Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

+9
Antônio Elias
edunokia
camilorafael
FERNANDO SALOMONE
Dvaldo Dutra
Luiz Pinheiro
Antonuto
Daniel-SP
marceloferreira
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por marceloferreira Qua 17 Out 2012, 21:11

Boa noite a todos,

De uns tempos para cá o meu cotó começou a apresentar oscilações na iluminação e na marcha lenta. Tudo indica que seja parte elétrica, pois quando eu aciono a seta a iluminação e a rotação do motor variam. O mesmo acontece quando eu esterço a direção ou ligo os faróis. Alguém sabe a causa?
marceloferreira
marceloferreira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por Daniel-SP Qua 17 Out 2012, 21:59

Verificar bateria e alternador bem como o regulador do mesmo
Daniel-SP
Daniel-SP
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 899
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 72

http://dubin.hd@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por marceloferreira Qua 17 Out 2012, 22:36

Olá Daniel,
Eu devia ter colocado um breve histórico... Aí vai:
Levei o carro à autorizada da bateria, que é uma Heliar racing 65ah e está na garantia.
Lá foram feitos todos os testes com o equipamento, etc.
Conclusão dos testes:
Bateria ok; alternador não estava gerando a tensão suficiente, abaixo de 13 volts com os faróis ligados.
O eletricista da autorizada me indicou uma autoelétrica aqui em Vitória e aí os problemas começaram.
Resumindo: R$ 300,00 gastos na autoelétrica, foi trocado o rotor do alternador (recondicionado) e rolamentos, ressoldagem na placa de diodos, além de ter sido feito um reforço no aterramento, do negativo da bateria para a carcaça e motor.
Testado novamente na autorizada da bateria, está carregando normal e até o arranque melhorou, mas a oscilação continua exatamente igual.
Por isso retornei à autoelétrica e o técnico veio com outra conversa... disse que é normal a iluminação e a lenta oscilarem quando esterça e quando é acionada qualquer carga.
Na opinião dele não precisa trocar o regulador.
Mas para mim não é normal.
Agora só falta mesmo trocar o regulador?
Pode ser outra coisa?
marceloferreira
marceloferreira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por Daniel-SP Qua 17 Out 2012, 23:29

Sabendo o histórico do problema, acredito que a troca do regulador deva solucionar o problema.

Só recomendo colocar um novo e de preferencia original pois, um regulador problematico pode em alguns casos queimar modulos (no caso de mandar uma voltagem acima do normal)
Daniel-SP
Daniel-SP
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 899
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 72

http://dubin.hd@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por marceloferreira Qui 18 Out 2012, 16:03

daniel c180k,
Ok, combinei com o eletricista para fazer o serviço na segunda-feira. Vou levar o regulador original, depois posto o resultado.
Pessoal, cadê os outros confrades? mais nenhuma contribuição?
Se tiverem mandem aí, pois vai levantar o cotó na segunda-feira.
Abraços!
marceloferreira
marceloferreira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por Antonuto Sex 19 Out 2012, 07:58

marceloferreira,

Tenho duas Classe A porém nenhuma delas apresentaram problema como esse relatado. Estarei acompanhando a solução. Espero que vc consiga com a troca de um novo regulador. Abraços!!!
Antonuto
Antonuto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 12/10/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por Luiz Pinheiro Sex 19 Out 2012, 08:04

Acho o máximo esses "profissionais" que acham normal a luz oscilar em marcha lenta e etc.

Eu trocaria o regular e de eletricista, estou no segundo W168 e nunca vi isso acontecer. Isso deve ser normal em chevette restaurado em casa. Evil or Very Mad

Abs
Luiz Pinheiro
Luiz Pinheiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por marceloferreira Sex 19 Out 2012, 08:58

Caros confrades,

Diante da minha insatisfação com o diagnóstico do eletricista, levei ontem o baby à autorizada Vitória Motors e falei com o chefe da oficina, Rogério. Ele ligou o carro e disse na hora que não é normal, confirmando a nossa constatação aqui do fórum.

Perdi a confiança no eletricista e vou deixar com a autorizada. Posto o resultado aqui logo depois que o serviço for feito.

