Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180

4 participantes

Ir para baixo

DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180 Empty DESEMPENHO MOTOR 1.6 CLA 180

Mensagem por fabteco Qua 24 Jul 2019, 09:59

Bom dia, amigos. Como relatei em meu “post” de apresentação, no dia 11-07-2019, "peguei" a primeira estrada com minha CLA. E como adiantei, fiquei impressionado com o desempenho, mesmo para um carro 0km com 1.200 rodados. Como falei também e me permito repetir aqui, tenho alguns carros mais antigos em minha garagem, tais como: MP Lafer original, ano 1979,  um Jeep 1974 que foi ambulância da Marinha,  Troller que foi da equipe que participei no Dacar da Argentina, uma moto Harley com motor brutal, um Kadett amarelo conversível impecável, um PT Cruiser 2002. Sendo assim, achei que entendesse um pouquinho de motor. Com essa minha CLA, percebi que não entendo nada. Fato é que eu gosto mesmo é de limpar, conservar e dirigir os carros. Como questionei naquele “post”, o que faz um carro 1.6, com 122 HP declarados pela Montadora, andar como eu andei na estrada? Algo não está "casando". Poderia ser a grande influência da dupla embreagem? Acerto quase perfeito da admissão do fluxo gerado pela expulsão dos gases através do sistema do turbo, o que aumenta eficiência em relação aos motores aspirados? Tudo isso alinhado a uma carro relativamente leve? Enfim, confesso que, diferentemente de muitos nobres aqui, não sou grande entendedor de motores, tampouco da nova tecnologia. Infelizmente, especificamente em razão das minhas atribulações do dia-a-dia, filhos, etc, não tenho como me dedicar a esse mundo fantástico. Mas fica a minha pergunta para que os amigos possam prestar seus valiosos esclarecimentos acerca do fato aqui narrado. Forte abraços a todos e me desculpem pela delonga textual.
fabteco
fabteco
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/07/2019
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180 Empty Re: DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180

Mensagem por Seissler Qua 24 Jul 2019, 12:13

boa tarde, que gasolina vc abastecer?

turbo motores com pouco volume e injeção direita nao curte deste gasolina brasileira. simplesmente deste...o problema o alto grau do etanol incl. na Podium.

em caso o carro nao estar adjustado pelo 91 RON - normal 95 RON e vc usar aditivada, (gasolina comum eu nao discutir, deste um anacronismo no mundial), o motor beber muito e reduzir potencial. logo...e ca 10-15% menos potencial.

podium compensa o potencial, mas tambem o carro estar um beberão vs versoes europeia, por que o etanol estar com menos densidade do energia.

o problema aqui deste motores com pouco volume mas alto potencial eles estragar na hora em caso o posto mexer com Ferrocen e deste coisas. em RJ eles mexer muito vezes fonte um Info-Alerta do NGK. Sondas do catalisador estragar tambem muito mais rápido vs normal.

único solução com deste soupas. Carro sem catalisador e grande motor com baixo compressão e ele beber todo, pronto.

att
avatar
Seissler
Desativado
Desativado

Masculino Mensagens : 1030
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74

Ir para o topo Ir para baixo

DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180 Empty Re: DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180

Mensagem por fabteco Qua 24 Jul 2019, 14:50

Olá, Seissler. Grandes esclarecimentos, muito embora eu não possuo tanto conhecimento técnico. Os tipos de combustível que somente utilizo são a Octapro da Ypiranga ou a Podium da BR. Com quase 1.500 km rodados desde zero, jamais utilizei outro.
fabteco
fabteco
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/07/2019
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180 Empty Re: DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180

Mensagem por Seissler Qua 24 Jul 2019, 15:22

entao hoje eles falar um novo carro nao mais precisar adaptar lento pelo 100% potencial, mais eu uma outro opinhao. o primeiro 5.ooo km max 2/3 do rotação e com os mais possível diferente usa no estrada, ideal estradas com serpentinas na montanha etc.

e logo depende que carro estar ajustado no Octanagem. 100% vc ganhar o motor estar com 95 RON. pouco mais o motor tem 98RON. 102 do Podium eu nao vir no mercado um carro tem o ignição preparado pelo 102. acima deste pelo usar o total potencial do 102 vc precisar um volume do ar ca 12.5 kg ar per 1 kg combustivel. normalmente um motor do gasolina tem 14.4kg Ar/gasolina. um motor do Etanol tem 8kg/etanol. e deste o dilema. que mais um compressao com 10-11 estar para 95 RON mas para total potencial do 102 vc precisar um motor com ca 13 Bares e etanol com 15!

visa versa o motor estar ajustado pelo gasolina brasileira, ele estar no 91 RON, baixo compressão, ca 8-9 bares. e vc abastecer Podium deste um Zero efeito em deste momento. o detectar o octanagem so funciona em direção baixo via o Sensores do detonação.

eu tem um motor com baixo compressao, deste o solucao antigamente. mas em caso eu abastecer Podium eu ganhar nada, nenhum potencial mais nenhum litro menos consume. exatamente identico dados. so Petrobras gostar deste ideia.

mas o novos estar hoje normalmente 95 ou 98 RON e vc abastecer 91 aditivado, ele baixar potencial e beber acima do efeitos do etanol e pronto. com Podium etc. o potencial estar em deste caso 100% mas sempre alto consume e o preço do Podium ficar absurdo alto.

boa sorte...
avatar
Seissler
Desativado
Desativado

Masculino Mensagens : 1030
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74

Ir para o topo Ir para baixo

DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180 Empty Re: DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180

Mensagem por paulo brito Sex 26 Jul 2019, 14:23

Tem algum equívoco.  Motor 1.6 turbo com 122 Hp ?

O 1.6 aspirado do HB20   desenvolve 128 HP com etanol
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180 Empty Re: DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180

Mensagem por fabteco Sex 02 Ago 2019, 15:31

Pois é...

https://motor1.uol.com.br/reviews/252755/teste-mercedes-benz-cla-180/


"O CLA 180 consegue impressionar também na mecânica. Seu motor é o 1.6 turbo de quatro cilindros, em versão "amarrada" para entregar 122 cv a 5.000 rpm e 20,4 kgfm a 1.250 rpm. Ligue o carro com a janela aberta e já pode notar que ele tem um ronco bacana. Se ligar o modo sport, ele vai fazer barulho (quase) como se fosse esportivo. E não é só para se exibir, pois revelou bom desempenho. Em nosso teste instrumentado, ele marcou 9,4 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, um bom valor, ainda que longe dos 8,7 s divulgados. Como seu torque aparece logo a 1.250 rpm, parece ter disposição a todos os momentos - bem mais do que sugerem os 122 cv, da mesma forma que acontecia com o antigo Audi A3 Sedan 1.4 TSFI importado."
fabteco
fabteco
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/07/2019
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180 Empty Re: DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180

Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 05 Ago 2019, 13:20

Juntei os tópicos para não perdermos nenhum comentário.

De fato, como citado acima o motor é "amarrado" em 122cv, talvez por estratégia de marketing, até porque em tese esse carro teria que estar abaixo da C180. Sendo mais leve e com a mesma motorização, provavelmente iria andar mais que a C e aí como justificar o maior preço dessa última?

A sensação de bom desempenho provavelmente decorre do bom acerto da transmissão e da injeção, esses câmbios modernos fazem milagres em motores pequenos.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180 Empty Re: DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180

Mensagem por fabteco Seg 05 Ago 2019, 16:12

"Juntei os tópicos para não perdermos nenhum comentário." - Perfeito, Ulysses!!

Então, fato é que, para mim, essa tecnologia avançada "bagunçou" um pouco a relação motor x potência.

O motor deixou de ser um atleta único, tal qual um jogador de golfe, para se juntar a um time de estrelas, tal qual um time de futebol, em que o conjunto entrosado consegue bons resultados.

Em épocas nostálgicas, dos grandes V8 e V12 carburados, Horse Power´s estavam diretamente relacionados, na maioria dos casos, à verdadeira potência dos carros.

Hoje, podemos ver carros 1.0 ou 1.4 (com menos HP) dando "pau" em carros  até 1.8 (com mais HP). Ex.: no meu caso, com a minha CLA, ainda não totalmente amaciada, 1.6 (122 hp) deixei, com certa facilidade, um Toyota Corola XEI, modelo novo, bem para trás. Consultando a ficha técnica do Toyota, vi que o mesmo tem motor 2.0, com 154 hp, mas é motor aspirado com transmissão CVT (câmbio este que particularmente gosto pelo conforto) e com velocidade máxima de 196 Km/h, aproximadamente, contra 210 Km/h da CLA 180.

Resumo da ópera, ao meu ver: comprar carro em razão da quantidade de cavalinhos, é agir de forma démodé!! 

Abs.
fabteco
fabteco
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/07/2019
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180 Empty Re: DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180

Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 06 Ago 2019, 10:25

Tirando os realmente esportivos, a tendência hoje é fazer motores cada vez menores usando recursos "artificiais" para manter o mesmo desempenho. E isso é o começo do fim, como vemos em vários países que já estão marcando a data para proibir motores a combustão.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180 Empty Re: DESEMPENHO MOTOR 1.6 TURBO - CLA 180

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos