Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

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Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por leopoldorbm em Seg 22 Out 2012, 23:42

Embora de fundamental importância a questão da troca do fluido de transmissão automática não foi tratado em nenhum post a respeito na sessão das w203. Vou trocar os referidos fluidos e pesquisei bastante e descobri 2 fornecedores que prometem atender a norma 236.10 recomendada para Transmissões 722.6:

São os seguintes:

Marca "febi" no. 22806 (red)
e.g. reference number 001 989 21 03
febi 22806 is a universal ATF for all
automatic transmissions with or
without controlled torque converter
clutches.
(esse fluido é bem utilizado no exterior pelos proprietários Mercedes com Trans. 722.6 - pude verificar nos vários fóruns Mercedes Gringos.)
Possui preço bem competitivo de R$49,99 L (em São Paulo) conforme podem notar no link abaixo:
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Catalogo
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Outro que apesar de não possuir marca conhecida (ZLUB ATF VI) tem sido largamente utilizado pelo menos em minha região como a solução para todos os problemas em relação a ATF pois atende inúmeras normas inclusive atende os modernos e atuais câmbios de 7 marchas da Mercedes e o mesmo é 100% sintético.
Segue Link:
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ATF VI
Este custa R$ 70,00 no distribuidor de Brasilia



A FEBI não detalha se seu lubrificante é 100% sintético mas possui vantagens por já ser um produto testado no exterior e tem preço bem atrativo, A ZLUB apesar de vender a ideia de ser um lubrificante superior não é conhecida, testada e reconhecida no mercado.. Qual escolher???

Outra questão que vale debater é em relação a substituição do imã que é recomendada sua substituição por vários especialista (no exterior), é necessária mesmo a substituição? Qual seria a justificativa?

Por ultimo qual a correta litragem do cambio caso esgote o óleo do conversor de torque e sistema completo? O conversor de torque possui o bujão de esgotamento?

Obrigado!


Última edição por Epicco em Ter 23 Out 2012, 19:14, editado 1 vez(es) (Razão : por favor não escreva todo o título do post em maiúsculas.)

leopoldorbm
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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Alexandre - PR em Seg 22 Out 2012, 23:54

Leopoldorbm, boa noite,

O Febi, salvo engano, é o ATF que equipa as MB na fábrica, portanto, original de fábrica.

A troca do ímã? Nunca ouví sobre a troca. Afinal, ele não tem vida útil, ou seja, não perde o poder/magnetismo com o tempo.... não vejo fundamento para trocar e tampouco soube de alguém que tenha trocado frequentemente aqui.

Sobre o conversor de torque, para esgotar, deve-se fazer a diálise. Não sei lhe explicar todo o procedimento aqui, mas não é complicado.

De todo modo, se não quiser fazer a troca do conversor, uma alternativa é aumentar a frequência de trocas.

No exterior, notei pelos Fóruns de MB´s, que muito poucos trocam o óleo do conversor, exceto se for realizada manutenção corretiva. Talvez porque o preço desse óleo lá, deve ser bem baixo e a frequência de troca deve ser enorme, fazendo com que fique sempre uma quantidade insignificante de óleo antigo.

Abs,

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por iveiga em Ter 23 Out 2012, 00:47

Para o cambio 722.6, voce pode usar especificacao 236.10 o Febi mencionado acima ou 236.12 (supera 236.10) Fuchs Titan 3353.
Acredito que na W203 não existe parafuso de dreno do conversor de torque, então para trocar o oleo por completo, somente na maquina ou com o procedimento neste topico; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Deve ser trocado o filtro do oleo do cambio e a junta do carter tambem.
Eu não trocaria o imã, mas cada um tem sua opinião.
Nos EEUU, é possivel encontrar maqs. de dialise em cada esquina.

O periodo de troca é um pouco polemico, visto que a MB não recomendava a troca e as CCs não trocam no plano de manutencao preventiva.
Eu não trocaria com mais de 60.000kms e abreviaria caso o uso fosse severo (transito anda/para, poeira, ...).

iveiga
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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por leopoldorbm em Ter 23 Out 2012, 00:54


Manual em PDF de como fazer a troca bem interessante o detalhe do torque utilizado nos parafusos (exija uso do torquímetro pelo mecânico) PAGINA 3 FALA SOBRE A TROCA DO IMÃ.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Outra recomendação de troca do IMÃ nesse manual de troca:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Com certeza tem algum motivo para troca-lo..

Abs..

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Alexandre - PR em Ter 23 Out 2012, 01:02

Leopoldorbm,

O motivo da troca do ímã pode ser "preciosismo" (?).

Tenho outro carro automático que também tem ímã. Há mais de 12 anos a família usa ele diariamente e o câmbio só foi aberto uma vez, no 2º ano para revisão. Depois, só troca do ATF. Detalhe: o ímã jamais foi trocado. Na última troca do ATF há 3 meses atrás, fui ver com o mecânico e o ímã está funcionando direitinho, estava com um pouco de limalha de aço grudado nele, enquanto não se via quase nada de limalha em suspensão no óleo. Faço a troca a cada 20.000km ou 2 anos, o que chegar antes.

Na MB, tenho visto que muitos trocam com 50.000km. Em algumas oficinas de câmbio automático eu já vi comentários de trocas a cada 100.000km sob argumento de que esse ATF é "long life".

Eu pretendo seguir a troca a cada 40.000km, na MB.

Abs,

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Alexandre - PR em Ter 23 Out 2012, 01:22

Leopoldorbm,

Agora que eu vi o primeiro arquivo que você mandou, do PDF, sobre troca do ATF.

Reparou que nessa troca, ele não esgotou o conversor de torque? Pois é, como falei, no exterior é raro ver alguém falando em trocar o óleo do conversor.... embora seja recomendado, não vejo isso ocorrer com frequência.

Abs,

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por HELDER MERCEDES em Ter 23 Out 2012, 15:26

Leopoldorbm,

Ja tinha postado neste forum sobre a troca de oleo com o produto ATF VI da Z-LUB em meu classe A com cambio 722.7.

como dito no forum(troca de oleo cambio 722.7) a troca foi feita com maquina da win[s na oficina Pappa[s no sia aqui em BSB.

Ja tinha usado o fluido Z-LUB ATF VI em minha bmw(cambio 5hp18) e mercedes E-320(cambio 722.6) e os produtos me atenderam perfeitamente.

Cheguei ao produto apos ser recomendado por um profissional que trabalha na Brasilia Motors e que aplica tambem em alguns veiculos Chrysller e Dodge(RAM) por isso confiei na aplicacao do produto e na oficina onde fiz a troca o produto e bem vendido.

Deixei a dica pois o produto tem qualidade e me atendeu perfeitamente nos carros em que usei e no preco tambem.

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por Convidad em Ter 23 Out 2012, 16:34

Nesse cambio sempre coloquei pentosin atf1 e sempre notei uma boa melhora , abraço e boa sorte na revisao...

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por iveiga em Ter 23 Out 2012, 19:04

O mais importante é usar oleo com a especificação MB. Verifique na embalagem.

Neste forum, publicaram um documento da Mercedes (13/08/2008) sobre o fluido aprovado para os cambios 722.6 e 722.9 com a especificação 236.14; [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Os fluidos recomendados são;
236.10, 236.12 e (segundo este documento) 236.14.


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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por João em Ter 23 Out 2012, 19:19

Iveiga

236,10 236,12 ou 236,14 são apenas especificações da Mercedes Benz que servem para dezenas de marcas/tipos de fluidos.

No caso sempre deve-se pesquisar o site da MB.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] UMA DICA MUDE PARA INGLES NA PARTE SUPERIOR DIREITA.

Para ver qual a pagina correta para o cambio deve-se acessar essa pagina.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Usando o exemplo do cambio 722.6 a unica pagina homologada pela MB é a 236.14

Para saber quais os oleos da 236.14 deve-se procurar essa categoria no site acima [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Os fluidos homologados são estes:

RODUCTNAME PRINCIPAL
MB 236.14 ATF NAG2VSport A 001 989 68 03 Daimler AG, Stuttgart/Deutschland
Mercedes-Benz Automatik-Getriebeöl MB 236.14 Daimler AG, Stuttgart/Deutschland
Aral Getriebeöl ATF M14 Aral Aktiengesellschaft, Hamburg/Deutschland
Fuchs TITAN ATF 4134 Fuchs Petrolub AG, Mannheim/Deutschland
LUKOIL ATF SYNTH M 14 OOO LLK-International, MOSCOW/RUSSIA
Mobil ATF 134 Exxon Mobil Corporation, FAIRFAX, Virginia/USA
OMV ATF M plus OMV Refining & Marketing GmbH, VIENNA/Österreich
Q8 AUTO 25 Kuwait National Petroleum Company, Kuwait/KUWAIT
Shell ATF134 Shell International Petroleum Company, LONDON/UNITED KINGDOM
Shell SPIRAX S6 ATF 134M Shell International Petroleum Company, LONDON/UNITED KINGDOM
TUTELA TRANSMISSION STARFLUID 7S PETRONAS LUBRICANTS INTERNATIONAL, KUALA LAMPUR/MALAYSIA
Valvoline SYNPOWER ATF 134 The Valvoline Company, LEXINGTON, KY/USA


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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por João em Ter 23 Out 2012, 19:21

CUIDADO, O CAMBIO 722.9 DEPENDE DO MOTOR E ANO DE FABRICAÇÃO

NUNCA COLOQUEM UM FLUIDO SEM CONFERIR PREVIAMENTE NESSE SITE DA PROPRIA MERCEDES BENZ!

ELE É SEMPRE ATUALIZADO, TABELAS IMPRESSAS DO PASSADO PODEM CONTER ERROS.

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Re: Polemica na troca do fluido da caixa de transmissão automática - ATF

Mensagem por C-220 em Ter 23 Out 2012, 19:50

No caso do Classe A, a norma 236.10 ( única do modelo ) não consta nenhum óleo da Fuchs, apenas o Shell e o da própria Mercedes.

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