Abraços a todos e bom final de semana!
marceloferreira
marceloferreira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por Dvaldo Dutra Sex 19 Out 2012, 09:04

Além das observações postadas pelos confrades, é conveniente examinar o correto funcionamento da bomba eletro-hidráulica da direção.
Dvaldo Dutra
Dvaldo Dutra
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 563
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 77

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por marceloferreira Sex 19 Out 2012, 17:32

Pois é, Luiz129. É muito irritante ver o despreparo dessa gente. E olha que foi indicação da autorizada da Heliar.

Dvaldo, vou tirar o fusível e testar.
marceloferreira
marceloferreira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por FERNANDO SALOMONE Sex 19 Out 2012, 21:31

Acho que o melhor que fez, foi fugir do "mechanico"...
abs.
FERNANDO SALOMONE
FERNANDO SALOMONE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 204
Data de inscrição : 04/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por camilorafael Seg 22 Out 2012, 23:17

Acho que oamigo cai, num desses mechanicos que vão por eliminação, troca uma peça e se der certo sorte, seder errado parte para proxima troca...
camilorafael
camilorafael
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por marceloferreira Ter 23 Out 2012, 18:31

Acabei de tirar o carro da autorizada.
Por incrvel que pareça o chefe da oficina voltou atrás, disse que testou outros Classe A 160 e que oscila mesmo. Disse também que testou outro regulador novo no carro e continuou igual.
Não cobrou nada pelo teste e me entregou o carro!
Agora complicou... Continuo achando estranho mas fazer o que?
Acho que vou ter de me contentar em rodar com o carro até estragar de vez (seja o que for que esteja causando esse sintoma).

Abs,
MarceloFerreira
marceloferreira
marceloferreira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por edunokia Sáb 27 Out 2012, 03:39

Eu tive um problema parecido com o seu.

Oscilava toda iluminação. Farol, Painel, luz de teto, tudo.
Tambem pensei que fosse regulador e alternador, não era.

Tenta fazer esse teste: com o carro ligado, motor funcionando, farol e luz interna acesa (que devem estar oscilando) retire o fusivel da bomba da direção hidraulica. Se parar a oscilação, é bomba que vai dar defeito no ciruito eletronico dela.

A minha baby ficava assim, como ja tinha feito tudo no alternador, regulador de voltagem, aterramento, bateria e etc e tal. fui deixando pq ninguem conseguia descobrir.

Só que começam a aparecer outros sintomas. O compressor do ar começar a estalar , como se tivesse uma arruela solta na polia do compressor, a direçao começou a nao funcionar, eu desligava e ligava e a direçao voltava ao normal e o carro começou a engasgar em qualquer rotação.

Resultado: a bomba parou de vez, tive que trocar, troquei e todo os outros defeitos desapareceram no instante que liguei o carro para testar a bomba.

Explicação: Como a bomba puxa muito energia , o circuito eletronico dela, tem tipo um "regulador interno" que evita que flutuacoes de energia voltem para o circuito. Esse " regulador interno" não dá defeito imediato, vai a poucos, por isso a oscilação e os outros problemas posteriores.

O classe A precisa de energia eletrica estavel e constante, caso contrario aparece erros e defeitos por todos os lados.

Abraço a todos.

Ps Depois de um tempo longe estou de volta.
edunokia
edunokia
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 89
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

http://www.eduardofonseca.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por marceloferreira Sáb 27 Out 2012, 08:33

Fiz o teste por indicação do Dvaldo Dutra. Tirei o fusível da direção mas foi com o carro desligado e infelizmente não era essa a causa do problema. Peço desculpas pois esqueci de postar o resultado.
Vou testar com o carro ligado como sugeriu o Edunokia e logo mais retorno.

Abcs. A todos.
marceloferreira
marceloferreira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por marceloferreira Sáb 27 Out 2012, 10:22

Edunokia, acabei de fazer o teste, mas o problema continua. Estou desconfiado do rotor do alternador, que é recondicionado. Vou procurar um jeito de testar outro alternador e posto o resultado.

Abraços, obg.
marceloferreira
marceloferreira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por edunokia Sáb 27 Out 2012, 10:30

SE vc tirou o fusivel certo, com o carro em funcionamento, a direção devera ficar dura, dura mesmo, parece um caminhão. Agora se tirou o fusivel certo e continuou oscilando, ai ja nao tenho ideia do que pode ser.
Quando mexi no meu alternador, o caro trocou regulador e estator.

