óleo, tenho que utilizar sugador, metros de papel absorvente para medir seguidamente o óleo e seringa milimetrada, mas a sua idéia do conta gotas, será adotada..............hahaha.

Na verdade é uma odisséia para acertar, mas depois da trabalheira tôda, consigo deixar o nível absolutamente correto...................... Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 2782798816
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por borba Seg 18 Mar 2013, 10:48

AEP,

Eu faço praticamente o mesmo procedimento de esperar uns 1 ou 2 minutos para o óleo circular pelo motor antes de sair e dar alguma carga ao mesmo ....mas apos isto saio com o carro em marcha/velocidade que não faça exigencias demais em torque e giro alto do motor mas que ajuda a fazer o motor chegar na temperatura normal de trabalho mais rapidamente e NUNCA deixo o carro frio muito tempo em marcha lenta pois o combustivel frio não queimado na camara de combustão desce pelos aneis e mesmo em quantidade pequena ajuda a contaminar o óleo lubrificante mais rapidamente ....

Caraca Zig ...Sua paciencia e meticulosidade são uma aula de dedicação à quem quer seguir à risca uma manutenção criteriosa! hehehe:shock:studybounce mas o importante nisto tudo é que voce curta suas estrelas e faça disto um passatempo gostoso com sua garagem estrelada !cheers

abração!
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por ZIG MASTER Seg 18 Mar 2013, 11:06

Borba,

Esta dedicação aos meus carros, fazem parte do meu hobby, e funcionam para mim, como uma excelente terapia mental, além de ser uma ótima fonte de exercícios físicos.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por Alexandre - PR Seg 18 Mar 2013, 12:11

AEP,

Com a introdução no mercado dos óleos multi-viscosos, esse procedimento é desnecessário e muitas vezes, até danoso (ficar com o carro ligado muito tempo na marcha lenta).

O óleo multi-viscoso se comporta "diferente" no frio e calor. Em tese, vai lubrificar tão bem no frio como quente.

O que melhor se comporta em diferentes temperaturas, será aquele que tiver maior diferença entre os números 00W00, exemplo: um óleo 0W40 tem melhor desempenho no frio que um 10W40 ou 15W40 pois o 0W40 (por ser mais "fino" no frio) chegará antes, principalmente nas partes altas do motor.

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por Reuthmann Seg 18 Mar 2013, 12:26

Nem nos modelos nacionais o óleo mineral esta sendo usado, já sai de fabrica com o semi-sintético, e recomenda-se sempre trocar pela mesma viscosidade, de todo modo também se recomenda usar combustível de boa procedência, para se evitar por completo a formação de borra.

Caro Zig, também faço dos cuidados (lavar, encerar, aplicar silicone nas partesa plásticas, aplicar WD nas dobradiças de portas, verificar motor, niveis de fluídos etc) ao carro em fins de semana, um exercício de terapia para mim,

Um grande abraço,
Reuthmann
Reuthmann
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 915
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por Alexandre - PR Seg 18 Mar 2013, 13:47

"Caro Zig, também faço dos cuidados (lavar, encerar, aplicar silicone nas
partesa plásticas, aplicar WD nas dobradiças de portas, verificar
motor, niveis de fluídos etc) ao carro em fins de semana, um exercício
de terapia para mim." (X2)

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por ZIG MASTER Seg 18 Mar 2013, 15:25

Prezados Reuthmann e Alexandre -PR,

Que bom que tenho confrades que também fazem terapia cuidando das estrelas............................... cheers
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por kzmeireles Qua 26 Jun 2013, 17:11

Boa tarde confrades,

Aproveitando a boa conversa sobre óleos, alguém tem experiência com o Militec?

Abraços.
kzmeireles
kzmeireles
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 41
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por iveiga Qua 26 Jun 2013, 20:17

Mobil 1 0W40, sem Militec.
iveiga
iveiga
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 870
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por paulo brito Qui 22 Ago 2013, 09:14

Vejam que charme !!!!  Para carros clássicos  pré guerra e pós guerra a MB fornece óleos minerais com baixo teor de aditivo,  sae 50,  sae 30 e 20w-50. 



Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 N947

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Wqr8
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por João Qui 22 Ago 2013, 09:26

Isto que é tradição e respeito ao que produziu no passado.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por borba Qui 22 Ago 2013, 09:30

Puxa que bacana! nos por aqui tambem estamos alinhados com este tipo de oferta !!!!
Nossa gasolina ofertada atualmente tambem atende as especificações de pre guerra! kkkkk
Já do pos guerra .......rsrsrs
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por Convidad Qui 22 Ago 2013, 12:23

O Militec possuí os aditivos que os óleos foram perdendo com o passar do tempo, devido à ecologia.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por João Qui 22 Ago 2013, 12:43

Pateo,

Não entendi. No post o Paulo fala em óleos com menos aditivos,o que me parece logico, tendo em vista que os motores novos exigem absurdamente mais dos lubrificantes. Podem ter mudado o tipo de aditivo por varias razões, inclusive a ecologia, mas os óleos antigos iriam explodir um motor moderno, mesmo porque hoje a base é sintetica. Outra coisa,  você acha correto misturar esse Militec no óleo do carro?

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por Convidad Qui 22 Ago 2013, 13:13

João,

No meu perfil mostra a minha idade. Eu sou estudante de engenharia do primeiro período. Então tudo que falo aqui foi basicamente aprendido de forma autodidata. Não tome como verdade absoluta.

Até uma certa classificação API os óleos para diesel e gasolina eram os mesmo. Os óleos para motor diesel possuem bem mais aditivos por estarem em contato com um combustível mais sujo. A gasolina é efetivamente bem mais limpa que o diesel e requer menos aditivos.

Porém, o que se nota após essa divisão, onde os óleos para motores a gasolina (gasolina/etanol/gnv) tiveram essa perda substancial de aditivos, é a maior formação de borra. Existem outros fatores, aumento do período de troca, maior VE dos motores, etc.

No Militec você encontra esses aditivos que antes existiam também nos óleos para motores a gasolina. Existem também dois óleos para gasolina no mercado que ainda apresentam esses aditivos: Lubrax Top Turbo e Lubrax Extra Turbo.

A maior quantidade de aditivos no óleo não tem nenhum ponto negativo. A perda desses aditivos também contribui para um menor nível de emissões.

No seu carro moderno você deve usar um óleo equivalente ao que ele saiu abastecido da fábrica ou superior, assim como nos carros antigos. Lembrando que os óleo sintéticos se popularizaram após o ano 2000, antes disso só em carros mais caros.

Eu não uso Militec, se desejo ter esses aditivos no meu motor, uso o Lubrax.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por João Qui 22 Ago 2013, 15:06

Pateo,

Acho pouco provável que a classificação dos oleos para a Diesel e gasolina fossem iguais. Não sei de qual década você está falando, mas nos anos "recentes" década de 60/70 eram diferentes.

A combustão do diesel é suja, ou seja, não é tão eficiente quanto a da gasolina, porque não existe uma vela para efetuar a combustão, ela ocorre em razão da compressão e da temperatura do combustível. Os óleos para motores a diesel, eram detergentes, ou seja, eles tinham a função não só de lubrificar, mas também de limpar as paredes do cilindro do resíduo da combustão. 
Nos anos 70/80, como a nossa gasolina era porca( ainda é muitas vezes), a fabrica da MB soltou uma instrução para que as CSS usassem oleo Ursa para motores a Diesel nos carros a gasolina. A intenção era evitar as borras, porque o óleo seria mais detergente. Eu acho que isso não é mais necessário, mas até hoje a turma mais antiga ( Landroni, João Bosco, Marcão) usam URSA nos motores a gasolina dessa época e em até carros dos anos 90. O problema é que esses óleos eram mono viscosos, ou seja, não mantinham a mesma viscosidade em temperaturas diferentes, como os mais modernos, então existe alguns que acham esse procedimento bem perigoso. Honestamente, acho que se a solução fosse o Militec a MB já teria adotado. Não acredito em aditivos mágicos, acredito em produtos de boa procedência. 

Eu uso o oleo conforme a recomendação do fabricante. As MBs fabricadas até meados da década de 90 tinham no manual todas as especificações necessárias. As mais novas devem seguir a tabela BEVO, que é atualizada constantemente. O correto é sempre consultar o site. 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pateo eu sou administrador de empresas, agora tenho MB há uns 20 anos, aprendi na marra e com o uso dos carros, muitas vezes tecnicamente devo escrever várias besteiras, mas sempre pesquisei bastante junto ao pessoal que tem tradição com os carros da marca ou fizeram cursos na fabrica ou ainda trabalhavam em CSS. Agora não acredite em tudo que os seus professores falam kkkkkkkkkk

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por C-220 Qui 22 Ago 2013, 15:42

O meu carro teve a primeira troca de óleo na concessionária MB em Recife, o óleo Texaco URSA, em 1995.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por Convidad Qui 22 Ago 2013, 17:02

João,

Até a API SJ não havia separação. Como eu já tinha dito, a combustão do diesel é bem mais suja, não só pelo que você disse, mas também pelos níveis de enxofre serem absurdamente maiores.

Todo óleo é ''detergente''. Alguns menos outros mais. Óleo nenhum moderno é livre de aditivos. E isso é bom. Antigamente é antigamente. Hoje temos óleos para ''frota mista'', como eu citei, multiviscosos. Eu não uso Militec, nunca levei algum deles para análise, mas o que fabricante afirma é que lá estão os aditivos que se perderam pelo tempo, como molibdênio e tungstênio.

Sobre a tabela da MB. A MB não tem um teste específico para testar os óleos que vão os seus carros, ele seguem regras internacionais. Por exemplo: A MB 229.1 possuí óleos que atendem a norma ACEA A2/A3. Se o óleo que você comprar na esquina atende as essas normas, pode ser usado, estando na lista ou não.

E tenho pleno saber da qualidade do ensino superior no Brasil, não acredito em tudo que falam não!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por paulo brito Qui 22 Ago 2013, 17:39

... tenho pleno saber da qualidade do ensino superior no Brasil...
Eu também,  e exatamente por isso não costumo acreditar cegamente em tudo que falam.

Em tempo,  João, o motor M 110 da sua 126 está rodando com o "lendário"  URSA mineral,   que agora também é fornecido na versão multiviscoso,  20-40.  disponível na também lendária oficina do JBosco  Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 3179885743
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por João Qui 22 Ago 2013, 17:44

Pateo,

Você está errado em relação a tabela BEVO. A MB pode aprovar um determinado produto e rejeitar outro que possuem a mesma classificação por algum outro órgão, isso está correto. Agora os critérios de avaliação podem ser diferentes e um produto pode possuir um determinado componente que na norma X não é um problema, mas que na norma MB é, isso ocorre com vários fabricantes/produtos.
Eu entendo que a MB, sendo uma das maiores empresas de engenharia do mundo, tem todas as condições de efetuar os testes e com certeza tem bons laboratórios de testes. Eu só coloco nos meus carros produtos que atendam a pagina indicada pela Mercedes Benz. Não se esqueça que uma determinada marca, pode apenas ser rejeitada por não apresentar um bom controle de qualidade.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por João Qui 22 Ago 2013, 17:46

Eu sei Paulo e isso já me fez "filosofar" alguma noites kkkkk Na semana que vem eu vou visitar o João e provavelmente vou voltar para um mineral que atenda as normas do manual. Agora eu sei que na época que ele foi produzido essa era a indicação da CSS e naquela época ainda mono viscoso.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra - Página 2 Empty Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos