Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

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Mensagem por Antônio Elias em Seg 10 Dez 2012, 18:39

Amigos, pesquisando à respeito de problemas com MAF, estou substituindo o da minha W163, me deparei com esse texto publicado no site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] que contém algumas considerações diferentes do que tenho ouvido e lido à respeito da possiblidade de limpar o sensor.

Por exemplo falam nessa matéria e nunca ouvi falar que MAF tem sistema de autolimpeza ?!?! E que haveria uma descarga de quase 1000 graus no filamento quando se desliga o motor, porisso deve-se esperar 40 seg após para dar nova partida ou fazendo isso sequencialmente danifica o sensor, o que é verdade e o que é mito nisso!?!?

Falam também que não se deve ligar a chave sequencialmente na posição 2 !?! ... Repasso o conteúdo ipsis litteris da publicação e gostaria de saber a opinião dos Confrades à respeito:

(Tradução: Google)



Retirado de outro fórum:

"Caudalímetro, Medidor de massa de ar, Debitómetro, AFM, MAF; são todas designações que se utilizam para identificar um dos componentes mais importantes e intervenientes na gestão dos motores modernos de injecção a gasolina ou diesel.

As MAFs funcionam, informando em tempo real a centralina de comando da gestão do motor, da massa de ar que passa no canal da admissão, intervindo por isso, no cálculo do avanço da abertura dos injectores, volume injectado, pressão da bomba de injecção (exceptocommon-rail) e pressão do turbo.

As MAF utilizadas pelas principais marcas de automóveis europeias, utilizam praticamente todas o mesmo princípio de funcionamento:

A MAF é composta de um corpo, onde para além de um segmento de conduta de admissão, também existe um sensor de massa de ar, respectiva placa de circuito electrónico de controlo e normalmente uma grelha de protecção ao sensor. O sensor é composto de um filamento de liga de platina-tungsténio com uma espessura de 0.07 mm e com um comprimento de alguns centímetros, e varia a sua resistividade com a temperatura do ar.

As diferenças de resistividade é medidas atraves do cálculo em tempo real da tensão nos seus extremos. Quando o motor está em funcionamento, o filamento é mantido a uma temperatura constantemente superior em 150 ºC em relação à temperatura do ar que passa por ele. Este valor pode diferir ligeiramente consoante a marca e o país onde o carro é comercializado.

Quando o ar passa pelo filamento, a cada incremento de velocidade, corresponde uma diminuição de temperatura no filamento, e a cada decréscimo de velocidade do ar, corresponde um aumento de temperatura do filamento (dado que ele está constantemente a ser aquecido pela resistência auxiliar).

Essas diferenças de temperatura são registadas em tempo real por medição de tensão nos extremos do filamento, e depois de processada, essa informação é transmitida à centralina a qual em seguida cumpre a sua função de gerir o motor de acordo com os mapas que estejam a ser utilizados naquele instante. O filamento é sensível a diferenças de temperatura da ordem de 0.05 a 0.1 ºC, portanto permite efectuar uma leitura fina da temperatura do ar que o atravessa.

Mas o que é que a temperatura tem a ver com massa e velocidade do ar? Bom, quem anda de moto sabe perfeitamente, que a temperatura do ar, quando estamos parados é muito diferente de quando movimento! Em movimento, o ar arrefece e quanto mais rápido mais frio se torna, sendo que fica menos frio quando decresce a velocidade.

Este fenómeno é válido para velocidades do ar até cerca da velocidade do som (340m/s), a partir daí, surge um outro fenómeno paralelo, que é a fricção a qual por atrito, começa fazer aquecer a superfície de contacto com os corpos que se desloquem no ar a essas velocidades. E de igual forma o mesmo princípio se aplica ao teor de humidade do ar. De facto, quanto mais húmido estiver o ar, para uma dada temperatura ambiente e em estado de repouso, maior o arrefecimento que provoca quando em movimento. Com a pressão atmosférica, o filamento arrefece mais com maior densidade do ar (Altitudes baixas) e arrefece menos com menor densidade do ar (Altitudes altas). Como todos estes parâmetros fazem variar a temperatura no filamento com diferentes ponderações, o que interessa é que este acaba por efectuar uma leitura conjugada dos três factores, permitindo, com muita precisão, determinar a massa de ar real que entra no motor. Assim, a injecção está sempre a funcionar de acordo com todos os factores atmosféricos, sendo auto-ajustável.

Desta forma, para cada acréscimo ou diminuição de temperatura do filamento,
provocado pelo ar entrando na admissão, o filamento arrefece mais ou menos, depois comunica essa diferença à resistência auxiliar que o aquece mais ou menos para o manter sempre à temperatura desejada (150ºC acima da temperatura ambiente).

Por fim, dado que para cada valor de variação de tensão da resistência auxiliar, corresponde um dado valor de velocidade que multiplicado pela secção da conduta, fornece o caudal, e dado que a massa é igual ao caudal a multiplicar pela densidade específica do ar, então neste momento a Dª Centralina possui todos os ingredientes para fazer a sua
de Injecção à Moda do Diesel, ou do Otto. Tenho visto muitos posts dizendo como se limpa a MAF, que a MAF está suja, etc.

Ora bem, vamos lá desmistificar isto.

O filamento sensor da MAF já possui um dispositivo de auto-limpeza!

Esse dispositivo actua da seguinte forma:

Quando o motor está em funcionamento, o filamento encontra-se constantemente a 150ºC acima da temperatura ambiente. Quando desligamos o motor, a MAF procede a uma limpeza Pirolítica, sendo que a resistência auxiliar aquece instantaneamente (tal como uma vela de incandescência, mas muito mais pequena) o filamento até cerca de 1.000 ºC durante cerca de 10 segundos. Com isso, todos os resíduos de carvão, óleo ou fuligem de qualquer espécie são literalmente vaporizados. Por isso, quando a MAF se avaria, das duas uma:

Ou é o filamento que se fundiu ( tal como uma lâmpada de incandescência se funde regularmente), ou é a resistência auxiliar que deu o berro (dado que já não lhe faz a limpeza Pirolítica).

Assim, nada de andarem a esfregar e a escovar o filamento ou a dar-lhe com sprays, etc.

Isso, não lhe faz nada, dado que se o sistema estiver a funcionar em condições, o filamento já está limpo, sendo que assim, mais cedo o deterioram, por ataque químico e agressão mecânica (estamos a falar de um filamento com 0.07 mm de espessura).

O que se pode e deve limpar com frequência, é a grelha de protecção do sensor (MAF screen), a qual tem alguma tendência para ganhar resíduos no seu reticulado e assim criar condições de turbulência indesejada, ao qual o filamento, em virtude da sua pequeníssima secção, é muito sensível, enviando sinais ligeiramente alterados e intermitentes à centralina (provoca soluçar durante a aceleração em algumas rotações onde surge a turbulência).

Dado que o filamento efectua a sua auto-limpeza aquecendo até aos 1.000ºC durante 10 segundos após cada desligar do motor, e que necessita de cerca de 30 segundos para arrefecer abaixo dos 150ºC, o que é que acontece quando desligamos o motor e o voltamos a ligar antes de decorridos cerca de 40 segundos?

Isso mesmo!

Provocamos uma sobrecarga térmica momentânea no filamento, que lhe vai provocando deterioração prematura, dado que se ligarmos o motor antes do filamento ter tempo de arrefecer, a primeira coisa que o sistema faz é aquecê-lo logo para mais 150 ºC, mas como ele ainda vinha para aí nos 400 ou 500º C, calor + calor igual a um calor dos diabos! e vai daí PPPUUUFFF!!, MAF para o lixo, passa para cá mais 350 euros!!

Por isso, não liguem o motor novamente antes de terem decorrido cerca de 40 segundos a 1 minuto depois de o terem desligado. Acontece mais vezes do que se pensa.

Também não liguem várias vezes a chave até à posição 2 ou como se costuma dizer "ignição ligada, injecção ligada, check up, luzes do tablier acessas, etc."

Cada vez que o fizerem, estão a ligar as velas de incandescência de pré-aquecimento do motor, no caso dos diesel, gastando energia desnecessária e no caso geral estão também a aquecer o filamento da MAF repetidamente até mais ou menos aos 170 ºC (Temperatura ambiente+150ºC) e depois quando desligam estão a aquecê-lo até aos 1.000 ºC, provocando acumulação de carga térmica no filamento que o deteriora prematuramente.

Agora já começam a compreender porque é que as MAF, de vez em quando, fazem ppuufff ? Pois é!...

É lógico que às vezes a falha pode ser por causa da tal resistência auxiliar do filamento, mas que pode ser substituída muito economicamente. O filamento é que não dá hipótese. É logo, "vai comprar outra" ! "




FONTE: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

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Mensagem por Epicco em Seg 10 Dez 2012, 18:51

Antonio Elias, esse tema já havia sido abordado nesse tópico:
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Mensagem por A.Carneiro em Seg 10 Dez 2012, 18:54

Muito boa a matéria Antônio Elias!

Nas merça de 2002 pra cá temos muito menos problemas com MAF, limpeza de motor é um veneno para os sensores, de tal forma que deve ser evitado limpezas do tipo spray, somente limpezas pontuais.

Veja nos carros nacionais o quão comum são aqueles kits de limpezas com spray que são oferecidos nas famosas oficinas e concessionárias, a quantidade de problemas de injeção em carros novos.

Tenho curiosidade em conhecer mais sobre esta C55 AMG 2005, depois vc poderia postar uma fotos e falar do coração desta máquina.

Abraços.


Abraços.


Última edição por A.Carneiro em Seg 10 Dez 2012, 18:55, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Karl Fass em Seg 10 Dez 2012, 18:54

Meu Caro Cel...
meus conhecimentos são parcos sobre o assunto , mas que a explicação tem lógica, isso tem.
Spray não vai limpar o filamento e se ele aquecer aos 1000 graus, o efeito do spray evapora por completo. Quanto à grelha, essa sim, precisa e deve ser limpa. Usa-se álcool isopropílico.

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Mensagem por paulao74 em Seg 10 Dez 2012, 18:59

Entao que dizer, na primeira partida acontecer na segunda partida antes disso esperar uns 40 segundos, 1 minuto ou pra mais para segunda. Poxa nao sabia disso, muito interessante e bom saber. Agradeço a dica alien
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Mensagem por A.Carneiro em Seg 10 Dez 2012, 19:05


Acredito que nos veiculos mais recentes a central deve controlar este evento entre uma partida e outra.
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Mensagem por luis paulo castro de figu em Seg 10 Dez 2012, 19:06

como o maf atinge 1000 graus, a limpeza acredito que seja desnecessaria.queima todo residuo de oleo
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Mensagem por horacio em Seg 10 Dez 2012, 20:40

muito bom o tema bem que o mestre maluhy ja havia me informado que quando desligamos o carro esse maf iria a quase 1200 gr agora ficou melhor ainda com o detalhe de religar apos 40 sec , pois inclusive a minha anda de pirraça as vezes so pega na segunda virada, msterio que pretendo descobrir se alguem ja puder me dar umas dicas agradeço obrigado.
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Mensagem por Coupé-CLK em Seg 10 Dez 2012, 22:20

Eis aí a única coisa que não sentirei saudades no meu MB... o tal do MAF! ou melhor, os tais...
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Mensagem por Maluhy em Seg 10 Dez 2012, 22:23

Pois é,mas a maioria dos carros hoje em dia usa MAF,qdo vc for comprar outro abra o capo,se tiver MAF não compre,hehehehe:twisted:
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Mensagem por paulo brito em Seg 10 Dez 2012, 22:56

Vai ser difícil achar atualmente um carro injetado sem MAF. Saudade dos nostálgicos carburadores e platinados kkkk
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Mensagem por Maluhy em Seg 10 Dez 2012, 22:59

MAP é menos eficiente mas não pifa....Shocked
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Mensagem por TZero em Seg 10 Dez 2012, 23:03

Pelo que soube na CSS o meu........

Ao invés de MAF, 3 sensores diferentes........

Mais troço para dar problema ( x 3 ) Mad
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Mensagem por MILHO em Ter 11 Dez 2012, 01:38

Que eu saiba, NÃO se faz limpeza em Maf.. portanto, nunca tente liimpar e jamas esborrife WD40 ou similares. Não ví nem uma nem duas pessoas perdendo as mafs tentando limpá-las..
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Mensagem por Antônio Elias em Ter 11 Dez 2012, 02:37

Caro Eppico,
Desculpe-me se houve alguma duplicidade de temas, pois na verdade fiz rápida pesquisa antes de abrir o tópico e encontrara o seu post - aliás, ótimo e muito instrutivo por sinal - mas de fato confesso que não tive o cuidado de lê-lo na íntegra, porisso não percebi entre as postagens seguintes à abertura que o Mestre Maluhy postara esse mesmo texto, exatamente o me deixou em dúvida específicamente sobre o que fazer para conservar um Maf.
De qualquer modo, há pelo menos uma postagem do LBeims no outro tópico sugerindo a discussão de Maf num tema à parte, mas caso a moderação entenda que o tema ser unido ao outro tópico estejam à vontade.
Grato!
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Mensagem por Antônio Elias em Ter 11 Dez 2012, 03:26

Grande Fass, Mestre Maluhy e demais Confrades,

A minha dúvida é onde se pode realmente limpar num Maf e essa grelha é aquela tela que fica entre o Maf e o filtro de ar?

Está acontecendo o seguinte, a ML apresentou algumas falhas estranhas em viagem exatamente depois que fiz troca do filtro de ar antes de ir para a estrada naquele último evento no RJ, o carro só usa gasolina pódium, filtro novinho, TBI foi limpa recentemente, ou seja revisões todas em dia, mesmo assim durante o trajeto de 600 Km de ida e volta apresentou por 6 vezes falhas no funcionamento perdendo força nas subidas e nesse momento notava que rateava como se funcionando a metade dos cilindros e parada no acostamento notava a marcha lenta horrorosa completamente fora dos parâmetros, bastava desligar o motor, religar em seguida (não aguardei tempo algum, toda vez que parei desligava o motor e bati na partida instantâneamente, se acabou de danificar já era ...) e seguíamos em frente normalmente, funcionamento perfeito, a cada 80 a 100 Km adiante bastava encarar subida os mesmos sintomas, uma das falhas ocorreu no pé da Serra de Petrópolis, parei, fiz o mesmo procedimento e transpomos a serra bem, mas o carro não tinha a mesma força final de antes.

No dia seguinte ao retorno da viagem, com o carro frio pela manhã apliquei bastante limpa contatos para produtos eletrônicos no Maf, não observei mais anormalidades e como tinha que ir à BHte aproveitei e fiz a outra viagem nela para conferir o diagnóstico de Scanner; para para minha surpresa a limpeza funcionou pois não apresentou falha alguma nos 400 Km percorridos de ida e volta, mais trânsito pesado em BHte, sem problemas; pelo Scanner da Globocar estavam registradas 1 falha prejudicial ao catalizador (acho que foi isso mesmo...) e as outras 6 falhas em cilindros distintos, exatamente um para a cada evento que observei na viagem ao RJ, ora no 1o cilindro, ora no 3 e etc, o Weydner zerou as falhas, não voltaram após test driver, conferiu pressão na linha, tudo certinho, suspeita recaiu no Maf.

Acreditando que as falhas não mais voltariam após a tal limpeza no Maf, observei o mesmo evento uma única vez na semana passada, então deduzi que a limpeza que fiz no filamento pode não ter resolvido ou acabado por acelerar danos no danado do sensor do Maf, noto agora a ML está com alto consumo, meio frouxa nas arrancadas e fraca nas finais, não acelera mais com o mesmo vigor e a lenta às vezes fica estranha (oscilando entre 500 e 600 rpm), então optei por encomendar um Maf novo que está a caminho e espetar nela para ver o que acontece.

O que mais me deixa fulo é que o Maf que está na ML foi comprado em CCS em 2010!!!!

Vinha funcionando perfeitamente até a véspera da viagem ao último evento no Rio, será que fiz algo de errado na troca que eu mesmo fiz do filtro de ar? Foi a única coisa diferente feita no carro antes dessas falhas aparecerem.

Agradeço de antemão a atenção de todos!
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Mensagem por Antônio Elias em Ter 11 Dez 2012, 03:34

Caro ACarneiro, esses fatos estão acontecendo é na ML320 W163!
De qualquer forma, será um prazer repassar mais informações sobre a C55 W203 noutro tópico. Very Happy
Abraços,
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Mensagem por Epicco em Ter 11 Dez 2012, 06:29

Antonio, sem problemas, eu apenas informei que já havia uma discussão anterior sobre isso.

Vou passar esse post para a área dos Mercedes importados, pois esta aqui é para os Classe A.

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Mensagem por V8tao em Ter 11 Dez 2012, 08:40

A partir de que ano de fabricação tem o MAF?
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Mensagem por Karl Fass em Ter 11 Dez 2012, 08:48

Tem sintoma de MAF com valores alterados, mas isso não é conclusivo. Pode der TBI também, ou o sensor de temperatura com defeito, mandando sinal errado para o módulo... enfim... só examinando de perto.

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Mensagem por Karl Fass em Ter 11 Dez 2012, 08:48

O MAF tem a partir de alguns modelos 91

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Mensagem por Antônio Elias em Ter 11 Dez 2012, 13:32

Eppico, fico mais tranquilo com a sua informação e muito grato por remanejar o post para a área adequada!!!
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Mensagem por Antônio Elias em Ter 11 Dez 2012, 15:00

Fass, estou mais para concordar contigo e suspeito que os parâmetros de leitura se alteraram depois que limpei esse Maf !!!!

O amigo sabe dizer se o Scanner registraria falha vinda desse sensor de temperatura? Pergunto porque na leitura não apareceu nada nesse sentido.

E TBI, só uso gasolina pódium, será?!

Com o resultado da leitura do Scanner não vejo outra explicação para essas falhas aparecerem num único dia há um mês atrás (dia 17 de Novembro - evento do Portal no RJ) logo após eu ter trocado o filtro de ar na garagem antes sair para viagem, sumiram depois que limpei o Maf no retorno já no domingo dia 18 com o carro frio, após isso ficou 1 mês perfeita com a limpeza e episódio se repete uma única vez e de novo num trecho de rodovia e após esse novo episódio que ocorreu na sexta passada 06/12 percebo que a ML ficou mais mais lenta para arrancar e acelerar, passei a notar que a marcha lenta ora está boa, ora cai um pouco, consumo alto !?!?!

Estou convicto que a limpeza do Maf resolveu pois rodei mais de 800 Km com a mecânica certinha (me lembrei que depois de limpar o Maf fiz tbém outra viagem nela a JF além da citada a BHte), então, imagino que a limpeza com o spray resolveu uma única vez e pode ter acelerado algum dano no filamento do sensor modificando os parâmetros, mas quero entender com certeza o que causou isso, perder um Maf com 2 anos de uso é f.....OU fiz algo errado quando soprei e limpei as partes com pano seco na hora da troca apressada do filtro de ar mesmo não tendo removido nada OU quem sabe foi parar alguma sujeira ou pó na tal grelha de proteção do Maf durante a substituição do filtro?!

Enfim, a minha impressão é que a limpeza funcionou sim, foi feita do jeito ensinado pelo Epicco e com spray adequado, mas no meu caso tudo estando tendendo crer que funcionou apenas por um período e depois a performance do Maf parece foi caindo após o último e até agora único episódio, certo é que os sintomas dos últimos 4 dias levam pro Maf!

Grato pela atenção!




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Mensagem por Karl Fass em Ter 11 Dez 2012, 17:06

No MAF completo, só precisa limpar o corpo, se possível retirando o sensor...Use alcool isopropílico, pode ser desses limpadores de circuitos eletrônicos. Não limpe perto do filamento.

Quanto a comprar o MAF, compre só o refil...Essa semana , no site da ALDOR , estava em promoção... Mas exija BOSCH.

Mas para testar, desligue o MAF, ligue a chave sem virar por uns 60 segundos e vire. Veja se estabiliza... pode andar assim, vai sentir o carro muito forte mas com consumo mais alto... Se for assim, MAF com problemas. O TBI e bicos também sujam , mesmo com podium, duram mais mas sujam.

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Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Antônio Elias em Ter 11 Dez 2012, 19:42

Vixe Fass, acho que "matei" esse Maf, mandei foi spray à vontade nos filamentos!!!!What a Face

Encomendei o Bosch com o Samico Jr e ele enviou hoje (R$ 650,00), mas de qualquer forma vou fazer o teste, se estiver bom guardo-o como reserva, hoje já fiz pente fino por baixo no escape e achei um furinho vazando ar na solda original próximo ao catalalizador do lado direito, tapamos; agora você lembrou algo que não pensei: vou revisar e mandar limpar os bicos, acho que tem uma parametrização ou sei lá como se chama o procedimento!

Grato pela ajuda!
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