Abs
edunokia
edunokia
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 89
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

http://www.eduardofonseca.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por marceloferreira Dom 28 Out 2012, 22:41

Tirei o certo sim, na próxima vez que mexer embaixo vou ver se dá para testar um alternador novo e posto o resultado para os confrades.

Obrigado pelas contribuições de todos.
marceloferreira
marceloferreira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por Antônio Elias Seg 29 Out 2012, 02:47

Esse sintoma normalmente vem do rotor; em alguns casos, costuma resolver dando um simples "passe" no anel ou eixo do rotor, isso é feito com alternador na banca numa dessas empresas recondicionadoras, nem sempre é necessária a substituição.

Abraços,
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por marceloferreira Seg 29 Out 2012, 09:47

Antonio Elias, não entendi. O Alternador tem rolamentos e ambos foram trocados por novos.
marceloferreira
marceloferreira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por Dvaldo Dutra Seg 29 Out 2012, 11:19

Confrades, a Classe A vem com alternador Bosch ou Valeo, isso dependendo do modelo. Se for substituir o alternador por um novo (zero) ou usado tem que ser necessariamente o alternador que saiu de fábrica ou seja se for Valeo só serve Valeo, se Bosch somente por Bosch. O alternador Bosch é de 90 A e o Valeo é bem mais de 90 A.

As peças do alternador Bosch são fáceis de encontrar e sua manutenção bem mais simples que Valeo.

Componentes do Bosch disponíveis no mercado: regulador, conjunto retificador (placa de diodos), rotor, mancal de acionamento, mancal do coletor, rolamento do rotor, rolamento do mancal e polia. Se o alternador da sua Classe A é Bosch não vejo vantagem em adquirir quaisquer dos componentes mencionados por RECONDICIONADOS numa eventual necessidade de substituição.

Em sendo Valeo, seus componentes são mais difíceis de encontrar no mercado e sua manutenção um pouco mais técnica, sendo recomendável procurar um profissional mais qualificado para executar reparos.
Dvaldo Dutra
Dvaldo Dutra
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 563
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 77

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por marceloferreira Seg 29 Out 2012, 11:31

Dvaldo,

O alternador do meu Classe A é Bosch e Concordo inteiramente com você. Depois de enfrentar tantos problemas NÃO RECOMENDO A NINGUÉM a utilização de quaisquer componente RECONDICIONADO do alternador.
Desconfio que o rotor recondicionado não esteja fornecendo os 90 A necessários ao perfeito funcionamento de todas as cargas que o sistema elétrico / eletrônico do carro requer.
marceloferreira
marceloferreira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por Daniel-SP Seg 29 Out 2012, 12:17

Minha experiencia em recondicionar motores eletricos para minha empresa nunca foram satisfatórios. Sempre ficaram aquem do original no quesito potencia.Acredito que com alternadores seja a mesma coisa ou seja ,uma bitola do enrolamento com decimos de diferença nos fios de cobre, faz uma diferença brutal.
Daniel-SP
Daniel-SP
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 899
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 72

http://dubin.hd@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por edunokia Seg 29 Out 2012, 14:53

O danielC180k está certo. decimos de milimetros ja fazem diferença. pode não parecer quando esta somente o fio man quando ele está em conjunto nas espiras em volta do rotor, faz diferença sim.

Outra coisa pode ser a ponte de diodo. No alternador vc tem 3 ondas senoidais, e os diodos fazem a retificação pegando somente a parte positiva da onda, se um estiver com problema, é onde ocorre a queda de tensão e por consequencia a oscilação.
edunokia
edunokia
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 89
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

http://www.eduardofonseca.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por Ernestino Barcelos Qui 13 Dez 2012, 14:18

Só para constar, qual seria a voltagem correta, o carro em marcha lenta, com faróis ligados, luiz interna ligado, som ligado e volante sendo girado, pois fiz a medida do meu carro e ele ficou exatos em 13.67, e como estava sozinho não testei se acelerar iria melhorar alguma coisa.
Isso é só curiosidade, por a priori está tudo normal.

Abraços

Ernestino Barcelos
Ernestino Barcelos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 29
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser? Empty Re: (W168): Iluminação oscilando - o quê pode ser?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos