Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

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Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por leopoldorbm em Seg 22 Out 2012, 23:42

Embora de fundamental importância a questão da troca do fluido de transmissão automática não foi tratado em nenhum post a respeito na sessão das w203. Vou trocar os referidos fluidos e pesquisei bastante e descobri 2 fornecedores que prometem atender a norma 236.10 recomendada para Transmissões 722.6:

São os seguintes:

Marca "febi" no. 22806 (red)
e.g. reference number 001 989 21 03
febi 22806 is a universal ATF for all
automatic transmissions with or
without controlled torque converter
clutches.
(esse fluido é bem utilizado no exterior pelos proprietários Mercedes com Trans. 722.6 - pude verificar nos vários fóruns Mercedes Gringos.)
Possui preço bem competitivo de R$49,99 L (em São Paulo) conforme podem notar no link abaixo:
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Catalogo
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Outro que apesar de não possuir marca conhecida (ZLUB ATF VI) tem sido largamente utilizado pelo menos em minha região como a solução para todos os problemas em relação a ATF pois atende inúmeras normas inclusive atende os modernos e atuais câmbios de 7 marchas da Mercedes e o mesmo é 100% sintético.
Segue Link:
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ATF VI
Este custa R$ 70,00 no distribuidor de Brasilia



A FEBI não detalha se seu lubrificante é 100% sintético mas possui vantagens por já ser um produto testado no exterior e tem preço bem atrativo, A ZLUB apesar de vender a ideia de ser um lubrificante superior não é conhecida, testada e reconhecida no mercado.. Qual escolher???

Outra questão que vale debater é em relação a substituição do imã que é recomendada sua substituição por vários especialista (no exterior), é necessária mesmo a substituição? Qual seria a justificativa?

Por ultimo qual a correta litragem do cambio caso esgote o óleo do conversor de torque e sistema completo? O conversor de torque possui o bujão de esgotamento?

Obrigado!


Última edição por Epicco em Ter 23 Out 2012, 19:14, editado 1 vez(es) (Razão : por favor não escreva todo o título do post em maiúsculas.)

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Alexandre - PR em Seg 22 Out 2012, 23:54

Leopoldorbm, boa noite,

O Febi, salvo engano, é o ATF que equipa as MB na fábrica, portanto, original de fábrica.

A troca do ímã? Nunca ouví sobre a troca. Afinal, ele não tem vida útil, ou seja, não perde o poder/magnetismo com o tempo.... não vejo fundamento para trocar e tampouco soube de alguém que tenha trocado frequentemente aqui.

Sobre o conversor de torque, para esgotar, deve-se fazer a diálise. Não sei lhe explicar todo o procedimento aqui, mas não é complicado.

De todo modo, se não quiser fazer a troca do conversor, uma alternativa é aumentar a frequência de trocas.

No exterior, notei pelos Fóruns de MB´s, que muito poucos trocam o óleo do conversor, exceto se for realizada manutenção corretiva. Talvez porque o preço desse óleo lá, deve ser bem baixo e a frequência de troca deve ser enorme, fazendo com que fique sempre uma quantidade insignificante de óleo antigo.

Abs,

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por iveiga em Ter 23 Out 2012, 00:47

Para o cambio 722.6, voce pode usar especificacao 236.10 o Febi mencionado acima ou 236.12 (supera 236.10) Fuchs Titan 3353.
Acredito que na W203 não existe parafuso de dreno do conversor de torque, então para trocar o oleo por completo, somente na maquina ou com o procedimento neste topico; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Deve ser trocado o filtro do oleo do cambio e a junta do carter tambem.
Eu não trocaria o imã, mas cada um tem sua opinião.
Nos EEUU, é possivel encontrar maqs. de dialise em cada esquina.

O periodo de troca é um pouco polemico, visto que a MB não recomendava a troca e as CCs não trocam no plano de manutencao preventiva.
Eu não trocaria com mais de 60.000kms e abreviaria caso o uso fosse severo (transito anda/para, poeira, ...).

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por leopoldorbm em Ter 23 Out 2012, 00:54


Manual em PDF de como fazer a troca bem interessante o detalhe do torque utilizado nos parafusos (exija uso do torquímetro pelo mecânico) PAGINA 3 FALA SOBRE A TROCA DO IMÃ.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Outra recomendação de troca do IMÃ nesse manual de troca:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Com certeza tem algum motivo para troca-lo..

Abs..

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Alexandre - PR em Ter 23 Out 2012, 01:02

Leopoldorbm,

O motivo da troca do ímã pode ser "preciosismo" (?).

Tenho outro carro automático que também tem ímã. Há mais de 12 anos a família usa ele diariamente e o câmbio só foi aberto uma vez, no 2º ano para revisão. Depois, só troca do ATF. Detalhe: o ímã jamais foi trocado. Na última troca do ATF há 3 meses atrás, fui ver com o mecânico e o ímã está funcionando direitinho, estava com um pouco de limalha de aço grudado nele, enquanto não se via quase nada de limalha em suspensão no óleo. Faço a troca a cada 20.000km ou 2 anos, o que chegar antes.

Na MB, tenho visto que muitos trocam com 50.000km. Em algumas oficinas de câmbio automático eu já vi comentários de trocas a cada 100.000km sob argumento de que esse ATF é "long life".

Eu pretendo seguir a troca a cada 40.000km, na MB.

Abs,

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Alexandre - PR em Ter 23 Out 2012, 01:22

Leopoldorbm,

Agora que eu vi o primeiro arquivo que você mandou, do PDF, sobre troca do ATF.

Reparou que nessa troca, ele não esgotou o conversor de torque? Pois é, como falei, no exterior é raro ver alguém falando em trocar o óleo do conversor.... embora seja recomendado, não vejo isso ocorrer com frequência.

Abs,

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por HELDER MERCEDES em Ter 23 Out 2012, 15:26

Leopoldorbm,

Ja tinha postado neste forum sobre a troca de oleo com o produto ATF VI da Z-LUB em meu classe A com cambio 722.7.

como dito no forum(troca de oleo cambio 722.7) a troca foi feita com maquina da win[s na oficina Pappa[s no sia aqui em BSB.

Ja tinha usado o fluido Z-LUB ATF VI em minha bmw(cambio 5hp18) e mercedes E-320(cambio 722.6) e os produtos me atenderam perfeitamente.

Cheguei ao produto apos ser recomendado por um profissional que trabalha na Brasilia Motors e que aplica tambem em alguns veiculos Chrysller e Dodge(RAM) por isso confiei na aplicacao do produto e na oficina onde fiz a troca o produto e bem vendido.

Deixei a dica pois o produto tem qualidade e me atendeu perfeitamente nos carros em que usei e no preco tambem.

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Convidad em Ter 23 Out 2012, 16:34

Nesse cambio sempre coloquei pentosin atf1 e sempre notei uma boa melhora , abraço e boa sorte na revisao...

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por iveiga em Ter 23 Out 2012, 19:04

O mais importante é usar oleo com a especificação MB. Verifique na embalagem.

Neste forum, publicaram um documento da Mercedes (13/08/2008) sobre o fluido aprovado para os cambios 722.6 e 722.9 com a especificação 236.14; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Os fluidos recomendados são;
236.10, 236.12 e (segundo este documento) 236.14.


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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por João em Ter 23 Out 2012, 19:19

Iveiga

236,10 236,12 ou 236,14 são apenas especificações da Mercedes Benz que servem para dezenas de marcas/tipos de fluidos.

No caso sempre deve-se pesquisar o site da MB.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] UMA DICA MUDE PARA INGLES NA PARTE SUPERIOR DIREITA.

Para ver qual a pagina correta para o cambio deve-se acessar essa pagina.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Usando o exemplo do cambio 722.6 a unica pagina homologada pela MB é a 236.14

Para saber quais os oleos da 236.14 deve-se procurar essa categoria no site acima [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Os fluidos homologados são estes:

RODUCTNAME PRINCIPAL
MB 236.14 ATF NAG2VSport A 001 989 68 03 Daimler AG, Stuttgart/Deutschland
Mercedes-Benz Automatik-Getriebeöl MB 236.14 Daimler AG, Stuttgart/Deutschland
Aral Getriebeöl ATF M14 Aral Aktiengesellschaft, Hamburg/Deutschland
Fuchs TITAN ATF 4134 Fuchs Petrolub AG, Mannheim/Deutschland
LUKOIL ATF SYNTH M 14 OOO LLK-International, MOSCOW/RUSSIA
Mobil ATF 134 Exxon Mobil Corporation, FAIRFAX, Virginia/USA
OMV ATF M plus OMV Refining & Marketing GmbH, VIENNA/Österreich
Q8 AUTO 25 Kuwait National Petroleum Company, Kuwait/KUWAIT
Shell ATF134 Shell International Petroleum Company, LONDON/UNITED KINGDOM
Shell SPIRAX S6 ATF 134M Shell International Petroleum Company, LONDON/UNITED KINGDOM
TUTELA TRANSMISSION STARFLUID 7S PETRONAS LUBRICANTS INTERNATIONAL, KUALA LAMPUR/MALAYSIA
Valvoline SYNPOWER ATF 134 The Valvoline Company, LEXINGTON, KY/USA


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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por João em Ter 23 Out 2012, 19:21

CUIDADO, O CAMBIO 722.9 DEPENDE DO MOTOR E ANO DE FABRICAÇÃO

NUNCA COLOQUEM UM FLUIDO SEM CONFERIR PREVIAMENTE NESSE SITE DA PROPRIA MERCEDES BENZ!

ELE É SEMPRE ATUALIZADO, TABELAS IMPRESSAS DO PASSADO PODEM CONTER ERROS.

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por C-220 em Ter 23 Out 2012, 19:50

No caso do Classe A, a norma 236.10 ( única do modelo ) não consta nenhum óleo da Fuchs, apenas o Shell e o da própria Mercedes.

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por iveiga em Ter 23 Out 2012, 23:01

C-220,
No Cambio 722.7 do Classe A pode usar a especificação 236.12 (eu uso o Fuchs Titan 3353). Eu troquei do meu carro a uns 3 anos e 30.000kms. Eu consultei a Fuchs por e-mail na epoca.
O Walter Paiva também usa este oleo no Classe A.

João,
Tomando como exemplo uma Classe C 1998, na epoca só existia a esp. 236.10 que depois evoluiu para 236.12 e depois para 236.14.
Neste caso é possivel usar qualquer uma delas.
Eu acredito que o problema aqui é a impossibilidade de esgotar todo fluido que esta no carter, conversor de torque e tubulações, vai misturar oleo velho com novo e talvez especificacoes diferentes.
Minha modesta opinião, usar o melhor oleo (compativel com o carro) e fazer a troca completa por dialise.

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por João em Ter 23 Out 2012, 23:45

Iveiga
Errado. O site é atualizado e os produtos vão trocando a classificação. Existe a atualização exatamente por isso.

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Maluhy em Ter 23 Out 2012, 23:50

Se vcs soltarem a mangueira de retorno do fluido no radiador ou na cx gasta-se mais 2 litros de fluido e troca-se tudo,basta ligar o motor e recolher o fluido num balde.....Shocked

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por C-220 em Qua 24 Out 2012, 09:36

Mestre,

Então o caminho seria esgotar primeiramente pelo parafuso do cambio, depois abrir o carter e efetuar a troca do filtro, montar filtro e carter, logo em seguida retirar a mangueira de retorno do radiador e ligar o motor para esgotar o restante? ou tenho que abastecer primeiramente o óleo retirado do carter?

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Schaw em Qua 24 Out 2012, 11:03

Este assunto é interessante. Fui informado por uma mecanica conseituada que só se troca o ólho da caixa de cambio se houver conserto caso contrario não se troca. Na revenda Mercedes já me informaram que se troca a cada 60.000 km e na revenda no Uruguai informaram que se troca a cada 100.000 km. Pergunto:

Se troca o ólho ou não? Caso afirmativo, a quantos mil km?

Saudações,



Schaw

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por daniel c180k em Qua 24 Out 2012, 11:15

Eu troquei com 48000km já que o carro já estava com 7 anos de uso e que,pese a antecipação no quesito kilometragem, ponderei que qualquer oleo e ou fluido perde suas propiedades com o tempo independente do seu uso.

Acho que a cada 60.000km seja uma boa hora para a troca ,não existe fluido Long Life. Nesta ocasião trocar obrigatoriamente a junta e o filtro .

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Alexandre - PR em Qua 24 Out 2012, 11:19

O engraçado é que nos EUA, terra do DIY, não há vídeos no Youtube em que fazem a troca do óleo do conversor... só do cárter. No

Abs,

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por iveiga em Qua 24 Out 2012, 13:24

Ok João.

Este é o procedimento citado pelo Maluhy;


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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Mau71 em Qua 24 Out 2012, 15:43

É o bom e velho procedimento de flushing doméstico que opaleiros conhecem bem....
Importante depois de esvaziar o conversor e repor o óleo como dito é conferir várias vezes a medida, pois às vezes colocamos no nivel e ele abaixa bastante (o conversor usa MUITO óleo).

abs


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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Paulo Kropsch em Qua 24 Out 2012, 17:40

Eu troco o óleo, filtro e a junta a cada 60.000 Km, seja qual for o modelo e ano da MB. Pelo tempo que passa entre duas trocas, acho que compensa ir na CSS , pagar o que eles cobram e fazer um check up geral no carro, dentro do valor cobrado pela troca de óleo. O filtro e a junta eu compro antes e levo ,
pagando só o óleo e mão de obra.

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Mau71 em Qua 24 Out 2012, 17:46

Desculpem mais uma vez a ignorancia do novato, mas o post do Paulo me gerou uma duvida: as CSS da MB genéricamente aceitam sem problema que você forneça os insumos ou é um caso específico negociado pelo Paulo? Sei que vendas casadas são ilegais...mas entre o que a lei manda e o que se pratica existe uma enorme diferença.

abs

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Paulo Kropsch em Qua 24 Out 2012, 18:02

Ola Mau:

Eu nunca negociei, mas comecei de leve. Deixe o carro para fazer algum serviço e posteriormente " lembre " de mais alguma coisa para fazer. A peça pode até ja estar dentro da mala do carro. Aceite pagar a mão de obra que te cobrarem para instalar. Nas primeiras vezes é meio chato, mas depois acabam acostumando com você. As peças baratas eu sempre compro na CSS , mesmo quando eu mesmo instalo em casa. Isso ajuda criar intimidade. Trago pelo correio apenas as mais caras. Algumas vezes aparece necessidade de comprar uma peça cara para terminar um serviço que foi iniciado com peças minhas. Nesta situação eu aceito o preço da peça da CSS para não parar o serviço no meio. Como você mora em São Paulo, sugiro tentar primeiro na Zanini.

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por iveiga em Qua 24 Out 2012, 18:06

Mau71,

Posso falar somente por uma CCS que eu conheço.
Eles não aceitam que você forneça absolutamente nada, peças ou fluidos.

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