(W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

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(W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por agrangeon em Qui 15 Nov 2012, 13:55

Prezados, minha Classe a 160 estava vazando óleo pela junta da tampa do cabeçote, o oleo escorria para o coletor de escape e ficava fumaçando e fedendo a óleo queimado. Ao retira o coletor de admissão e a tampa do cabeçote ambos estavão completamente tomados pela borra de óleo, só na tampa do cabeçote raspei uma quantidade de borra que deu para encher uma vazilha de margarina de 500g. Raspei parcialmente o coletor de admissão, e o cabeçote (parte superior, onde ficam os balancins) em algumas partes chega a estar cristalizado, não limpei porque a sujeira pode descer e entupir os dutos.

Minha pergunta é a seguinte:

Posso retirar o carter e a bomba de oleo para limpar a parte alta, a sujeira que descer limparei com o carter aberto, lavar tudo com oleo diesel, remontar, fazer um flush, depois substituir oleo e filtro?

Li em um portal de mecanica automotiva que o melhor é misturar 1 litro de fluido de freio no óleo antigo, funcionar por 15 min. para lavar e depois drenar e substituir óleo e filtro, é verdade?confused

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por C-220 em Qui 15 Nov 2012, 14:06

Rapaz,

O correto seria retirar o cabeçote e enviar para uma retifíca para limpar, facear e trocar os vedadores de válvulas, porém tem a opção de limpar com solvente ( muito ) abrindo a tampa de válvulas e o carter.

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por Convidad em Qui 15 Nov 2012, 19:32

Nesse caso o ideal e fazer como o C220 frisou desmontar tudo e lavar com acido ,mas para melhorar sem desmontar colocando flush e so depois desmontar carter e limpar ja da uma boa melhorada,abraço e boa sorte...

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por luis paulo castro de figu em Qui 15 Nov 2012, 19:39

lavar com acido?

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por Convidad em Qui 15 Nov 2012, 20:04

Sim nas retificas eles tem um acido especial somente para este serviço, abraço...

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por mpaschoal em Qui 15 Nov 2012, 21:00

Aqui tem todas as dicas que você precisa, dá um trabalhão, tanto uma quanto a outra, mas pelo relato dos Confrades valeu cada segundo gasto nessas intervenções.

Boa sorte.

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por douglas barddal em Qui 15 Nov 2012, 21:53

Cuidado com o fluido de freio, ataca borracha ou seja retentores, não deixe mais de 15 minutos mesmo.

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por Maluhy em Qui 15 Nov 2012, 22:03

E se usar fluido de freio TEM QUE TIRAR O CÁRTER DEPOIS!!!!Costuma soltar a borra toda e ela vai prar na peneira do pescador,como o fluido saí com água depois é só tirar as tampas superiores e inferiores do motor e mandar água pra dentro ,munta tudo, joga um óle de 5 real o litro,deixa funcionando no ralenti pos uns 20 minutos,troca tudo e coloca o definitivo e tchau,resolvido,fiz muito isso em AT 1.0....Shocked

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por agrangeon em Sex 16 Nov 2012, 00:00

Muito obrigado pelas respostas, vou fazer a faixina e posto as fotos, mpaschoal as imagens do link da MB c180 representa exatamente o meu problema, porem as imagens da minha a160 são muito mais fortes, uma barbaridade o que o antigo e unico dono fez com a baby, sou o segundo dono de uma baby ano 2000, peguei a 10 meses e estou dando todo o carinho merecido a uma Mercedes.

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por mpaschoal em Sex 16 Nov 2012, 08:15

Se o Confrade puder fotografar o serviço e postar aqui, pode ser útil no futuro para outros Confrades.

Boa sorte

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por douglas barddal em Sex 16 Nov 2012, 08:43

Bem lembrado Paschoal.

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por agrangeon em Sex 16 Nov 2012, 11:01

Com certeza irei postar, muito obrigado pela atenção e um forte abraço.

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por walter paiva em Sex 16 Nov 2012, 14:22

O correto é desmontar o motor para limpeza, existem canais que fazem a lubrificação de outros componentes internos, incluindo-se o duto de lubrificação da corrente.
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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por Johemoto em Sab 17 Nov 2012, 00:06

Acompanhando as opiniões dos confrades, para fazer na minha...

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por TZero em Sab 17 Nov 2012, 00:27

.....e o que os Confrades acham de colocar aditivos (tipo BARDAHL B12) em cada troca de óleo desde o motor novo ????

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por Convidad em Sab 17 Nov 2012, 00:43

Eu colocava bardal nos motores de carros bem usados que começavam queimar oleo nao aconselho pois depois de colocar uma vez se nao colocar o motor começa queimar mais oleo, abraço...

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por João em Sab 17 Nov 2012, 00:51

Uma vez coloquei esse B12 num Landau. Acabei de abastecer andei uns 500 metros e um dos cilindros foi para o saco. Incrível, mas consegui estragar o motor em minutos.

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por Convidad em Sab 17 Nov 2012, 00:58

Esses dias fundi o motor de um ka zetec mas ai foi com o prolonga ,trancou tudo esse e uma verdadeira graxa nao recomendo nem ao meu pior inimigo,abraço...

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por TZero em Sab 17 Nov 2012, 02:35

Shocked

Thank's guys !

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por arrowflash em Seg 26 Nov 2012, 21:54

Esses produtos da Bardahl nunca vi ninguém recomendar... todo mundo que já usou achou ruim. Por outro lado, por indicação de um mecânico já usei o Bardahl Max Power (aditivo para gasolina) e achei muito bom.

2 "aditivos" para óleo muito recomendados e do qual falam muito bem em outros foruns, são o Militec e o Molykote A2.

Já usei ambos em um Tempra e uma Ranger e não notei diferença nenhuma, mas mal também não fizeram.

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por agrangeon em Seg 26 Nov 2012, 23:47

Caro Maluhy, pretendo fazer a limpeza nesse final de semana, quando voce fala " é só tirar as tampas superiores e inferiores do motor e mandar água pra dentro" esta se referindo a lavar o motor internamente com jato de agua?

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por Convidad em Ter 27 Nov 2012, 00:00

Eu proprio fiz esse procedimento em um palio fire , mas no meu caso era uma pedra de tao dura a borra , coloquei flush e tirei o carter ja empedrou na hora so lavando na base da gasolina pra limpar e cortando a sujeira com uma talhadeira, aquilo tava que nem uma cola , mas ficou 100% limpo, abraço e boa sorte...

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por MILHO em Ter 27 Nov 2012, 01:42

Meu, não sei quel foi sua decisão, mas não faça o flush ou qualquer procedimento sem abrir o motor. Tudo o que ele fará é soltar as borras e crostas e pelotas vão entupir pescador, canaletas.... vai por mim!! Evite o quanto puder fazê-lo.

Infelizmente abrir o motor não é opção mais barata, mas pode evitar uma dor de cabeça grande no futuro, e terá a conciência limpa quanto tu estiver com a família na estrada.

Faça tudo corretamente, sem colocar fluido de freio (what?!?!?!), ácido ou outras coisas na limpeza do motor. Peça pro seu mecânico abrir cabeçote, a parte de baixo, faça uma limpeza com cuidado em canaletas, pescador, bomba de óleo que não tem erro!!

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Re: (W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

Mensagem por Convidad em Ter 27 Nov 2012, 02:12

Em um motor de carro popular ate e barato abrir , mas quando começa mexer motor 6 cilindros 8 em diante ai a coisa complica , um motor V6 o jogo de juntas ja passa de R$2000,00 juntas superiores e mais uns 2000 as inferiores se colocar originais ai sai caro a brincadeira, abraço...

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