(AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados?

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: (AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados?

Mensagem por Pickard em Sab 14 Fev 2015, 10:07

Concordo com você, Guilhermino. A minha observação se deve ao fato de que, no meu caso, por exemplo, comprei o carro 1998 para desfrutar dele, isto é, usá-lo no dia-a-dia. É lógico que, considerando que, se tratado corretamente, o horizonte de retífica tende a ser bem longo, a facilidade ou possibilidade de fazê-lo no Brasil sem perda de qualidade é relevante. De fato há vários casos de carros no portal que já tiveram os motores retificados com excelentes resultados, mas, se não me falha a memória, todos tinham blocos de ferro. A questão que me parece relevante é: se há essa dificuldade de se retificar um motor de modelos a partir de 1996, seria melhor, então, para pessoas como eu que querem o carro para uso diário optar por modelos mais antigos, não? Essa é a questão.
avatar
Pickard
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 451
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 58

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados?

Mensagem por Guilhermino em Sab 14 Fev 2015, 14:19

Pickard, acho esse ponto de vista bastante lógico e, ao mesmo tempo, paradoxal. É engraçado que muitos preferem manter os antigos guardados e somente usá-los em passeios e eventos, mesmo que não sejam modelos "clássicos", raros ou especiais, e sim carros comuns, apenas antigos. E, no dia a dia, usam modelos mais novos, embora neste caso acredite que não haja grandes preocupações sobre como o carro estará daqui a mais 10 ou 15 anos, pois provavelmente já terá sido trocado.

Pelo que andei lendo, os motores V8 da MB desde o final dos anos 70 possuem bloco de alumínio e exigem processos de retífica mais elaborados, de acordo com aquela literatura da Kolbenschmidt que mencionei alguns posts atrás. Mas ainda não entendi se há diferença significativa para retificar os motores fabricados com o processo Alusil e os fabricados com o processo Silitec.

Agora, há quem diga que a eletrônica embarcada dos carros a partir dos anos 90 acabará se tornando um problema para sua manutenção a longo prazo e que será bem mais difícil manter esses modelos rodando daqui a, digamos, 30 anos, do que carros mais antigos com funcionamento puramente mecânico, pois módulos e componentes deixam de ser produzidos e, se é complicado usinar uma peça que não é mais fabricada, o que dizer de refazer uma ECU, por exemplo?
avatar
Guilhermino
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo

Masculino Mensagens : 973
Data de inscrição : 03/10/2012
Idade : 35

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados?

Mensagem por amv em Sab 14 Mar 2015, 18:49

Concordo plenamente com o amigo Karl Fass .

A maioria absoluta dos motores que aí estão, os anéis/pistões deslizam em camisas de ferro fundido, entre eles motores cujo os blocos são em alumínio, a titulo de exemplo:
Citroem /Picasso, Ford /Fusion, Honda /Newcivic, Mercedes C180/C200  e tantos outros, creio que pela quantidade de carros rodando neste sistema não há  mais o que  provar que não só é confiável assim como é  duradouro, para os que possuem tal Silitec, digamos que é um plus naquilo que comprovadamente já é bom.

Esses exemplos acima já nascem encamisados embora os blocos sejam de alumínio as camisas são de ferro fundido, portanto na ausência de pistões/anéis sob medida é passível de reencamisar, casualmente esta semana realizei trabalhos dessa natureza ,  Citroem/Picasso e numa Mercedes/ C200.
avatar
amv
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 19
Data de inscrição : 08/02/2014
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum