Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(COMPRO): Engate para reboque

+16
Alexandre R. Moritz
MMbenz
FERNANDO SALOMONE
Christiano
Ulysses V8 Benz
PHBEHAR
zelk
Antônio Elias
Karl Fass
GR
Piloto.SP
Bremen
motodr
danilo.teixeira
Auro
V8tao
20 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por V8tao Sex 26 Out 2012, 18:59

Dei uma pesquisada nas Concessionárias e pelo que disseram não existe, no Brasil, nenhum engate para reboque original  para MB. Eu achava, que pelo menos para ML existisse o original.  E para os outros modelos, será que existe pelo menos fora do Brasil ?
V8tao
V8tao
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 707
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por Auro Sex 26 Out 2012, 19:18

Existe para todos os modelos, o que ocorre é que não importam por não haver demanda suficiente.
Abraços
Auro
Auro
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 295
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 82

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por V8tao Sex 26 Out 2012, 19:36

Será que por encomenda vem?

Tem nas concessionárias no exterior então?
V8tao
V8tao
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 707
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por danilo.teixeira Sex 26 Out 2012, 19:42

ebay talvez ? Seria interessante acredito..
danilo.teixeira
danilo.teixeira
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 228
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por motodr Sex 26 Out 2012, 21:38

Amigos, só como referência, quando comprei a ML perguntei pelo gancho do reboque e me foi dito que não havia, apesar de ter a instalação para tal, perguntei na ccss quanto custava e acreditem se quiser o preço dado só pelo gancho: R$8.989,66!!!!!!!!

Eu já havia aberto o compartimento onde fica a disqueteira e visto uma "Borboleta", mas achei que era alguma outra coisa pois tinha uma fechadura no meio... no processo de limpeza e guaribada no pós-compra do carro, eu coloquei a mão no vão deste compartimento da disqueteira e onde fica também o macaco e fui tateando sem ver e achei um zip-lock pendurado com um elástico! Puxei e eram duas chavinhas de empunhadura redonda! E que serviram na fechadura da borboleta que quando foi girada fez aparecer o que?

O GANCHO do reboque!!!!!!!!!!! Que fica armazenado neste lugar quando não está em uso! Rapaz! Em uma virada de chave eu ganhei quase 9K reais!!!! Realmete o preço na ccss é absurdo sobre este item!
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por danilo.teixeira Sex 26 Out 2012, 21:49

Que sorte meu caro Motodr... Digo sorte, porque era uma coisa que nem esperava que tinha.. pode postar fotos?
danilo.teixeira
danilo.teixeira
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 228
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por Bremen Sex 26 Out 2012, 21:58

Na Europa os reboques para Mercedes Benz são facilmente encontrados. Existem os engates Alemães, da marca Westfalia, que são muito bons. Mas pode-se também buscar modelos Espanhois e até Portugueses, a preços interessantes.

Para mais informações consulte os links abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Boa sorte.
Bremen
Bremen
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por Piloto.SP Sex 26 Out 2012, 22:10

Outro dia fui ver a ML350/2006 do Confrade Plinio. A estrela dele veio com o engate original.

Abraços!
Piloto.SP
Piloto.SP
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 396
Data de inscrição : 25/09/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por motodr Sex 26 Out 2012, 23:20

Olha aí meu caríssimo confrade Danilo! Vc me fez ir até a garagem para fazer estas fotos! Esta turma de aficcionados não tem limite!!

Este é o sistema original! Quem sabe... para quem estiver procurando este sistema acho que vale a pena entrar em contato com o pessoal lá de SC que me vendeu as hastes do defletor de ar do teto solar. Eles metem a mão... mas mesmo assim ainda vale mais a pena do que na ccss. Abs

(COMPRO): Engate para reboque L1030197



(COMPRO): Engate para reboque L1030198



(COMPRO): Engate para reboque L1030199



(COMPRO): Engate para reboque L1030200



(COMPRO): Engate para reboque L1030201



(COMPRO): Engate para reboque L1030202



(COMPRO): Engate para reboque L1030203



(COMPRO): Engate para reboque L1030204



(COMPRO): Engate para reboque L1030205

motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por V8tao Sáb 27 Out 2012, 12:48

Ok, ou verificar...

Thanks...
V8tao
V8tao
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 707
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por motodr Sáb 27 Out 2012, 13:48

O contato de SC é:

Clovis
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Nextel ID 42428*4
Tel: (41) 3376-7845
União Peças - Importados e Nacionais
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por GR Sáb 27 Out 2012, 14:20

A minha ML tb tinha o original neste mesmo lugar!!!!
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2284
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por danilo.teixeira Sáb 27 Out 2012, 15:18

Amor por Mercedes sem limites....hehehe. Twisted Evil . Sistema bem interessante, é uma pena que nem todos os mercedes saiam de fabrica com este item. Parabens pelas fotos, e obrigado pela disposicao..rsrs
danilo.teixeira
danilo.teixeira
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 228
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por Karl Fass Sáb 27 Out 2012, 16:04

A minha também tem. Mas como estava no porta-malas, não sabia desse esconderijo. Vou guardar lá. Valeu

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(COMPRO): Engate para reboque G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por motodr Sáb 27 Out 2012, 17:32

Tem o suporte próprio para guardar o gancho, é só se guiar pela posição da borboleta que vc verá que ele prende certinho! Coisas da MB.
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por Bremen Sáb 27 Out 2012, 17:41

Notem que o C Klasse W203 Touring também pode ter vindo com este tipo de engate, cujo gancho fica junto com o estepe.

A Touring que foi era do APM, foi vendida ao Leo140 e que algum tempo atrás estava com o João Bosco também tinha esse acessório original de fábrica. Com o acessório (engate) original o resultado é muito mais adequando do que com algumas adaptações nacionais.
Bremen
Bremen
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por motodr Sáb 27 Out 2012, 18:09

Este é um dos grandes problemas quando vc vai escolher um carro para comprar, seja zeo ou usado, dependendo do usado talvez de mais trabalho e se for MB... Tem-se que pensar bastante no que se vai querer após a compra e principalmente tem-se que conhecer a própria cabeça! Se vc é um daqueles que depois de comprado o carro confirma-se que era tudo que vc esperava e aí começa a busca por tudo que é pertence original do modelo... ai, ai, ai!! Prepare o bolso que lá vem derrame de $$, quando eu, particularmente, vou em busca de um carro que quero, dou a seguinte prioridade: 1 - mecanica em geral incluindo eletrica, e peças de acabamento, e ainda sistemas de lavagem de farol e este tipo de coisas, tudo tem que estar 100%! 2 - acessórios, tipo bagageiro, coberturas de porta malas, redes de porta mala, reboque, teto solar, e tudo que puder ser agregado, porque depois a coisa sai cara! E diga-se de passagem, por exemplo, teto colocado fora da fabrica eu não confio, a longarina extra não vai existir e vai ficar assombrando o resto da vida, tentei colocar um Webasto na Hilux cabine dupla, ficaria um espetáculo... mas desisti porque ví o sistema na loja e não tive coragem de cortar o teto na mão grande! 3 - Interior, tipo estofamento é fácil de refazer, custa um pouco mas também pode-se ter paciencia e ir fazendo aos poucos, mas não é o caso de reboques e tetos! ou compra-se ou não! E por último a pintura! Não funilaria, que encaro como estando dentro da mecanica. Falo de pintura, arranhões e opacidade, isto pode-se ir fazendo aos poucos e tendo um bom pintor o resultado é muito satisfatório! Um exemplo de febre de compra de pertences foi quando comprei a Grand Cherokee e descobri que tinha uma barraca de camping feita só pra ela, a barraca se adapta a porta do porta malas aberta e vc faz uso do interior do carro através da barraca! Não é genial? Já procurei para ver se fazem para a ML e não descobrí, pelo menos original MB não achei! Marca paralela nem procurei, o negócio é ter o sistema da marca! É papo de doido né?
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por Antônio Elias Sáb 27 Out 2012, 19:59

Caro Motodr, acessórios para Mercedes quaisquer sejam eles na minha opinião só originais de fábrica, cada um instala o quer no seu carro, mas eu evitaria principalmente o tal engate "artesanal" que vez ou outra aparece adaptado em MB, simplesmente "mata" o carro e depõem contra o nível premium; concordo no sentido que nada melhor que equipar qualquer MB com ítens exclusivamente originais do fabricante, mesmo que paralelos no mesmo e idêntico design, são sempre ótima compra e dão um up no carro, contudo percebo que há muitos ítens originais difíceis de encontrar por aqui - mesmo na rede de CCS MB - já ouvi falar por exemplo que existiria cadeira para bebês, eu nunca vi!

Quanto ao engate original nas ML, achei muito oportuna a publicação de fotos do acessório, mostrar o local onde fica acondicionado e também fotos mostrando o que é realmente esse engate, pois muitas das vezes me deparo com pessoas com dúvidas perguntado sobre como identificar e encontrar o engate dentro do porta-malas.

Por outro lado, muita gente infelizmente nem tem carretinha e vê o danado do engate como uma "arma" ou uma defesa contra "encostadinhas" ou batidas, acho isso um equívoco na minha opinião; penso o seguinte: se não se vai tracionar, sinceramente não vejo motivo para colocar o engate por colocar, a peça por si só sem carreta, não tem uma aparência estética agradável com aquela ponta estranha isolada na traseira e ainda mais aparecendo os fundos da fiação, encaixes e etc, na minha opinião o engate se trata apenas de um ítem prático somente durante a finalidade de uso a que se destina!

Só uma opinião!
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por motodr Sáb 27 Out 2012, 20:36

Concordo plenamente!! Agora, esta coisa de acessórios é igual a história de quem já viu cabeça de bacalhau e enterro de anão! Mas por incrivel que pareça... eu já ví uma cadeira de bb original MB na caltabiano do pacaembú!! Sempre achei curiosa a questão de transportar um bb ou um menor em um carro de dois lugares... Como se faz? Pode colocar a cadeirinha tanto para o bb quanto para o menor mas mesmo assim eles estarão no banco da frente! Por isto reparei na cadeira e pensei na luzinha do airbag que acende na SLK para confirmar que não tem cadeirinha, mas na época nem perguntei de quem era e se era encomenda! O fato é que minha filha já é grande e agora posso só pensar nisso em caso de netos!!
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por zelk Seg 04 Fev 2013, 01:36

preciso de um engate para C-180.

alguem pode me ajudar?

Grato
zelk
zelk
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por PHBEHAR Sex 08 Fev 2013, 17:30

Seguindo o pedido do Zelk, eu tambem quero colocar um engate na C-200 para colocar o suporte de bike.
A conessionaria me pediu 990 por um flexivel. Perguntei como seria esse engate flexivel e eles me disseram que a bola prateada sai. Mas o resto da estrutura fica.
Será que eles furam o carro ou usam furos existentes (nao sei se a C200 os tem).
Agradeço alguma ajuda/orientção/opinião.
PHBEHAR
PHBEHAR
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 08 Fev 2013, 18:19

Tempos atrás eu comprei para a G350, modelo original. É fabricado pela Thule e tem todas as certificações alemãs (TÜV). Sai bem mais em conta que na concessionária.

A previsão para engate é opcional, o código dele no Datacard é 550 para carros de passeio, não importando se é fixo ou removível. Para carros mais antigos, o código pode ser 299, 552, 553 (ligado ao sistema de alarme), 554 . O código da tomada podia ser E40 (sete pinos), E41 (12 pinos) ou E43 (13 pinos). Existem vários outros códigos, pois havia os engates militares, os reforçados, os fabricados por determinado fornecedor, etc.

Nas G e ML a previsão de engate (e o próprio) é de série.

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por Christiano Sex 08 Fev 2013, 18:53

Confrades o engate original igual ao demostrado abaixo, somente via encomenda no exterior e não custa barato, não. Só para ter idéia, quando este acessório é solicitado na fabricação do carro na Europa, custa 1.300 euros. Lembrar que adquiri-lo após a compra do carro deve custar mais ainda e se pretender encomendar para entregar aqui no Brasil tem: taxa do importador, custo de transporte, impostos...



Tem um esquema no manual do carro:
(COMPRO): Engate para reboque File_zps22a55572

1- Pontos de fixação.
2- Comprimento total.
3- Linha central do eixo traseiro.
Christiano
Christiano
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1591
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 08 Fev 2013, 19:28

Quando compramos para a G350 ficou preço final aqui R$ 1.400,00 + R$ 190,00 do kit de instalação (cabo, tomada e a "caixinha" que faz a conexão da seta e lanternas e evita avisos de lampada queimada no painel). Ele até é removível, mas não com engate rápido. É preciso utilizar ferramentas.

Se fosse o original, chegaria por uns R$ 4 mil. Como eu utilizo o engate e o carro veio com um genérico nacional, optei por colocar o correto. No chassi já existe a previsão de instalação, entre as longarinas.

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por FERNANDO SALOMONE Sex 08 Fev 2013, 23:31

DELIBERAÇÃO Nº 55 DE 01 DE FEVEREIRO DE 2007

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, ad referendum do CONTRAN, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, c/c o art. 6º, inciso IX, do Regimento Interno do CONTRAN, e a vista do disposto no art. 2º do Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito – SNT.

RESOLVE:

Art. 1º A letra b do artigo 6º, da Resolução nº 197/2006 – CONTRAN, com a retificação publicada no Diário Oficial da União de 22 de novembro de 2006, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 6º (----)

a) (----)

b) quando instalado como acessório o engate deverá apresentar as seguintes características:

I – esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailler;
II – tomada e instalação apropriada para conexão ao veículo rebocado;
III – dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque;
IV – ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da
esfera;
V – ausência de dispositivo de iluminação.

Art. 2º Esta deliberação entra em vigor na data de sua publicação.

ALFREDO PERES DA SILVA
PRESIDENTE DO CONTRAN

RESOLUÇÃO N.º 197 DE 25 DE JULHO DE 2006. (com a retificação publicada no dia 22/11/2006)

Regulamenta o dispositivo de acoplamento mecânico para reboque (engate) utilizado em veículos com PBT de até 3.500kg e dá outras providências.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o artigo 12 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o Decreto n.º 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito; e, Considerando que o artigo 97 do Código de Trânsito Brasileiro atribui ao CONTRAN a responsabilidade pela aprovação das exigências que permitam o registro, licenciamento e circulação de veículos nas vias públicas;

Considerando o disposto no artigo 16 e no Parágrafo 58 do anexo 5 da Convenção de Viena Sobre Trânsito Viário, promulgada pelo Decreto 86.714, de 10 de dezembro de 1981;

Considerando a necessidade de corrigir desvio de finalidade na utilização do dispositivo de acoplamento mecânico para reboque, a seguir denominado engate, em veículos com até 3.500 kg de Peso Bruto Total - PBT;

Considerando que para tracionar reboques os veículos tratores deverão possuir capacidade máxima de tração declarada pelo fabricante ou importador, conforme disposição do Código de Trânsito Brasileiro;

Considerando a necessidade de disciplinar o emprego e a fabricação dos engates aplicados em veículos com até 3.500kg de PBT;

RESOLVE:

Art 1º Esta resolução aplica-se aos veículos de até 3.500 kg de PBT, que possuam capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador, e que não possuam engate de reboque como equipamento original de fábrica.

Art. 2º. Os engates utilizados em veículos automotores com até 3.500 kg de peso bruto total deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.

Parágrafo Único. A aprovação do produto fica condicionada ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do INMETRO, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em um protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos na Norma NBR ISO 3853, NBR ISO 1103, NBR ISO 9187.

Art. 3º. Os fabricantes e os importadores dos veículos de que trata esta Resolução deverão informar ao órgão máximo executivo de trânsito da União os modelos de veículos que possuem capacidade para tracionar reboques, além de fazer constar no manual do proprietário as seguintes informações:

I – especificação dos pontos de fixação do engate traseiro;
II – indicação da capacidade máxima de tração - CMT.

Art. 4º. Para rastreabilidade do engate deverá ser fixada em sua estrutura, em local visível, uma plaqueta inviolável com as seguintes informações;

I – Nome empresarial do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo INMETRO;
II – modelo do veículo ao qual se destina;
III – capacidade máxima de tração do veículo ao qual se destina;
IV – referência a esta Resolução.

Art 5º O instalador deverá cumprir o procedimento de instalação aprovado no INMETRO pelo fabricante do engate, bem como indicar na nota de venda do produto os dados de identificação do veículo.

Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:

a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;
b) quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar as seguintes características: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer; tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera; dispositivos de iluminação, devidamente regulamentados.

Art 7º Os veículos que portarem engate em desacordo com as disposições desta Resolução, incorrem na infração prevista no artigo 230, inciso XII do Código de Trânsito Brasileiro.

Art.8º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeito nos seguintes prazos:

I) em até 180 dias:
a) para estabelecimento das regras para registro dos fabricantes de engate e das normas complementares;
b) para retirada ou regularização dos dispositivo instalados nos veículos em desconformidade com o disposto no artigo 6º, alínea “b”;
II) em até 365 dias, para atendimento pelos fabricantes e importadores do disposto nos incisos I e II do artigo 3º;
III) em até 730 dias para atendimento pelos fabricantes de engates e pelos instaladores, das disposições contidas nos artigos 1º e 4º.
FERNANDO SALOMONE
FERNANDO SALOMONE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 204
Data de inscrição : 04/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(COMPRO): Engate para reboque Empty Re: (COMPRO): Engate para reboque

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos