(AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados?

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Mensagem por bucris em Sab 29 Dez 2012, 00:54

Caros, devido a superaquecimento, minha w124 97, 80 mkm, comecou a falhar, ficando sem forca e falhando a marcha lenta depois de quente.
Depois de varias tentativas, testando gasolina, chicotes, bobinas, oleo, velas, tbi, star diagnosis, resolvi abrir o motor.
Verifiquei que pelo menos tres cilindros estao com os cabecotes e camaras arranhados, alem de o oleo estar misturado com agua, e borras a vontade. Ate ai, '"normal"'.
Como sou o segundo dono recente, acredito que a manutencao do carro deixou a desejar. Meu consultor, verificou que os cilindros sao revestidos com SILITEX, o que nao permite retifica, condenando o bloco do motor.
Sugeriu que comprasse um bloco usado, pois seria menos arriscado, do que trocar peca a peca, aplicar o banho quimico e tentar retificar.
Gostaria de saber a opniao dos confrades, se por acaso a informacao pode ser confirmada.
Obrigado
Bucris
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Mensagem por Luiz Pinheiro em Sab 29 Dez 2012, 01:05

Olá Bucris, realmente isso é novidade para mim, mas vamos deixar os confrades mais qualificados no assunto se pronunciarem.

Por hora posso apenas apontar que se o carro é 97, não pode ser um W124. Será que vc não está se referindo a seu W140??

Abs
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Mensagem por bucris em Sab 29 Dez 2012, 01:08

Correto Luis, W140.
Obrigado
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Mensagem por GR em Sab 29 Dez 2012, 02:52

TB nunca tinha visto falar sobre isto, espero ajuda dos "Universitários"... Rolling Eyes
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Mensagem por douglas barddal em Sab 29 Dez 2012, 10:42

Credo, espero que seja informação falsa.
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Mensagem por Laurival em Sab 29 Dez 2012, 11:01

Também fiquei curioso!

Querido confrade solicito a gentileza de perguntar ao seu ¨consultor ¨ o que seria esse " Silitex " ,seria possivel?
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Mensagem por spinola em Sab 29 Dez 2012, 13:46

nunca ouvi falar nesse tal de SILITEX... serah que estah aparecendo um novo genio?
vamos conferir depois da resposta aa pergunta do confrade laurival...
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Mensagem por A.Carneiro em Sab 29 Dez 2012, 16:52



Confrades,

No Google não encontrei Silitex relacionado a motores, e sim um tecido a base de silica.


Silitex
Silitex é uma combinação de silicone e PVC. É mais macia e mais confortável do que o PVC e é adequado para a snorkeler casual ou de lazer.

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Mensagem por Karl Fass em Sab 29 Dez 2012, 16:57

Olha, já vi motores mercedes mais novos que 96 serem feitos. Podem ser encamisados. Não creio nessa informação.

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Abraços,
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Mensagem por João em Sab 29 Dez 2012, 17:12

Provavelmente o mecânico não entende ou quer criar dificuldades. Procure um especialista em MB.

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Mensagem por Daniel-SP em Sab 29 Dez 2012, 17:16

Com todo o respeito, será que o mecanico inalou algum produto ou tomou algo?
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Mensagem por Borg em Sab 29 Dez 2012, 17:27

Daniel, provavelmente ele inalou ou ingeriu Silitex...... drunken
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Mensagem por Daniel-SP em Sab 29 Dez 2012, 17:42

affraid
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Mensagem por ZIG MASTER em Sab 29 Dez 2012, 18:41

Afirmativa improcedente por parte dêste mecanico, acho que vc deveria trocá-lo.
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Mensagem por Elchfan em Sab 29 Dez 2012, 19:11

Depende, o bloco do Classe A, por exemplo, tem uma "textura" na parede dos cilindros que não permite brunimento, pois ele começará a gastar os anéis de pistão e o próprio pistão.

Talvez o bloco dos demais motores seja construído da mesma forma.

Vou conversar com meu mecânico, ele saberá dizer.
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Mensagem por mpaschoal em Sab 29 Dez 2012, 19:28

Olá Confrade bucris, desejo boa sorte na resolução do seu problema.

Percebo que tens uma W140 1997 igual a minha.

Você tem fotos do carro e maiores informações? São poucos modelos desse ano aqui no Brasil e gosto de acompanhar os existentes.

Se possível, abra um post com fotos do veículo na galeria dos usuários.

Grande abraço.
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Mensagem por Elchfan em Sab 29 Dez 2012, 19:32

Bom, perguntei e descobri: alguns motores têm realmente um revestimento nos cilindros que não permite retífica. O nome é Silitek mesmo. Procurem por "silitek cylinder liner" no google.

Não lembro os códigos agora, mas os V8 de alumínio da década de 80, o M166 e M266, o 4.3 V8 da W210 são alguns desses com o cilindro revestido.

Esse revestimento reduz o atrito dos pistões e anéis de pistões com a parede dos cilindros prolongando a vida útil do motor.

Os motores 2.8 e 3.2 L6 do W202 e W210 e o 4.2 V8 do W210 não tem esse revestimento.

Falei rapidamente com ele, mas posso ver os demais com mais tempo e calma.
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Mensagem por Laurival em Sab 29 Dez 2012, 20:12

Bom, descobri, com a ajuda do confrade Elchfan que realmente existe esse troço chamado "Silitex cylinder liner". Resume-se na aplicação de uma camada finíssima de um produto com sílica, que reduz o atrito com os anéis, e proporciona maior aderência à película de óleo.

Impede uma retifica? Não.

Ora, se teremos que retificar os cilindros, é por que os mesmos já apresentam desgastes e ovalizações, logo a pelicula milagrosa já foi pro espaço a tempos.

Então o que fazer? Nada, retifica, bruni e seja feliz por mais uns 20 anos, com seu belo motor novo, mas sem a miraculosa película misteriosa!

Se depois de tudo isso, o "consultor" contrariado lhe aconselhar a colocar "militec" no cárter, fuja correndo dele!


Última edição por Laurival em Sab 29 Dez 2012, 20:19, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Daniel-SP em Sab 29 Dez 2012, 20:17

É ,pelo jeito quem cheirou Silitec fui eu !!Laughing
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Mensagem por mpaschoal em Sab 29 Dez 2012, 20:18

Alguns pneus também usam Silica, vejam o descritivo de um modelo Falken:

O pneu FALKEN FK452 possui banda de rodagem com design moderno e sofisticado e possibilita uma condução confortável, estável e silenciosa. Graças ao seu composto especial de sílica também garante excelente rendimento no molhado. Ideal para veículos de alta performance.
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Mensagem por Laurival em Sab 29 Dez 2012, 20:46

E lhe digo mais amigo Mpaschoal, todos os vidros de seu carro e de sua casa, também utilizam silica! São feitos quase que 100% de silica!

Fantástico, não é?
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Mensagem por Luiz Pinheiro em Sab 29 Dez 2012, 21:17

Mas se o mecânico indicar militec, pode usar sem medo, aí ao invés de ficar 20 anos sem preocupação, vai ficar uns 40!!!!


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Mensagem por Laurival em Sab 29 Dez 2012, 21:28

Isso, isso mesmo.

Foi exatamente o que eu quis dizer, exatamente!

Nobre e capaz moderador Luiz!
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Mensagem por Maluhy em Sab 29 Dez 2012, 21:48

Depois que eu vi um motor BMW V8 Nicasil cujos blocos eram jogados fora funcionando perfeitamente com camisas de motor de um Nissan podem contar qq conversinha que eu aceito,kakaka,né,Solano?Twisted Evil
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Mensagem por Maluhy em Sab 29 Dez 2012, 21:54

Bucris,resumindo, veja o custo de restaurar esse motor,em alguns casos o custo não compensa,parta para um motor completo, fechado e com nota fiscal, vais achar por volta de 8 mil.....Shocked
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