Consideração Técnica de manutenção A190 Avangarde

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Mensagem por motodr em Ter 23 Abr 2019, 00:14

Caros confrades, saudações!
 
Acredito que esta situação sirva para dar uma certa satisfação / explicação, sobre a questão de preço atribuído aos exemplares a venda no mercado.
Porque alguns tem o preço diferenciado de outros? Sabemos que a quantidade de variáveis é muito grande! E que fazem uma diferença enorme no custo pós-compra das estrelas!! Itens como chaves eletrônicas em bom ou mau estado, jogo de ferramentas completo ou não, manuais e outras coisas que são direta e facilmente verificáveis são óbvias e claras diferenças na valorização de um carro! Por exemplo, a questão de chaves para os Classe A (W168) se tornou uma questão desagradável! Agora a Mercedes não fornece mais a chave tipo “canivete” com a eletrônica da trava de portas e alarme! Agora a chave disponível é uma chave comum que contém o transponder inserido na massa plástica da empunhadura da chave!! Ou seja, se não tem mais a chave canivete não consegue comprar mais! Não vai mais abrir e fechar o carro pelo IR da chave! O carro continua protegido pelo imobilizador, mas sem a ativação do alarme!! E tem que abrir/ fechar com a chave na fechadura!
Agora, estas questões são de fácil constatação, mas... e o que vc não tem como ver na hora de comprar? O que foi colocado nas entranhas do sistema do carro? Seja dentro do motor, do cambio ou qualquer outro componente que para verificação seria necessária uma completa desmontagem do sistema em questão!! E aí como vc vai saber o que foi usado no carro que vc está prestes a adquirir? Como saber se a peça que foi substituída é de, no mínimo, boa qualidade? Então caríssimos confrades, às vezes, quando nos deparamos com exemplares com preços diferenciados, devemos pesquisar e ver se existe razão plausível para tal! Tenho aqui um exemplo! Acabei de trocar o sistema de embreagem da minha Classe A190 Avangarde 2003. Qual é o valor deste modelo pela tabela FIPE hoje (22/04/2019)? Está em R$14.121,00! Agora... e o custo do sistema da embreagem deste modelo? O que orcei:
 
Conjunto disco e platô – R$7.000,00
Atuador hidráulico da embreagem – R$2.500,00
Cilindro hidráulico da embreagem – R$1.700,00
Todos os componentes originais Mercedes Benz
Mais R$1.500,00 de Mão de Obra do nosso amigo Jorge da Sinal Verde
Total da operação R$12.700,00 (doze mil e setecentos reais)...
 
Praticamente o valor do carro na tabela!
 
Esta mesma operação com peças de outra marca, diferente da MB:
Conjunto disco e platô – R$1.800,00 – (adaptado)(?????)
Atuador hidráulico da embreagem – R$300,00 – (marca xxx)
Cilindro hidráulico da embreagem SKF – R$480,00
Mão de obra genérica – R$600,00
 
Total da operação R$3.180,00 (três mil cento e oitenta reais)...
 
Aí vem a pergunta...: Vale a pena o investimento na marca e na mão de obra?
Bom, como todos sabemos, a qualidade final dos produtos fornecidos pelas fábricas passam por controles de qualidade diferentes! O controle da MB exige um patamar, enquanto o produto que sai da fábrica do fornecedor direto para o comércio é outro! Podemos conferir isto muito facilmente se compararmos os filtros de óleo da Hengst que vão para o mercado e os que vem pela MB... São beeem diferentes!! Tipo, textura e cores completamente diferentes!!
 
E mais, a embreagem que saiu do carro contava 142.000 Km!! E ainda era a original!! Que funcionou até o último suspiro cumprindo sua função!!!
Estava realmente acabada! Mas sem nenhum dano a nenhuma peça!
Eu espero e acredito que este novo conjunto faça o mesmo serviço, por mais 140.000 Km!!! Sem dor de cabeça!!
 
Daí eu achar justificável os preços diferenciados de alguns exemplares!!
Seguem fotos da operação!!
 
Peças Novas
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Transmissão Desmontada
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Coxins
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Bomba da Direção SELADA
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Freios
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Embreagem Usada
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Atuador NOVO
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Embreagem NOVA
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Mensagem por deusdedit em Ter 23 Abr 2019, 12:01

Parabéns, pronto para mais 142.000 km.
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Mensagem por A190 em Qui 25 Abr 2019, 02:57

legal, e mais uma coisa tem que ser rico. ou importar de fora do brasil original vale a pena tambem.  teria um filtro novo da hengst original MB para comprar com hengst original para comércio?
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Mensagem por motodr em Qui 25 Abr 2019, 07:21

Tenho o fornecido pela mb, o que a hengst distribui no comercio eu não tenho... Neste fds vou fotografar os mb e colocar aqui, se alguém tiver os comerciais e quiser colocar será interessante!!
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Mensagem por A190 em Qui 25 Abr 2019, 13:56

obrigado !
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Mensagem por Ulysses V8 Benz em Seg 29 Abr 2019, 11:53

Em tese as peças que são da mesma marca utilizada pela montadora tb são de primeira qualidade (não estamos considerando aqui eventuais falsificações, claro). Ou seja, nesse caso específico uma embreagem comprada fora da rede autorizada mas que seja da mesma marca fornecida pela CCS (até porque a Mercedes não fabrica embreagens) seria tão boa quanto.

Até porque não faria muito sentido em termos de custo industrial o fabricante ter duas linhas de produção separadas (uma para a montadora e outra para o mercado). E qual empresa de renome arriscaria a sua reputação utilizando materiais de 2ª linha nos itens destinados ao mercado paralelo e/ou vendendo produtos não aprovados pelo controle de qualidade?

Eu penso que se houver alternativa de peças OEM (as peças de mesmo fornecedor vendidas fora da rede autorizada da montadora) é uma ótima opção para manter a originalidade do carro com qualidade.

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Mensagem por Kanduxo em Seg 29 Abr 2019, 12:32

Manutenção de responsa! Mas com o profissional que executou juntamente a qualidade das peças o resultado não poderia ser diferente.
Pegando o "gancho" do Ulysses, creio que em um cenário cujas peças genuínas ou até mesmo das marcas que fornecem para a montadora tem preços abusivos e fora da realidade, pode se cogitar a possibilidade de utilizar uma marca alternativa desde que se tenha qualidade comprovada naquele tipo de componente. Darei um exemplo: Tenho uma boa experiência (não tive problemas com aplicação em antigos carros)  com embreagens LUK, então caso esta não seja a genuína do veículo e a OEM seja muito cara, posso cogitar a possibilidade de usar visto a qualidade da marca e assim por diante.
Mas parabéns pela manutenção, assim seu A vai longe! (E como eu tenho saudades desse carrinho...hehehe)
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Mensagem por motodr em Seg 29 Abr 2019, 23:36

Pois é caríssimos confrades... Eu também fico de coração apertado nestas escolhas... Acabei adotando este procedimento por três situaçöes vividas:
O princípio é mais ou menos igual ao adotado no brasil para a exportação de frutas e afins! O controle de qualidade é muito mais rigido para os produtos exportados para diferentes paises!
Então após várias trocas de filtros, de óleo e pastilhas de freio, lado a lado, verifiquei q existem diferenças em vários pontos e principalmente no item durabilidade! Nos filtros de óleo podemos perceber que mesmo a textura do material é diferente ao toque! O mesmo amigo que comprou os pistons da slk para mim em miami, era consultor/ inspetor de seguros da sul america e neste processo de compra ainda comentou sobre a diferença de preço e padrão das autopeças! E também, as experiências compartilhadas agora com o amigo Jorge da sinal verde e com o Philipp, (a última discussão foi entorno do radiador da ML430, comprar o Valeo ou o Valeo / MB, acabei comprando o MB e pudemos comparar o acabamento, textura/ feeling da resistência das partes plásticas existentes e demais peças inclusas no kit de montagem fornecido com o radiador e chegamos a conclusão da diferença para melhor na marca MB, incluindo a exatidão na instalação! Sem precisar puxar, torcer ou entortar nada para q fosse instalado perfeitamente!). Com o Jorge e a embreagem da classe A foi o mesmo comentário! Ele e o Luciano estavam contentes com a facilidade e precisão com q foi instalada a nova embreagem e seu perfeito funcionamento! Quem poderia nos dar uma boa esclarecida nesta história é o nosso confrade Franklin Tessara q trabalhava, se não me engano, na Valeo! Enfim... Tenho adotado este procedimento, vou comprando a longo prazo ou qdo é alguma surpresa tento trazer de fora! Comprar aqui só em último caso ou emergência! Até palhetas de parabrisa tenho comprado originais chorando um bom desconto e dividino o pagamento! Bem brasil!!! Até agora tenho tido bons resultados e continûo achando q vale a pena!!! Grande abraço a todos!!!
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Mensagem por Seissler em Ter 30 Abr 2019, 11:00

ola,

preços para MB e principalmente em Brasil funciona mais o menos em este forma:

uma peca original do MB em Alemanha custa p.e. 100 Euros = hoje 440 Reais la
um peca Bosch etc. (e muitos outros Marcas do OE) e sem estrela, mas o qualidade do original MB, custa muito vezes 50% do CCS em Alemanha em este exemplo 220 Reais.

no CCS aqui custa preço Alemanha 100 Euros plus transporte, plus burocracia, plus importadora, lucros deles e todo. Acima ca 100% taxas (ICMS ca 40%!!! 60% importação FED!) Resultado: um pecas custa em Brasil ca 2.5 ate 7 vezes mais vs o original em Alemanha. 1100 - 3080 Reais e neste exemplo.

alguns vezes o CCS aqui acelerar o preço, depende que raridade o peca demanda aqui. p.e. uma vez eu comprei 2 válvula de retenção no bomba gasolina cabe em um envelope! total 135 Reais em Brasil 650 Reais no CCS 6 anos atrás. 

plus mao do obra ca 680 Reais a hora em Alemanha aqui no CCS ca 400 Reais, mas no plano do ASRA que estar muito limitado quando tempo estar no nota fiscal para um reparo. uma oficina comum nao conseguir o obra correto e trabalhar 3 dias estar nao sempre barato. alguns vezes eles demolir mais vs eles reparar etc. depende muito no caso que precisar reparar. 

mas completamente absurdo custa p.e. um farol do novo modelos aqui. 23.ooo Reais para o novo LEDs etc que custa la no mercado paralela (mas nao 2. qualidade ou chinesas etc) 600 Euros.

o problema do importação particular o limite 31kg e pacote nao estar acima do 150cm em CxLxA. Depois uma dor do cabeça. p.e. uma parabrisa.

Acima deste vc precisar 2 meses ou mais para esperar por que o pacote estar este tempo no Receita/Correios bloqueado. o tecnicamente uma transporte precisar normalmente 2-4 semanas.

Espero sinceramente que algo mude nesta área em breve. mas meu medo infelizmente é diferente.

no momento eu esperar tambem ja 2 meses uma pacote de novo...Esta absurda burocracia e hiper alto taxas e preços são simplesmente irritantes total.

tambem condolências sinceras

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Mensagem por Ulysses V8 Benz em Ter 30 Abr 2019, 16:14

Olha, ainda se fossem "apenas" 2 meses até ficaria contente... ano passado tive que esperar 4 meses (!!) por uma correia de motor, sendo que desses 4 meses a encomenda levou 8 dias para chegar da Alemanha aqui e mais 112 dias para ser liberada na alfândega e entregarem no correio (e pagando imposto, claro). É uma palhaçada!

Esses dias precisei de uma pecinha da 201 (interruptor do ar-condicionado) e encontrei na Grécia, original MB. Como não queria esperar até a primavera para usar o A/C novamente, pedi via Fedex, chegou em 6 dias. Obviamente o frete saiu mais caro que a peça.... e com imposto.

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Mensagem por Seissler em Ter 30 Abr 2019, 17:00

ola,

eu nao sei o lei continuar ainda mas chegou na época do PT-Dilma. vc chegar com um voo internacional com pecas do carro na mala e o Receita controlar sua bagagem, eles simplesmente confiscar o pecas sem limite de isenção do 500USD e nada. antigamente vc pagar taxas e uma montanha do burocracia mas confiscar quase no estilo do drogas, uma coisa pervertido para pecas do carro!

um outro brincadeira miserável mas realidade:

20 Euros para um mini pacote  2kg taxa do correio
ja 50 Euros para 5kg

acima do 50 USD ja 100% taxas do importação Brasileira. vc receber um pacote do 5KG areia vc ja pagar 100% taxas somente para o transporte plus o valor do areia. min. 220 Reais com o cambio hoje que mais plus 15 Reais taxa do "Sevicio" do correios brasileira extra!
pior do antigos estados do comunismo! O resto prefiro não escrever ... Consideração Técnica de manutenção A190 Avangarde 3527962833  Consideração Técnica de manutenção A190 Avangarde 181542703 Consideração Técnica de manutenção A190 Avangarde 2094709316

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Mensagem por A190 em Ter 30 Abr 2019, 17:03

bem, eu como sou unico pobre desempregado aqui, é complicado, conversando na Greenkar, questão dos kits de patin de freio traseiro, mais kit molas completo, aqui no brasil sai média 700 reais. Claro o Original vem completo, acredito que seja inspecionada até que manualmente, que encarece mais, a própria marca , logotipo e etc, (você paga pela marca) coisas que outras peças da mesma marca como filtro de óleo e combustível Hengst não tem, que é um controle de qualidade mais rígido, e a produção é em escala maior. 

Ulysses , eu compro da china, via e-packet (correios consideram Sedex) demorou 5 dias para chegar ao brasil, e produtos ficam mais de um mês esperando a burocracia do sistema brasileiro.
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Mensagem por A190 em Ter 30 Abr 2019, 17:04

Seissler , problema governo bolsonaro, que ele ta subindo a gasolina, e está piorando questão da previdência, a previdencia no brasil nunca teve em déficit. pois ela arrecada de todo lado. Isso é desculpa pra acabar com previdencia, pra dar apoio a previdencia privada.
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Mensagem por Seissler em Ter 30 Abr 2019, 17:43

Previdência em Alemanha: 35 anos pagamento e min 67 anos!!! Valor em relação que vc pagar na sistema limitado para acima, em baixo? nada...nao salário mínimo existe no previdência.

Previdência em Brasil: 15 anos e 65, um salário mínimo tem... em todos sistemas internacional vc pagar muito mais e receber muito menos,

o situação nao mais possível com o menos crescimento do população. hoje o economia mundial uma "bola do neve" e principalmente o previdências. 

acima em Alemanha o funcionários públicos nao pagar mas receber 50.ooo reais per mes e deste coisas...e deste nao so alguns pessoas receber...por isso nos pagar extremamente muito mais la...

Gasolina:

ja muito anos eu vir o efeito: que qual no mercado internacional mudar o preço aqui sempre aumentar. que o Dollar baixar o petróleo nao relevante, eles sempre aumentar. uma coisa muito estranha...

Gracia Forster e PT-Dilma neee...comerciam brutalmente neste época. o preços internacional caiu e Dilma demonstrar ela limitar o preço nao aumentar para o povo, que brincadeira nesta época. acima o Flex - gasolina adulterado com Etanol, mais mexer o consumidor nao estar possível e a piada é 95% não entendi.

quanto mais eu penso sobre isso, mais bile aparece ... Evil or Very Mad


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Mensagem por Seissler em Ter 30 Abr 2019, 17:57

ps: o china produtos nao todos mas o grande maioria estar simplesmente lixo! p.e. o oficina do antigo dono instalou uma filtro ATF do cambio chinesa. 1 ano depois ja tem grande problemas, mas felizemente eu entender, substituir e usar rigorosamente o correto MANN filtro.

chinesa produtos normalmente nao compensa, mas alguns alemães tambem nao, p.e. Kärcher lava jato... uma porcaria nunca mais. em brasil eu ja comprei 2 deles e o novo ja em 1 ano morrer completamente o segunda vez! pronto para lixo por que ja o garantia vencido. o direitos do consumidores estar uma mau brincadeira aqui... nos EUA, eu processaria a Kärcher por fazer uma bagunça. Por que o cilindro do pistões hoje estar em plástico!!! e logo ja com um uso normal quebrar rápido!

Schulz compressor, quebro em 1 ano e 2 meses...etc etc etc...hoje o coisas estar mais complicado do que nunca.

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Mensagem por A190 em Qui 02 Maio 2019, 01:39

e verdade Seissler e sinceramente o brasil está complicado em tudo. previdência é algo complicado e delicado de se discutir. Agora a gasolina no brasil, alegam que possui álcool, para substituir o chumbo que prejudica motor e gera problemas de saúde, e também proibido MTBE que é para aumentar octanagem. Na Alemanha, não sei o que usam para aumentar a octanagem da gasolina, ou se é pura.
Isso que você disse é verdade,  Karcher, se fosse nos EUA, voce processaria eles, e ganhava. Lá nos EUA acredito ser levado a sério controle de qualidade. Mas por exemplo Iphone. é produzido na china. Acredito que que vai dos países fiscalizarem com maior rigidez a qualidade. Carro, o Renault Kwid , eu vi, é simples. Estão economizando até nos parafusos das rodas ! tem 3 parafusos e não 4 !
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Mensagem por Seissler em Qui 02 Maio 2019, 07:44

haha Renault este Duster, produzido na Romênia no Dacia baratíssimo mas aqui vende de Renault. uma placa acima e ja o treco estar caro.

gasolina aqui um fraude! com 27,5% Etanol e ainda apenas 91 RON / 86 IAD! Etanol tem 108 RON, imaginar o qualidade do gasolina base, impossivel vende internacional por isso eles misturar aqui. acima com o alto grau o consume estar ca 20% mais alto vs um bom. mesmo o pequeno carros aqui estar beberrãoes em relação do motores com bom gasolina. OU modificado somente pelo Etanol exclusivo! este funciona, o problema ou Flex, uma tecnicamente ruim solução.

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Mensagem por A190 em Qui 02 Maio 2019, 10:47

Verdade, se considerar octanagem da gasolina no brasil é muito fraca.  Fora o benzeno que adicionam, que é agente cancerígeno. Da Europa, os Renault, são Dacia, o Duster por exemplo se saiu mau nos testes , Principalmente no teste do Alce
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Mensagem por Seissler em Qui 02 Maio 2019, 11:07

Benzol ahm Benzeno tem em todo gasolinas,
mas uma estranha coisa no Brasil: quase o única pais vende gasolina sem aditivos e maioria usam! so no Aditivada que ja estar muito mais caro mas precisar. MB recomendar rigorosamente nao uso do gasolinas sem aditivos. causa carbonização e desgaste muito mais rápido. no final custa muito mais vs gasolina com aditivado.

MAS o Podium nao compensa em todos casos, ok vc tem um carro moderno e ignição registrar o alto octanagem compensa, mas em meu caso eu tem um motor com baixo compressão vc nao registrar nenhum diferencia no uso do aditivada vs Podium. em caso o Podium estar sem Etanol o preço compensa por que o consume baixar neste momento, mas o realidade Podium tem 25% Etanol vs 27.5% no aditivada.o consume nao baixar no meu caso.

Dacia Duster? deste um treco no segurança! mais o menos este estilo:

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Mensagem por A190 em Sex 03 Maio 2019, 00:32

Entendi, o problema é o benzeno, mas fazer o que. 

penso o Renault KWID não deve ser bom, até nas rodas economizam colocando 3 parafusos. Daqui um tempo, vão fazer igual de bicicletas, "engate rápido" kkkk para rodas.
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Mensagem por Epicco em Sex 03 Maio 2019, 07:08

A Renault usou 3 parafusos nas rodas em muitos carros. O Corcel lançado aqui no Brasil sempre usou tres parafusos nas rodas.

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Mensagem por Seissler em Sex 03 Maio 2019, 07:20

Renault, KIA, Hyund-que?, Honda eu acredite deste mais uma cortadora do grama, ou Mistuwhat? uma geladeira, que bom, ou Kojota etc, desculpe eu não posso distinguir.
honesto deste para niilistas do automobilismo... What a Face

um dor do cabeça para reprar mas antigos Jaguar XJ, TVR Chimeira, Triumph TR4, alguns Rover

ou Citroen DS ou CX o Design fantástico SM...

e muito mais, ou um Fusca com 150CV....kkkk

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verdade Epicco, e o Pick-up do Corcell o Pampa... 500kg acima e o roda sair no próxima buraco....
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Mensagem por paulo brito em Sex 03 Maio 2019, 08:04

Essa conversa  de que nossa gasolina é de baixa qualidade  é um equívoco  e remonta o passado.
A gasolina comercializada no Brasil é de qualidade e tem uma elevada octanagem devido à mistura de 27% de etanol, obviamente não estamos falando de combustíveis adulterados. 


Essa mistura tem o ponto negativo de aumentar o consumo, mas o positivo de elevar a octanagem além de  melhorar o desempenho, e em termos de despesa, quando é possível usar 100% de etanol,  em média ha uma ligeira economia. 


Não é  atoa que praticamente 100% dos taxistas preferem usar etanol,  segundo eles,  "o carro fica sensivelmente mais esperto"


Os motores  atuais são gerenciados por uma central eletrônica com sensores que “percebem” a octanagem da gasolina e a  central ajusta o ponto do motor automaticamente para receber este combustível. Já os motores antigos "sofrem" um pouco 
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Mensagem por Seissler em Sex 03 Maio 2019, 08:51

91 RON = 91 RON o problema o Etanol no Gasolina.

em Alemanha tem 5% e 10% ação do Etanol. em caso vc abastecer o E10 o consume aumentar claramente, com novo ou velho concepção do motores independência.

o E85 quero um alto compressão para funcionar ótimo, mas o motores aqui ajustado pelo 91RON = baixo compressão. por isso deste uma problema. e uma fato que é verificável em muitas paginas com o tema.

o Flex precisar diferente volumina do Ar que nao estar possível regular com o técnica comum. o Moduladores para carro Flex (tambem disponível para antigos motores) manipular o volume do combustível para correta o volume do ar. so este...por isso o consumidor pagar muito mais combustível do necessário.

Eu fico com meu opinião: o gasolina Brasileira com 27.5% Etanol e somente o 91 RON estar um do pior gasolinas disponível no mundo.

pouco melhor em coisa do usar o potencial do motor: o Podium com um ignição moderna, mas o excessivo consume nao baixar por que o 25% Etanol no Podium. e o absurdo preço nao compensar o 102 RON.

Etanol com 9kg Ar por 1kg combustível e compressão 13 ou mais e exclusivamente uso Etanol um interessante bom coisa, mas o mistura para Flex tecnicamente uma ruim solução. Flex sempre precisar um compromisso e o compromisso chamar mais alto consume por que o propriedades fisicamente químicas de Etanol vs Gasolina puro.

único coisa melhorar vs 10-15 anos atrás, ou grau do enxofre baixar para normas internacional.

pode aceitar isso ou não, mas os fatos são claros.

att
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Mensagem por paulo brito em Sex 03 Maio 2019, 09:41

Não se trata de opinião mas de fatos .

Nossa gasolina era tão ruim no passado que a fama superou seu avanço de qualidade e o brasileiro continua praguejando contra ela. Não é raro escutar ser “a pior do mundo”.


Não fosse o percentual exagerado de etanol de 27% (graças ao lobby dos usineiros) ela poderia até ser considerada uma das melhores do mundo.


Nossa gasolina, num passado não muito distante, tinha uma octanagem tão baixa que alguns automóveis europeus – Mercedes por exemplo –  tinham seus motores “tropicalizados” pelo fabricante para que funcionassem sem problemas no Brasil e em outros países de Terceiro Mundo. Modificações no cabeçote reduziam a taxa de compressão. Eles aguentavam o tranco mas perdiam potencia e  aumentavam consumo. 


A evolução da indústria automobilística brasileira e a necessidade de reduzir emissões exigiram a modernização da nossa gasolina. Os dois marcos mais importantes foram a eliminação (em 1992) do chumbo tetra-etila (responsável pela octanagem, mas cancerígeno e abolido em quase todos os países) e a redução (em 2014) do teor de enxofre, de 800 para 50 PPM. O terceiro não se consolidou: a aditivação obrigatória, mas está suspensa.


O que significa o índice de octanagem? O poder do combustível de resistir à compressão. E o motor a combustão funciona exatamente comprimindo a mistura ar/combustível dentro do cilindro Se a gasolina tem baixa resistência à compressão (pouca octanagem), ela explode antes de o pistão chegar lá em cima, gerando uma combustão irregular (“batida de pino”) que pode danificar o motor. Por outro lado, quanto maior a taxa de compressão (e, para isso, a octanagem deve ser alta), maior a potência. É exatamente por isso que carros esportivos e de alto desempenho exigem gasolina de elevada octanagem. Mas, se a taxa de compressão do motor é baixa, não adianta abastecer o carro com ela.


A octanagem da gasolina é determinada por ensaios do tipo MON e RON. A média dos dois é a mais utilizada no Brasil e chamada IAD. A RON é usada nos países europeus.


Nossa gasolina comum (ou aditivada) tem 91 octanas (medição RON) ou 87 (IAD). As gasolinas “especiais”, chamadas de Premium oferecem índice de 95 octanas (RON).  Na Europa, a Super tem 95 RON e a Super Plus (para carros esportivos) tem índice 98 RON.


A Petrobrás lançou a Podium em 2002,  encontrada em alguns postos da BR Distribuidora, ela tem 102 octanas (RON, ou 95 IAD) e teor de enxofre máximo de 30 ppm. É o maior índice de octanagem do mundo.


A Ipiranga derrubou este monopólio da Petrobrás    ao lançar sua Octapro com a mesma octanagem da Podium: 102  RON. Ainda não é encontrada em todos os postos da marca.
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